Questões de Concurso
Para prefeitura de itapevi - sp
Foram encontradas 2.265 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Um homem de 64 anos será submetido a uma colecistectomia com exploração das vias biliares por laparotomia (diagnóstico: colelitíase com coledocolitíase). A equipe cirúrgica decide utilizar uma incisão de Lennander.
Qual das opções a seguir descreve corretamente as características e as precauções cirúrgicas ao realizar uma incisão paramediana para esse procedimento?
Uma mulher de 47 anos, sofreu acidente automobilístico com colisão frontal e é transportada ao setor de emergência pelo SAMU devidamente imobilizada, de acordo com o protocolo do atendimento pré-Hospitalar (suporte intermediário). Está consciente, estável hemodinamicamente e com sinais vitais dentro da normalidade. Apresenta dor cervical intensa, incapacidade de movimentar o pescoço e déficit motor em membros superiores. A radiografia cervical inicial é inconclusiva.
Considerando o caso clínico apresentado, assinale a alternativa que indica o próximo procedimento a ser aplicado.
Um homem de 55 anos, com cirrose hepática secundária ao consumo crônico de álcool, apresenta história pregressa de hematêmese volumosa e melena. No exame físico, encontra-se taquicárdico e hipotenso. Exames laboratoriais mostram hemoglobina de 7,5 g/dL e função hepática compatível com Child-Pugh C. A endoscopia digestiva alta revela varizes esofágicas de grande calibre com sinais de alto risco de ruptura (sinal da “cereja ou red spots”).
Assinale a alternativa correta com relação à próxima conduta mais apropriada para manejo desse paciente após estabilização hemodinâmica inicial com reposição volêmica e transfusão de hemácias.
Um homem de 29 anos, vítima de agressão com arma branca no pescoço, apresenta hematoma cervical em expansão, dificuldade respiratória, rouquidão e enfisema subcutâneo.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que indica a conduta inicial mais adequada.
Nesse caso, a equipe cirúrgica optou por realizar apendicectomia intervalar, que consiste em
Um homem de 52 anos, com histórico de etilismo crônico, apresenta dor abdominal epigástrica crônica, contínua, de forte intensidade, que piora após as refeições. Relata perda ponderal de 7 kg nos últimos 4 meses, esteatorreia e episódios ocasionais de vômitos. Exames laboratoriais evidenciam glicemia de jejum elevada e insuficiência exócrina pancreática. A tomografia computadorizada de abdome revelou calcificações difusas no pâncreas e dilatação do ducto pancreático principal (8 mm), sem massas aparentes. Após manejo inicial com enzimas pancreáticas e analgesia, a dor persiste, limitando muito as atividades do paciente.
Nesse contexto, a abordagem terapêutica mais indicada para esse paciente é
Considerando o exposto, assinale a alternativa que indica a conduta cirúrgica mais adequada para esse caso.
Nesse caso, a conduta mais indicada para o manejo inicial é

(pt.linkedin.com/Tomatheart/google)
Com base no caso clínico e na radiografia apresentados, assinale a alternativa que indica a conduta mais apropriada nesse caso.
Com base no exposto, pode-se afirmar que o paciente apresentou, como complicação pós-operatória,

(Townsend Jr., C. M.; Beauchamp, R.D.; B. Evers, M. and Mattox, K.L. Sabiston. Tratado de cirurgia. 20a edição, ed. Elsevier, 2019)
Com base no relato e na radiografia apresentados, assi nale a alternativa que indica a melhor abordagem tera pêutica inicial para esse paciente.
Uma menina de 5 anos é levada ao ambulatório devido a um aumento indolor na região média do pescoço que os pais notaram há cerca de 6 meses. O aumento de volume tornou-se mais evidente após um episódio recente de infecção de vias aéreas superiores. No exame físico, observa-se uma massa móvel, situada na linha média do pescoço, que se eleva com a deglutição e ao protrair a língua. Não há sinais de inflamação no momento. Ultrassonografia cervical mostra uma lesão cística bem delimitada, sem vascularização interna.
Segundo o caso clínico apresentado, pode-se afirmar que a abordagem inicial mais adequada para esse caso é
Considerando o descrito, assinale a alternativa correta com relação à conduta inicial mais apropriada nesse caso
A conduta mais apropriada, nesse caso, deverá ser
Após as medidas iniciais na sala de emergência, qual é a conduta mais apropriada nesse cenário?
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada nesse momento.
Homem de 68 anos, diabético e hipertenso, é admitido para cirurgia eletiva de ressecção de adenocarcinoma de cólon. Ele apresenta um histórico de infarto agudo do miocárdio há 6 meses, mas está estável atualmente. Durante a avaliação pré-operatória, seus exames laboratoriais mostram creatinina sérica de 1,85 mg/dL e glicemia de jejum de 143 mg/dL. A cirurgia está programada para daqui a quinze dias.
Assinale a alternativa que representa a melhor abordagem no manejo pré-operatório desse paciente?
Com base no caso clínico expresso, assinale a alternativa que aponta a conduta mais apropriada nesse momento.
Uma mulher de 62 anos, previamente saudável, é sub metida a uma cirurgia de Whipple por adenocarcinoma de cabeça de pâncreas. No pós-operatório imediato, evolui com instabilidade hemodinâmica, necessitando de suporte vasopressor. No 3° dia pós-operatório, apresenta fístula pancreática grau C, confirmada por drenagem de líquido com alto teor de amilase e sinais de infecção local. O estado nutricional inicial da paciente era adequa do, mas no momento apresenta balanço nitrogenado negativo e albumina sérica de 2,1 g/dL.
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta a conduta nutricional mais apropriada nesse cenário.
Assinale a alternativa que indica, dentre as seguintes estratégias iniciais, a mais apropriada para manejar a res posta endócrino-metabólica ao trauma nesse paciente.