Questões de Concurso Para prefeitura de guaxupé - mg

Foram encontradas 82 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1239435 Medicina
Sobre os objetivos da Vigilância Epidemiológica, analise: 
I. Estabelecer medidas preventivas. 
II. Definir os modos de transmissão. 
III. Estabelecer os métodos e estratégias de controle dos agravos à saúde. 
IV. Auxiliar o planejamento e desenvolvimento de serviços de saúde. 
Estão corretas apenas as alternativas: 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1239190 Medicina
Estão incluídas no campo de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1236244 Terapia Ocupacional
Assinale os princípios indispensáveis para orientar o entendimento da clínica de saúde mental, de acordo com Fonseca (2008):
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1235738 Pedagogia
As finalidades do Ensino da Matemática, segundo os PCN’s, indicam, como objetivos do Ensino Fundamental, dentre outros, levar o aluno a, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1231633 Português
TEXTO: O parto do livro digital
“A canibalização do livro em papel dá calafrios nas editoras, embora as gravadoras tenham sido salvas pela venda digital.”
“Não há razão alguma para uma pessoa possuir um computador em sua casa.” Isso foi dito, em 1977, por K. Olsen, fundador da Digital. De fato, os computadores eram apenas máquinas de fazer contas, pesadas e caras. Mas, com os avanços, passaram também a guardar palavras. Aparece então a era dos bancos de dados. Tal como a enciclopédia de Diderot – que se propunha a armazenar todos os conhecimentos da humanidade –, tudo iria para as suas memórias. Mas não deu certo, pois a ambição era incompatível com a tecnologia da época.
Os primeiros processadores de texto foram recebidos com nariz torcido pelos programadores. Um engenho tão nobre e poderoso, fingindo ser uma reles máquina de escrever? Não obstante, afora os usos comerciais e científicos, o PC virou máquina de guardar, arrumar e recuperar textos, pois lidamos mais com palavras do que com números. Como a tecnologia não parou de avançar, acelerou a migração de dados para as suas entranhas. Por que não os livros? O cerco foi se apertando, pois quase tudo já é digital.
Para os livreiros, cruz-credo!, uma assombração. Guardaram na gaveta os projetos de livros digitais. Mesmo perdendo rios de dinheiro em fotocópias não autorizadas, a retranca persistiu. Havia lógica. Quem tinha dinheiro para ter computador preferia comprar o livro. Quem não tinha dinheiro para livro tampouco o tinha para computador. Mas o mundo não parou. Hoje os computadores são mais baratos é há mais universitários de poucas rendas. O enredo se parece com o das gravadoras de música, invadidas pela pirataria, mas salvas pelos 10 bilhões de músicas vendidas pela Apple Store. Nos livros, a pirataria também é fácil. Por 10 dólares se escaneia um livro na China, e é incontrolável a venda de cópias digitais piratas, já instalada confortavelmente na Rússia.
Nesse panorama lúgubre para os donos de editora, entram em cena dois gigantes com vasta experiência em vender pela internet. A Amazon lança o Kindle (que permite ler no claro, mas não no escuro), oferecendo por 10 dólares qualquer um dos seus 500.000 títulos digitais e mais 1,8 milhão de graça (de domínio público). Metade das suas vendas já é na versão digital. A Apple lançou o iPad (que faz mais gracinhas e permite ler no escuro, mas não no claro), vendendo 1 milhão de unidades no primeiro mês do lançamento. Outros leitores já estão no mercado. É questão de tempo para pipocarem nos camelôs as cópias chinesas. E, já sabemos, os modelos caboclos estão por aparecer. Quem já está usando – com o aval dos oftalmologistas – garante que não é sacrifício ler um livro nessas engenhocas. As tripas do Kindle engolem mais de 1.000, substituindo vários caixotes de livros.
Nesse cenário ainda indefinido, desponta uma circunstância imprevista. Com a crise, os estados americanos estão mal de finanças e a Califórnia quebrada, levando a tenebrosos cortes orçamentários. Para quem gasta 600 dólares anuais (por aluno) em livros didáticos, migrar para o livro digital é uma decisão fácil. Basta tomar os livros existentes e colocar na web. Custo zero? Quase. Um Kindle para cada aluno sai pela metade do custo. O governador da Califórnia é o exterminador do livro em papel. Texas, Flórida e Maine embarcam na mesma empreitada, economizando papel, permitindo atualizações frequentes e tornando o livro uma porta de entrada para todas as diabruras informáticas. E nós, cá embaixo nos trópicos? Na teoria, a solução pública é fácil, encaixa-se como uma luva nos livros didáticos, pode reduzir a cartelização e democratizar o acesso. Basta o governo comprar os direitos autorais e publicar o livro na web. Com os clássicos é ainda mais fácil, pois não há direitos autorais.
No setor privado, as perplexidades abundam. Alugar o livro, como já está sendo feito? Não deu certo vender caro a versão digital. Vender baratinho? A canibalização do livro em papel dá calafrios nas editoras, embora as gravadoras tenham sido salvas pela venda digital. Muda a lógica da distribuição. Tiragens ínfimas passam a ser viáveis. O contraponto é o temível risco de pirataria. Não há trava que não seja divertimento para um bom hacker. Na contramão desses temores, Paulo Coelho se deu bem, lançando seu último livro gratuitamente na internet, junto com o lançamento em papel. Cava-se um túmulo para as editoras e livrarias? Vão-se os anéis e ficam os dedos? Ou abre-se uma caixa de Pandora fascinante? Só uma coisa é certa: o consumidor ganha.
(Cláudio de Moura Castro. Revista Veja. Ed. 2165, de 19 de maio de 2010)

Tendo como base as estruturas e os sentidos do texto, analise: 
I. Em “Os primeiros processadores de texto foram recebidos com o nariz torcido”, a expressão destacada tem sentido conotativo. 
II. Em “Mesmo perdendo rios de dinheiro” o termo destacado pode ser substituído por ainda que
III. Em “e mais universitários de poucas rendas”, o termo destacado, no pretérito imperfeito, preservando-se a concordância, seria “haviam”. 
IV. Em “Paulo Coelho se deu bem, lançando seu último livro gratuitamente na internet”, o pronome lhe substitui corretamente a expressão destacada. 
V. O termo “Isso” (1º§) é um elemento coesivo por retomar o período antecedente. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1229409 Banco de Dados
Com relação à utilização de funções do Microsoft SQL Server 2008 (configuração padrão), analise: 
I. CREATE_TRIGGER (Transact-SQL): cria um gatilho DML, DDL ou de logon. Um gatilho é um tipo especial de procedimento armazenado que é executado automaticamente quando um evento ocorre no servidor de banco de dados. 
II. UPDATE (Transact-SQL): recupera linhas do banco de dados e permite a seleção de uma ou mais linhas ou colunas de uma ou mais tabelas. 
III. CONTAINS (Transact-SQL): é um predicado usado em uma cláusula WHERE para pesquisar colunas que contêm tipos de dados baseados em caracteres para obter correspondências precisas ou difusas (menos precisas) para palavras e frases únicas, a proximidade de palavras com uma determinada distância entre si ou correspondências ponderadas. 
IV. CAST e CONVERT (Transact-SQL): converte uma expressão de um tipo de dados para outro. 
V. COMMIT TRANSACTION (Transact-SQL): reverte uma transação explícita ou implícita ao começo da transação ou a um ponto de salvamento dentro da transação. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1229132 Programação
No Delphi 7 (configuração padrão), são componentes do BDE (Borland Database Engine) utilizados na programação de aplicações com acesso a banco de dados, EXCETO
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1227452 Matemática
Seja 2logₓ 8 = 6, então 3logₓ (6x – 4) – 2logₓ₊₁ 3 é igual a:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1226905 Matemática
Qual das sequências a seguir NÃO representa uma progressão geométrica? 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1225418 Sistemas Operacionais
Em sistemas operacionais Linux, são sintaxes válidas na utilização do gerenciador de instalações e atualizações Apt-get, EXCETO
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1223776 Pedagogia
Educadores como Paulo Freire, Bruner e Stenhouse ressaltaram a importância de a educação escolar estar vinculada diretamente ao contexto social e político atual, questionando seu caráter de “neutralidade pedagógica” para comprometer-se com um processo de mudança social. Para cumprir sua nova missão, a escola necessita mudar sua cultura, abandonando a lógica de compartimentação do conhecimento e assumindo uma perspectiva globalizada do conhecimento. Acerca disso, relacione as colunas: 
1. Perspectiva Compartimentada.
2. Perspectiva Globalizada.
(      ) O conhecimento é concebido como instrumento para compreensão do mundo e possível intervenção da realidade.
(      ) O professor intervém no processo de aprendizagem dos alunos, criando situações problematizadoras. 
(      ) O aluno é visto como sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor. 
(      ) O conteúdo a ser estudado determina o problema. 
(      ) Há uma sequenciação rígida dos conteúdos das disciplinas, com pouca flexibilidade no processo de aprendizagem. 
(      ) O problema determina o conteúdo a ser estudado. 
(      ) O conhecimento é visto como acúmulo de fatos e informações isoladas. 
(      ) O aluno é visto como sujeito ativo que usa sua experiência e conhecimento para resolver problemas.
A sequência está correta em: 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1221891 Farmácia
As tetraciclinas podem ser classificadas quanto ao seu mecanismo de ação, como:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1221746 Medicina
NÃO é uma DST:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1221504 Matemática
Um retângulo tem comprimento igual a 1,5cm e largura igual a √3/2 cm. O ângulo formado entre a diagonal e o maior lado deste retângulo mede:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1220922 Farmácia
Qual dessas características de um medicamento NÃO é estudada na farmacocinética?
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1220818 Farmácia
Um determinado fármaco apresenta um pKa = 4,4. Ao ser ingerido, ele chega ao estômago, cujo pH = 1,4. Nesse local, esse fármaco dissociar-se-á.” 
Qual é a relação matemática entre a quantidade de fármaco dissociado e a quantidade de fármaco que não se dissociou?
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1220793 Farmácia
São características que determinam a taxa de liberação e a quantidade potencial de fármacos distribuídos aos tecidos, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1211266 Pedagogia
O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor, gera mudanças na organização dos conhecimentos escolares e toma como ponto de partida algumas hipóteses. Assinale a hipótese INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1211182 Pedagogia
Segundo Nóvoa, “os estudos mais recentes sobre o sistema escolar e as políticas educacionais se destacam pela constatação da relação entre o funcionamento dos sistemas escolares e as desigualdades sociais. As relações da educação com o contexto econômico estão se processando em função da globalização da economia, que exige modificações e decisões educativas, curriculares e pedagógicas”. Sobre a educação numa perspectiva neoliberal, é correto afirmar: 
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Guaxupé - MG
Q1208303 Matemática
Sobre as figuras planas identificadas a seguir, marque a que está definida corretamente:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: E
5: C
6: A
7: E
8: B
9: D
10: D
11: D
12: E
13: D
14: C
15: E
16: D
17: C
18: C
19: B
20: B