Questões de Concurso
Comentadas para analista de trânsito
Foram encontradas 223 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
No processo de formação política, o município Brejo de Madre de Deus foi desmembrado do município de:
_______________________ foi onde o município de Brejo de Madre de Deus foi fundado.
A lacuna acima é corretamente preenchida por:
Leia o texto a seguir para responder às questões de 21 a 28.
Dinheiro na mão é vendaval
Notas e moedas sumiram de nossas vidas - e ninguém percebeu.
Walcyr Carrasco
Outro dia eu resolvi ir a um restaurante no Rio de Janeiro, localizado em um bairro da Zona Sul, tradicional e elegante. Vesti uma roupa especial para a ocasião, passei um bom perfume, peguei a carteira com meus cartões, apesar de usar mais os virtuais hoje em dia. Empoderado e bem acompanhado, entrei no local, certo de que faria uma deliciosa refeição. Pedi uma mesa para dois. Quando sentamos, o garçom nos trouxe o menu. E perguntou: "Já conhecem o restaurante?”. Respondi: "Não, mas já há algum tempo queria conhecer”. Ele disse : "Só quero adiantar que não trabalhamos com cartões." Sorri e disse: "Tudo bem, eu faço um Pix.” Aí ele frisou: "Só aceitamos pagamento em cash.” Meu mundo desmoronou. Ele nos acompanhou até a saída. Logo ao lado havia outro restaurante. Entramos. A mesma cena se repetiu. Surpreso, soube que os dois eram do mesmo dono. Questionei como isso era possível nos dias atuais. Há muito tempo não passava por uma situação assim. O segundo garçom explicou que os dois restaurantes eram frequentados por clientes antigos e fiéis, que já conheciam as normas e sempre estavam preparados. Realmente, observei e o restaurante estava longe de parecer vazio. Corremos para um food truck, e nos resolvemos.
Refleti que de fato eu utilizo cada vez menos dinheiro em papel ou moeda, assim como todos os meus amigos e conhecidos. Antes eu sempre tinha um trocado. Separava o dinheiro do restaurante, do táxi, da gorjeta. Sempre tinha uma bolsinha para as moedas. Hoje, basicamente, eu preciso do meu celular. Carro é por aplicativo, reservas on-line, restaurantes pagos por aproximação do celular. E a gorjeta? O exército de profissionais que dependia de gorjetas dançou, porque ninguém mais anda com dinheiro vivo. A não ser que se dê a gorjeta também no cartão. Mas o mundo avançou tanto na seara digital que, há pouco tempo, na entrada do Aeroporto Santos Dumont, um senhor me estendeu a mão pedindo uma ajuda. Respondi que não tinha dinheiro em mãos. "Aceito Pix”, ele respondeu. Para um amigo que queria um queijo coalho na Praia de Ipanema e estava desprevenido, a vendedora propôs, mostrando um cartão: “Aponta seu celular pra esse QR code que o pagamento vai cair direto na minha conta." Minha reflexologista anda com uma maquininha de cobrança no próprio celular. Mas dinheiro virou algo simbólico. Obsoleto. Mesmo os grandes bancos se resolvem com cifras digitais. Imagine se todos os correntistas de qualquer banco exigirem, no mesmo dia, retirar tudo em dinheiro. O banco entra em colapso.
As cédulas coloridas, as moedas desenhadas, o cheirinho da grana, tudo isso tornou-se raro. Uma mala cheia de dinheiro vivo hoje em dia é suspeita. No mínimo, vão achar que é propina de político. Ou algum pagamento questionável, que alguém recebe e não declara. Outro dia vi a clássica imagem de Tio Patinhas nadando em dinheiro. Hoje em dia seria impossível. O próprio Tio Patinhas teria seus apps. A canção de Paulinho da Viola intitulada Pecado Capital diz que dinheiro na mão é vendaval na vida de um sonhador. Foi premonitória. O vendaval já passou. Dinheiro na mão? Ninguém tem mais.
Publicado em VEJA de 1º de março de 2024, edição nº 2882.
"Vesti uma roupa especial para a ocasião, passei um bom perfume, peguei a carteira com meus cartões, apesar de usar mais os virtuais hoje em dia." 1º§
As duas primeiras vírgulas nesse trecho separam:
O atalho de teclado utilizado no Microsoft Excel para ocultar as linhas selecionadas é o:
O atalho de teclado utilizado no Microsoft Word para refazer uma ação é o:
Utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus, gera infração de natureza:
A ferramenta do Microsoft Word utilizada riscar o texto traçando uma linha no meio dele é encontrado na guia:
Assinale a alternativa que contém uma infração de natureza média.
Em vias de trânsito rápido, onde não haja sinalização, a velocidade máxima é de:
Em consonância com a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, podemos afirmar, EXCETO:
De acordo com as normas gerais de circulação e conduta, é correto afirmar:
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que contém uma norma de circulação e conduta.
Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há ........... ano na categoria ............, e não ter cometido mais de uma infração ............ nos últimos ............. meses.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Quando não for imediata a identificação do infrator, o principal condutor ou o proprietário do veículo terá o prazo de ........... dias, contado da notificação da autuação, para apresentá-lo, na forma em que dispuser o Contran, e, transcorrido o prazo, se não o fizer, será considerado responsável pela infração o principal condutor ou, em sua ausência, o proprietário do veículo.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Contudo Manoel conduzia seu automóvel em uma via urbana e se deparou com uma via coletora onde não existe sinalização regulamentadora, mas por ter estudado o Código de Trânsito Brasileiro, Manoel tem conhecimento que nesta situação específica a velocidade máxima será de:
Analise o trecho abaixo:
Aos quinze dias do mês de janeiro de dois mil e vinte e três, às quatorze horas, na sala de reuniões da Fundação Municipal de Trânsito, da cidade de Ipatinga, em encontro realizado com todos os líderes de setores do referido órgão, com a finalidade de propor medidas inovadoras para a racionalização do uso de energia elétrica, decidiu-se pela aprovação dos seguintes projetos.
O trecho descrito refere-se ao começo de: