Questões de Concurso
Para prefeitura de piraúba - mg
Foram encontradas 278 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
De acordo com a Lei Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, a lei será estruturada em três partes básicas:
I - Parte preliminar, compreendendo a epígrafe, a ementa, o preâmbulo, o enunciado do objeto e a indicação do âmbito de aplicação das disposições normativas.
II - Parte normativa, compreendendo o texto das normas de conteúdo substantivo relacionadas com a matéria regulada.
III - Parte final, compreendendo as disposições pertinentes às medidas necessárias à implementação das normas de conteúdo substantivo, às disposições transitórias, se for o caso, a cláusula de vigência e a cláusula de revogação, quando couber.
É correto afirmar:
Julgue as afirmativas com C (certo) ou E (errado) e assinale a alternativa correta.
( ) Projeto de lei é um conjunto de normas que deve se submeter à tramitação no legislativo com o objetivo de se efetivar através de uma lei.
( ) No Brasil, um projeto de lei pode ter sua tramitação iniciada tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal.
( ) Todo projeto de lei recebe um número específico ou protocolo, que lhe é designado a fim de facilitar a sua identificação e acompanhamento. A discordância do Chefe do Poder Executivo com determinado projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo, gera o veto.
“Cada uma das subdivisões de um artigo de lei, decreto, e similares, indicada pelos sinais a ), b ), c )”. Essa informação diz respeito a:
Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação:
( ) Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.
( ) Para símbolos não existentes na fonte Times New Roman deve-se utilizar apenas a fonte Symbol.
( ) É obrigatório constar a partir da terceira página o número da página.
Preencha as lacunas de forma correta e assinale a alternativa correta. As comunicações oficiais devem ser sempre ____________, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das exigências de __________________ e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento.
O pronome de tratamento “Excelentíssimo Senhor” pode ser utilizado para as seguintes autoridades, exceto:
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.
Sobre isso, assinale a alternativa incorreta.
No texto SUBSCRITA SUBSCRITA SOBESCRITA SOBESCRITA, para se conseguir esses recursos “subscrito ou sobescrito”, temos de usar os seguintes comandos, respectivamente, no texto selecionado:
Segundo o ministério da Educação, a tabela a seguir representava o analfabetismo no Brasil em 15/05/2013, sabendo-se que, na data em questão, o Brasil possuía uma população de aproximadamente 200 milhões de habitantes. Analisando a tabela, é correto afirmar que o número de analfabetos de 50 a 59 anos era de, aproximadamente:
Taxa do analfabetismo no Brasil por faixa etária
Idade |
Porcentagem |
60 anos ou mais |
26,5% |
50 a 59 anos |
13,8% |
40 a 49 anos |
9,9% |
30 a 39 anos |
6,6% |
25 a 29 anos |
4,0% |
18 a 24 anos |
2,6% |
15 a 17 anos |
2,2% |
Fonte: http://www.brasil.gov.br/educacao/2013/05/ cerca-de-1-5-milhao-de-jovens-e-adultos-devem-ser -alfabetizados-em-2013/analfabetismo-tabela/view |
Leia o poema seguinte para responder às próximas três questões.
“Órion”- (Carlos Drummond de Andrade).
A primeira namorada, tão alta
Que o beijo não alcançava,
O pescoço não alcançava,
Nem mesmo a voz alcançava.
Eram quilômetros de silêncio.
Luzia na janela do sobradão.
Os quatro primeiros versos do poema têm apenas um verbo, e repetido: “alcançava,”, indicando ação, fato. Ele está conjugado no seguinte tempo e modo verbal:
Leia o poema seguinte para responder às próximas três questões.
“Órion”- (Carlos Drummond de Andrade).
A primeira namorada, tão alta
Que o beijo não alcançava,
O pescoço não alcançava,
Nem mesmo a voz alcançava.
Eram quilômetros de silêncio.
Luzia na janela do sobradão.
Leia o verso: “Eram quilômetros de silêncio”. Em seguida, assinale a alternativa incorreta:
Leia o poema seguinte para responder às próximas três questões.
“Órion”- (Carlos Drummond de Andrade).
A primeira namorada, tão alta
Que o beijo não alcançava,
O pescoço não alcançava,
Nem mesmo a voz alcançava.
Eram quilômetros de silêncio.
Luzia na janela do sobradão.
Leia os itens e, de acordo com o texto, assinale a alternativa correta:
I - Órion é uma constelação de estrelas brilhantes e visíveis.
II - O poeta compara a distância que existe entre ele e a sua primeira namorada com a distância que há entre ele, na Terra, e a Constelação Órion.
III - O termo “Luzia” pode ser interpretado de duas maneiras diferentes: pode ser o nome da namorada (substantivo próprio), ou é o pretérito imperfeito do indicativo do verbo “luzir,” isto é, brilhar.
IV - “Luzia na janela do sobradão”. Esse verso diz que “Luzia,” que estava na janela do sobrado, brilhava como Órion, como estrela, e “luzia” (brilhava) na janela.
V - A separação das estrofes: o último verso está sozinho na 2ª estrofe, o que reforça a ideia de incomunicabilidade, solidão, silêncio.
Com a Constituição de 1988, foi fundado o arcabouço jurídico-institucional do SUS, consagrando em grande parte os preceitos acordados por ocasião da ___________________. Tal arcabouço está estabelecido no capítulo sobre a Seguridade Social da Constituição Federal de 1988 e detalhado ________________, que dispõe sobre a organização dos serviços, ______________, que dispõe sobre a participação comunitária e o financiamento do sistema.
I- São provenientes de alimentos que foram expostos ao consumo em carro térmico, e manteve a temperatura superior a 60ºC durante o período de distribuição.
II- Sua temperatura foi reduzida de 60ºC para 10ºC em, no máximo, 2h.
III- Foram mantidas dentro dos controles higiênico-sanitários estabelecidos pelas boas práticas, desde o preparo até o momento do reaproveitamento.
IV- Foram mantidas a temperaturas não inferiores a 60ºC pelo prazo máximo de 6h ou a temperaturas não inferiores a 65ºC pelo prazo máximo de 12h.