Questões de Concurso
Comentadas para oficial técnico de inteligência – área de planejamento estratégico
Foram encontradas 133 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) Na guia “Planilha”, é possível definir a orientação (retrato ou paisagem) da planilha a ser impressa.
( ) Na guia “Planilha”, é possível selecionar um intervalo de planilha a ser impresso, usando a caixa “Área de Impressão”.
( ) Na guia “Página” é possível configurar a impressão de títulos de linha e coluna.
( ) Na guia “Margens”, é possível personalizar o cabeçalho e o rodapé da planilha.
Assinale a opção com a sequência CORRETA.
Para combater, eficientemente, as diversas modalidades de crimes transnacionais é preciso penetrar na hierarquia compartimentalizada das organizações criminosas para conhecer seus objetivos e ligações e antecipar suas ações.
Caso sejam aplicados os princípios da teoria de Hezberg na reestruturação dos cargos de um órgão público, deve-se observar que o êxito na motivação dos servidores depende mais da associação de novas atribuições e responsabilidades aos cargos criados que do aumento da remuneração correspondente a esses cargos.
No processo de implementação do orçamento base-zero, os pacotes de decisão, ordenados por critérios previamente fixados pela alta direção da organização, são informados por meio do planejamento estratégico.
São exemplos de elementos de despesas no orçamento: distribuição de receitas, sentenças judiciais e despesas de exercícios anteriores.
O orçamento funcional-programático é classificado por área, objetivo e projetos.
A classificação por categoria econômica possibilita que o orçamento constitua instrumento de análise e ação de política econômica, para ser utilizado, por exemplo, no fomento ao desenvolvimento nacional e no controle do deficit público.
Após a elaboração do orçamento-zero, os gastos devem ser aprovados com base em critério único, previamente definido para todas as atividades ou operações.
O orçamento base-zero deve ser desenvolvido de forma isolada, com base nas peculiaridades de cada área a ser atendida.
De acordo com o princípio que rege o orçamento base-zero, todas as atividades devem ser justificadas antes de serem tomadas as decisões relativas aos recursos a serem alocadas em cada departamento ou setor.
A implementação do orçamento base-zero oferece vantagem a organizações sem fins lucrativos e inúmeras desvantagens a organizações com fins lucrativos.
Identificam-se duas vantagens na implementação do orçamento base-zero: a rapidez de elaboração e a facilidade de execução.
No processo de implementação do orçamento base-zero, os incrementos nos pacotes de decisão somente devem ser aprovados após o responsável pelo pacote, justificar os resultados do aumento dos gastos e enfatizar os benefícios para a organização.
Na elaboração do orçamento base-zero, é possível alterar a responsabilidade da carga de trabalho, a partir de uma base-zero, prescindindo-se da análise do custo-benefício de todos os projetos, processos e atividades.
A respeito das categorias orçamentárias, julgue o próximo item.
Entre as categorias orçamentárias, a função representa o menor nível de agregação dos diversos setores de despesa que competem ao setor público.
Atividade consiste em ação destinada a fornecer produtos, como bens e serviços, por prazo determinado, com base na análise custo-benefício.
O PDCA é uma ferramenta gerencial de tomada de decisões para o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização.
No ciclo PDCA, o planejamento pode ser dividido em quatro subprocessos: identificação do problema, observação, análise do processo e plano de ação.
A utilização do PDCA constitui forma de agregar valor ao produto ou serviço, por meio de quatro ações inerentes a esse método: planejamento, execução, controle e acompanhamento.
A publicidade de utilidade pública deve vincular-se a objetivos sociais de inquestionável interesse público e assumir caráter educativo, informativo ou de orientação social.