Questões de Concurso

Foram encontradas 98 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1824261 Redação Oficial
Ainda levando-se em consideração as orientações constantes na 3ª Ed. do Manual de Redação da Presidência da República, sobre as partes do documento no padrão ofício, estão corretas as seguintes orientações sobre a grafia de local e data do documento, exceto: 
Alternativas
Q1824260 Redação Oficial
Levando-se em consideração as orientações constantes na 3ª Ed. do Manual de Redação da Presidência da República, sobre as partes do documento no padrão ofício, estão corretas as seguintes orientações sobre os elementos de identificação do expediente, exceto: 
Alternativas
Q1824259 Redação Oficial
Baseado no Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, que dispõe sobre a forma de tratamento e de endereçamento nas comunicações com agentes públicos da administração pública federal, são vedadas na comunicação com agentes públicos federais o uso das seguintes formas de tratamento, ainda que abreviadas, exceto:  
Alternativas
Q1824254 Direito Administrativo
Os contratos administrativos possuem diversas características que os diferenciam dos contratos privados. Assim, assinale a alternativa que apresenta um elemento que não faz parte das características dos contratos administrativos.  
Alternativas
Q1824253 Direito Constitucional
No geral, as leis brasileiras proíbem a acumulação remunerada de cargos ou empregos públicos. Entretanto, a Constituição Federal prevê algumas exceções nas quais a acumulação é permitida. Assinale a única alternativa que apresenta situação não compatível com essas exceções. 
Alternativas
Q1824252 Direito Constitucional
Segundo o art. 41, § 1º, da Constituição Federal, o servidor público estatutário estável só perderá o cargo em quatro hipóteses. Entretanto, no que se refere aos cargos públicos vitalícios, adquirida a vitaliciedade, há somente uma hipótese para a sua perda, que é 
Alternativas
Q1824251 Direito Administrativo
Considere que um órgão público faça a expedição de um determinado ato administrativo, mas para que este ato possua exequibilidade, outro órgão precise conceder sua anuência. Este tipo de ato administrativo é classificado como
Alternativas
Q1824250 Direito Administrativo
A respeito das características dos atos administrativos, é correto afirmar que 
Alternativas
Q1824247 Administração Pública
Dentre os critérios de excelência do prêmio nacional da qualidade, importante ação desenvolvida no âmbito do GesPública, estão os seguintes, exceto:
Alternativas
Q1824246 Administração Pública
Muito embora os modelos burocrático e gerencial, no âmbito da administração pública, possuam diferenças estruturais, também é possível identificar ideias e proposições comuns entre eles, tal como
Alternativas
Q1824244 Administração Pública
Quanto à aplicação dos principais modelos administrativos na atual administração pública brasileira, enumere a 2ª coluna com base na 1ª:  
1ª Coluna: Modelos administrativos 1 Administração Patrimonialista 2 Administração Gerencial 3 Administração Burocrática
2ª Coluna: Aplicação do modelo na conjuntura atual da administração pública brasileira ( ) Ainda utilizada em diversas organizações públicas. ( ) Existem traços/práticas. ( ) Modelo predominante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo. 
Alternativas
Q1824243 Administração Pública
Quanto às características fundamentais da administração pública, analise as assertivas abaixo:
I. É instrumental, ou seja, não é um fim em si mesma, mas um instrumento do Estado para viabilizar a promoção do bem comum à sociedade e o desenvolvimento sustentável do país. II. Possui competência limitada. A administração Pública só possui poder para decidir e comandar a área de sua competência. III. É independente do Governo, dos poderes, e demais órgãos que detêm competência legal para fiscalização e controle de sua atuação. IV. Possui poder administrativo e político. A administração pública possui poder político, provindo dos cargos políticos, e administrativo, exercido pelos demais servidores públicos.
É correto o que se afirma
Alternativas
Q1824242 Administração Pública
Entre as finalidades do estado de bem estar social estão as seguintes, exceto: 
Alternativas
Q1824237 Noções de Informática
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não indica um navegador. 
Alternativas
Q1824236 Noções de Informática
Relacione a seguir as funções presentes em correios eletrônicos com suas respectivas definições, conforme colunas abaixo: 
A Caixa de Entrada B Cco C Cc D Encaminhar
( ) Executa a função de enviar um e-mail já enviado a outrem. ( ) Estabelece o envio do e-mail para destinatários, sem a necessidade de reescrevê-lo em um novo corpo de e-mail. ( ) Realiza a operação de enviar o mesmo corpo de email para outro endereço de forma oculta. ( ) Reúne os principais e-mails recebidos em um intervalo de tempo.
A sequência correta obtida no sentido de cima para baixo é 
Alternativas
Q1824234 Noções de Informática
A existência do correio eletrônico agilizou muito a comunicação interna e externa de uma organização. A maneira simples como podemos formalizar a comunicação, a não necessidade de o destinatário estar presente para receber a mensagem, a facilidade de envio para várias pessoas ao mesmo tempo e a razoável garantia de entrega da mensagem são algumas vantagens dessa ferramenta. Porém, o uso do correio eletrônico deve considerar um dos pilares muito importante relacionados à segurança da informação, quando se trata do conteúdo a ser transmitido, e a garantia disso depende do destinatário da mensagem. Trata-se, portanto,  
Alternativas
Q1824232 Noções de Informática
Luiz Felipe detém algumas pastas em seu computador que totalizam aproximadamente 4TB. O mesmo gostaria de fazer um backup de sua máquina. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa adequada para que o Luiz Felipe faça uma cópia de segurança de seus arquivos. 
Alternativas
Q1824230 Português

TEXTO II  



Disponível em https://www.folhadaregiao.com.br/2019/07/24/charge-do-dia-24- 07-2019-tiens/. Acesso em 06/03/2021

Em “Larga de ser mentiroso muleque!”, o ponto de exclamação expressa um sentimento de 
Alternativas
Q1824228 Português

TEXTO I

ONU: 931 milhões de toneladas de alimentos foram para o lixo em 2019 


    Cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos – 17% do total disponível aos consumidores em 2019 – foram para o lixo de residências, do comércio varejista, de restaurantes e de outros serviços alimentares, segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU). O montante equivale a 23 milhões de caminhões de 40 toneladas carregados, o que, segundo a entidade, seria suficiente para circundar a Terra sete vezes. 

    O Índice de Desperdício de Alimentos 2021, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da organização parceira WRAP, do Reino Unido, divulgado esta semana, analisa sobras alimentares em pontos de venda, restaurantes e residências – considerando partes comestíveis e não comestíveis, como ossos e conchas. 

    Foram observadas, ao todo, 152 unidades em 54 países. De acordo com o documento, o desperdício de alimentos é um problema global e não apenas de países desenvolvidos. As perdas de alimentos foram substanciais em quase todas as nações onde o desperdício foi medido, independentemente do nível de renda. 

    A maior parte desse desperdício, segundo o relatório, tem origem em residências – 11% do total de alimentos disponíveis para consumo são descartados nos lares. Já os serviços alimentares e os estabelecimentos de varejo desperdiçam 5% e 2%, respectivamente. 

    Em termos globais per capita, 121 quilos de alimentos são desperdiçados por consumidor a cada ano. Desse total, 74 quilos são descartados no ambiente doméstico. O desperdício tem impactos ambientais, sociais e econômicos significativos, assinala o relatório. Entre 8% e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, por exemplo, estão associadas a alimentos não consumidos, considerando as perdas em toda a cadeia alimentar. 

    Mudança climática 

    A diretora-executiva do Pnuma, Inger Andersen, avalia que a redução do desperdício de alimentos ajudaria a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, retardaria a destruição da natureza, aumentaria a disponibilidade de comida e, assim, reduziria a fome, além de contribuir para economizar dinheiro em um momento de recessão global. 

    "Se quisermos levar a sério o combate à mudança climática, à perda da natureza e da biodiversidade, à poluição e ao desperdício, empresas, governos e cidadãos de todo o mundo devem fazer a sua parte para reduzir o desperdício de alimentos”, disse, ao destacar que a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU deste ano será uma oportunidade de lançar “novas e ousadas” ações para enfrentar o desperdício alimentar. 

    Segundo a ONU, o total de 690 milhões de pessoas afetadas pela fome ao longo de 2019 deverá crescer de maneira acentuada por conta da pandemia de covid-19. Além dessa parcela da população global, existem também, de acordo com a entidade, 3 bilhões de pessoas incapazes de custear uma dieta saudável. 

    Uma das sugestões apontadas no relatório é que os países incluam o desperdício de alimentos nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) no âmbito do Acordo de Paris, enquanto fortalecem a segurança alimentar e reduzem os custos para as famílias. O documento também defende a prevenção do desperdício de alimentos como uma área primária a ser incluída nas estratégias de recuperação da Covid-19. 

    Cerca de 14 países já possuem dados sobre o desperdício doméstico de alimentos coletados de forma compatível com o índice do Pnuma. Outros 38 países têm dados sobre desperdício doméstico que, com pequenas mudanças na metodologia, cobertura geográfica ou tamanho da amostra, permitiriam a criação de uma estimativa compatível. 


Disponível em https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2021/03/06/onu--931-milhoes-de-toneladas-de-alimentos-foram-para-o-lixo-em-2019. Acesso em 06/03/2021

No período “... avalia que a redução do desperdício de alimentos ajudaria a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, retardaria a destruição da natureza, aumentaria a disponibilidade de comida e, assim, reduziria a fome, além de contribuir para economizar dinheiro em um momento de recessão global”, a locução conjuntiva destacada tem a função de  
Alternativas
Q1824226 Português

TEXTO I

ONU: 931 milhões de toneladas de alimentos foram para o lixo em 2019 


    Cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos – 17% do total disponível aos consumidores em 2019 – foram para o lixo de residências, do comércio varejista, de restaurantes e de outros serviços alimentares, segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU). O montante equivale a 23 milhões de caminhões de 40 toneladas carregados, o que, segundo a entidade, seria suficiente para circundar a Terra sete vezes. 

    O Índice de Desperdício de Alimentos 2021, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da organização parceira WRAP, do Reino Unido, divulgado esta semana, analisa sobras alimentares em pontos de venda, restaurantes e residências – considerando partes comestíveis e não comestíveis, como ossos e conchas. 

    Foram observadas, ao todo, 152 unidades em 54 países. De acordo com o documento, o desperdício de alimentos é um problema global e não apenas de países desenvolvidos. As perdas de alimentos foram substanciais em quase todas as nações onde o desperdício foi medido, independentemente do nível de renda. 

    A maior parte desse desperdício, segundo o relatório, tem origem em residências – 11% do total de alimentos disponíveis para consumo são descartados nos lares. Já os serviços alimentares e os estabelecimentos de varejo desperdiçam 5% e 2%, respectivamente. 

    Em termos globais per capita, 121 quilos de alimentos são desperdiçados por consumidor a cada ano. Desse total, 74 quilos são descartados no ambiente doméstico. O desperdício tem impactos ambientais, sociais e econômicos significativos, assinala o relatório. Entre 8% e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, por exemplo, estão associadas a alimentos não consumidos, considerando as perdas em toda a cadeia alimentar. 

    Mudança climática 

    A diretora-executiva do Pnuma, Inger Andersen, avalia que a redução do desperdício de alimentos ajudaria a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, retardaria a destruição da natureza, aumentaria a disponibilidade de comida e, assim, reduziria a fome, além de contribuir para economizar dinheiro em um momento de recessão global. 

    "Se quisermos levar a sério o combate à mudança climática, à perda da natureza e da biodiversidade, à poluição e ao desperdício, empresas, governos e cidadãos de todo o mundo devem fazer a sua parte para reduzir o desperdício de alimentos”, disse, ao destacar que a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU deste ano será uma oportunidade de lançar “novas e ousadas” ações para enfrentar o desperdício alimentar. 

    Segundo a ONU, o total de 690 milhões de pessoas afetadas pela fome ao longo de 2019 deverá crescer de maneira acentuada por conta da pandemia de covid-19. Além dessa parcela da população global, existem também, de acordo com a entidade, 3 bilhões de pessoas incapazes de custear uma dieta saudável. 

    Uma das sugestões apontadas no relatório é que os países incluam o desperdício de alimentos nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) no âmbito do Acordo de Paris, enquanto fortalecem a segurança alimentar e reduzem os custos para as famílias. O documento também defende a prevenção do desperdício de alimentos como uma área primária a ser incluída nas estratégias de recuperação da Covid-19. 

    Cerca de 14 países já possuem dados sobre o desperdício doméstico de alimentos coletados de forma compatível com o índice do Pnuma. Outros 38 países têm dados sobre desperdício doméstico que, com pequenas mudanças na metodologia, cobertura geográfica ou tamanho da amostra, permitiriam a criação de uma estimativa compatível. 


Disponível em https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2021/03/06/onu--931-milhoes-de-toneladas-de-alimentos-foram-para-o-lixo-em-2019. Acesso em 06/03/2021

Na Língua Portuguesa, uma mesma palavra pode desempenhar funções diferentes no texto, dependendo das relações sintáticas que estabelece com outros termos da oração. O termo destacado em “As perdas de alimentos foram substanciais em quase todas as nações onde o desperdício foi medido, independentemente do nível de renda” exerce, no período, a função gramatical de 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: D
6: A
7: B
8: C
9: D
10: B
11: B
12: C
13: D
14: B
15: A
16: D
17: D
18: B
19: A
20: B