Questões de Concurso
Para prefeitura de goiânia - go
Foram encontradas 941 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
No trabalho de educação musical:
Ao trabalhar com a voz infantil, o professor deve observar o seguinte aspecto:
Na aula de música, o professor deve:
Leia o texto a seguir.
"Uma maior atenção aos procedimentos criativos permite colocar ao alcance dos alunos meios pelos quais poderão obter conteúdos conceituais de maneira mais comprometida. [...] o planejamento musical cujos conteúdos estão mais próximos dos alunos favorece seu interesse e sua participação, e a criação lhes permite trabalhar e se desenvolver segundo suas habilidades e possibilidades individuais e coletivas" (CAMARGO, Elizabeth Bueno de., 2007).
Do texto depreende-se que:
Leia o texto a seguir.
"O nosso grupo social determina o desenvolvimento de tudo que se torna significativo na vida de cada um de nós. Essa socialização acontece em caráter contextualizante, de acordo com uma determinada cultura (ou culturas) e, consequentemente, com sistemas político-econômicos, religioso, artísticos e linguísticos distintos. No caso da música, isso é constituí - do pela linguagem musical, sua representação (semântica, sintática e pragmática), seus usos e funções. Seria necessário então reconhecer a identidade musical de cada grupo social. No caso do Brasil, é fácil ver que existem várias identidades musicais" (FERNANDES, J. N., 2013).
Do texto lido depreende-se que:
A seguinte afirmativa corresponde ao pensamento de Murray Schafer:
"Música se aprende fazendo música, ou seja, participando ativamente em atividades de composição, apreciação e performance. Cada uma dessas modalidades envolve diferentes processos e produtos musicais, mobilizando diferentes partes da nossa mente. Não se trata de ensinar teorias sobre música, mas de ensinar música pela música e para a música". Esta concepção de ensino de música corresponde ao pensamento de:
Em sua proposta metodológica, Kodály objetivou alfabetizar musicalmente a população de seu país e trazer a música para o cotidiano escolar, familiar e da comunidade em geral. Utilizou para isso o canto coral com repertório concentrado em canções folclóricas e populares de sua própria terra, de caráter nacionalista. Seu trabalho influenciou fortemente a proposta de educação musical do seguinte compositor brasileiro:
Os métodos ativos da primeira geração NÃO apresentam a seguinte característica:
Ao discorrer sobre os métodos ativos/abordagens em educação musical surgidos no início do século XX, Fonterrada (2005) os agrupa em primeira e segunda geração. Para esta autora, as propostas da primeira geração que mais penetração tiveram no Brasil são as dos seguintes autores:
Conforme Machado (2008), a educação bilíngue deve reconhecer as modalidades de aquisição das línguas envolvidas. A educação bilíngue, no Brasil, deve caracterizar-se pelo ensino
A Lei n. 5.016/13 estabelece diretrizes e parâmetros para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas à educação bilíngue para surdos, a serem implantadas e implementadas no âmbito do Distrito Federal. Essa Lei representa um documento referência, pois
No Brasil, a comunidade surda batizou seu mais recente movimento de luta de Setembro Azul. Esse movimento reivindica, dentre outras ações, uma educação que atendas às necessidades da comunidade surda. O Setembro Azul
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n. 9.394/1996 determina que portadores de necessidades especiais sejam incluídos preferencialmente na rede regular de ensino. No contexto escolar, espera-se que o TILS desempenhe o papel de
O código ética foi alterado pela FEBRAPILS em 13 de abril de 2014. No mais recente documento, intitulado Código de Conduta e Ética, no item responsabilidade profissional, o TILS e o Guia-Intérprete – GI – devem dentre outras coisas:
O código de ética dos TILS, do Brasil, baseado no RID (Registro dos intérpretes para surdos /USA, 1965), foi traduzido e adaptado por representantes dos estados brasileiros e aprovado pela categoria em 1992, por ocasião do II Encontro Nacional de Intérpretes/RJ. Segundo esse código, no item responsabilidade profissional, o intérprete deve:
Segundo Guarinello (2008), à medida que os surdos são reconhecidos socialmente como grupo linguístico, os TILS passam a integrar o cenário social. A demanda desses profissionais foi garantida inicialmente pelos seguintes instrumentos legais:
Quanto à formação dos profissionais tradutores e intérpretes de Libras, a Lei n. 12.319/2010 estabelece o nível ensino no qual a formação é ofertada ao profissional intérprete. Porém, o decreto n. 5626/2005, que regulamenta a Lei n. 10.436/2002 prescreve que
A Lei n. 12.319/2010, ao regulamentar a profissão TILS, lista as atribuições desse profissional no exercício de suas competências, que envolvem, além de prestar serviços de depoimento em juízo:
A Associação Brasileira de Tradutores – ABRATES –, criada em 1974, é a primeira organização dos profissionais tradutores de línguas orais no Brasil (GESSER, 2011). Já a Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Intérpretes e Guias-intérpretes de Línguas de Sinais – FEBRAPILS – foi criada