Questões de Concurso Para prefeitura de são miguel do guamá - pa

Foram encontradas 345 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1171908 Medicina
Cefaleia é uma das queixas clínicas mais frequentes na prática clínica. Estima-se que 2% a 4% de todas as consultas em pronto socorro se devam à cefaleia. A seguir todas são alternativas para tratamento da migrânea, exceto:
Alternativas
Q1171907 Medicina
Em relação aos conceitos de sinais e sintomas, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1171906 Medicina
A quimioprofilaxia de contactuantes de casos de infecção por meninogoco deve ser feita nos seguintes casos, exceto:
Alternativas
Q1171905 Medicina
A respeito das infecções do sistema nervoso central, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q1171904 Medicina
A maioria dos casos de hepatite cronica por vírus C são assintomáticos, sendo frequentemente diagnosticados através de uma elevação incidental de ALT (TGP). Dos sintomas relacionados, a fadiga é o mais frequente. A principal forma de aquisição da hepatite crônica por vírus C é:
Alternativas
Q1171903 Medicina
Em pacientes saudáveis, após um período de jejum, a manutenção da glicemia é feita inicialmente através da glicogenólise hepática e muscular; porém ela é limitada, e após 12 horas, cerca de 50% da glicose já é proveniente da gliconeogênese hepática. A hipoglicemia caracteriza-se pela seguinte tríade: glicemia < 60mg/dl associada a sintomas de hipoglicemia e melhora dos sintomas após a administração de glicose. De acordo com seus conhecimentos, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1171902 Medicina
A crise tireotoxicose, também denominada tempestade tireoidiana, representa a exacerbação súbita das manifestações clínicas do hipertireoidismo, com descompensação de múltiplos sistemas e risco de morte. Em relação à crise tireotóxica, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1171901 Medicina
A hemorragia digestiva baixa (HDB) é definida como sangramento intra-luminal distal ao ligamento de Treitz (ponto onde termina o duodeno e se inicia o jejuno). Sobre a principal causa de HDB em pacientes > 60 anos, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1171900 Medicina
Sobre a infecção pelo vírus Influenza, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1171899 Medicina
Sobre a doença pulmonar obstrutiva (DPOC), analise as afirmações seguintes e marque a alternativa correta: I- Evidências atuais demonstram que a maior parte dos pacientes, apresentam tanto elementos de bronquite quanto de enfisema sendo que o exame físico não diferencia de forma confiável as duas entidades. lI- A manifestação clássica do DPOC é a obstrução do fluxo aéreo e as provas de função pulmonar mostram obstrução ventilatória com redução do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e aumento da razão VEF1/CVF (CVF: capacidade total forçada). III- A administração de oxigênio suplementar é a única intervenção terapêutica inequivocamente eficaz para reduzir a taxa de mortalidade dos pacientes com DPOC e está indicada para paciente com hipoxemia em repouso (SO2 < ou = 88% ou <90% com sinais de hipertensão pulmonar ou insuficiência cardíaca direita). IV- O baqueteamento digital é um sinal de DPOC e sua ocorrência não deve alertar o médico para necessidade de iniciar uma investigação, principalmente se de início recente. É apenas correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1171898 Medicina
Paciente com diagnóstico de asma, recorrentes visitas à emergência com falta de ar. Além disso, apresenta piora dos sintomas no período noturno e ao realizar esforços. Considerando que a paciente encontra-se em uso de albuterol inalatório duas vezes ao dia, as medidas mais adequadas para melhora dos sintomas são:
Alternativas
Q1171897 Medicina
Paciente de 40 anos de idade, com quadro de hemorragia digestiva baixa intenso, apresenta-se pálido, hipotenso, taquicárdico e oligurico. As extremidades estão frias e mal perfundidas. Uma gasometria arterial colhida em ar ambiente (FiO2 0,2) mostra: Ph=7,23 PaO2=84 PaCO2=24 HCO3 10 e BE - 12. O lactato sérico é de 12mMo/L (ref= até 2mMol/L). Qual das alternativas seguintes é a principal causa desses achados? 
Alternativas
Q1171896 Medicina
Na Insuficiência Renal Crônica (IRC):
Alternativas
Q1171895 Medicina
Em relação à infecção do trato urinário, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1171894 Medicina
Um homem de 66 anos, hipertenso, tabagista, volta ao pronto atendimento no 3° dia de tratamento com levofloxacino 750mg via oral 1x ao dia porque apresentou piora da febre e fraqueza. Ela havia começado há 3 dias antes com tosse secretiva e febre aferida sendo diagnosticado com pneumonia por meio do quadro clínico e radiografia pulmonar. No mês anterior, havia ficado internado 4 dias por acidente vascular encefálico, do qual refere que não ficou sequela. Ao exame físico, sua temperatura é de 38,6oC, frequência cardíaca de 96 bpm, FR 24ipm. Está levemente pálido. Estertores e diminuição do murmúrio vesicular na base esquerda. Exames evidenciam: leucocitose de 20.800 com neutrofilia e ureia de 56.
O Raio X de tórax mostra aumento do tamanho da condensação pulmonar em lobo inferior esquerdo em relação ao do 1° atendimento.
Em relação ao caso clínico, é correto afirmar:
Alternativas
Q1171893 Medicina
Sobre o tratamento da hipertensão arterial sistêmica, assinale a alternativa verdadeira:
Alternativas
Q1171892 Medicina
No tratamento das taquiarritmias, os pacientes que apresentam sinais ou sintomas de instabilidade devem ser levados à sala de emergência e devem ser providenciados monitorização, oxímetro suplementar, acesso venoso e coleta de exames laboratoriais como hemograma, eletrólitos, função renal, marcadores de necrose miocárdica. Os critérios de instabilidade incluídos são os seguintes, exceto:
Alternativas
Q1171891 Medicina
Sobre a abordagem do paciente com Infarto agudo do miocárdio, assinale a alternativa verdadeira:
Alternativas
Q1171890 Medicina
Em qual das situações a seguir, a reposição de albumina está indicada?
Alternativas
Q1171889 Medicina

Homem, 52 anos, com diagnóstico de cirrose hepática secundária a álcool, encontra-se em uso de acido fálico 5mg/dia e espironolactona 100mg/dia. Apresenta aumento do volume abdominal e edema há 15 dias, sem febre - porém com desconforto abdominal e redução do volume urinário. Ao exame físico, tem icterícia sem sinais clínicos de encefalopatia. Exames laboratoriais: BT 4,2mg/dl; Ur 72mg/dl; Cr 1,8mg/dl;

Líquido ascítico: proteína= 1,2g/dl; glicose=80; DHL 186UI/L; leucócitos 480/ml (68% de neutrófilos, 20% de linfócitos, 8% de monócitos, 4% de células mesoteliais); hemácias 570/ml, sem crescimento de micro organismos nas culturas.

Marque a alternativa correta sobre o que deve ser feito com o paciente da questão:

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: C
5: E
6: B
7: D
8: B
9: A
10: B
11: C
12: E
13: C
14: A
15: E
16: A
17: B
18: C
19: C
20: D