Questões de Concurso

Foram encontradas 58 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2679002 Pedagogia

De acordo com Veiga (2002), o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. Nessas condição, o projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às definições relativas à construção do projeto político-pedagógico realizado com o coletivo da escola.

Alternativas
Q2679001 Pedagogia

Para Zabala (2010), assumir uma perspectiva social do ensino e, consequentemente, a formação integral do estudante requer a revisão de certos modelos avaliativos, em especial quando comprometidos com perspectivas sancionadoras e propedêuticas. Tais modelos entram em choque com os princípios de uma avaliação formativa, especialmente quanto aos seus pressupostos básicos.


Quanto aos pressupostos de uma avaliação formativa, analise as assertivas abaixo:


I. Sob uma perspectiva uniformizadora e seletiva, não são os resultados ou mesmo os níveis pré-determinados que prevalecem como elementos centrais da avaliação.

II. Na perspectiva de uma avaliação formativa, o sujeito da avaliação é o estudante, em seu desenvolvimento, seus progressos, suas conquistas e suas dificuldades.

III. A finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa sobre o que há de mais relevante: o processo de aprendizagem seguido pelo aluno.

IV. Os conteúdos de aprendizagem a serem efetivamente avaliados não são apenas aqueles cognitivos, mas também aqueles ligados à autonomia pessoal, às relações interpessoais, às inserções sociais, aos movimentos do corpo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2679000 Pedagogia

Os avanços das teorias construtivistas da aprendizagem vêm, já há décadas, favorecendo a invenção de novas organizações do trabalho escolar. Menos do que mera aplicação dessas teorias em sala de aula, trata-se de pensar como o planejamento pedagógico pode ser favorecido, potencializado, impactado por aquilo que elas apontam como decisivo quanto aos modos de entender como o ser humano aprende. Considerando as possibilidades de organização de ambientes de aprendizagem potentes, indique abaixo qual seria a proposição de ensino cujos objetivos NÃO se mostram coerentes com as teorias construtivistas.

Alternativas
Q2678999 Pedagogia

Considerando as orientações curriculares da BNCC para a área de Linguagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. As linguagens, antes articuladas, passam a ter status próprios de objetos de conhecimento escolar. O importante, assim, é que os estudantes se apropriem das especificidades de cada linguagem, sem perder a visão do todo no qual elas estão inseridas. Mais do que isso, é relevante que compreendam que as linguagens são dinâmicas, e que todos participam desse processo de constante transformação.


RAZÃO PELA QUAL


II. O processo de alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2678998 Pedagogia

De acordo com Gomes (2010), em relação às teorias de aprendizagem, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1


1. Construtivista.

2. Comportamentalista.

3. Sociointeracionista.

4. Racionalista.


Coluna 2


( ) Nela, é dada ênfase na organização racional do ensino e aprendizagem. De acordo com sua orientação, o conhecimento resulta da experiência, isto é, fazendo é que se aprende. O processo de aprendizagem é baseado na reflexão do indivíduo com relação a estímulos negativos ou positivos. Ocorre valorização do processo de ensino individual.

( ) Trata-se de uma teoria que defende que o processo de aprendizagem do indivíduo ocorre e se desenvolve de acordo com interações e perturbações do conhecimento em seu meio, considerando como critério a idade do indivíduo relacionada ao contexto. A inteligência não começa nem pelo conhecimento de si mesmo, nem pelo conhecimento das coisas como tais, mas pela sua interação, a partir de processos que resultam não apenas de estruturas culturais, mas também biológicas.

( ) Não considera a experiência a fonte do verdadeiro conhecimento; leva em conta a aptidão do aluno, conhecimentos prévios, condições biológicas e motivação. Mais do que isso, todo o conhecimento é anterior à experiência, sendo fruto do exercício de estruturas racionais, pré-formadas no sujeito.

( ) Compreende uma interação entre um grupo de indivíduos, onde trocam-se informações, experiências e objetivos e, da troca, forma-se o processo de aprendizagem. O aprendizado não é necessariamente precedido do desenvolvimento de bases psicológicas para tanto, mas se desenvolve em interação contínua.


A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2678968 Medicina

A respeito de dor abdominal, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2678964 Farmácia

Em relação aos conceitos da RDC nº 67/2007, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2678962 Farmácia

Analise as assertivas abaixo sobre Gestão de Estoques e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A curva ABC de consumo é definida pelo valor total consumido de cada item comparado percentualmente ao valor do consumo total de todos os itens que compõem o estoque, utilizando-se o custo médio de cada item para este cálculo.

( ) O uso da curva ABC possibilita a otimização no uso dos recursos financeiros, pois evita desperdícios ou aquisições indevidas.

( ) O acompanhamento dos itens C da curva ABC de consumo deve ser prioritário, pois pode afetar tanto a área de armazenagem quanto a parte orçamentária da instituição, caso o planejamento das aquisições não esteja de acordo com a política de estoque estabelecida.

( ) A curva XYZ classifica os itens pela criticidade, sendo que os itens Y são aqueles que são necessários, mas não são imprescindíveis para o funcionamento da instituição.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2678961 Enfermagem

Analise as assertivas abaixo a respeito dos Indicadores de Qualidade em Saúde:


I. Um indicador eficiente deve ter atributos como sensibilidade, ou seja, ser capaz de captar pequenas flutuações ou variações no requisito estudado.

II. Para a elaboração de indicadores, é importante conhecer o cliente (interno ou externo) a quem o mesmo se destina e quais as suas necessidades.

III. A falta de padronização de informações e a ausência de um banco de dados que possa suprir as necessidades das informações são fatores que dificultam a utilização dos indicadores.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2670532 Pedagogia

São modalidades da Brincadeira Heurística:

Alternativas
Q2670531 Pedagogia

Segundo Oliveira e Moro (2015), analise a sentença abaixo:


A avaliação na Educação Infantil se vincula a exigências ou a considerações legais. Nesse processo, a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.) manifesta-se como uma exigência legal (1ª parte). Alguns sistemas de ensino e instituições de Educação Infantil utilizam instrumentos e procedimentos de avaliação – provinhas, chamadas orais, notas em produções das crianças. Tais instrumentos devem compor-se a outro fundamental: a observação das crianças por parte da professora; uma observação que precisa ser atenta, curiosa e investigativa, evidenciando os modos concretos de elas aprenderem, agirem, brincarem e se expressarem (2ª parte). O fundamental é superar o modelo de uma avaliação classificatória e excludente, mas sem abrir mão de sua finalidade de promoção para níveis ou etapas subsequentes no sistema de ensino (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

Alternativas
Q2670530 Pedagogia

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. A BNCC – Educação Infantil sustenta a organização do currículo por meio de campos de experiência. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.


PORQUE


II. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu Artigo 4º, definem a criança como sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2670529 Pedagogia

A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 podem ser considerados marcos decisivos na História da Educação Infantil. Em relação ao que tais documentos definem, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A Constituição Federal de 1988 é a primeira legislação que coloca as crianças de 0 a 6 anos como sujeitos de direitos, mas não foi a primeira a definir como dever do Estado para com a família trabalhadora a garantia do atendimento em creches e pré-escolas às crianças pequenas.

( ) A partir da Constituição Federal de 1988, as creches, anteriormente vinculadas à área de assistência social, passaram a ser, ao mesmo tempo, de responsabilidade da educação – garantindo um importante viés assistencialista e educativo, ao mesmo tempo.

( ) Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a Educação Infantil é definida como a primeira etapa da Educação Básica.

( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 define que a finalidade da educação infantil é promover o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, complementando a ação da família e da comunidade.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2670528 Pedagogia

De acordo com as orientações da BNCC – Educação Infantil, o currículo na Educação Infantil se organiza a partir de pressupostos que visam garantir a singularidade e a potencialidade das aprendizagens das crianças nessa etapa. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:


I. Trata-se de uma proposta curricular marcada pela intervenção precoce, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar das crianças, especialmente porque é realizada a partir de ações que visam, tanto quanto possível, a aceleração do desenvolvimento infantil com base nas etapas evolutivas.

II. Organiza-se por campos de experiência como uma possibilidade para a organização do trabalho pedagógico que respeita as especificidades das crianças pequenas de se expressarem por meio de diferentes linguagens, que valoriza suas capacidades de socialização e que favorece a conquista da autonomia.

III. Nele, ganham relevo práticas pedagógicas organizadas em disciplinas curriculares, centradas em atividades isoladas, que seguem uma rotina (a fim de garantir segurança às crianças), resultantes de um importante e necessário controle de tempo e de espaço.

IV. Rejeita atividades que se articulam tematicamente em torno das datas comemorativas, bem como listas de atividades planejadas para cada dia da semana, que procuram sustentar, por meio disso, o trabalho pedagógico com as crianças.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Q2670527 Pedagogia

De acordo com Vasconcellos, o Projeto Político-Pedagógico envolve também uma construção coletiva de conhecimento. Construído participativamente, é uma tentativa, no âmbito da educação, de resgatar o sentido:


I. Humano.

II. Científico.

III. Libertador do planejamento.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2670525 Pedagogia

Sobre a avaliação escolar, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, de acordo com Luckesi (1999):


( ) O objetivo da avaliação é intervir para melhorar, porém, a maioria das escolas promove exames que são uma prática de avaliação e não a avaliação em si. Esse ato de avaliar é classificatório e seletivo; a avaliação diagnóstica, ao contrário, é inclusiva.

( ) A avaliação tem como papel criar condições para que sejam obtidos resultados daquilo que se deseja alcançar, que é a qualidade do aprendizado do aluno.

( ) O ato de avaliar, sob a perspectiva amorosa, se destina ao diagnóstico e, por isso mesmo, à inclusão; desse modo, por si só se constitui um ato amoroso.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2670524 Pedagogia

O exercício da cidadania digital engaja estudantes, desperta atitudes mais seguras e ajuda a desenvolver relações saudáveis através da tecnologia. Por isso, ser um bom cidadão digital é, EXCETO:

Alternativas
Q2670523 Pedagogia

Analise o modelo de ensino híbrido aplicado abaixo:


Tem como principal característica a organização da turma nas chamadas estações de aprendizagem, em que cada grupo desenvolve uma atividade diferente. Neste modelo, o professor assume um papel de intermediário, solucionando as dúvidas dos alunos, mas estimulando a autonomia dos grupos. Após a realização da primeira rodada de atividades, é sugerida a rotação das estações, para que cada grupo passe por todas.


O tipo de modelo híbrido aplicado nesse ambiente chama-se:

Alternativas
Q2670522 Pedagogia

De acordo com Fava (2014), a grande preocupação dos educadores é como motivar, ensinar, interagir com os jovens da geração Z, pois estes ingressam na escola esperando por um mundo semelhante ao seu, EXCETO:

Alternativas
Q2670521 Pedagogia

De acordo com Fava (2014), com o advento da era digital, novamente estamos vivenciando uma transmutação de época. Se na fase industrial, o cérebro foi abstraído, a sociedade digital postula que as pessoas:


I. Pensem.

II. Desenvolvam a habilidade de buscar a essência.

III. Separem que é importante e útil daquilo que é descartável.


Quais estão corretas?

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: A
5: B
6: E
7: A
8: C
9: E
10: B
11: A
12: B
13: E
14: B
15: E
16: C
17: A
18: B
19: D
20: E