Questões de Concurso

Foram encontradas 42 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1624695 Psicologia
Sobre a atuação do psicólogo no CRAS e no CREAS, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Os dois princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS são: atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos; e atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social.

( ) Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer a autonomia dos usuários, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.

( ) A oferta de apoio psicológico básico é uma possibilidade importante, de forma a facilitar o movimento dos sujeitos para o desenvolvimento de sua capacidade de intervenção e transformação do meio social onde vive, uma vez que visa à potencialização de recursos psicossociais individuais e coletivos frente às situações de risco e vulnerabilidade social.

( ) A Psicologia pode oferecer, para a elaboração e execução de políticas públicas de Assistência Social, preocupadas em promover a emancipação social das famílias e fortalecer a cidadania junto a cada um de seus membros, contribuições no sentido de considerar e atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania. Dessa maneira, as práticas psicológicas devem categorizar, mas não patologizar e objetificar as pessoas atendidas.

( ) A atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas.
Alternativas
Q1624694 Psicologia
Complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.

Reafirma-se que, vinculado aos preceitos da _______________, o psicólogo institucional deverá trabalhar como um técnico da relação interpessoal, dos vínculos humanos, um técnico da explicitação do implícito. Sua função não será jamais a de decidir ou de resolver os problemas da instituição nem de executar as ações decididas pelos grupos.
Alternativas
Q1624693 Psicologia
Sobre a Terapia Familiar, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Segredos como adoção, maus-tratos e casos extraconjugais podem exigir entrevistas diagnósticas individuais concomitantes.

II. No primeiro encontro, deve-se procurar estabelecer um clima de confiança e acolhedor que permita às pessoas envolvidas revelar suas preocupações e mostrar suas formas peculiares de interagir, mas não forçar uma intimidade precoce. Frequentemente, aquilo que era considerado um problema individual passa a ser percebido como algo que está influenciando a todos e que é influência de todos.

III. A estrutura básica da família nuclear funcional envolve uma sólida aliança entre os todos os membros, que se apoiam mutuamente na tarefa de nutrir, prover, orientar e dar afeto e limites uns aos outros.

IV. Todas as famílias apresentam problemas. O que diferencia aquelas que funcionam bem é que são capazes de resolver seus problemas. Isso ocorre devido a uma comunicação verbal clara que estimula a identificação e a expressão de afetos, tanto amorosos quanto críticos. Com isso tornam-se mais capazes de solucionar problemas. É importante observar, se todos os seus membros têm e exercem o direito de se expressar, se falam responsabilizando-se por suas opiniões ou tendem a culpar os outros pelo que lhes ocorre.

V. O plano terapêutico será feito levando em conta todos os aspectos do diagnóstico, tendo em mente que a família e seus membros mudam quando vão desaparecendo os obstáculos ao desenvolvimento, como resultado do tratamento, e que, portanto, o diagnóstico é um processo dinâmico e continuado que requer reavaliação periódica. Mudanças substanciais, pessoais e do grupo podem ocorrer mesmo na presença de transtornos psiquiátricos. O plano terapêutico é construído por todos os membros da família.
Alternativas
Q1624692 Psicologia
São considerados alguns dos principais aspectos do enquadre grupal.
Alternativas
Q1624691 Psicologia
A grande novidade nos meios científicos, no início do século XX, foi o estudo, o reconhecimento, a análise e a crítica da nova ciência que desabrochava com força total. E, assim, que, nesse tronco já estruturado por Wundt, aliado as outras correntes isoladas, vê-se surgir as mais diversas e novas ramificações, que foram o resultado de uma reorientação ou reaglutinação destas diversas tendências. O resultado foi a formação das cinco escolas psicológicas, que estruturaram e caracterizaram a psicologia no início do século XX. Foram elas:
Alternativas
Q1624690 Psicologia
A respeito das diversas Teorias Psicológicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1624689 Serviço Social
Sobre a gestão do Sistema Único da Assistência Social, é correto afirmar.
Alternativas
Q1624686 Psicologia
São algumas das penalidades aplicadas nos casos de transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo:
Alternativas
Q1624668 Português
Rios que matam e morrem

Há quem diga que as próximas guerras serão travadas pelo controle da água, cuja disponibilidade vem diminuindo por culpa do homem

  
      Os números são alarmantes. Segundo a ONU, há cerca de 1,1 bilhão de pessoas sem acesso adequado à água, ou 1,8% da população do planeta. Se nada for feito, esse número deve chegar a 3 bilhões em 20 anos. A contaminação das águas é responsável por mais de 10 milhões de mortes por ano causadas por doenças como cólera e diarreia, principalmente na África. No Haiti, um dos países mais miseráveis do planeta, muita gente mata a sede com o esgoto que corre a céu aberto. Alguns especialistas chegam a prever que as próximas guerras serão travadas pelo controle da água em vez do petróleo. Não seria uma novidade. No Antigo Egito, o controle das enchentes do Nilo serviu de pretexto para a conquista de civilizações e territórios. Hoje, a maior expressão de luta armada envolvendo a água está no conflito entre Israel e Palestina, que tem como pano de fundo o estratégico vale do rio Jordão.
        Parece incrível que a água seja motivo de tanta disputa. Afinal, a Terra não é chamada de “planeta água”? De fato, as águas cobrem 77% da superfície do planeta, mas somente 2,5% são de água doce. E menos de 1% está acessível ao uso pelo homem. Embora a água existente na Terra seja suficiente para todos, há a dificuldade de distribuição, a população não para de crescer, e a ação humana vem alterando drasticamente o sistema hídrico. O desmatamento e a impermeabilização do solo nos centros urbanos, por exemplo, quebram o ciclo natural de reposição da água, secando rios centenários. Alguns rios, como o Colorado, nos Estados Unidos, e o Amarelo, na China, muitas vezes secam antes de chegar ao mar. Isso sem falar nos frequentes acidentes, como vazamentos de óleo, que causam verdadeiros desastres ambientais.
        A situação é preocupante, mas com algumas mudanças no comportamento de empresários, do governo e da população, é possível reverter o quadro em pouco mais de uma década, segundo o geólogo Aldo Rebouças, professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e um dos organizadores do livro Águas doces do Brasil.
            Nas zonas rurais, muitos produtores aplicam água em excesso ou fora do período de necessidade das plantas. Quanto às indústrias, bastaria que seguissem a lei: 80% dos resíduos industriais nos países em desenvolvimento são despejados clandestinamente em rios, lagos e represas.
            Já o usuário doméstico, embora represente a menor fatia de consumo, pode, com sua atitude, influenciar os volumes consumidos pela indústria e pela agropecuária. Para isso, basta que cada um siga algumas recomendações simples, como varrer a calçada em vez de lavá-la com a água da mangueira, não lavar a louça ou escovar os dentes com a torneira aberta e não transformar o banho diário em uma atividade de lazer.


(Karen Gimenez. Superinteressante. O Livro do Futuro. São Paulo: Abril, mar. 2005. Fragmento adaptado)
Assinale a afirmação incorreta:
Alternativas
Q1612523 Enfermagem
O Ministério da Saúde estabelece a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional.
Sobre a notificação compulsória de doenças e agravos, não se pode afirmar que:
Alternativas
Q1612522 Enfermagem
A criança que é alimentada somente com leite materno até os 6 meses de vida apresenta menor morbidade. Além disso,existem outros diversos efeitos benéficos à sua saúde.
Em relação ao aleitamento materno, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q1612521 Enfermagem
Um paciente internado apresenta-se com os sintomas abaixo:
I. Impossibilidade de deglutir. II. Presença de sangue na urina. III. Respiração lenta.
Ao registrar o estado deste paciente no prontuário, são termos técnicos que serão utilizados pelo profissional de enfermagem, exceto;
Alternativas
Q1612520 Enfermagem

Foi prescrito a administração de 1.000 ml de Ringer Lactato, a ser administrado 60 gotas por minuto.


Para cumprimento desta prescrição, em quantas horas (aproximadamente) o soro será totalmente infundido?

Alternativas
Q1612519 Enfermagem
Sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q1612518 Enfermagem
Em relação às infrações e penalidades estabelecidas no Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, não se pode afirmar que:
Alternativas
Q1612517 Enfermagem

A paciente Doralice compareceu à consulta de enfermagem de pré natal e foi informada que a Data Provável do Parto (DPP) será em 10/12/2019.


Considerando a DPP acima, a Data da Última Menstruação (DUM) de Doralice foi em:

Alternativas
Q1612516 Enfermagem

Os indicadores de saúde foram desenvolvidos para facilitar a quantificação e a avaliação das informações produzidas com tal finalidade.


Em relação ao indicador “Índice de envelhecimento”, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Q1612515 Enfermagem
A Coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal e é importante causa de morbimortalidade infantil. (Ministério da Saúde, 2017)
Sobre esta doença, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q1612498 Português

Rios que matam e morrem


Há quem diga que as próximas guerras serão travadas pelo controle da água, cuja disponibilidade vem diminuindo por culpa do homem


       Os números são alarmantes. Segundo a ONU, há cerca de 1,1 bilhão de pessoas sem acesso adequado à água, ou 1,8% da população do planeta. Se nada for feito, esse número deve chegar a 3 bilhões em 20 anos. A contaminação das águas é responsável por mais de 10 milhões de mortes por ano causadas por doenças como cólera e diarreia, principalmente na África. No Haiti, um dos países mais miseráveis do planeta, muita gente mata a sede com o esgoto que corre a céu aberto. Alguns especialistas chegam a prever que as próximas guerras serão travadas pelo controle da água em vez do petróleo. Não seria uma novidade. No Antigo Egito, o controle das enchentes do Nilo serviu de pretexto para a conquista de civilizações e territórios. Hoje, a maior expressão de luta armada envolvendo a água está no conflito entre Israel e Palestina, que tem como pano de fundo o estratégico vale do rio Jordão.

    Parece incrível que a água seja motivo de tanta disputa. Afinal, a Terra não é chamada de “planeta água”? De fato, as águas cobrem 77% da superfície do planeta, mas somente 2,5% são de água doce. E menos de 1% está acessível ao uso pelo homem. Embora a água existente na Terra seja suficiente para todos, há a dificuldade de distribuição, a população não para de crescer, e a ação humana vem alterando drasticamente o sistema hídrico. O desmatamento e a impermeabilização do solo nos centros urbanos, por exemplo, quebram o ciclo natural de reposição da água, secando rios centenários. Alguns rios, como o Colorado, nos Estados Unidos, e o Amarelo, na China, muitas vezes secam antes de chegar ao mar. Isso sem falar nos frequentes acidentes, como vazamentos de óleo, que causam verdadeiros desastres ambientais. 

        A situação é preocupante, mas com algumas mudanças no comportamento de empresários, do governo e da população, é possível reverter o quadro em pouco mais de uma década, segundo o geólogo Aldo Rebouças, professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e um dos organizadores do livro Águas doces do Brasil. 

        Nas zonas rurais, muitos produtores aplicam água em excesso ou fora do período de necessidade das plantas. Quanto às indústrias, bastaria que seguissem a lei: 80% dos resíduos industriais nos países em desenvolvimento são despejados clandestinamente em rios, lagos e represas. 

        Já o usuário doméstico, embora represente a menor fatia de consumo, pode, com sua atitude, influenciar os volumes consumidos pela indústria e pela agropecuária. Para isso, basta que cada um siga algumas recomendações simples, como varrer a calçada em vez de lavá-la com a água da mangueira, não lavar a louça ou escovar os dentes com a torneira aberta e não transformar o banho diário em uma atividade de lazer.


(Karen Gimenez. Superinteressante. O Livro do Futuro. São Paulo: Abril, mar. 2005. Fragmento adaptado)

        

A palavra destacada que não se classifica como conjunção encontra-se na alternativa:
Alternativas
Q992648 Enfermagem
De acordo com as disposições da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90), é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: C
5: A
6: C
7: B
8: A
9: A
10: D
11: D
12: A
13: B
14: C
15: B
16: A
17: A
18: C
19: B
20: C