Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de são paulo - sp

Foram encontradas 1.666 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2801857 História

Um professor de história inspira-se nas observações metodológicas de Leandro Karnal a respeito do uso de obras de arte no ensino da História para tratar da cultura do Renascimento: “Não se deve estabelecer na análise artística uma leitura de ‘reflexo’ da sociedade, pois significaria negar o estatuto da própria arte. A arte não é um reflexo, mas constitui também a maneira de perceber o mundo e passa a constituir este mesmo mundo”.


Imagem associada para resolução da questão


(Piero della Francesca, Perspectiva de uma cabeça, desenho a bico de pena, in Sobre a perspectiva do pintar, 1474.)


As opções a seguir interpretam corretamente o documento iconográfico no contexto da cultura renascentista, sem reduzir a arte a um reflexo da sociedade, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q2801849 História

Na Tese 9, Walter Benjamin se refere a um quadro de Paul Klee intitulado Angelus Novus. Nele está representado um anjo que crava o seu olhar sobre algo do qual parece estar se afastando. Olhos arregalados, boca aberta e asas estiradas: para Benjamin, este é o retrato do anjo da história que, ao olhar para o passado, no lugar de ver uma cadeia de eventos, enxerga uma única catástrofe que amontoa escombros e os arremessa aos seus pés. Frente às ruínas, o anjo tem o intuito de despertar os mortos e juntar os destroços, mas do paraíso sopra uma tempestade que o atira em direção ao futuro de maneira inexorável. Para Benjamin o que chamamos de progresso é essa tempestade e a sua Tese 9 é uma alegoria que associa progresso a catástrofe.


A respeito desta associação nas Teses Sobre o Conceito de História (1940), analise as afirmativas a seguir.


I. A crítica de Benjamin à concepção progressiva e finalista da história se baseia na crítica à ideia de uma temporalidade contínua, homogênea e vazia, à qual contrapõe o conceito de “tempo do agora”, sem correspondência com a temporalidade linear das ciências naturais.

II. O sentimento de urgência presente nas Teses resulta do dilema pessoal que o autor vive em 1940 e também de seu programa historicista de, com base em instâncias metódicas, reconstituir objetivamente o patrimônio histórico e cultural do passado que a guerra e os fascismos estavam destruindo.

III. Ao “anjo da História”, incapaz de mudar o passado e eliminar a catástrofe da guerra, cabe resgatar a memória de cada “ruína” da história, vale dizer, de todas as etapas que foram necessárias para que a humanidade conquistasse a consciência do progresso como razão e liberdade.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2801833 História

“O Egito já não são apenas os faraós, mas também as muitas e muitas aldeias, não há apenas continuidade, mas mudança, mostra-se que ali conviviam povos e culturas variadas: egípcios, núbios, hícsos, hebreus, gregos, romanos. A Mesopotâmia já não é apenas o mundo dos déspotas precursores de Saddam Hussein, mas um local onde a variedade cultural produziu uma infinidade de reflexões, muitas delas profundamente enraizadas em nossa própria cultura. Os hebreus já não são apenas precursores do cristianismo, mas fazem parte de nossa própria maneira de conceber o mundo. A Antiguidade tampouco inicia-se com a escrita, mas, cada vez mais, busca-se mostrar como o homem possui uma História Antiga multimilenar, anterior à escrita em milhares de anos.”


FUNARI, Pedro Paulo “A renovação da História Antiga” in KARNAL, Leandro (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. Contexto, 2015, p. 97.)


Nesse trecho, o autor se refere à renovação da História Antiga nos livros didáticos brasileiros ocorrida nas últimas três décadas. A respeito das inovações interpretativas que permitiram sua renovação, analise as afirmativas a seguir.


I. A revisão da concepção oitocentista da dualidade entre Oriente e Ocidente desconstruiu a visão eurocêntrica da História Antiga, até então considerada a etapa fundadora da História Universal.

II. A incorporação de novos temas, como, por exemplo, o das relações de gênero, ressignificou o estudo da História Antiga em função da relação entre o mundo contemporâneo em que vivemos e a experiência social da Antiguidade.

III. A crítica à hegemonia dos documentos escritos e a incorporação da cultura material, pelo estudo de edifícios, estátuas, cerâmica e pinturas, possibilitaram o fortalecimento de uma história política da Antiguidade.


Assinale:

Alternativas
Q2801811 História

Observe a tabela sobre as taxas anuais de crescimento em setores da economia brasileira


Anos

Agricultura

Indústria

1920-1929

4,4%

2,8%

1933-1939

1,7%

11,2%

1939-1945

1,7%

5,4%


Apud FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995, p. 392.


Com base na tabela, assinale a opção que caracteriza corretamente o desempenho da economia brasileira, entre 1920 e 1945.

Alternativas
Q2801708 História

Imagem associada para resolução da questão


Pereira Neto, Revista Illustrada, 16/11/1889, apud B. Fausto. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995, p. 247.)


Com relação ao contexto intelectual próprio da passagem do Império para a República, com base na imagem, analise as afirmativas a seguir.


I. Os republicanos brasileiros, de orientação francesa, se inspiraram no uso de alegorias femininas para veicular ideais liberais, como a Marianne, vestida à romana, com túnica, sandálias e barrete frígio jacobino.

II. A figura feminina possuía um aspecto belicoso, indicado pelas armas que empunha e pelos louros da vitória encimados na bandeira do novo regime, em homenagem aos vitoriosos do 15 de novembro.

III. O visconde de Ouro Preto foi representado ajoelhado no ato de entrega do poder à República (a coroa), sustentada pelos militares, indicando que a nação brasileira alcançará o progresso sem guerra, em sintonia com a ideologia positivista.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2801691 História

Leia os fragmentos a seguir.


I. (...) Fazemos saber a todos os Nossos Subditos, que a Assemblea Geral Decretou, e Nós Queremos a Lei seguinte.

Art. 1º As embarcações brasileiras encontradas em qualquer parte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas, ancoradouros, ou mares territoriaes do Brasil, tendo a seu bordo escravos (...), ou havendo-os desembarcado, serão apprehendidas pelas Autoridades, ou pelos Navios de guerra brasileiros, e consideradas importadoras de escravos.

Aquellas que não tiverem escravos a bordo, nem os houverem proximamente desembarcado, porêm que se encontrarem com os signaes de se empregarem no trafico de escravos, serão igualmente apprehendidas, e consideradas em tentativa de importação de escravos.


Coleção das leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, v. 1, parte 1, p. 267.


II. (...) Faz saber a todos os Subditos do Imperio, que a Assembléa Geral Decretou, e Ella Sanccionou a Lei seguinte: Art. 1º Todos os escravos, que entrarem no territorio ou portos do Brazil, vindos de fóra, ficam livres. Exceptuam-se:

1º Os escravos matriculados no serviço de embarcações pertencentes a paiz, onde a escravidão é permittida, emquanto empregados no serviço das mesmas embarcações.

2º Os que fugirem do territorio, ou embarcação estrangeira, os quaes serão entregues aos senhores que os reclamarem, e reexportados para fóra do Brazil. Para os casos da excepção nº 1º, na visita da entrada se lavrará termo do numero dos escravos, com as declarações necessarias para verificar a identidade dos mesmos, e fiscalisar-se na visita da sahida se a embarcação leva aquelles, com que entrou. Os escravos, que forem achados depois da sahida da embarcação, serão apprehendidos, e retidos até serem reexportados.


(Coleção de Leis do Império do Brasil, Rio de janeiro, vol. 1 pt 1, p. 182.)


Os fragmentos I e II correspondem, respectivamente,

Alternativas
Q2801664 História

Imagem associada para resolução da questão


Tráfico de escravos para a América portuguesa, nos séculos XVII e XVIII.


O tráfico de escravos, na Época Moderna, envolvia a sociedade colonial da América Portuguesa e as sociedades africanas.


Com base no mapa, a respeito do tráfico de escravos, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2801661 História

Imagem associada para resolução da questão


Frontispício de Nova Lusitania, Historia de Guerra Brasilica (1675, Lisboa), de Francisco de Brito Freire.


Com relação às invasões holandesas do século XVII, e com base na análise do frontispício, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) As invasões holandesas se inserem no quadro das relações internacionais entre os países europeus, disputando o controle do comércio do açúcar.

( ) A capitulação holandesa, em 1654, imposta pelo poderio português, é objeto de propaganda no frontispício mediante a sobreposição do escudo da Restauração a um mapa que alude aos domínios do Império ultramarino português.

( ) A especificidade do conflito em terras coloniais, marcado pelo uso de emboscadas com pequenos grupos, em constante movimento, está indicada na referência à “guerra brasílica” no título da obra.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2784771 Matemática

Para trabalhar um conceito ainda pouco conhecido por seus alunos, o professor exibiu contraexemplos relacionando características de alguns polígonos. Para isso, preparou o seguinte exercício para seus alunos:


Observe as figuras a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão


Quais são as figuras formadas por poligonais abertas? Quantos lados tem cada figura? Quantas diagonais tem cada figura? Quais figuras têm todas as suas diagonais em seu interior? Quais figuras são polígonos convexos?


Essa questão envolveu os seguintes conceitos:

Alternativas
Q2784768 Matemática

As figuras a seguir representam 2 canteiros que serão cercados e onde serão plantadas mudas de flores.


Imagem associada para resolução da questão


Dentre as ponderações do dono listadas a seguir, assinale a que afirma motivo correto para a decisão.

Alternativas
Q2784735 Matemática

Quando um motorista aciona o freio de seu carro, o veículo ainda percorre certa distância até parar. Esse caminho percorrido pelo automóvel, depois que o freio é acionado, é chamado de espaço de frenagem do veículo. O espaço de frenagem de um veículo depende da velocidade do veículo no momento em que é acionado o freio e de outros fatores, como por exemplo, as condições da pista e a intensidade dos ventos.


O gráfico representa o espaço de frenagem em função da velocidade de um determinado carro.


Imagem associada para resolução da questão

Lendo as informações contidas no gráfico, é correto afirmar que

Alternativas
Q2784724 Matemática

Um sistema com duas equações tem suas soluções representadas pelas retas r e s.


Imagem associada para resolução da questão


Sobre esse sistema, é correto afirmar que

Alternativas
Q2784719 Matemática

Josefina desenhou, em uma folha de papel sulfite, que tem por medidas 29,7 cm por 21 cm, uma margem de 3 cm, como mostra a ilustração a seguir, para depois fazer uma colagem de fotografias.


Imagem associada para resolução da questão


O cálculo da área a ser usada para a colagem pode ser obtido

Alternativas
Q2784715 Matemática

Analise os desenhos a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que indica os desenhos que podem representar planificações para o cubo

Alternativas
Q2784714 Matemática

José resolveu construir um galinheiro retangular e encontrou, para cercá-lo, apenas 10 m de tela. Sua casa é muito longe do comércio e ele tem urgência de construir o galinheiro. José quer que o galinheiro tenha a maior área possível. Para economizar tela, pretende usar o muro da fazenda como uma das paredes do galinheiro.


Imagem associada para resolução da questão


A solução para o problema será encontrada pelo

Alternativas
Q2784710 Matemática

O bloco que aparece no desenho representa um alimento que vai ser mastigado e a tinta, que vai ser usada para pintar o bloco, representa a saliva produzida durante a mastigação.


Imagem associada para resolução da questão


Obs.: considere o quadrado que forma a face de um cubo pequeno como unidade de área.


Primeiro caso: a tinta cinza (saliva) envolve o bloco (alimento) apenas na parte externa e não toca o interior. Esse seria o caso de engolirmos alimentos sólidos sem nenhuma mastigação.


Imagem associada para resolução da questão


Segundo caso: o bloco sofreu um primeiro ataque dos dentes e foi cortado em fatias como mostra o desenho. Assim, são pintadas todas as faces de cada uma das três fatias.


Imagem associada para resolução da questão

Terceiro caso: novamente os dentes entram em ação e fracionam novamente as fatias produzindo 24 pedaços menores, como mostram as figuras.


Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão


Considerando a área que seria coberta pela tinta para cobrir todas as partes, é correto afirmar que

Alternativas
Q2784702 Matemática

A seguir estão escritas algumas letras do alfabeto grego básico.


Imagem associada para resolução da questão


Sobre essas letras, analise as afirmativas a seguir.


I. Todas são linhas poligonais.

II. Algumas são linhas abertas simples.

III. Apenas uma é uma linha poligonal fechada.

IV. Algumas são poligonais abertas.

V. Todas são linhas não-simples.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2784699 Matemática

O gráfico a seguir representa as posições em função do tempo de dois móveis, M e N, ao longo de uma mesma linha.


Imagem associada para resolução da questão


Sobre o movimento dos móveis representados, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2784689 Pedagogia

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede regular de ensino do município de São Paulo fizeram, no ano passado, os testes da Prova Brasil.


Sobre a Prova Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A Prova Brasil, que ocorre a cada dois anos, foi idealizada para produzir informações a respeito do ensino oferecido por município e escola, com o objetivo de estabelecer ações pedagógicas e administrativas capazes de melhorar a qualidade do ensino.

( ) A Prova Brasil, a partir de 2009, é aplicada em todas as escolas, urbanas ou rurais, que tenham o número mínimo de 20 alunos nas séries avaliadas.

( ) Os resultados da Prova Brasil servem de referência para a definição de metas a serem alcançadas, gradualmente, pelas redes públicas de ensino até 2021.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2784668 Pedagogia

O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização.


O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: D
5: E
6: B
7: A
8: D
9: D
10: C
11: E
12: A
13: E
14: A
15: D
16: D
17: B
18: D
19: B
20: D