Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de mangaratiba - rj

Foram encontradas 202 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2756360 Noções de Informática

Atualmente os internautas utilizam diversas ferramentas de busca e pesquisa na internet. Além do Imagem associada para resolução da questão, outras duas ferramentas desse tipo são:

Alternativas
Q2756358 Noções de Informática

As figuras (I) e (II) abaixo mostram a topologia e o conector empregados atualmente na implementação de redes cabeadas de computadores padrão Ethernet.


Imagem associada para resolução da questão

(I)


Imagem associada para resolução da questão

(II)


A topologia e o conetor empregados são denominados, respectivamente:

Alternativas
Q2756357 Noções de Informática

A planilha abaixo foi criada no Excel 2010 BR.


Imagem associada para resolução da questão


Na planilha foram realizados os procedimentos listados a seguir.


Em E19 foi inserida uma expressão usando a função MENOR para determinar o menor entre todos os números mostrados nas células A17, B17, C17, D17 e E17. Em E21 foi inserida uma expressão para determinar a soma dos números mostrados nas células B17 e D17.


Nessas condições, as expressões inseridas nas células E19 e E21 foram respectivamente:

Alternativas
Q2756356 Noções de Informática

Observe o texto abaixo, digitado no Word 2010 BR.


Imagem associada para resolução da questão


Ao texto foram realizados os seguintes procedimentos:



- Inicialmente com alinhamento à esquerda, o texto foi centralizado por meio da execução da execução de um atalho de teclado.


- À palavra Imagem associada para resolução da questão foi aplicado um efeito artístico, por meio de um recurso do Word.


O atalho de teclado e o recurso são respectivamente:


Alternativas
Q2756354 Noções de Informática

Na tela do gerenciador de pastas e arquivos em microcomputadores com sistema operacional Windows 8 BR, a execução do atalho de teclado Ctrl + A tem a seguinte finalidade:

Alternativas
Q2756353 Noções de Informática

Em microcomputadores com sistema operacional Windows XP em português, o acesso ao menu Iniciar é realizado por meio do acionamento do botão Imagem associada para resolução da questão existente no canto inferior esquerdo da tela. Este acesso é também possível pelo acionamento do logotipo do Windows - Imagem associada para resolução da questão ou resultado da execução do seguinte atalho de teclado:

Alternativas
Q2756352 Noções de Informática

Atualmente os notebooks têm utilizado um dispositivo de armazenamento de dados, ilustrado na figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão

É um dispositivo que emprega uma nova tecnologia, que dispensa o uso de partes móveis e que elimina partes mecânicas, reduzindo as vibrações. Apresenta como vantagens o tempo de acesso reduzido à memória flash e a maior resistência a impactos que possui em relação aos HDs comuns, um fator muito importante quando se trata de computadores portáteis. Esse dispositivo é conhecido pela sigla:

Alternativas
Q2756351 Noções de Informática

Nos principais periféricos utilizados na operação dos microcomputadores atuais, dois dispositivos são empregados exclusivamente na entrada de dados para processamento. Esses dispositivos são:

Alternativas
Q2756350 Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro

Avalie se as seguintes atividades são importantes atualmente para a economia de Mangaratiba:


I. produção de xisto betuminoso.

II. pesca.

III. turismo.

IV. escoamento da produção de minério de ferro.

V. produção de soja.


Estão corretos os itens:

Alternativas
Q2756349 História

“O desenvolvimento da região serrana de Mangaratiba está ligado à história de ocupação das terras da antiga cidade de São João Marcos que teve seu processo de povoamento originado pela necessidade de se abrir uma estrada ligando o Rio de Janeiro a São Paulo para evitar o risco do transporte do ouro pelo mar, de Paraty ao Rio de Janeiro, devido à presença de piratas. Esse caminho ficou denominado como “Caminho Novo” e, mais tarde, transformou-se na “Estrada Real de Santa Cruz”. (adap.)


O texto refere-se a episódios ocorridos por volta de:

Alternativas
Q2756348 História

“A vida de Mangaratiba passou a sofrer fortes transformações em meado do século ____, devido à descoberta ___ em ____, ao comando político do marquês de Pombal, em Portugal, e ao governo do marquês de Lavradio no Rio de Janeiro”.


As lacunas ficam corretamente preenchidas por:

Alternativas
Q2756347 História

“A colonização de todo o território brasileiro começou em ____, com o estabelecimento do sistema de capitanias ____. Mangaratiba fazia parte da capitania de São Vicente”.


As lacunas ficam corretamente preenchidas por:

Alternativas
Q2756346 História

“Quando os portugueses chegaram ao litoral de Mangaratiba, no dia 06 de janeiro de ____, registrando a ilha de Marambaia e todo o território de Mangaratiba terras de____, o povo ____ vivia na região litorânea (de Ubatuba até Cabo Frio), dividido em várias aldeias.”


As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:

Alternativas
Q1627438 Português

Texto 8


Por parte de pai

  Todo acontecimento da cidade, da casa, da casa do vizinho, meu avô escrevia nas paredes. Quem casou, morreu, fugiu, caiu, matou, traiu, comprou, juntou, chegou, partiu. Coisas simples como a agulha perdida no buraco do assoalho, ele escrevia. A história do açúcar sumido durante a Guerra, estava anotada. Eu não sabia por que ossoldados tinham tanta coisa a adoçar. Também desenhava tesouras desaparecidas, serrotes sem dentes, facas perdidas. E a casa, de corredor comprido, ia ficando bordada, estampada de cima a baixo. As paredes eram o caderno de meu avô. Cada quarto, cada sala, cada cômodo, uma página. Ele subia em cadeira, trepava em escada, ajoelhava na mesa. Para cada notícia escolhia um canto. Conversa mais indecente, ele escrevia bem no alto. Era preciso ser grande para ler, ou aproveitar quando não tinha ninguém em casa.

   Enquanto ele escrevia, eu inventava histórias sobre cada pedaço da parede. A casa de meu avô foi meu primeiro livro. Até história de assombração, tinha. Era de Maria Turum, preta que foi escrava […] e ajudou a criar os filhos. Sua alma costumava passear no terreiro em noites de sextas-feiras […]. Minha avó, muito desembaraçada, conversava com ela.

    História não faltava. Eu mesmo só parei de urinar na cama quando meu avô ameaçou escrever na parede. O medo me curou. Leitura era coisa séria e escrever, mais ainda. Escrever era não apagar nunca mais. O pior é que, depois de ler, ninguém mais esquece, se for coisa de interesse. Se não tem interesse, a gente perde ou joga fora. Um dia Milicão pediu o serrote emprestado. Meu avô disse estar muito cheio de dentes. Milicão foi embora e meu avô escreveu a história na parede. Milicão voltou e disse que serrote tem dentes mesmo.


(QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Por parte de pai. Belo Horizonte: RHJ, 1995.)

No período “Coisas simples como a agulha perdida no buraco do assoalho, ele escrevia”, o emprego da vírgula deve-se à presença de
Alternativas
Q1627431 Português

Texto 7


Cultura visual e texto literário: variações

   No início dos anos noventa, num programa matinal da TV Globo dirigido ao público infantil, crianças entravam em disputa por um objeto qualquer, e a que apresentava o pior desempenho recebia, ou melhor, era castigada com um livro. O exemplo dispensa comentários ao estigmatizar a leitura como algo penoso e impertinente, enquanto fortalece uma reserva de mercado para a televisão entre os pixotes. Parece também concordar com a Bíblia, onde se lê no Eclesiastes 12.12: “E de se fazerem livros não há fim. E muita devoção a eles é fadiga para a carne”. E dá sua contribuição à velha guerra dos meios - o cinema acabaria com o teatro, a televisão liquidaria o teatro e o cinema, o CD Rom aposentaria o livro etc. - profecias com as quais os fatos se divertem, pois, na verdade, os veículos se reacomodam uns em relação aos outros, suas linguagens se entre mesclam na mais ora criativa, ora espúria intersemio-se. Pensemos no videogame, que é quadrinho, televisão, arte gráfica, computação, e não exterminou, aparentemente, sequer uma cantiga de roda até agora!

  O que o exemplo não explicita, porém, é seu desejo de impor uma temporalidade vazia. Para o entretenimento é preciso que o tempo passe sem ser notado, sem resistência, macio como o fluir gozoso do consumo. Assiste-se ao Domingão do Faustão para matar o tempo, mas lê-se Grande sertão: veredas para saborear melhor o tempo, enriquecendo-o com outros tempos. É inegável: o entretenimento dessensibiliza, ao passo que a boa literatura sobre-sensibiliza nossa inerência ao tempo, apondo-lhe pelo prazer uma nova qualidade. 


SANTOS, Jair Ferreira dos. Breve, o pós-humano: ensaios

contemporâneos. 2a. ed. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 2003.

O par de palavras do texto em que a troca de posição entre substantivo e adjetivo gera possível mudança de sentido é:
Alternativas
Q1627430 Português

Texto 7


Cultura visual e texto literário: variações

   No início dos anos noventa, num programa matinal da TV Globo dirigido ao público infantil, crianças entravam em disputa por um objeto qualquer, e a que apresentava o pior desempenho recebia, ou melhor, era castigada com um livro. O exemplo dispensa comentários ao estigmatizar a leitura como algo penoso e impertinente, enquanto fortalece uma reserva de mercado para a televisão entre os pixotes. Parece também concordar com a Bíblia, onde se lê no Eclesiastes 12.12: “E de se fazerem livros não há fim. E muita devoção a eles é fadiga para a carne”. E dá sua contribuição à velha guerra dos meios - o cinema acabaria com o teatro, a televisão liquidaria o teatro e o cinema, o CD Rom aposentaria o livro etc. - profecias com as quais os fatos se divertem, pois, na verdade, os veículos se reacomodam uns em relação aos outros, suas linguagens se entre mesclam na mais ora criativa, ora espúria intersemio-se. Pensemos no videogame, que é quadrinho, televisão, arte gráfica, computação, e não exterminou, aparentemente, sequer uma cantiga de roda até agora!

  O que o exemplo não explicita, porém, é seu desejo de impor uma temporalidade vazia. Para o entretenimento é preciso que o tempo passe sem ser notado, sem resistência, macio como o fluir gozoso do consumo. Assiste-se ao Domingão do Faustão para matar o tempo, mas lê-se Grande sertão: veredas para saborear melhor o tempo, enriquecendo-o com outros tempos. É inegável: o entretenimento dessensibiliza, ao passo que a boa literatura sobre-sensibiliza nossa inerência ao tempo, apondo-lhe pelo prazer uma nova qualidade. 


SANTOS, Jair Ferreira dos. Breve, o pós-humano: ensaios

contemporâneos. 2a. ed. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 2003.

A alternativa em que o que se afirma sobre a formação das seguintes palavras, retiradas do texto 1 , não está correto, é
Alternativas
Q1627419 Português
Texto 3

A noção de ‘classe de palavra’ é o conceito-chave de nosso conhecimento da língua como um sistema. É assim que o verbo varia para expressar tempo e pessoa (estão / estamos/ estavam), o substantivo apresenta gênero (o portão / a porta) e varia para expressão de número (o cachorro / os cachorros), características que ele repassa ao adjetivo que o acompanha (preso / presos / presa / presas).

 AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua
Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008. Adaptado.
Ao afirmar que o substantivo “varia a expressão de número”, o autor refere-se à categoria de:
Alternativas
Q1627415 Português
Segundo Joaquim Mattoso Câmara Júnior, os vocábulos formais de uma língua classificam-se em formas livres, presas e dependentes. Considerando cada um destes elementos grifados – mimosas / e / cavalo - tem-se, respectivamente, a seguinte classificação quanto à sua forma:
Alternativas
Q1627414 Português
José Lemos Monteiro (2002), em seus estudos sobre morfologia, menciona alguns tipos de alomorfia no português, a saber: de raiz, de sufixo, de prefixo e de vogal temática. Analisando-se os pares abaixo, conclui-se que representa alomorfia de vogal temática o seguinte exemplo:
Alternativas
Q1627400 Pedagogia
A Lei Nº 9.394/96 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O seu artigo 3º traz os princípios por meio dos quais o ensino será ministrado. Assinale a alternativa que NÃO contém um destes princípios:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: E
5: D
6: E
7: A
8: B
9: D
10: C
11: A
12: E
13: B
14: B
15: A
16: C
17: C
18: D
19: A
20: E