Questões de Concurso
Comentadas para crb 14º região - sc
Foram encontradas 66 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Sobre Conceito e Assunto, relacione as colunas e assinale, em seguida, a alternativa que apresenta a correta associação.
Coluna I
1. Assunto básico.
2. Assunto simples.
3. Assunto composto.
4. Assunto complexo.
Coluna II
a. Literatura.
b. Poesia da Literatura Francesa.
c. Influência da Bíblia na Literatura Francesa.
d. Literatura Francesa.
A recuperação digital de informações tem relação com a recuperação digital de dados, mas elas apresentam propriedades que as distinguem. Relacione as colunas abaixo sobre as propriedades da recuperação de dados e as propriedades da recuperação de informações e, em seguida, assinale a alternativa que contempla a correta associação.
Coluna I
1. Recuperação de dados.
2. Recuperação de informações.
Coluna II
a. Adequação exata.
b. Inferência por dedução.
c. Modelo probabilístico.
d. Classificação politética.
e. Linguagem de consulta natural.
f. Resposta ao erro insensível.
Um sistema de recuperação de informação é uma organização para armazenar e tornar disponível a informação. Analise as assertivas abaixo sobre sistemas de recuperação de informação.
I. Índice é um nome genérico que contempla catálogos, bibliografias, índices de artigos de periódicos, índices de livros, entre outros.
II. A linguagem empregada para descrever os assuntos dos documentos é chamada de linguagem e indexação.
III. Há três métodos fundamentais de indexar o tema de documentos: por palavra, por conceito e por número.
IV. Os sistemas que fazem a indexação à base de conceitos compostos, isto é, assuntos que consistem em dois ou mais conceitos simples combinados, são chamados sistemas pré-coordenados.
Está correto o que se afirma em:
Relacione as colunas abaixo referentes às peculiaridades dos documentos convencionais e eletrônicos e, na sequência, assinale a alternativa que contempla as associações corretas.
Coluna I
1. Documento Convencional.
2. Documento Eletrônico.
Coluna II
a. Registro e uso de símbolos com suporte magnético ou óptico.
b. Conteúdo e suporte não se separam; visualização simultânea de ambos.
c. Forma física: inclui contexto tecnológico (hardware e software).
d. A articulação do conteúdo envolve saudação, data e assinatura manual.
e. Identificação por entidade lógica.
A organização de uma biblioteca compreende algumas atividades de Organização & Métodos, popularizada como O&M. Dentre essas atividades temos, EXCETO:
A estruturação da administração pública compreende órgãos de administração direta e indireta. É correto afirmar que:
Sobre as ferramentas de construção colaborativa de conhecimento – popularmente conhecidas como wikis – é correto afirmar que a maioria:
Assinale a alternativa correta sobre a Lei nº 12.244/2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país:
Assinale a alternativa correta quanto ao que prevê a Lei n° 9.674/1998, no artigo 3º, sobre quem pode exercer privativamente a profissão de bibliotecário:
Analise as afirmativas referentes à Lei n° 9.674/1998:
I. No exercício da função, o Bibliotecário obriga-se a citar o número de registros no Conselho Regional, em todos os documentos de responsabilidade profissional.
II. Bibliotecas Públicas localizadas em Municípios com até dez mil habitantes e cujo acervo não ultrapasse duzentos exemplares catalogados poderão funcionar sob a supervisão de um Técnico em Biblioteconomia, devidamente registrado perante o Conselho.
III. Caracteriza exercício ilegal da profissão de bibliotecário a falta do competente registro e o pagamento da anuidade ao Conselho Regional.
IV. Transgredir preceitos do Código de Ética Profissional constitui infração disciplinar.
Está correto o que se afirma em:
Para utilizar o Microsoft Office Word 2013 de forma mais eficiente o usuário personalizou a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido adicionando um comando representado pelo seguinte botão:
Indique a alternativa que apresenta o comando representado pelo botão acima:
Considere o contexto a seguir:
Ao utilizar um computador com o sistema operacional Microsoft Windows 7 o usuário deparou-se com a situação em que a aparência do sistema foi configurada com o tema “Preto em Alto Contraste”, prejudicando seu conforto visual e de trabalho.
Exemplo:
Para alterar tal configuração no sistema operacional supracitado o usuário poderá:
Indique a alternativa que apresenta um comando do Microsoft Office PowerPoint 2013, acompanhado do seu atalho de teclado correto e respectivo botão de acionamento:
O Google Chrome, navegador de internet amplamente utilizado em vários dispositivos computacionais de comunicação, possui um recurso que permite ao usuário realizar o login para conectar uma conta Google e navegar de forma personalizada.
A conexão de uma conta Google no navegador Google Chrome é útil para:
Observe a imagem do software Microsoft Explorer do sistema operacional Microsoft Windows 7:
Considerando a imagem acima, indique a alternativa que corresponde à enumeração correta da seguinte ordem de recursos e/ou áreas do software supracitado: “Painel de Navegação”, “Cabeçalho de Colunas”, “Painel de Detalhes” e “Lista de Arquivos”.
Qual o valor da soma das raízes da equação: y = x2 - 4?
Uma folha de papel A4 tem as medidas de 21 e 29,7 cm e uma folha de papel A3 tem as medidas de 29,7 e 42 cm. Qual a soma das áreas de uma folha de papel A4 e uma folha de papel A3?
Em um seminário, cada pessoa aperta uma única vez a mão de outra pessoa. Cada pessoa aperta a mão de todas as pessoas presentes. Então, com 10 pessoas presentes, quantos são os apertos de mão, ao todo?
O quociente de dois números naturais é 4 e a diferença entre eles é 93. Qual a soma desses dois números?
Uma empresa faturou em um mês o valor de R$ 500.000,00 e teve como incidência 18% de ICMS em cima desse faturamento. Qual o valor correspondente a esse tributo no referido mês?