Questões de Concurso
Para prefeitura de astolfo dutra - mg
Foram encontradas 617 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Um hiperlink, ou simplesmente um link, é uma referência digital cujo usuário pode ser direcionado para determinado destino através de um clique. Este recurso é bastante utilizado para referenciar sites das fontes contidas nos textos produzidos em documentos do Microsoft Word. As teclas de atalho responsáveis por abrir a janela para inserção de hiperlink em um documento do Microsoft Word 2019 (Configuração Padrão – Idioma Português-Brasil) é:
A imagem apresenta uma planilha do Microsoft Excel 2019 (Configuração Padrão – Idioma Português-Brasil), contendo na coluna C os resultados das operações de potenciação obtidos através do uso de seu operador aritmético, calculando os valores contidos nas colunas A e B:
◢ |
A |
B |
C |
1 |
1° Valor |
2º Valor |
3° Valor |
2 |
4 |
1 |
4 |
3 |
4 |
2 |
16 |
4 |
4 |
3 |
64 |
Quais das opções foram utilizadas para obter os valores contidos nas células C2, C3 e C4, respectivamente?
Um grupo é a composição de duas ou mais pessoas para se ajudarem mutuamente; uma equipe é a reunião de pessoas que visam objetivos comuns. Portanto, grupos e equipes são conceitos diferentes com características próprias cada um.
(ROBBINS, 2005.)
São consideradas algumas características das equipes:
Uma empresa está procurando aumentar sua eficiência operacional e, para tanto, vem buscando aprimorar suas rotinas administrativas relacionadas ao processo de controle de estoques. A prática adequada para otimizar as rotinas administrativas do controle de estoques é:
Correspondência é a forma de comunicação escrita que se estabelece entre pessoas – físicas ou jurídicas – para tratar de assuntos de mútuo interesse, podendo ser particular, oficial ou empresarial. A correspondência empresarial é aquela através da qual as empresas se comunicam com as pessoas físicas ou jurídicas, tendo em vista as mais diversas finalidades.
(MARTINS, Zilberknop. 2000.)
Constitui-se em uma modalidade de correspondência empresarial:
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, ao dispor sobre o tema direitos humanos, assevera que
Tendo em vista que um acidente de trabalho ocorre quando um colaborador sofre algum tipo de lesão, temporária ou permanente, durante seu trabalho ou em decorrência dele (NB 18, 2015), analise as afirmativas a seguir.
I. Doença profissional refere-se àquela que é produzida ou desencadeada pelo exercício de uma atividade específica, listada na relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
II. Doença do trabalho diz respeito àquela adquirida ou desencadeada devido a condições especiais em que o trabalho é realizado e que esteja diretamente relacionada a ele, também constante na relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
III. A doença endêmica é adquirida por um segurado que habita uma região onde essa doença é comum, a menos que seja comprovado que ela resulta de exposição ou contato direto causado pela natureza do trabalho.
IV. O acidente sofrido pelo segurado no local e horário de trabalho pode ser equiparado a um ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiros ou colegas de trabalho.
É correto o que se afirma apenas em
A redação oficial trata da maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações oficiais, estabelecendo a interação entre os diversos órgãos públicos, entre o poder público e os cidadãos, ou entre o poder público e as empresas.
(BRASIL, 2018.)
Considerando os atributos da redação oficial, assinale a afirmativa correta.
A organização de reuniões é uma atividade essencial para promover a comunicação e a tomada de decisões dentro das organizações e, ainda, para garantir a sua eficácia é necessário considerar diversos aspectos.
(ANDRADE, 1988.)
Diante do exposto, constitui-se uma prática recomendada na organização de reuniões:
O comportamento organizacional representa uma área multidisciplinar do conhecimento humano extremamente sensível a certas características que existem nas organizações e no ambiente ao seu redor, referindo-se ao estudo das atitudes, comportamentos e interações dos indivíduos dentro de uma organização, buscando compreender e analisar como os indivíduos se relacionam entre si e com a estrutura organizacional. Diante exposto, constitui-se em uma dimensão importante do comportamento organizacional:
Os temas centralização, descentralização e delegação, quando aplicados ao processo decisório, referem-se a transferências ou não entre pessoas, cargos ou departamentos.
(CHIAVENATO, 2003.)
Considerando o tema, é correto afirmar que delegação
Projeto criminaliza o cancelamento e o linchamento virtuais
O Projeto de Lei nº 1873/2023 inclui no Código Penal o cancelamento virtual e o linchamento virtual, que passam a ser punidos com pena de detenção e multa. O texto tramita na Câmara dos Deputados. O projeto define cancelamento virtual como a prática que viola a honra ou imagem de alguém por meio de redes sociais ou de qualquer outra interação virtual. A pena prevista é de seis meses a dois anos. Se praticado com o uso de contas que escondem a identidade real do usuário (perfil falso), a punição será de nove meses a três anos de detenção.
(Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/954205-projeto-criminaliza-o-cancelamento-e-o-linchamento-virtuais/.)
Até a presente data (03/07/2023), o projeto de lei citado anteriormente não havia sido transformado em lei de fato. “Cancelar” uma pessoa virou uma prática usada por muitos nas redes sociais nos últimos anos. “Cultura do cancelamento” foi eleito um dos termos mais empregados do ano em 2019. Sobre tal “cancelamento”, principalmente nos meios virtuais, sabe- -se que:
O Brasil começou o ano de 2023 com uma situação diferente de anos anteriores nos reservatórios de abastecimento de água e de geração de energia. A chuva que caiu em várias partes do Brasil nos últimos dias obrigou usinas hidrelétricas a liberar água sem gerar energia. As informações são do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico. O vertedouro de Furnas precisou ser reaberto depois de 11 anos. O volume útil do reservatório está em quase 90%. A hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, também abriu algumas das comportas depois de 15 meses. Metade das 160 usinas integrantes do sistema interligado nacional está com os vertedouros abertos – eles servem para liberar o excesso de água e controlar o nível dos reservatórios.
(Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/01/17/2023-comeca-com-reservatorios-cheios-para-abastecimento-de-agua-e-deenergia.ghtml. Adaptado.)
Em 2021, quando o país enfrentou uma grave crise hídrica e precisou ligar praticamente todas as suas usinas para evitar um racionamento de energia, o volume útil dos reservatórios estava em menos da metade do que o constatado no fim de abril. Na mesma época do ano passado, o índice estava em 66,5%. Temos um dos maiores arsenais de recursos hídricos do mundo, sendo que a nossa maior usina 100% brasileira é:
O caso do menor de 13 anos que matou uma professora de 71 anos e feriu outras quatro pessoas em uma escola estadual na capital paulista, em março deste ano, reacendeu o debate sobre a redução da maioridade penal. Parlamentares trouxeram o tema à tona, em Plenário, ao longo da semana. Já há uma proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 115/2015, para que pessoas abaixo de 18 anos cumpram pena como se adultos fossem.
(Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/brasil/2023/04/morte-de-professora-reacende-discussao-sobre-reducao-da-maioridade-pen.html. Adaptado.)
Na atualidade, em relação à maioridade penal no Brasil:
Um triângulo equilátero possui área de 25 cm. Para construir um triângulo escaleno, cujos lados apresentem as proporções de 20%; 30%; e, 40% em relação à medida do lado do triângulo equilátero, os lados do triângulo escaleno terão, respectivamente:
Um copo em forma de cilindro circular reto possui 20 cm de altura e raio da base igual a 8 cm. Uma receita de torta de liquidificador evidencia que a medida de leite seja 1/4 do volume do copo. É possível afirmar que o volume de leite utilizado na receita é:
O homem trocado
O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele
pergunta se foi tudo bem.
– Tudo perfeito – diz a enfermeira, sorrindo.
– Eu estava com medo desta operação...
– Por quê? Não havia risco nenhum.
– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos...
E conta que os enganos começaram com seu nascimento.
Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam
o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua
verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
– E o meu nome? Outro engano.
– Seu nome não é Lírio?
– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e... Os enganos se sucediam.
Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na
universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
– Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil. – O
senhor não faz chamadas interurbanas?
– Eu não tenho telefone!
Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
– Por quê?
– Ela me enganava.
Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca
alegria, quando ouvira o médico dizer:
– O senhor está desenganado. Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
– Se você diz que a operação foi bem...
A enfermeira parou de sorrir.
– Apendicite? – perguntou, hesitante.
– É. A operação era para tirar o apêndice.
– Não era para trocar de sexo?
(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada: 101 Crônicas Escolhidas. p. 192/193. Porto Alegre: LP&M, 1996.)
Assinale a alternativa em que o termo destacado exerce a função sintática DIFERENTE dos demais.
O homem trocado
O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele
pergunta se foi tudo bem.
– Tudo perfeito – diz a enfermeira, sorrindo.
– Eu estava com medo desta operação...
– Por quê? Não havia risco nenhum.
– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos...
E conta que os enganos começaram com seu nascimento.
Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam
o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua
verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
– E o meu nome? Outro engano.
– Seu nome não é Lírio?
– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e... Os enganos se sucediam.
Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na
universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
– Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil. – O
senhor não faz chamadas interurbanas?
– Eu não tenho telefone!
Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
– Por quê?
– Ela me enganava.
Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca
alegria, quando ouvira o médico dizer:
– O senhor está desenganado. Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
– Se você diz que a operação foi bem...
A enfermeira parou de sorrir.
– Apendicite? – perguntou, hesitante.
– É. A operação era para tirar o apêndice.
– Não era para trocar de sexo?
(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada: 101 Crônicas Escolhidas. p. 192/193. Porto Alegre: LP&M, 1996.)
Percebe-se um aspecto cômico por parte do autor do texto no trecho:
O homem trocado
O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele
pergunta se foi tudo bem.
– Tudo perfeito – diz a enfermeira, sorrindo.
– Eu estava com medo desta operação...
– Por quê? Não havia risco nenhum.
– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos...
E conta que os enganos começaram com seu nascimento.
Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam
o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua
verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
– E o meu nome? Outro engano.
– Seu nome não é Lírio?
– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e... Os enganos se sucediam.
Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na
universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
– Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil. – O
senhor não faz chamadas interurbanas?
– Eu não tenho telefone!
Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
– Por quê?
– Ela me enganava.
Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca
alegria, quando ouvira o médico dizer:
– O senhor está desenganado. Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
– Se você diz que a operação foi bem...
A enfermeira parou de sorrir.
– Apendicite? – perguntou, hesitante.
– É. A operação era para tirar o apêndice.
– Não era para trocar de sexo?
(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada: 101 Crônicas Escolhidas. p. 192/193. Porto Alegre: LP&M, 1996.)
Quanto à classe gramatical das palavras grifadas, tem-se a correspondência INCORRETA em:
O homem trocado
O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele
pergunta se foi tudo bem.
– Tudo perfeito – diz a enfermeira, sorrindo.
– Eu estava com medo desta operação...
– Por quê? Não havia risco nenhum.
– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos...
E conta que os enganos começaram com seu nascimento.
Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam
o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua
verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
– E o meu nome? Outro engano.
– Seu nome não é Lírio?
– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e... Os enganos se sucediam.
Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na
universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
– Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil. – O
senhor não faz chamadas interurbanas?
– Eu não tenho telefone!
Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
– Por quê?
– Ela me enganava.
Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca
alegria, quando ouvira o médico dizer:
– O senhor está desenganado. Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
– Se você diz que a operação foi bem...
A enfermeira parou de sorrir.
– Apendicite? – perguntou, hesitante.
– É. A operação era para tirar o apêndice.
– Não era para trocar de sexo?
(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada: 101 Crônicas Escolhidas. p. 192/193. Porto Alegre: LP&M, 1996.)
“Minha vida tem sido uma série de enganos...” (5º§) Nessa frase, a palavra “enganos” significa, EXCETO: