Questões de Concurso
Comentadas para crp - 9ª região (go)
Foram encontradas 261 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
As atribuições profissionais do psicólogo no Brasil estão descritas na Resolução CFP nº 003/2007, que institui a Consolidação das Resoluções do Conselho Federal de Psicologia. Sobre as inscrições e registros nos Conselhos Regionais, não podemos afirmar que:
Larrat (2008), em seu artigo, faz uma breve revisão de informações avaliadas como importantes para o entendimento da inserção do psicólogo em equipe interdisciplinar de saúde, considerando-a a partir da perspectiva da Análise Institucional. Analise as seguintes afirmações descritas e defendidas pelo autor.
LARRAT, E. A inserção do psicólogo em equipe interdisciplinar: calar ou deixar falar a especificidade? Práxis e Formação. Rio de Janeiro, ano 1, p.30-36, 2008. |
I. É proposta a ideia de que o psicólogo inserido em uma equipe interdisciplinar de saúde deva fornecer atendimento clínico aos seus pacientes.
II. O Movimento lnstitucionalista tem suas correntes fundamentadas no Marxismo e na Psicanálise.
III. Uma vez formada a instituição, o "instituinte" deixa de existir.
IV. Instituição é um conjunto de normas, padrões e atividades agrupadas em torno de valores e funções sociais.
Está correto o que se afirma em:
O Conselho Federal de Psicologia criou uma comissão de avaliação de testes psicológicos no Brasil em 2001 e se propôs a indicar os instrumentos com melhores qualificações, ao passo que restringiu o uso dos demais. De acordo com o site: http ://www2. pol .org. br / satepsi/sistema/ ad mi n .cfm ?lista 1= sim, assinale a alternativa que contém o teste psicológico aprovado para uso.
Teste destinado a adultos, inicialmente criado para avaliar a inteligência de candidatos a motoristas. Caracteriza-se como uma medida de inteligência não verbal, construída para ser usada principalmente em pessoas com instrução de nível fundamental:
Considerando a necessidade de aprimorar os instrumentos e procedimentos técnicos de trabalho dos psicólogos e de revisão periódica das condições dos métodos e técnicas utilizados na avaliação psicológica, a Resolução CFP n º 002/2003 define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos. Com base nesse documento, é incorreto afirmar que:
O sigilo profissional tem por finalidade proteger a pessoa atendida. Todo psicólogo, em seu exercício profissional, está obrigado ao sigilo, sendo este um dos pontos fundamentais sobre os quais se assenta o trabalho profissional. Tendo em vista a preocupação em garantir o sigilo, algumas situações requerem reflexões e atenção especial:
I. Havendo necessidade do envio de informações sigilosas pelo correio para algum outro profissional, é preciso que no envelope seja colocada uma identificação de documento para que a correspondência possa chegar às mãos do destinatário.
II. Quando, por falta dos devidos cuidados, ocorre a quebra do sigilo, o profissional está incorrendo em falta ética.
III. Mesmo em casos excepcionais, não há possibilidade de o psicólogo decidir pela quebra do sigilo.
IV. Caso o psicólogo tenha dúvida sobre a decisão pela quebra do sigilo, é orientado a ele que busque o auxílio do próprio Conselho para ajudá-lo na reflexão crítica para uma tomada de decisão fundamentada.
Está correto o que se afirma em:
Sobre os deveres fundamentais dos psicólogos, seguindo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é incorreto afirmar que:
Toda profissão define-se a partir de práticas que buscam atender a demandas sociais, norteadas por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo. Dessa maneira, o Código de Ética Profissional do Psicólogo oferece diretrizes para sua formação, delineando as responsabilidades e deveres do psicólogo. Analise atentamente as afirmações sobre a prática desse profissional.
I. É permitido induzir qualquer pessoa ou organização a recorrer a seus serviços.
II. É vedado prolongar, desnecessariamente, a prestação de serviços profissionais.
III. Ao participar de greves ou paralisações, deverá garantir que as atividades de emergência não serão interrompidas.
IV. No atendimento à criança, não deverá, em hipótese alguma, comunicar aos pais ou responsáveis as informações obtidas.
V. Ao promover publicamente seus serviços, poderá utilizar o preço do atendimento como forma de propaganda.
Seguindo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, está correto o que se afirma em:
Constata-se, no exercício profissional dos psicólogos no âmbito judiciário, a predominância das atividades de confecção de laudos, pareceres e relatórios, no pressuposto de que cabe à Psicologia, neste contexto, uma atividade predominantemente avaliativa e de subsídio aos magistrados (Arantes, 2004).
ARANTES, E.M.M. Pensando a Psicologia aplicada à justiça. ln: GONÇALVES, H.S.; BRANDÃO, E.P. (orgs.) Psicologia Jurídica no Brasil. Rio de Janeiro: Nau Ed., 2004, p.15-49. |
De acordo com as informações citadas pela autora, é incorreto afirmar que:
"Frequentemente gostaríamos de ver algumas pessoas em particular mudar para melhor, mas nem sempre temos controle sobre as consequências que são responsáveis por sua conduta. Se o temos, podemos mudar as consequências e ver se a conduta também muda. Ou podemos prover as mesmas consequências para conduta desejável e ver se a nova substitui a antiga". (Sidman, 1995, p. 104)
SIDMAN, M. Coerção e suas implicações. Campinas: Editorial Psy, 1995. |
Assim, se quisermos mudar o comportamento, é importante identificar o comportamento e as consequências, alterar as consequências, atuar na relação entre o ato e a consequência e ver se o comportamento muda. Esse é um procedimento ativo e é a essência da:
De modo geral, o termo comportamento refere-se à atividade dos organismos (animais) que mantém intercâmbio com o ambiente. Numa linguagem mais rigorosa, seguindo a abordagem da Teoria Comportamentalista, podemos dizer sobre o comportamento:
(A) O termo "comportamento verbal" foi proposto para enfatizar que linguagem é um comportamento modelado e mantido por consequências e não é algo ou uma propriedade que alguém possua ou, muito menos, uma entidade interna.
(B) O universo de cada sujeito é constituído de uma parte pública e de uma parte privada.
(C) A pessoa pode, de forma encoberta, estabelecer estímulos discriminativos para os próprios comportamentos, pode avaliá-los, porém nunca poderá consequenciá-los.
(D) Uma consequência importante do comportamento verbal é que o falante se torna também ouvinte e pode reforçar amplamente seu próprio comportamento.
Está correto o que se afirma em:
O Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise são consideradas, por inúmeros autores, as três mais importantes tendências teóricas da Psicologia no século 20. Seguindo cada uma das abordagens, assinale a alternativa correta que descreva os aspectos conceituais relacionados.
Todo comportamento de um organismo vivo tende a se repetir, se nós recompensarmos o organismo assim que este emitir o comportamento. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado após sua ocorrência. Assim, o organismo irá associar essas situações com outras semelhantes. Formulada por Edward Thorndike, essa lei que foi de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista é denominada:
"A história da construção da Psicologia está ligada, em cada momento histórico, às exigências de conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo". (Bock, Furtado & Teixeira, 2002, p.31)
BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L.T. Psico/agias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13.ed. reform e ampl. São Paulo, Saraiva, 2002. |
Para compreender a diversidade com que a Psicologia se apresenta hoje, é indispensável recuperar sua história. Assim, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que, corretamente, preenche as lacunas a seguir.
Um dos grandes marcos da história da Psicologia como ciência e pesquisa foi em _________ com o estabelecimento do primeiro laboratório psicológico do mundo criado por _____________.
Segundo Cotrim (2002), o "[ ... ] vasto conjunto de concepções geralmente aceitas como verdadeiras em determinado meio social recebe o nome de":
COTRIM. Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 15. ed. São Paulo : Saraiva, 2002. |
Francelin (2004) revisa alguns aspectos da constituição do conhecimento científico e descreve características de eventos que se desenvolveram e ainda se desenvolvem a partir de novos conceitos em torno da própria ciência, como o senso comum. Considere as seguintes afirmações.
FRANCELIN, M. M. Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. Ci. lnf., Brasília, v. 33, n. 3, dez. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/ scielo. ph p ?scri pt=sci _ a rttex t&pid=S0100- 19652004000300004&Ing=pt&nrm=iso>. acessos em 27 jan. 2012. |
I. A ciência, aparentemente, busca por meio de seu rigor na pesquisa, no debate e crítica de opiniões, afastar-se do senso comum.
II. No meio científico, deve haver plena consciência de que uma pesquisa que leva a um novo conhecimento não é definitiva.
III. No senso comum, as opiniões obtidas podem ser emitidas como verdadeiras e definitivas.
IV. A caracterização do senso comum não passa, necessariamente, por critérios de verdade ou falsidade, mas sim pela "falta de fundamentação sistemática".
Está correto o que se afirma em:
D'Oliveira (1984) registra em seu livro as experiências e inquietações enquanto pesquisadora e professora de Psicologia. Assim, o material fornece subsídios para uma atuação em ciência e pesquisa com o intuito de reconhecê-las e compará-las com outras atividades do conhecimento humano. Considerando suas informações, é incorreto afirmar que:
D'OLIVEIRA, M.M.H. Ciência e pesquisa em psicologia: uma introdução. São Paulo: EPU, 1984. |
Considere as seguintes afirmações.
1. Ato pelo qual se dá conhecimento ao representado da existência de representação, bem como lhe dá oportunidade de prestar esclarecimentos.
2. Ato pelo qual se dá conhecimento ao psicólogo processado da instauração do processo disciplinar, bem como lhe concede a oportunidade de se defender no prazo que específica.
3. Ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos da representação ou do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa.
Os conceitos acima, de acordo com o Código de Processamento Disciplinar instituído pela Resolução CFP ng 06/2007, correspondem, respectivamente, a:
Os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de _______, observando-se a responsabilidade por eles tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica.
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna, de acordo com a Resolução CFP nq 7/2003.