Questões de Concurso
Comentadas para técnico em saúde pública - criação e manejo de animais de laboratório
Foram encontradas 31 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Em relação às serpentes peçonhentas brasileiras, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I - Toda serpente peçonhenta brasileira possui fosseta loreal.
II - As jararacas são responsáveis por, aproximadamente, 80% dos acidentes ofídicos no Brasil.
III - As jararacas são ovíparas.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
Em um biotério de serpentes peçonhentas os EPIs mais utilizados são:
Os principais fatores abióticos que podem interferir na criação de animais de laboratório, silvestres e exóticos em cativeiro são:
Os gêneros de serpentes peçonhentas mantidas em cativeiro para a extração de veneno para produção de soro antiofídico são:
Ponto-final (end-point) humanitário é o momento no qual a dor, desconforto ou distresse de um animal utilizado em atividade de ensino ou pesquisa é evitado, terminado, minimizado ou reduzido.
São ações de end-point humanitário, EXCETO:
Conforme Resolução Normativa n 6, DE 10 DE Julho de 2012 do CONCEA, compete aos pesquisadores, docentes, coordenadores e responsáveis técnicos por atividades experimentais, pedagógicas ou de criação de animais, EXCETO:
Sobre as técnicas de coleta de sangue de roedores e lagomorfos, a que deve ser terminal e realizada sob anestesia profunda é:
Sobre a contenção física de roedores e coelhos é INCORRETO afirmar que:
A boa prática científica tem total interesse na preservação do bem-estar dos animais utilizados e efeitos indesejados ao bem-estar devem ser previstos e minimizados nos desenhos experimentais e execução dos protocolos. Pode ser uma consequência do bem-estar animal comprometido:
No que se refere à criação e manejo de ratos podemos afirmar que:
Com relação à classificação e gerenciamento de resíduos gerados em biotérios, analise as afirmativas a seguir:
I - As carcaças e dejetos dos animais são classificadas como resíduos sólidos do grupo C e devem ser descontaminados a partir do nível de biossegurança 2, antes da disposição final.
II - As carcaças dos animais não submetidas a inoculação de micro-organismos, bem como suas forrações, não necessitam de tratamento prévio antes da disposição final.
III - As carcaças devem ser acondicionadas em sacos brancos leitosos e identificados com o símbolo de risco biológico, antes da disposição final.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que:
Com relação às práticas da Gestão da Qualidade em biotérios podemos afirmar que:
Com relação à gestação de camundongos, analise as afirmativas:
I- O período de gestação é de 15 a 18 dias e em fêmeas que estão amamentando a gestação pode ser prolongada por até três dias.
II- O período de gestação é de 19 a 21 dias e em fêmeas que estão amamentando a gestação pode ser prolongada por até cinco dias.
III- Após o décimo dia de gestação já se observa um aumento do abdômen.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que:
No que diz respeito às Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUA), avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I - Os projetos encaminhados para avaliação da CEUA devem incluir no mínimo o título, a justificativa do projeto e para o uso de animais, objetivos, plano de trabalho e cronograma estimado, os nomes, funções e capacitação de todo o pessoal envolvido.
II - Estudos adicionais ou alterações no projeto de pesquisa aprovado; eventos adversos ou imprevistos e a suspensão da pesquisa devem ser informados ao coordenador do biotério e não necessitam ser informados à CEUA.
III - É de responsabilidade da CEUA manter cadastro atualizado dos protocolos experimentais ou pedagógicos realizados ou em andamento na instituição.
IV - É de responsabilidade da CEUA, no âmbito de suas atribuições, cumprir e fazer cumprir o disposto na Lei11.794/08 e nas demais normas aplicáveis à utilização de animais.
As afirmativas I, II, III e IV são respectivamente:
Com relação à criação e manejo de cobaias, analise as afirmativas:
I - Os filhotes devem ser desmamados com três semanas de idade ou peso superior a 180g e já nascem recobertos de pelos, com olhos abertos e dentição completa.
II - Os animais devem ser acasalados quando a fêmea e o macho tiverem seis meses de idade.
III - Assim como primatas não humanos e humanos, as cobaias dependem de fonte exógena de Vitamina C.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que:
São fatores ambientais do macroambiente que devem ser monitorados em biotérios, EXCETO:
Com relação ao enriquecimento ambiental para camundongos e ratos é INCORRETO afirmar que:
São métodos físicos para realização de eutanásia, EXCETO:
A RN n. 32 do CONCEA de 06/09/2016 baixa as Diretrizes de Integridade e de Boas Práticas para Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica. São princípios para produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica, EXCETO:
Com relação às condições ambientais e ao sistema de alojamento de animais de laboratório, recomendados pela Resolução Normativa n. 15, de 16 de dezembro de 2013 do CONCEA, podemos afirmar que: