Questões de Concurso Para prefeitura de ituporanga - sc

Foram encontradas 158 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1238009 Português
Texto 1
É preciso entender que em educação, como em outros setores, há etapas a ser vencidas. Enquanto faltam escolas, construí-las tem um impacto fulgurante nas estatísticas. Mas essas escolas são apenas caricaturas se lhes faltam livros, equipamentos e professores. Suprir essas lacunas resulta também num grande salto na matrícula e na qualidade. O passo seguinte é ter professores minimamente preparados, uma administração central operante, currículos claros e não estar em greve todos os meses (seja de quem for a culpa). Esses aperfeiçoamentos trazem ainda bons frutos na qualidade e na deserção. Mas, daí para frente, os erros e deficiências vão se tornando menos óbvios, as correções mais sutis e o seu impacto resvaladiço. As mudanças fáceis já foram feitas, restam aquelas politicamente mais conflitantes. Ou seja, mais se avança, mais difíceis se tornam os avanços subsequentes. […]
Em resumo, é relativamente fácil chegar a uma educação medíocre para todos ou quase todos (embora isso nos tenha consumido cinco séculos). O grande problema é que hoje os números mostram estagnação da matrícula, evasão elevada – sobretudo no ensino médio – e qualidade sem avanços substanciais. O desafio é conseguir uma educação de qualidade. Que é possível demonstraram os muitos países que deram esse salto. Alguns são até mais pobres que o Brasil, e quase todos eram pobres quando deram esse salto.
O trunfo do país é a existência de uma avaliação escola por escola. Prova Brasil, Ideb e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostram exatamente onde estamos e quanto avançamos – que se calem os palpiteiros. Esperamos que essa avaliação indique os progressos a ser obtidos em um futuro próximo.
CASTRO, Cláudio de Moura. O próximo passo. Veja. São Paulo: Abril, n. 31, p. 26, 5 ago. 2009. [Adaptado]
Atenção! Assinale a alternativa que indica corretamente as habilidades exigidas na interpretação do texto de Cláudio de Moura Castro.
Os descritores das habilidade foram inspirados, com adaptações, nas propostas do texto: MOÇO, Anderson. A prova Brasil em detalhes. Nova Escola: p. 53, ano XXIV, n. 222, maio 2009.

Na frase “O trunfo do país é a existência de uma avaliação escola por escola.” a expressão “o trunfo” pode ser substituída por “a vantagem” sem que o sentido do texto se altere.
A observação acima demonstra a habilidade de:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1236499 Nutrição
Quanto à utilização de Nutrição Parenteral Total (NPT), é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1235893 Economia
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, repetidas vezes tem chamado o Holocausto de “uma grande fraude”.
Qual dos fatos abaixo o governante iraniano quer negar?
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1235688 História
Texto
Acontece que Portugal e Inglaterra eram aliados de quinhentos anos – uma aliança tão antiga que, quando começou, a numeração de seus henriques e manueis ainda estava no zero. Ao mesmo tempo, D. João, como muitos portugueses, tinha um chiquê por tudo que fosse francês – a língua, a literatura, os perfumes, os molhos, os doces, os queijos – e se mortificava com a ideia de que a França se lhe tornasse hostil. Mas não podia se submeter a Napoleão e muito menos mandá-lo se roçar nas ostras, como gostaria, porque o corso podia se ofender e retaliar. D. João pensou até em oferecer em casamento seu herdeiro, D. Pedro, a alguma sobrinha de Napoleão – o que, além de vergonhoso, parecia prematuro porque D. Pedro tinha, então, apenas 9 anos.
CASTRO, Ruy. Era no tempo do rei. Um romance da chegada da Corte. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 22
Indique com ( V ) a afirmativa verdadeira (correta) e com ( F ) a falsa (incorreta), de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
( ) Os membros da associação contribuíram com doações para a reconstrução da casa paroquial.
( ) Em “Ser rei implica sacrifícios” e “D. João implicava com D. Pedro” o verbo implicar tem sentidos diferentes e, por isso, a sua regência também é diferente.
( ) A seção foi interrompida devido ao temporal.
( ) Houveram muitas disputas entre D. João e Napoleão.
( ) A delegação portuguesa chegou ontem em Curitiba.
Assinale agora a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1235397 Inglês
Reading Comprehension
Cell Phones: Are they dangerous?
Do you have a cell phone? Do you use it a lot? If the answer to these questions is yes, you should read the following information very carefully.
If you keep on using a cell phone, it will probably cause premature ageing, which might be rather difficult to get over. At least this is what most scientists claim. Low-level radiation from the phone may heat up body cells, damaging skin and making it look slightly lined and tired. Scientists say that if you expose cells to the radiation from a cell phone, the natural process that repairs your skin will probably be affected. Furthermore, radiation produces mutations in the cells and these mutations could be related to other health problems.
Cell phone users have also found out that if they use their phone for a long time they feel other symptoms such as fatigue and memory loss. The fatigue may be caused because, when using phones, people suffer an involuntary speeding up of their heart beat. Apart from that, nearly two out of three people interviewed complained of regular headaches from using their phones, although this may be due to bad posture rather than radiation emissions.
The most surprising fact discovered by researchers is that people exposed to the radiation of a cell phone for 45 minutes go to the bathroom twice as much as usual. This proves that radiation has a biological effect on humans.
So if I were you, I would definitely think twice before using a cell phone if I looked in the mirror and saw wrinkles on my face, felt fatigue, had trouble remembering things, or if I started using my bathroom more often than I used to.

The underlined words in the text are all examples of:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1232692 Pedagogia
Uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar da arte e da educação, que busca resolver o problema da complexidade da compreensão da arte e hoje se coloca entre as principais tendências pedagógicas contemporâneas da educação e do ensino da Arte, foi apresentada por Fernando Hernández (2000) como:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1232586 Educação Artística
Compreender uma imagem implica apreciá-la na sua pluralidade de sentidos, realizando leituras que busquem compreender o modo como a gramática visual se estrutura, exercitando o pensamento crítico sobre as imagens. Porém, para entender o processo de leitura, é fundamental que o professor conheça algumas teorias do desenvolvimento estético.
Dentre os pesquisadores que se dedicam a esse estudo, destaca-se Abigail Housen, que aponta cinco estágios de desenvolvimento estético, que são:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1232253 Auditoria
Analise as alternativas no que se refere ao relatório de auditoria que é composto, basicamente, dos seguintes tópicos:
I. preâmbulo, informando o órgão, unidade administrativa ou fundo especial auditado, objetivo, período e o número sequencial do relatório.
II. sumário, com a descrição sucinta do trabalho de auditoria externa realizada.
III. resultado da Auditoria, expondo os fatos de forma precisa, eficiente e autêntica, inclusive por meio de gráficos, tabelas, mapas, relações, fluxogramas, organogramas, memoriais, originais ou cópias de documentos.
IV. recomendação formulada com clareza e precisão, utilizando prática apropriada, devidamente fundamentada.
V. conclusão, com a finalidade de captar e reter todas as informações, levantamentos e recomendações da Auditoria Externa, para que os seus objetivos e resultados sejam alcançados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1232170 Auditoria Governamental
Analise as alternativas abaixo referentes à estruturação do Controle Interno do Poder Executivo Municipal que abrange, no mínimo, o exame dos seguintes setores ou serviços:
I. auditoria da situação financeira, com a finalidade de verificar a regularidade e correção dos recebimentos e pagamentos efetuados, conferir os saldos de bancos declarados com os existentes e observar o cumprimento das normas internas.
II. auditoria da receita, com a finalidade de verificar a situação do controle existente sobre o lançamento, a cobrança e a arrecadação das receitas municipais, a compatibilização dos valores da arrecadação com os registrados na Contabilidade e a observância da legislação pertinente.
III. auditoria contábil, com a finalidade de examinar a correção técnica da escrituração, a legitimidade dos atos e fatos que deram origem aos lançamentos, a formalização dos documentos comprobatórios, medir e avaliar a segurança e eficiência das funções de controle interno, próprias do sistema financeiro.
IV. auditoria dos créditos orçamentários e adicionais, com a finalidade de verificar a existência de créditos para a realização da despesa, a regularidade e correção da abertura e utilização dos créditos adicionais e a observância das normas, procedimentos e preceitos legais que regem a execução do orçamento do Município, incluindo os seus fundos especiais.
V. auditoria da despesa, com a finalidade de verificar a observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e moralidade na realização da despesa pública, bem como se estão sendo cumpridas a legislação federal e a municipal pertinentes.
VI. elaboração, com a administração municipal, do PPA, LDO, LOA, programação financeira e cronograma de execução mensal de desembolso, metas bimestrais de arrecadação, bem como outras peças de planejamento a serem exigidas pela legislação inerente e órgãos de controle interno.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1231122 Fonoaudiologia
Na fisiologia da audição, manter o equilíbrio das pressões de ar entre o ouvido médio e o ouvido externo, propiciando a renovação do ar da cavidade timpânica todas as vezes que o sujeito deglute é função de uma das estruturas abaixo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1230965 Auditoria
Os termos fraude e erro aplicam-se em quais situações?
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1230726 Psicologia
Sobre condutas neuróticas infantis, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1230698 Psicologia
Diversas teorias psicológicas atuais buscam compreender a violência a partir dos aspectos sociais que se acham na gênese desse fenômeno.
Teorias com esse enfoque defendem que:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1230396 Enfermagem
O tétano acidental é uma toxi-infecção grave, causada pela toxina do bacilo tetânico, introduzido no organismo através de ferimentos ou lesões de pele ou mucosa.
A forma mais eficaz de prevenção do tétano é:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1230390 Enfermagem
A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é utilizada para a prevenção da:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1230350 Enfermagem
A AIDS é uma doença caracterizada por uma disfunção grave do sistema imunológico do indivíduo infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). É correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1230073 Algoritmos e Estrutura de Dados
Assinale a alternativa a respeito dos algoritmos de ordenação Bubble Sort e Quicksort.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1228659 Contabilidade Geral
Uma empresa que possuía 100 unidades de mercadorias compradas a R$ 4,00 cada uma e compra 150 unidades a R$ 6,00 cada uma, vende 200 unidades a R$ 5,00 cada uma, compra mais 50 unidades a R$ 7,00 cada uma, nessa ordem, terá, ao fim do período, um estoque de mercadorias no valor de:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1226846 Português
Texto
Acontece que Portugal e Inglaterra eram aliados de quinhentos anos – uma aliança tão antiga que, quando começou, a numeração de seus henriques e manueis ainda estava no zero. Ao mesmo tempo, D. João, como muitos portugueses, tinha um chiquê por tudo que fosse francês – a língua, a literatura, os perfumes, os molhos, os doces, os queijos – e se mortificava com a ideia de que a França se lhe tornasse hostil. Mas não podia se submeter a Napoleão e muito menos mandá-lo se roçar nas ostras, como gostaria, porque o corso podia se ofender e retaliar. D. João pensou até em oferecer em casamento seu herdeiro, D. Pedro, a alguma sobrinha de Napoleão – o que, além de vergonhoso, parecia prematuro porque D. Pedro tinha, então, apenas 9 anos.
CASTRO, Ruy. Era no tempo do rei. Um romance da chegada da Corte. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 22
Observe as afirmativas abaixo:
I. Os pronomes oblíquos lhe e lo, destacados no texto, referem-se, respectivamente, a D. João e a Napoleão.
II. Os vocábulos francês e até obedecem à mesma regra de acentuação gráfica.
III. Em “não podia se submeter a Napoleão” e “porque o corso podia se ofender” se é um pronome reflexivo com a função de objeto direto.
IV. Em “D. Pedro tinha, então, apenas 9 anos.”, então pode ser substituído por pois, sem prejuízo gramatical ou de sentido.
V. “Retaliar” é um verbo intransitivo que está sendo usado no texto com o sentido de “vingar-se”.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Ituporanga - SC
Q1226745 Pedagogia
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) se define como sendo mais do que apenas um indicador estatístico. É uma política pública que visa a melhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito nacional, como nos Estados, municípios e escolas.
A partir do exposto, pode-se afirmar em relação a esse índice que:
I. as metas são diferenciadas para cada rede e escola.
II. mesmo quem já tem um bom índice deve continuar a evoluir.
III. os Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 5,0 em 2022.
IV. no caso das redes e escolas com maior dificuldade, as metas preveem um esforço concentrado e apoio do MEC para reduzir mais rapidamente essa desigualdade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: A
5: E
6: B
7: E
8: E
9: B
10: C
11: C
12: E
13: C
14: A
15: D
16: C
17: C
18: E
19: B
20: D