Questões de Concurso
Foram encontradas 104 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
as Conferências de Saúde ocorrem a cada quatro anos em todos os níveis de gestão, e são compostas por usuários e gestores; as Conferências de Saúde avaliam a situação de saúde e propõem as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes; os Conselhos de Saúde são órgãos permanentes e não deliberativos que fazem parte da estrutura das secretarias de saúde dos municípios, estados e do governo federal; as atividades do Controle Social são desenvolvidas para fiscalizar e acompanhar as ações e políticas de saúde no SUS; o Controle Social determina as ações prioritárias que serão desenvolvidas, bem como, as regras de repasse financeiro da federação para os estados e municípios.
I – Os Sistemas de Informações de Saúde possibilitam a avaliação permanente da situação de saúde da população e dos resultados das ações de saúde executadas. II – O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) fornece dados para a análise do perfil da morbidade. III – O Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) fornece dados sobre mortalidade no país, de forma abrangente.
( ) deve-se notificar a simples suspeita da doença; ( ) a notificação tem caráter sigiloso; ( ) a ocorrência de casos novos de uma doença ou agravo (transmissível ou não) indica que a população não está sob risco; ( ) os casos de violência contra a mulher que forem atendidos em serviços de saúde, públicos ou privados, podem ser notificados, caso a usuária permita; ( ) a vigilância epidemiológica e a vigilância em saúde contribuem para o planejamento e a tomada de decisões dos gestores da saúde em nível federal, estadual e municipal.
1 – Integralidade 2 – Equidade 3 – Hierarquização 4 – Regionalização 5 – Descentralização 6 – Universalidade
( ) no Brasil, houve clara opção preferencial pela municipalização da saúde; ( ) a atenção à saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; tanto os individuais quanto os coletivos; ( ) quanto mais bem estruturado for o fluxo de referência e contra referência entre os serviços de saúde, melhor a eficiência e eficácia dos mesmos; ( ) é o acesso às ações e serviços de saúde garantida a todas as pessoas; ( ) reconhecer que existem disparidades sociais e regionais, e atuar de forma a minimizá-las; ( ) cada serviço de saúde possui uma área de abrangência e tem responsabilidade sanitária pela saúde daquela população.
1 - Promoção à saúde. 2 - Proteção específica. 3 - Prevenção secundária. 4 - Prevenção terciária.
( ) Rastreio de câncer de mama. ( ) Imunização. ( ) Reinserção social de portador de transtorno mental. ( ) Alimentação adequada.