Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de natal - rn
Foram encontradas 536 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Pedro tem 22 anos e foi ao médico por estar sentindo fortes dores de cabeça. Após examiná-lo, o médico receitou o analgésico paracetamol 500 mg + cafeína 65 mg, para que o paciente tomasse 1 comprimido quando apresentasse dor de cabeça, até, no máximo, 8 comprimidos ao dia (4 g de paracetamol). Pedro decidiu tomar 2 a 3 comprimidos quando sentia fortes dores, pois achava que resultava em um melhor efeito analgésico, chegando a tomar até 10 comprimidos ao dia. Nesse período, ele fez os exames de sangue laboratoriais que o médico solicitou e retornou ao consultório para apresentá-lo. O médico percebeu que os exames de função hepática estavam alterados, revelando um aumento acima do normal da concentração sérica das enzimas hepáticas. Decidiu, então, suspender o medicamento.
Nesse caso, o aumento, acima do normal, da concentração de enzimas hepáticas no sangue representa
Considere a seguinte situação.
Um paciente com 13 anos de idade apresenta lesão cariosa extensa em primeiro molar inferior. Radiograficamente, observam-se, na região periapical do molar, laminações radiopacas reacionais no osso.
Nessa situação, o aspecto radiográfico é sugestivo de periostite ossificante.
O queratocisto odontogênico, também conhecido como cisto primordial, é originado da degeneração cística do órgão do esmalte, antes do desenvolvimento dos tecidos duros dentários calcificados. Por essa razão, o queratocisto ocorre no lugar de um dente.
O cisto radicular caracteriza-se por apresentar imagem radiotransparente bem delimitada, podendo ser facilmente distinguível do granuloma apical, pelo tamanho, por imagem fortemente radiotransparente e pela presença de halo esclerótico na radiografia.
Considere a seguinte situação hipotética.
Uma paciente negra, adulta, apresenta imagens radiolúcidas na região apical de incisivos inferiores, que apresentam vitalidade. Esses dados sugerem displasia cementária periapical como diagnóstico.
Nessa situação, uma biópsia incisional é indicada para a confirmação microscópica e o posterior tratamento.
O cisto nasopalatino deve ser considerado no diagnóstico diferencial das lesões periapicais da maxila, pois comumente apresenta características clínico-radiográficas e microscópicas idênticas.
Uma imagem radiotransparente ao longo da porção lateral da raiz pode ter como diagnóstico diferencial: queratocisto, cisto radicular lateral e cisto periodontal lateral do desenvolvimento. O teste de vitalidade pulpar e a biópsia auxiliam no diagnóstico.
Um cisto globulomaxilar foi outrora considerado um cisto fissural, por estar localizado entre os processos globular e maxilar, apresentando aspecto radiográfico de pêra invertida. Hoje, o termo globulomaxilar é usado apenas como termo clínico, sendo o diagnóstico definitivo feito pelo exame microscópico.
Na miocardiopatia hipertrófica, pode, raramente, instalar-se infarto do miocárdio, mesmo na ausência de lesão coronariana aterosclerótica. Nessa situação, a etiopatogênese parece decorrer de um conjunto de condições como redução na velocidade do fluxo sanguíneo e na reserva coronariana, alterações anatômicas nas arteríolas intramiocárdicas, tamanho inadequado das coronárias em relação à massa hipertrofiada, compressão coronariana pela hipertrofia septal e espasmo coronariano.