Questões de Concurso
Para prefeitura de bonópolis - go
Foram encontradas 40 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Assinale a alternativa que identifica a inteligência de acordo com a figura abaixo:
I. NÍVEL PRÉ-SILÁBICO: A criança não diferencia o desenho da escrita, e não dá nenhum significado ao texto. Ela pensa que os desenhos dizem os nomes dos objetos. II. NÍVEL SILÁBICO: Diante dos conflitos da hipótese silábica, a criança descobre que o esquema de uma letra para cada sílaba não funciona e, assim, procura acrescentar letras à escrita da fase anterior. Emília Ferreiro adverte que um adulto mal informado poderá, nessa fase, achar que a criança está omitindo letras, o que não é verdade. A criança está é acrescentando letras à sua escrita da fase anterior. Trata-se de um progresso, e não de um retrocesso. III. NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO: Essa escrita constitui um grande avanço, e se traduz num dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento. Pela primeira vez, ela trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra vale por uma sílaba. Assim, utiliza tantas letras quantas forem as sílabas da palavra. IV. NÍVEL ALFABÉTICO: Ela já é capaz de fazer uma análise sonora dos fonemas das palavras que escreve. Isso, porém, não significa que todas as dificuldades foram vencidas. A partir daí, surgirão os problemas relativos à ortografia, entretanto, trata-se de outro tipo de dificuldade que não corresponde ao do sistema de escrita que ela já venceu.
Assinale a alternativa correta:
I. Sensório-motor (0-3 anos). II. Pré-operatório (3 a 8 anos). III. Operatório concreto (8 a 12 anos). IV. Operatório formal (12 a 14 anos).
Assinale a alternativa correta:
De acordo com os desenvolvimentos identificados por Vygotsky:
I. O nível de desenvolvimento real: também se refere àquilo que a criança é capaz de fazer, só que mediante a ajuda de outra pessoa (adultos ou crianças mais experientes). Nesse caso, a criança realiza tarefa e soluciona problemas através do diálogo, da colaboração, da imitação, da experiência compartilhada e das pistas que lhe são fornecidas. II. O nível de desenvolvimento potencial: pode ser entendido como referente àquelas conquistas que já estão consolidadas na criança, aquelas funções ou capacidades que ela já aprendeu e domina, pois já consegue utilizar sozinha, sem assistência de alguém mais experiente da cultura (pai, mãe, professor, criança mais velha etc.). Este nível indica, assim, os processos mentais da criança que já se estabeleceram, ciclos de desenvolvimento que já se completaram.
Assinale a alternativa que identifica os níveis de desenvolvimento com as capacidades a serem construídas.
O texto acima refere às concepções de qual autor?
1. Planejar é ter como definida e em evidência a ideia de que todo o autoritarismo é conveniente e que todas as pessoas devem abster-se das etapas, aspectos ou momentos do processo. 2. Planejar é ter em vista a ação, isto é, consciência de que a elaboração é apenas um dos aspectos do processo e que há necessidade da existência do aspecto execução e do aspecto avaliação; 3. No planejamento é necessário ter em mente que sua função é tomar clara e precisa a ação, organizar e sintonizar ideias, realidade e recursos para tornar mais eficiente a ação; 4. Planejar é transformar a realidade numa direção escolhida. 5. Planejar é realizar um conjunto orgânico de ações, proposto para dissuadir uma realidade a um ideal. 6. Planejar é explicitar os fundamentos da ação do grupo.
Assinale a alternativa correta em relação aos itens acima em relação a planejamento:
I. Educação como redenção da sociedade: concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num todo orgânico e harmonioso, com desvios de grupos e indivíduos que ficam à margem desse todo. Ou seja, a sociedade está "naturalmente" composta com todos os seus elementos; o que importa é integrar em sua estrutura tanto os novos elementos (novas gerações), quanto os que, por qualquer motivo, se encontram à sua margem. Importa, pois, manter e conservar a sociedade, integrando os indivíduos no todo social. II. Educação como reprodução da sociedade: a interpretação do papel da educação na sociedade é a que afirma que a educação faz, integralmente, parte da sociedade e a reproduz. Aborda a educação como uma instância dentro da sociedade e exclusivamente ao seu serviço. Não a redime de suas mazelas, mas a reproduz no seu modelo vigente, perpetuando-a, se for possível. III. Educação como transformação da sociedade: esta tendência é a que tem por perspectiva compreender a educação como mediação de um projeto social. Ou seja, por si, ela nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios, para realizar um projeto de sociedade; projeto que pode ser conservador ou transformador. No caso, essa tendência não coloca a educação a serviço da conservação. Pretende demonstrar que é possível compreender a educação dentro da sociedade, com os seus determinantes e condicionantes, mas com a possibilidade de trabalhar pela sua democratização.
Assinale a alternativa correta de acordo com a interpretação de cada tendência é fato dizer que:
a) Decodificação b) Inferência c) Antecipação d) Seleção e) Verificação
Atribua o significado correto para cada estratégia de acordo com a sequência das mesmas:
( ) Utilização durante a leitura do que é útil para a interpretação do texto, desprezando o que não é importante. ( ) Não está escrito no texto. Vai se confirmando ou não, de acordo com a leitura. ( ) Pressupõe aprender as correspondências que existem entre sons da linguagem e os signos, ou os conjuntos de signos gráficos. ( ) Confirmação e checagem das demais estratégias na medida em que se lê. ( ) Contexto para interpretar o texto. Usar os conhecimentos de mundo para entendê-lo.
Assinale a sequência correta:
I. Ter condições de fazer a leitura contextualizada e propiciar ao aluno a interdisciplinaridade do conhecimento. Construir conhecimentos numa perspectiva do novo, do desafiador. II. Falar das diferenças de oportunidades, das demandas do mundo do trabalho, da competitividade, do empreendedorismo. Mas, falar também e muito mais, da ética, das lutas e da desigualdade. III. Buscar a resolução dos problemas, colocar o aluno diante de desafios cognitivos, problematizações, representações do imaginário coletivo; desfazer e descontruir conhecimento para reconstrui-lo através de questões partilhadas em sala, ligar os problemas menores às grandes questões universais, planetárias. IV. Adquirir resistência aos embates diários nos cenários de sala de aula, trabalhando com as diferenças, administrando os diversos níveis, avaliando continuamente sua prática ser capaz de refletir sobre o seu saber - fazer, na perspectiva de propiciar aulas alegres, sérias, exigentes, utilizando diferentes métodos e técnicas, jogos e dinâmicas, saberes e linguagens, e códigos. V. Acreditar na esperança, no sendo, no devir, no mudar, na transformação, partilhando com os alunos, os companheiros de profissão, das decisões em sala, construindo normas e limites no processo da co-gestão.
Assinale a alternativa correta quanto às Competências e Compromissos do educador em relação à formação do aluno.
I. A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação. II. Desincumbe-se o poder público fornecer gratuitamente, àqueles que necessitarem, medicamentos, órteses, próteses e outras tecnologias assistivas relativas ao tratamento, habilitação ou reabilitação para crianças e adolescentes, de acordo com as linhas de cuidado voltadas às suas necessidades específicas. III. Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.
Assinale a alternativa incorreta:
No texto acima existem cinco tópicos, em negrito e sublinhado. De acordo com os mesmos:
a. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. b. Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. c. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. d. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito. e. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
De acordo com os critérios acima, assinale a alternativa correta:
I. Indicadores de rendimento escolar, referentes ao desempenho dos (as) estudantes apurado em exames nacionais de avaliação, com participação de pelo menos sessenta por cento dos(as) alunos(as) de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada escola, e aos dados pertinentes apurados pelo censo escolar da educação básica. II. Indicadores de avaliação institucional, relativos a características como o perfil do alunado e do corpo dos (as) profissionais da educação, as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entre outras relevantes.
Coloque (F) nas alternativas falsas e (V) nas alternativas verdadeiras em relação ao Conselho de Classe.
( ) Seu objetivo é analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem, oportunizando aos estudantes formas diferenciadas de apropriar-se dos conteúdos curriculares. ( ) Os diretores que presidirem o Conselho de Classe encaminham as decisões tomadas individualmente. ( ) Na reunião do Conselho de Classe devem ser verificados se os objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, avaliativos e se relações estabelecidas na ação pedagógico-educativa estão coerentes com o PPP e o Regimento Escolar da instituição de ensino. ( ) O Conselho de Classe é um momento de análise, reflexão e proposição de melhorias. ( ) Ele é constituído obrigatoriamente pelo diretor, diretor auxiliar, equipe pedagógica, coordenações e por todos os docentes que atuam numa mesma turma/série/ano, é facultativo aos docentes do Atendimento Educacional Especializado. ( ) A participação/representação dos estudantes e dos pais ou seus responsáveis é obrigatória.
A sequência correta da questão é:
Assinale a alternativa incorreta.
I. Fernando de Azevedo - Projeto Liberal. II. Lourenço Filo - A Reforma da Escola. III. Paulo Freire - A Pedagogia do Oprimido. IV. Rubem Alves - O Prazer na Escola. V. Dermeval Saviani - A especificidade da prática pedagógica.
( ) Não basta ler mecanicamente que “Eva viu a uva”. É necessário compreender qual a posição que Eva ocupa no contexto social, quem trabalha para produzir uvas e quem lucra com esse trabalho. Os defensores da neutralidade da alfabetização não mentem quando dizem que a clarificação da realidade simultaneamente com a alfabetização é um ato político. Falseiam, porém, quando negam o mesmo caráter político à ocultação que fazem da realidade. ( ) A importância política da educação reside na sua função de socialização do conhecimento. É, pois, realizando-se na especificidade que lhe é própria que a educação cumpre sua função política. Daí eu afirmado que ao se dissolver a especificidade da contribuição pedagógica anula-se, em consequência, a sua importância política. ( ) Reconstrução do sistema educacional em bases que possam contribuir para a interpenetração das classes sociais e a formação de uma sociedade humana mais justa e que tenha por objeto a organização da escola unificada, desde o jardim da infância à universidade, “em vista da seleção dos melhores”, e, portanto, o máximo desenvolvimento dos normais (escola comum), como o tratamento especial de anormais, subnormais e supernormais (classes diferenciais e escolas especiais). ( ) Eu gostaria, então, que os nossos currículos fossem parecidos com a “Banda”, que faz todo mundo marchar sem mandar, simplesmente por falar coisas de amor. Mas onde, nos nossos currículos, estão estas coisas de amor? Gostaria que eles se organizassem nas linhas do prazer: que falassem das coisas belas, que ensinassem física com as estrelas, pipas, os peões e as bolinhas de gude, a química com a culinária, biologia com as hortas e aquários, política com jogo de xadrez, que houvesse a história cômica dos heróis, as crônicas dos erros dos cientistas, e que o prazer e suas técnicas fossem objeto de muita meditação e experimentação... ( ) A transformação da dinâmica do ensino, a reforma dos processos. Ao invés do ensino passivo, decorrente da filosofia sensualista e intelectualista de outros tempos, proclama a necessidade do ensino funcional ou ativo, baseado na expansão dos interesses naturais da criança. Ao invés do trabalho individual, de fundo egoístico, o trabalho em comunidade. Ao invés da autoridade externa, a reunião de condições que permitam desenvolver-se, em cada indivíduo, a autoridade interna: toda educação deve ser uma auto-educação.
De acordo com a relação acima, fica assim a sequência:
Assinale a alternativa correta: