Questões de Concurso Para prefeitura de santo hipólito - mg

Foram encontradas 46 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3126415 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, estabelece as diretrizes e bases da educação brasileira. Sobre essa legislação, analise as afirmativas a seguir.

I- A LDB determina que o ensino fundamental é obrigatório e gratuito apenas para crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos de idade.
II- A LDB reconhece a educação indígena e quilombola como modalidades específicas, garantindo a valorização das suas culturas e das suas formas de organização.
III- A LDB aborda a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, assegurando o atendimento educacional especializado no sistema regular de ensino.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3126408 Pedagogia
A respeito das tendências pedagógicas na prática escolar, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A tendência pedagógica tradicional caracteriza-se por um ensino centrado no professor, em que o aluno é considerado um receptor passivo de informações.
( ) O planejamento da prática docente, na perspectiva crítica, deve promover uma educação voltada para a transformação social, incentivando a reflexão crítica dos alunos sobre a realidade em que vivem.
( ) O conteúdo que deve ser ensinado, na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos, é considerado neutro, desconsiderando as experiências de vida dos alunos e das suas realidades sociais.
( ) A pedagogia histórico-crítica reforça uma visão utilitarista da educação, em que o conhecimento é medido apenas pela sua aplicabilidade imediata e pela sua contribuição para a produtividade econômica.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Q3126407 Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir sobre o conceito de Didática, de acordo com Libâneo (1994).

I- Didática é a ciência que estuda os processos de ensino e aprendizagem, investigando as suas interações com os objetivos e as práticas educacionais.
II- Didática é o conjunto de métodos, técnicas e estratégias utilizadas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.
III- Didática é o conjunto de técnicas aplicadas para assegurar a disciplina e a ordem em sala de aula, facilitando o controle e a transmissão do conteúdo.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3126354 Noções de Informática
Para garantir a segurança de sistemas corporativos, os técnicos de TI devem aplicar medidas preventivas que os protejam contra ameaças internas e externas. Caso seja necessário limitar o acesso físico a um computador, para evitar que usuários não autorizados realizem alterações no sistema, qual das medidas, a seguir, é mais adequada para garantir essa proteção física e o controle do acesso ao computador?
Alternativas
Q3126337 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.

Texto 01

Você lembra quando não existia internet?

Rossandro Klinjey

    Para aqueles que se lembram dos dias em que conversas espontâneas em lojas e sorrisos não solicitados eram a norma, a era pré-smartphone, quando a internet ainda era apenas um sonho, foi mágica. Se o auge da sua infância envolvia ouvir sua mãe gritando na rua: “tá na hora do jantar”, ou inventar aventuras apenas com sua imaginação, você provavelmente nutre uma relação de amor e ódio com seu “telefone inteligente”, esse dispositivo maravilhoso com conexão à internet que nos permite andar em cidades que não conhecemos, pedir comida ou comprar roupa com um clique. Enfim, como sobrevivíamos sem Waze e o delivery?
   E, sim, eles podem encontrar quase tudo para nós, de um novo amor a uma refeição saborosa. Mas, por mais que tentem, ainda não conseguem substituir um abraço caloroso. Muito menos uma conversa olho no olho, ou entender as sutilezas do coração humano. Um brinde à ironia de um mundo onde podemos estar a um clique de tudo, exceto da genuína conexão entre gente de verdade.
    Com a ascensão dos smartphones e das redes sociais, ultrapassamos as barreiras de tempo e espaço, inclusive na internet, reconectando-nos com amigos de infância, colegas de escola e parentes em outros países em tempo real. É uma viagem incrível quebrar as limitações do relógio e da geografia com apenas um toque. Quem poderia resistir a tal fascínio? Em seguida, veio o feed infinito das redes sociais pronto para entregar elevadas doses de dopamina e satisfazer a cada um de nós, fornecendo exatamente o que desejávamos naquele momento. [...]
    E assim ficamos presos, quase acreditando que havíamos perdido a capacidade de retornar à nossa humanidade. Agora, começamos a compreender esse dilema. Na busca por experiências externas, desvalorizamos a convivência íntima, aquela que nos permite crescer e dar sentido à nossa vida.
    Não por acaso, atualmente, observa-se uma busca por reconexão com o mundo real, uma tentativa de compensar o empobrecimento dos nossos relacionamentos, que se tornaram superficiais.
    Que venham esses novos/velhos tempos, e que venham logo, pois é estando presente que a gente vive o melhor de nós.

Disponível em: https://vidasimples.co/colunista/voce-lembra-quando-nao-existia-internet/. Acesso em: 30 set. 2024. Adaptado.
Considere a seguinte passagem do texto: “Um brinde à ironia de um mundo onde podemos estar a um clique de tudo, exceto da genuína conexão entre gente de verdade.”

A ironia a que essa passagem se refere é o fato de a internet
Alternativas
Q3126334 Enfermagem
Alguns protocolos sugerem a realização da ausculta cardíaca e da palpação de pulsos no mínimo três vezes no primeiro semestre de vida do recém-nascido, devendo-se repetir os procedimentos no final do primeiro ano de vida, na idade pré-escolar e na entrada da escola (Blank, 2003). Na urgência pediátrica, é fundamental a mensuração e a avaliação da frequência cardíaca e respiratória.
Os valores das frequências cardíaca e respiratória considerados normais, para recém-nascidos e crianças de até 10 anos de idade, podem ser observados na seguinte alternativa:
Alternativas
Q3126329 Enfermagem
“A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública” (MS, 2022).

Das doenças de notificação a seguir, assinale a alternativa que apresenta a notificação compulsória imediata, ou seja, até 24 horas, que deve ser feita para o Ministério da Saúde, para a Secretaria Estadual de Saúde e para a Secretaria Municipal de Saúde.
Alternativas
Q3126240 História
Leia, a seguir, um texto de Charles de Ribeyrolles, um cidadão inglês que esteve no Rio de Janeiro durante o século XIX:

Gostais da África? Ide, pela manhã ao mercado próximo do porto [do Rio de Janeiro]. Lá está ela, sentada, com seu turbante de casimira, ou vestida de trapos, onde a graça e o grotesco se misturam. Há também as vendedoras, matronas no lugar, mercadoras que tem seus escravos que chegam e arrumam as quitandas, vendem ou vão colocar seus grandes cestos nas esquinas das ruas frequentadas. Não acrediteis que essa aristocracia do comércio negro se deixe arrastar pelas santas piedades a ponto de socorrer os pés descalços. Só ama e compreende o dinheiro, e os próprios portugueses a respeitam nos negócios.

A prática comercial relatada no texto pode ser descrita de que maneira?
Alternativas
Q3126238 Conhecimentos Gerais
O Brasil é o país com a segunda maior cobertura vegetal do mundo, sendo superada apenas pela da Rússia. No entanto, as atividades humanas, após a chegada dos colonizadores, reduziram-na significativamente, na maior parte, para a prática da agropecuária, que se mantém como a principal causa do desmatamento no país. Soma-se, a isso, a construção de estradas e hidrelétricas, a mineração e o processo intensivo de urbanização, fatores que contribuem significativamente para a redução das matas. Sobre os ciclos econômicos, a ocupação e o desmatamento no Brasil, associe a segunda coluna à primeira.

1- Ocupação da Mata Atlântica
2- Ocupação do Cerrado
3- Ocupação da Amazônia
4- Ocupação do Pantanal

( ) Esta ocupação teve início no século XVIII, durante a colonização portuguesa, com o objetivo de produzir mercadorias destinadas ao mercado europeu. Já no século XIX, a sua ocupação foi influenciada pela industrialização, com a vulcanização da borracha, que ajudou a abastecer e desenvolver a indústria.
( ) Nesta ocupação, o desmatamento teve seu início logo após a chegada dos portugueses, período em que cortaram e venderam, para várias regiões da Europa, grandes quantidades de árvores, usadas, sobretudo, para a produção de corante. A sua devastação continua a ocorrer, e os menos favorecidos economicamente são impelidos para essa área.
( ) Nesta ocupação, cerca de 80% das suas aéreas já foi modificada por atividades como a mineração e a agropecuária. É o domínio brasileiro que mais sofreu alterações antropológicas. A recente ocupação foi impulsionada pela construção de Brasília, e as principais ameaças são as lavouras comerciais, como a soja e o algodão.
( ) Nesta ocupação, os primeiros habitantes, durante séculos, serviram-se da fartura de vegetais e animais do campo, sempre utilizando os rios como fontes de alimento e meio de transporte. No século XVIII, com a chegada dos bandeirantes em busca de metais preciosos, a vida da população foi modificada.

A associação CORRETA, considerando a segunda coluna de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3126236 Conhecimentos Gerais
A cantora Rita Lee morreu em sua casa, em São Paulo (capital), ao lado de sua família, mas, desde o início de 2023, sentia-se debilitada. Faleceu na noite do dia 8 de maio. Rita Lee foi uma cantora e compositora conhecida como a “rainha do rock brasileiro”. Sua carreira musical incluiu grandes sucessos do Rock e da Música Popular Brasileira (MPB). Compôs e interpretou várias músicas de gêneros diferentes como: Lança perfume, Ovelha negra, Banho de espuma, Doce vampiro, Baila comigo, Desculpe o auê e Erva venenosa. Sobre a vida e obra de Rita Lee, analise o seguinte fragmento de texto:
“Rita Lee destacou-se na música brasileira não somente por ser uma das maiores cantoras e compositoras, mas por também ter marcado presença ao ser uma das primeiras ________________ a tocar guitarra no palco. Participou do grupo musical de rock psicodélico “Os Mutantes”, entre os anos de 1966 e 1972 – banda na qual iniciou as suas atividades – encaixando-se no movimento ______________, que tinha como líderes Caetano Veloso e Gilberto Gil. Os Mutantes lançaram o disco A divina comédia ou Ando meio desligado, considerado definitivamente um álbum de rock ________________. Depois que saiu da banda, Rita Lee formou, em 1973, outra banda chamada Tutti Frutti. Nesta, a artista cantava e tocava violão, piano, gaita e __________________. Nesse período, lançou diversos dos seus sucessos musicais, consolidando-se como a rainha do rock brasileiro”.


As palavras que completam corretamente as lacunas do fragmento de texto apresentado, na ordem, são:
Alternativas
Q3126235 Conhecimentos Gerais
Além de graves carências habitacionais associadas a fenômenos de especulação imobiliária e de mercantilização do espaço urbano, que agravam o quadro da desigualdade social, é possível observar, em muitas cidades de países desenvolvidos ou em desenvolvimento, o expressivo aumento da favelização e do número de moradores de rua, como no caso do Brasil. Analise as afirmativas, a seguir, sobre esse problema social e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As favelas são, em geral, áreas urbanas ocupadas por pessoas que dispõem de renda suficiente para arcar com os custos de uma moradia em um terreno regular e em áreas próprias para a edificação. O Brasil tem, em suas cidades, áreas com favelas que possuem água potável e centros de saúde.
( ) Em todo o mundo, a favelização diminuiu. Apenas o Brasil e alguns países pobres e subdesenvolvidos são um “planeta favela”, expressão que intitula uma das principais abordagens da questão urbana. Em 2013, foi realizada uma estimativa de que, até 2050, haja aproximadamente 3 bilhões de pessoas morando em favelas.
(  ) As causas apontadas, para esse problema urbano, estão relacionadas à crise econômica que assolou o país a partir de 2008 e resultou na incapacidade de muitas pessoas pagarem suas próprias moradias ou aluguéis, e em sucessivos cortes do governo em políticas habitacionais.
( ) Minorias étnicas foram particularmente afetadas pelas crises. Esse problema é visto em várias cidades brasileiras marcadas pela falta de água potável, esgotamento sanitário, transporte público, escolas e centros de saúde. É comum que os moradores desses locais fiquem expostos aos vários tipos de doenças e à violência urbana.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Q3126234 Conhecimentos Gerais
Trata-se de um campo do conhecimento que analisa as relações de poder e o espaço. Caracteriza-se pela presença de pressões de todo o tipo e por intervenções no cenário internacional. Hoje atua sobretudo por meio do poder de influir na tomada de decisão dos estados sobre o uso do território. Nesta região, foi o fundamento do povoamento desde o tempo colonial, uma vez que, por mais que quisesse a Coroa, não tinha recursos econômicos e população para povoar e ocupar um território de tal extensão. Atualmente os conflitos aumentaram, alcançando um patamar mais elevado. Não se trata mais de um conflito pela terra. É o conflito de uma região em relação as demandas externas. Qual abordagem é apresentada no texto?
Alternativas
Q3126232 História
Na crise do Estado Novo, a Segunda Guerra aproximava-se do fim – com a derrota da Alemanha nazista e do Japão imperial. O mundo estava muito diferente do que quando Getúlio Vargas chegara ao poder. Com a vitória dos Aliados, a democracia liberal recuperou o seu prestígio, e a ditadura do Estado Novo estava condenada. A sociedade brasileira viveu a transição entre a ditadura e a democracia. Neste contexto, novos partidos políticos foram organizados. Sobre os partidos políticos, nesse período, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3126226 Matemática
Simplificando a expressão  Imagem associada para resolução da questão obtém-se
Alternativas
Q3126215 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.

Texto 01

“Engole o choro!”

Mariana Chagas

    Quem nunca escutou, quando criança, que chorar era feio? Ou, durante o crescimento, foi repreendido com frases como “engole o choro” ou “para de chorar”? É comum crescer entendendo que o choro é algo inconveniente e que deve ser escondido ou segurado a todo custo. A aversão que muitos têm sobre o choro existe porque acreditam que a ação está associada a um sinal de fraqueza. É o que explica a psicóloga Lana Ohana. “A gente cresce e escuta muito, dentro da nossa criação, que o choro é ligado a uma questão infantil, e acaba que nos tornamos adultos atravessados por esses estigmas”.
   O choro é uma resposta emocional que pode ser desencadeada por uma variedade de estímulos e situações. Camila Castro, psicóloga especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental, explica que chorar é considerado uma forma crucial de expressão emocional que serve a diversos propósitos adaptativos.
    A terapeuta comenta que existem diversas teorias que buscam explicar o motivo de sentirmos vontade de chorar. Uma das mais conhecidas é porque o choro atua como um mecanismo de alívio emocional. “O ato de chorar pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para a restauração do equilíbrio emocional. O choro pode diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no corpo”, explica a especialista.
   Contrariando os estigmas de que chorar seria algo negativo, existem diversos benefícios em expressar as emoções pelo choro. Segundo Camila, nossas emoções são experiências complexas que envolvem diferentes níveis de ativação e sensações de prazer e desprazer. É preciso saber como entrar em contato com elas, e o choro é uma resposta a esse contato. “O choro é uma das formas mais poderosas de expressar essas emoções, proporcionando uma liberação emocional essencial. Por exemplo, o ato de chorar permite que liberemos emoções acumuladas, especialmente aquelas relacionadas à tristeza, à frustração ou à dor”, exemplifica a psicóloga.
   Além disso, Camila explica que expressar nossas emoções pelo choro também pode promover a conexão interpessoal, pois demonstra vulnerabilidade e abre espaço para o apoio e compreensão dos outros. “É uma forma de comunicação não verbal que pode promover a empatia e fortalecer os laços emocionais entre as pessoas”, esclarece a especialista.
    Quando as pessoas são ensinadas a reprimir suas emoções, especialmente através do choro, correm o risco de internalizar essa supressão. A psicóloga explica que isso pode resultar em uma incapacidade de lidar com as emoções, contribuindo para o desenvolvimento de condições como ansiedade, depressão e estresse crônico. “A crença de que chorar é um sinal de fraqueza pode levar as pessoas a se sentirem isoladas em suas emoções, evitando buscar apoio emocional ou compartilhar suas preocupações com os outros”, esclarece. Isso pode aumentar o risco de isolamento social e emocional, prejudicando a saúde mental e o bem-estar geral.
    Além disso, a supressão de chorar pode dificultar a construção de relacionamentos íntimos e saudáveis. Segundo a psicóloga, a comunicação emocional desempenha um papel crucial no estabelecimento de conexões significativas com os outros, e a falta dela pode prejudicar a qualidade dos relacionamentos interpessoais. [...]



Disponível em: https://vidasimples.co/emocoes/chorar-nao-e-ruim. Acesso em: 28 set. 2024. Adaptado.
Em “[...] o ato de chorar permite que liberemos emoções acumuladas, especialmente aquelas relacionadas à tristeza, à frustração ou à dor” [...]”, o sinal grave foi usado, nas três ocorrências, para indicar o(a)
Alternativas
Q3126214 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.

Texto 01

“Engole o choro!”

Mariana Chagas

    Quem nunca escutou, quando criança, que chorar era feio? Ou, durante o crescimento, foi repreendido com frases como “engole o choro” ou “para de chorar”? É comum crescer entendendo que o choro é algo inconveniente e que deve ser escondido ou segurado a todo custo. A aversão que muitos têm sobre o choro existe porque acreditam que a ação está associada a um sinal de fraqueza. É o que explica a psicóloga Lana Ohana. “A gente cresce e escuta muito, dentro da nossa criação, que o choro é ligado a uma questão infantil, e acaba que nos tornamos adultos atravessados por esses estigmas”.
   O choro é uma resposta emocional que pode ser desencadeada por uma variedade de estímulos e situações. Camila Castro, psicóloga especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental, explica que chorar é considerado uma forma crucial de expressão emocional que serve a diversos propósitos adaptativos.
    A terapeuta comenta que existem diversas teorias que buscam explicar o motivo de sentirmos vontade de chorar. Uma das mais conhecidas é porque o choro atua como um mecanismo de alívio emocional. “O ato de chorar pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para a restauração do equilíbrio emocional. O choro pode diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no corpo”, explica a especialista.
   Contrariando os estigmas de que chorar seria algo negativo, existem diversos benefícios em expressar as emoções pelo choro. Segundo Camila, nossas emoções são experiências complexas que envolvem diferentes níveis de ativação e sensações de prazer e desprazer. É preciso saber como entrar em contato com elas, e o choro é uma resposta a esse contato. “O choro é uma das formas mais poderosas de expressar essas emoções, proporcionando uma liberação emocional essencial. Por exemplo, o ato de chorar permite que liberemos emoções acumuladas, especialmente aquelas relacionadas à tristeza, à frustração ou à dor”, exemplifica a psicóloga.
   Além disso, Camila explica que expressar nossas emoções pelo choro também pode promover a conexão interpessoal, pois demonstra vulnerabilidade e abre espaço para o apoio e compreensão dos outros. “É uma forma de comunicação não verbal que pode promover a empatia e fortalecer os laços emocionais entre as pessoas”, esclarece a especialista.
    Quando as pessoas são ensinadas a reprimir suas emoções, especialmente através do choro, correm o risco de internalizar essa supressão. A psicóloga explica que isso pode resultar em uma incapacidade de lidar com as emoções, contribuindo para o desenvolvimento de condições como ansiedade, depressão e estresse crônico. “A crença de que chorar é um sinal de fraqueza pode levar as pessoas a se sentirem isoladas em suas emoções, evitando buscar apoio emocional ou compartilhar suas preocupações com os outros”, esclarece. Isso pode aumentar o risco de isolamento social e emocional, prejudicando a saúde mental e o bem-estar geral.
    Além disso, a supressão de chorar pode dificultar a construção de relacionamentos íntimos e saudáveis. Segundo a psicóloga, a comunicação emocional desempenha um papel crucial no estabelecimento de conexões significativas com os outros, e a falta dela pode prejudicar a qualidade dos relacionamentos interpessoais. [...]



Disponível em: https://vidasimples.co/emocoes/chorar-nao-e-ruim. Acesso em: 28 set. 2024. Adaptado.
Considere a seguinte passagem do texto: “O choro é uma resposta emocional que pode ser desencadeada por uma variedade de estímulos e situações. Camila Castro, psicóloga especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental, explica que chorar é considerado uma forma crucial de expressão emocional que serve a diversos propósitos adaptativos.”
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista o uso do termo “que” nessa passagem.

I- O termo “que”, em “[...] resposta emocional que pode ser [...]”, é um elemento de coesão, já que se refere ao termo “resposta emocional”, usado anteriormente.
II- O termo “que”, em “[...] explica que chorar [...]”, como conjunção e elemento de coesão, insere na passagem o complemento oracional do verbo “explica”.
III- O termo “que”, em “[...] expressão emocional que serve [...]”, foi usado como pronome relativo para fazer a coesão referencial com o termo “expressão emocional”.
IV- O termo “que”, em “[...] resposta emocional que pode ser [...]” e em “[...] expressão emocional que serve [...]”, poderia ser substituído, com igual correção, por “a qual”.
V- O termo “que”, nas três ocorrências, foi usado como elemento de coesão, uma vez que tem a função de retomar substantivos anteriormente expressos.

Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q3126211 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.

Texto 01

“Engole o choro!”

Mariana Chagas

    Quem nunca escutou, quando criança, que chorar era feio? Ou, durante o crescimento, foi repreendido com frases como “engole o choro” ou “para de chorar”? É comum crescer entendendo que o choro é algo inconveniente e que deve ser escondido ou segurado a todo custo. A aversão que muitos têm sobre o choro existe porque acreditam que a ação está associada a um sinal de fraqueza. É o que explica a psicóloga Lana Ohana. “A gente cresce e escuta muito, dentro da nossa criação, que o choro é ligado a uma questão infantil, e acaba que nos tornamos adultos atravessados por esses estigmas”.
   O choro é uma resposta emocional que pode ser desencadeada por uma variedade de estímulos e situações. Camila Castro, psicóloga especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental, explica que chorar é considerado uma forma crucial de expressão emocional que serve a diversos propósitos adaptativos.
    A terapeuta comenta que existem diversas teorias que buscam explicar o motivo de sentirmos vontade de chorar. Uma das mais conhecidas é porque o choro atua como um mecanismo de alívio emocional. “O ato de chorar pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para a restauração do equilíbrio emocional. O choro pode diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no corpo”, explica a especialista.
   Contrariando os estigmas de que chorar seria algo negativo, existem diversos benefícios em expressar as emoções pelo choro. Segundo Camila, nossas emoções são experiências complexas que envolvem diferentes níveis de ativação e sensações de prazer e desprazer. É preciso saber como entrar em contato com elas, e o choro é uma resposta a esse contato. “O choro é uma das formas mais poderosas de expressar essas emoções, proporcionando uma liberação emocional essencial. Por exemplo, o ato de chorar permite que liberemos emoções acumuladas, especialmente aquelas relacionadas à tristeza, à frustração ou à dor”, exemplifica a psicóloga.
   Além disso, Camila explica que expressar nossas emoções pelo choro também pode promover a conexão interpessoal, pois demonstra vulnerabilidade e abre espaço para o apoio e compreensão dos outros. “É uma forma de comunicação não verbal que pode promover a empatia e fortalecer os laços emocionais entre as pessoas”, esclarece a especialista.
    Quando as pessoas são ensinadas a reprimir suas emoções, especialmente através do choro, correm o risco de internalizar essa supressão. A psicóloga explica que isso pode resultar em uma incapacidade de lidar com as emoções, contribuindo para o desenvolvimento de condições como ansiedade, depressão e estresse crônico. “A crença de que chorar é um sinal de fraqueza pode levar as pessoas a se sentirem isoladas em suas emoções, evitando buscar apoio emocional ou compartilhar suas preocupações com os outros”, esclarece. Isso pode aumentar o risco de isolamento social e emocional, prejudicando a saúde mental e o bem-estar geral.
    Além disso, a supressão de chorar pode dificultar a construção de relacionamentos íntimos e saudáveis. Segundo a psicóloga, a comunicação emocional desempenha um papel crucial no estabelecimento de conexões significativas com os outros, e a falta dela pode prejudicar a qualidade dos relacionamentos interpessoais. [...]



Disponível em: https://vidasimples.co/emocoes/chorar-nao-e-ruim. Acesso em: 28 set. 2024. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista os significados que algumas palavras assumem no texto 01.

I- A palavra “estigma” foi considerada, ora como uma visão negativa, ora como positiva.
II- As palavras “vulnerabilidade” e “fraqueza” foram usadas com o mesmo valor semântico.
III- A palavra “interpessoais” foi usada referindo-se à relação estabelecida entre as pessoas.
IV- A palavra “cortisol” foi referida como substância nociva produzida pelo próprio corpo.
V- A palavra “empatia” foi usada no sentido de compreensão do sentimento dos outros.

Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q3126154 Português
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.

Texto 01

Onde o amor mora

Gustavo Tamagno Martins

    O amor mora nas coisas simples. Sentado no sofá jogando conversa fora. Em um cafuné demorado. Em um beijo roubado. Em um abraço apertado. Em um almoço em família. Em uma viagem sem destino. Em um sorriso sem motivo. Em um bilhete escrito à mão. Em uma flor arrancada. Em uma mensagem inesperada. Em uma piada sem graça.
   O amor significa muito mais do que palavras, mas principalmente, atitudes. Não é apenas o que o outro fala, mas o que o outro faz por nós. O amor é (e precisa) ser simples e leve.
    O amor pode nos dar borboletas no estômago, mas jamais pode nos sufocar. O amor não nos faz sofrer, mas sim, nos cura. O amor não nos tira a paz, ele só nos acrescenta. Caso contrário, precisamos repensar se é amor mesmo.
   O amor é simples. Nós é que somos complicados. [...]

Disponível em: https://vidasimples.co/voce-simples/o-amor-e-simples/. Acesso em: 24 set. 2024. Adaptado.
Na passagem do texto “O amor é simples. Nós é que somos complicados.”, as palavras “simples” e “complicados”, quanto aos seus significados, representam ideias
Alternativas
Q3125628 Conhecimentos Gerais
As queimadas são fenômenos naturais que, geralmente, ocorrem em áreas secas de clima árido ou semiárido. Há também as queimadas antrópicas, ou seja, iniciadas propositalmente por seres humanos, que acabam por degradar o meio ambiente, como tem ocorrido na atualidade. Qual das afirmativas apresentadas a seguir pode prevenir as queimadas?
Alternativas
Q3125627 História
Durante o período em que família real portuguesa esteve no Brasil, o Rio de Janeiro se tornou a cidade mais desenvolvida do país. Sobre esse período histórico, leia as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A cidade do Rio de Janeiro passou por um decrescimento populacional ao longo do século XIX.
( ) A capital brasileira, por volta de 1900, era a cidade mais populosa do país, e com avançadas condições de higiene.
( ) As reformas urbanas da época expulsaram uma parte da população do centro para as encostas dos morros.

A sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: E
5: C
6: A
7: C
8: B
9: D
10: A
11: D
12: C
13: A
14: A
15: D
16: A
17: E
18: E
19: B
20: D