Questões de Concurso
Foram encontradas 161 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Os cintos de segurança do tipo paraquedista são equipamentos de proteção individual (EPIs) imprescindíveis para trabalhos:
Assinalar a alternativa que apresenta de forma CORRETA a quantidade de vogais e de consoantes, respectivamente, no período abaixo.
Uma luz bem clara empalideceria aos poucos, tingindo o céu de vermelho.
Assinalar a alternativa em que a divisão silábica está CORRETA.
“Outros minerais” e “vitaminas” farão parte do quadro obrigatoriamente quando se fizer uma declaração de propriedades nutricionais ou outra declaração que faça referência a esses nutrientes (1ª parte). Optativamente, podem ser declarados vitaminas e minerais quando estiverem presentes em quantidade igual ou maior a 5% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) por porção indicada no rótulo (2ª parte).
A sentença está:
(1) Vitamina B1 (Tiamina).
(2) Vitamina B6 (Piridoxina).
(3) Vitamina B3 (Niacina).
( ) Fator predisponente da deficiência: alcoolismo. Sinais de deficiência: lesões das membranas mucosas, dermatite seborreica, glossite, estomatite angular, blefarite, neuropatia periférica, anemia microcítica.
( ) Fator predisponente da deficiência: alcoolismo. Sinais de deficiência: dermatite, demência, diarreia, inflamação das membranas mucosas.
( ) Fator predisponente da deficiência: alcoolismo e dieta rica em carboidratos. Sinais de deficiência: neuropatia, ascite, edema, disfunção do sistema nervoso central (SNC).
( ) O DMG é definido como uma intolerância aos carboidratos de gravidade variável que se inicia durante a gestação atual e não preenche os critérios diagnósticos de diabetes mellitus. Podemos dizer que é o problema metabólico mais comum na gestação e que tem prevalência em 3 a 25% das gestações, dependendo do grupo étnico, da população e do critério diagnostico utilizado.
( ) São fatores de risco para desenvolver DMG: idade materna avançada; sobrepeso, obesidade ou ganho excessivo de peso na gestação atual; deposição central excessiva de gordura corporal; história familiar de diabetes em parentes de primeiro grau; síndrome dos ovários policísticos; baixa estatura (menos de 1,5 m); hemoglobina glicada ≥ 6,5% no primeiro trimestre.
( ) O valor calórico total prescrito deve ser individualizado e conter 40 a 55% de carboidratos, 15 a 20% de proteínas e 30 a 40% de gorduras. Recomenda-se consumo mínimo diário de 175g de carboidratos, 71g de proteínas (1,1 g/kg/dia) e 28g de fibras. Deve-se dar preferência ao consumo de alimentos que contenham carboidratos com baixo índice glicêmico.
(1) Fórmulas poliméricas.
(2) Fórmulas monoméricas /oligoméricas.
(3) Fórmulas especializadas.
( ) São também denominadas elementares/semielementares, em que os nutrientes encontram-se na forma pré-digerida, e apresentam osmolaridade, o que pode limitar sua utilização. São empregadas em pacientes que apresentam capacidade de digestão de nutrientes intactos.
( ) São fórmulas desenvolvidas para pacientes com disfunções orgânicas importantes (hepatopatas, nefropatas, pneumopatas) e podem se beneficiar de formulações especialmente desenhadas para essas situações.
( ) São fórmulas que contêm os principais nutrientes (proteína, carboidratos e gorduras) na sua forma intacta, isto é, com alto peso molecular, apresentando, assim, baixa osmolaridade. São indicadas para pacientes com a função gastrintestinal normal e devem ser a primeira opção para a maioria dos pacientes em terapia nutricional enteral (TNE).
I. O TA está localizado principalmente sob a pele, nos mesentérios e no omento, e atrás do peritônio. É mencionado muitas vezes como tecido adiposo visceral (TAV), embora seja constituído principalmente de gordura. Contém pequenas quantidades de água e proteínas.
II. O tecido adiposo branco (TAB) é um tipo que armazena energia como um repositório para os triglicerídeos (TG). Serve como um acolchoamento para a proteção dos órgãos abdominais e isola o corpo para preservar o calor. O caroteno proporciona uma ligeira coloração amarelada para esse tecido.
III. O tecido adiposo marrom (TAM) pode ser encontrado em uma proporção considerável em adultos e em pequenas quantidades em lactentes. É constituído de pequenas gotículas e de uma quantidade maior de mitocôndrias contendo ferro, que fazem esse tecido adquirir a coloração marrom. Nos adultos, o TAM desempenha um papel no controle do gasto energético e na regulação da temperatura corporal pelo controle do calor.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) Compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação.
( ) Leitura no contexto da BNCC é tomada em um sentido mais amplo, dizendo respeito não somente ao texto escrito, mas também a imagens estáticas (foto, pintura, desenho, esquema, gráfico, diagrama) ou em movimento (filmes, vídeos etc.) e ao som (música), que acompanha e cossignifica em muitos gêneros digitais.
I. Há seis ocorrências do dígrafo consonantal -ss.
II. Há sete ocorrências do dígrafo consonantal -qu.
III. Há mais de uma ocorrência de encontro consonantal.
Está CORRETO o que se afirma:
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua (1ª parte). Não se trata simplesmente de extrair informação da escrita, decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, uma compreensão na qual os sentidos começam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita (2ª parte).
A sentença está:
O significado do termo _________ também pode ser o de estar junto a, caminhar junto de. E isto exigiria igualmente do professor maior tempo com seus alunos. Através do _________, entendido como momento de conversa com os alunos, o professor despertaria o interesse e a atenção pelo conteúdo a ser transmitido. O _________ significaria estar junto aos alunos, em todos os momentos possíveis, para observar passo a passo seus resultados individuais.
O princípio norteador de um projeto pedagógico é sempre sua intencionalidade. Algo que se apresenta como desejado e necessário. Todo projeto implica a explicitação de uma determinada intenção de ações, da definição a respeito dos fins que se quer alcançar, que se sustentam em valores, valores esses criados e estabelecidos pelos sujeitos participantes das ações (1ª parte). A elaboração do projeto político pedagógico exige profunda rigorosidade técnica e legal e precisa acontecer sempre no início de cada período letivo. Sua implementação exige que a escola comunique a comunidade escolar sobre as concepções sociais, políticas e científicas adotadas, assim como a definição dos caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas no processo educativo (2ª parte).
A sentença está:
I. Inserir a educação ambiental nas escolas é capacitar os alunos a terem pensamento crítico para saber lidar com os impactos no meio ambiente, posicionando-se e não negligenciando o assunto.
II. É preciso mostrar aos estudantes que a educação ambiental se refere apenas às plantações agrícolas e aos desmatamentos organizados.
III. Deve-se apresentar aos estudantes os temas da educação ambiental, enfatizando apenas o lixo e o desmatamento, deixando os problemas ambientais atuais para diálogo futuro.
IV. Nas escolas, é preciso discutir os principais temas que envolvem a educação ambiental, por meio de palestras e seminários, difundindo cada vez mais esse conhecimento, para, assim, os estudantes preservarem o meio ambiente, buscando solucionar os problemas ambientais atuais e futuros.
Está CORRETO o que se afirma: