Questões de Concurso Comentadas para psicólogo educacional

Foram encontradas 827 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3092356 Psicologia
Jean Piaget (1896-1980) foi um pesquisador interessado pelo ensino. Contribuiu com pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças, criando uma teoria que marcou o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade.

Para este teórico, sobre a aprendizagem das crianças :

I- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é aquele no qual as crianças assumem um papel pouco experimental, sem a necessidade de manter contato com outras pessoas.
II- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado não colaborativo.
III- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado por descoberta.
IV- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é a interação consigo própria.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3092341 Pedagogia
Um estudo que procurou caracterizar as concepções de aprendizagem de estudantes universitários brasileiros em processo de formação inicial docente mostrou que, quando interrogados sobre como se aprende, os estudantes deram respostas como as  exemplificadas no quadro abaixo.

Estudante 1:
“É uma coisa que acontece naturalmente, não precisa de muito esforço, de forma inata, instintiva...”.

Estudante 2:
“Você pode tá estudando, mas não tá entendendo nada... decorar é bem diferente de você realmente aprender”.

Estudante 3:
“Principalmente com a troca de conhecimentos, tipo uma pessoa mais experiente ajuda outra que ainda não sabe tanto, para que nas interações entre as pessoas e com o meio possamos aprender...”.

Estudante 4:
“Quando a gente vê que aquilo deu errado; a gente não vai fazer aquilo de novo do mesmo jeito, a gente já procura outra maneira de fazer. É como se o erro fosse o estímulo... Isso... Estímulo e resposta mesmo...”.

Estudante 5:
“Através da memorização eu vou armazenando conhecimentos e os repassando. Eu entendo que aprendi, quando eu consigo repassar esses conhecimentos da forma como eles foram transmitidos pra mim...”.

Fonte: Freire, Gustavo Lima; Duarte, António Manuel. Concepções de aprendizagem em estudantes universitários brasileiros. Psicologia USP, v. 21, p. 875-898, 2010. Disponível em: Psicologia USP, acesso em 2024.Adaptado.

Analisando as concepções dos estudantes à luz das Teorias da Aprendizagem é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3092340 Pedagogia
Levando em conta o valor que as atividades adquirem quando as colocamos numa série ou sequência significativa, é preciso identificar as sequências didáticas como unidade preferencial para análise da prática educativa (Zabala, 2014).
Fonte: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]; traduação: Ernani F. da F. Rosa; revisão técnica: Nalú Farenzana. - Porto alegre: Penso, 2014.

Nesse sentido, analise as afirmativas de acordo com o que diz Zabala (2014) sobre as sequências didáticas.

I- São um conjunto de atividades, ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos pelos professores, mas não pelos alunos.
II- São consideradas unidade preferencial para análise da prática, pois elas mantêm o caráter unitário e reúnem toda a complexidade da prática, ao mesmo tempo que são instrumentos que permitem incluir as três fases de toda intervenção reflexiva: planejamento, aplicação e avaliação.
III- A maneira de configurar as sequências didáticas, ou seja, as atividades que as compõem e o modo como essas atividades são organizadas e articuladas em sequências ordenadas, é um dos traços mais claros que determinam as características diferenciais da prática educativa.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3092338 Pedagogia
O Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), na sua redação atual, cuja alteração foi feita em 2017, dispõe que “a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal” (Brasil, 1996, art. 62). Fonte: BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Neste contexto, com base no que dispõem os parágrafos do Art. 62, é CORRETO afirmar sobre a formação docente que:
Alternativas
Q3092337 Pedagogia
De acordo com Luckesi (2013), a prática educacional brasileira de aferição dos resultados da aprendizagem escolar opera, na quase totalidade das vezes, com a verificação, e não com a avaliação da aprendizagem.

Sendo assim, nos termos do autor citado, é CORRETO afirmar que a prática escolar da verificação trata de uma prática:
Alternativas
Q3092336 Pedagogia
De acordo com Zabala (2014), existem duas proposições acerca das diversas formas de organizar os conteúdos que, apesar de pontos coincidentes, partem de suposições e referenciais diferentes. São elas: propostas disciplinares e métodos globalizados. Fonte: Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]; traduação: Ernani F. da F. Rosa; revisão técnica: Nalú Farenzana. - Porto alegre: Penso, 2014.

Sendo assim, é CORRETO afirmar que, nos métodos globalizados: 
Alternativas
Q3092334 Pedagogia
Libâneo, em seu livro Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos, esclarece que “a contribuição essencial da educação escolar para a democratização da sociedade consiste no cumprimento de sua função primordial, o ensino.” (Libâneo, 2014, p. 12). Fonte: Libâneo, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

Neste contexto, e considerando o autor citado, analise as afirmativas abaixo sobre a democratização da escola pública.

I- A democratização da escola pública deve ser entendida como a ampliação das oportunidades educacionais, difusão dos conhecimentos e sua reelaboração crítica, aprimoramento da prática educativa escolar, visando à elevação cultural e científica das camadas populares.
II- A mudança nos processos de tomada de decisões no âmbito do sistema escolar, que é marcada unicamente pela participação de pais e professores nesses processos, é o que há de essencial na luta pela democratização da escola pública.
III- Do ponto de vista dos órgãos oficiais, a democratização da escola pública se encerra em viabilizar acesso à escola para as camadas mais pobres da população, não cabendo a esses órgãos preocupações com o oferecimento de condições mínimas que assegurem a permanência neste espaço.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3092332 Pedagogia
O documento que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outras questões, dispõe de forma explícita sobre os fundamentos pedagógicos para toda a Educação Básica brasileira. A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir:

I- Foco no desenvolvimento de competências.
II- Compromisso com a educação integral.
III- Apoio à fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento.

São fundamentos pedagógicos CORRETOS da BNCC apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q3092331 Português

Leia o post abaixo e analise as assertivas que seguem.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.instagram.com.Acesso em: 08 set. 2024.



I- O termo “se” está funcionando como pronome reflexivo e está indicando a existência de uma condição.


II- O termo “iluminará” indica que o verbo está na forma nominal do infinitivo.


III- O termo “ela” está sendo empregado de forma catafórica para referir-se a um termo já mencionado.


IV- Há ambiguidade no emprego do pronome “seu”, haja vista que, no fragmento, pode fazer menção a mais de um referente.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Q3092323 Português

Leia o Texto II e responda à questão.


Texto II


Disponível em: https://www.instagram.com.Acesso em: 06 set. 2024.

Assinale a alternativa CORRETA em relação à estrutura do período “Quando eu estiver pronto, começo”.
Alternativas
Q3092319 Português
Leia o Texto I e responda à questão.

Texto I

ÊXITO PESSOAL, FRACASSO NACIONAL

O descaso com a educação faz o país avançar muito pouco

    Nos esportes, só comemoramos o vencedor – o segundo colocado não recebe festa. Na educação, porém, consideramos vitória um avanço pessoal, ainda que seja prova de fracasso nacional. A televisão tem mostrado a fala de um jovem brasileiro celebrando ser o primeiro de sua família a ingressar em curso superior. Não há dúvida do sucesso do menino ao ser uma exceção em sua família. Mas seu sucesso pessoal e a publicidade como êxito social são provas do descaso nacional com a educação. Na terceira década do século XXI, duzentos anos depois da independência, quase um século e meio de república, quarenta anos depois da redemocratização, quinze anos de governos de esquerda, o atual ocupante do Planalto comemora o primeiro membro de uma família a ingressar no ensino superior.
    A publicidade revela fracasso ao admitir que o êxito do jovem ainda é uma exceção, sem mesmo dizer qual a qualidade de seu curso para dar-lhe chances na vida e condições de ajudar a construir um Brasil melhor. O governo ignora o fracasso público de não conseguir assegurar a conclusão da educação de base com qualidade a todos os brasileiros, independentemente da renda e do endereço de suas famílias. O jovem merece aplausos, mas sua glória indica que dez governos democráticos ainda comemoram a exceção devido ao descuido por não terem feito do ingresso na faculdade uma regra natural do talento de cada jovem, de qualquer origem social.
    Quando o jovem brilhante e bem-sucedido que aparece na publicidade do governo nasceu, a democracia já tinha 20 anos [...]. Desde então, o Brasil assistiu a diversas políticas públicas positivas que permitiram aumento substancial no número de vagas no ensino superior, inclusive graças à adoção de cotas raciais e sociais. Sem esse aumento de vagas e essas cotas, o jovem talvez não tivesse conseguido ser o primeiro da família a ingressar no ensino superior, mas os governos democráticos, inclusive de esquerda, não conseguiram fazer com que todos os jovens terminem a educação de base em cursos de qualidade para poder caminhar na vida em busca da felicidade pessoal, dispondo do conhecimento necessário para participar da construção do país, e ao mesmo tempo disputar vaga no ensino superior em condições iguais, independentemente da desigualdade social na sua origem. O governo comemora o êxito pessoal devido ao fracasso governamental: a justa comemoração de uma família pobre por conquistar a exceção do ingresso no ensino superior decorre da pobreza do governo na educação de base.
    É como se, no lugar de promover a abolição da escravatura para todos, os governos ainda hoje comemorassem a alforria de um jovem brilhante que consegue o raro feito de ser o primeiro de sua família a sair da escravidão ao ingressar no ensino superior. [...] Precisamos parar de comemorar exceções.

Fonte: BUARQUE, Cristovam. Êxito pessoal, fracasso nacional. Revista Veja, São Paulo, 2884 ed., 15 mar. 2024. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/cristovam-buarque/exito-pessoal-fracasso-nacional/. Acesso em: 20 ago. 2024.
No fragmento: “A publicidade revela fracasso ao admitir que o êxito do jovem ainda é uma exceção, sem mesmo dizer qual a qualidade de seu curso para dar-lhe chances na vida e condições de ajudar a construir um Brasil melhor.” (2º§), o termo “lhe”:

I-  Trata-se de um pronome oblíquo átono, empregado para retomar um termo antecedente.
II- Completa o sentido do verbo “dar”, funcionando como complemento verbal indireto.
III- Poderia ser substituído por “lhes” sem alterar o sentido da frase.
IV- O uso de “lhe” está incorreto gramaticalmente, devendo ser substituído por “o” para concordância adequada.
V- Poderia ser omitido sem prejuízo para a correção e os sentidos originais.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3054480 Psicologia
Sobre o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e o transtorno opositor desafiador (TOD), relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) TDAH. (2) TOD.


( ) Transtorno neurobiológico com causas de combinação de vários fatores, incluindo aspectos genéticos e ambientais.

( ) Esse transtorno se caracteriza por comportamentos inadequados, impulsivos e hiperativos, associados a dificuldades em manter a atenção e a concentração.

( ) Caracteriza-se por comportamentos desafiadores, irresponsáveis, agressivos, com dificuldades para assumir erros e responsabilidades, presença de humor irritável e índole vingativa.
Alternativas
Q3054479 Psicologia
Considerando-se as regras para a elaboração de documentos escritos produzidos por psicólogos no exercício profissional, analisar os itens.

I. O documento escrito resultante da prestação de serviços psicológicos deve considerar a natureza dinâmica, definitiva e cristalizada do fenômeno psicológico.

II. Ao elaborar um documento em que seja necessário referenciar material teórico-técnico, as referências devem ser colocadas, preferencialmente, em nota de rodapé, observando a especificidade do documento produzido.

III. Toda e qualquer modalidade de documento deverá ter todas as laudas numeradas, rubricadas da primeira até a penúltima lauda, e a assinatura da(o) psicóloga(o) na última página.


Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3054477 Psicologia
Em 2019, foi aprovada a Lei nº 13.935, que garante a atuação de psicólogos e assistentes sociais nas redes públicas de educação básica. A Nota Técnica CFP nº 8/2023 orienta psicólogos escolares sobre a prática profissional em situações de violência no ambiente escolar, destacando ações preventivas recomendadas pelo Conselho Federal de Psicologia. Com base em algumas das recomendações, analisar os itens.

I. Conhecer as políticas educacionais, as características e as dinâmicas da área em que a escola está situada e sempre trabalhar em colaboração com a comunidade escolar.

II. Dedicar-se integralmente ao campo, unindo as práticas da psicologia clínica às da psicologia escolar.

III. Entender que a função do psicólogo escolar é fundamental para o desenvolvimento humano, a prevenção e a compreensão dos contextos sociais que afetam a aprendizagem e o crescimento.

IV. Atuar sempre em rede com o objetivo de proteger crianças e jovens.


Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3054476 Psicologia
Os transtornos do neurodesenvolvimento são condições que surgem precocemente, normalmente antes da idade escolar, e se caracterizam por déficits que impactam os funcionamentos pessoal, social, acadêmico ou profissional. Um exemplo é o transtorno específico da aprendizagem. Em relação a esse transtorno, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Surge nos primeiros anos escolares, sendo caracterizado por dificuldades duradouras e significativas nas habilidades acadêmicas fundamentais de leitura, escrita e matemática.

( ) Pode ocorrer em indivíduos com altas habilidades intelectuais, manifestando-se quando as exigências de aprendizagem ou avaliações (como testes cronometrados) criam obstáculos que a inteligência ou estratégias compensatórias não conseguem superar.

( ) O desempenho nas habilidades acadêmicas comprometidas fica dentro da média esperada para a idade e atinge um nível satisfatório com um breve reforço escolar.
Alternativas
Q3054475 Psicologia
Os métodos projetivos são comumente empregados em diagnósticos para captar informações indiretas, das quais o indivíduo não tem consciência ou que não consegue expressar. Para isso, utiliza-se de técnicas e testes que permitem a autoexpressão sem a necessidade de um relato verbal direto. A respeito da técnica projetiva empregada com crianças, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.


A técnica projetiva conhecida como ________________ é geralmente utilizada no psicodiagnóstico infantil, sendo aplicada no primeiro encontro com a criança, após as entrevistas com os pais. Ela faz parte de um conjunto de testes e técnicas utilizadas para o diagnóstico clínico e baseia-se nos princípios da associação livre. Apesar de envolver brincadeiras, seu objetivo não é simplesmente brincar, mas permitir que a criança expresse suas dificuldades por meio dos brinquedos, exigindo habilidade e treinamento do psicólogo para interpretar essas manifestações.
Alternativas
Q3054474 Psicologia
Jean Piaget (1896-1980), psicólogo suíço, foi uma figura fundamental na teoria do desenvolvimento cognitivo. Suas ideias influenciaram o pensamento de inúmeras gerações de psicólogos dedicados ao estudo do desenvolvimento humano. Considerando-se a sua teoria, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.


Jean Piaget referia-se à segunda infância como o estágio _________________ do desenvolvimento cognitivo, pois as crianças nessa fase ainda não são capazes de realizar operações mentais lógicas. Contudo, esse estágio, que dura aproximadamente dos 2 aos 7 anos, é marcado por uma significativa expansão do pensamento simbólico, ou da capacidade de representação, que surgiu pela primeira vez no estágio anterior.
Alternativas
Q3054473 Psicologia
O temperamento influencia aspectos emocionais, motivacionais e adaptativos, apresentando quatro traços básicos adaptativos:
Alternativas
Q3054472 Psicologia
Em relação aos pressupostos da psicologia de família, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

A parentalidade, caracterizada por maiores níveis de __________ e __________, estilo que tende a contribuir para a saúde mental e o bem-estar dos filhos, demanda investimento de tempo para cuidados e interações.
Alternativas
Q3054471 Psicologia
Em relação ao processo de desenvolvimento do adolescente, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: B
5: C
6: A
7: C
8: D
9: E
10: D
11: E
12: A
13: D
14: C
15: B
16: C
17: D
18: A
19: B
20: D