Questões de Concurso
Para ufjf
Foram encontradas 955 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. A construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
II. Pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata a Lei nº 10.098.
III. Os edifícios deverão dispor, pelo menos, de um banheiro acessível, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
IV. Os locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante, de acordo com a ABNT, de modo a facilitar-lhes as condições de acesso, circulação e comunicação.
Considerando o texto da Lei nº 10.098/2000, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I. Para ser considerado acessível, o mobiliário urbano deve assegurar dimensão e espaço apropriado para aproximação, alcance, manipulação e uso, postura e mobilidade do usuário.
II. Para ser considerado acessível, o mobiliário urbano deve estar localizado junto a uma rota acessível e dentro da faixa livre para circulação de pedestre.
III. Para ser considerado acessível, o mobiliário urbano deve proporcionar ao usuário segurança e autonomia de uso.
IV. Para ser considerado acessível, o mobiliário urbano deve ser projetado de modo a não se constituir em obstáculo, a não ser quando suspenso.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
( ) Considera-se subutilizado o imóvel cujo aproveitamento seja inferior ao mínimo definido no plano diretor ou em legislação dele decorrente.
( ) Decorridos dois anos de cobrança do IPTU progressivo sem que o proprietário tenha cumprido a obrigação de parcelamento, edificação ou utilização, o município poderá proceder à desapropriação do imóvel, com pagamento em títulos da dívida pública.
( ) Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até 250 m2 , por dois anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano.
( ) O Plano Diretor poderá fixar áreas nas quais o direito de construir poderá ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.
Assinale a sequência correta.
COLUNA I 1. Corte 2. Cota 3. Elevação 4. Planta
COLUNA II ( ) Representação gráfica realizada a partir de um plano secante vertical que divide o edifício ou outro objeto em duas partes, no sentido longitudinal ou no transversal.
( ) Vista superior em projeção ortogonal da edificação ou outro objeto, em uma determinada altura.
( ) Representação gráfica em projeção vertical ortogonal de planos internos ou de elementos da edificação.
( ) Toda e qualquer medida expressa em peças gráficas de projetos arquitetônicos e urbanísticos.
Assinale a sequência correta.
COLUNA I 1. Alimentador predial 2. Coluna de distribuição 3. Sistema de recalque 4. Registro de fechamento
COLUNA II ( ) Componente destinado a permitir interrupção do fluxo da água, usado totalmente fechado ou totalmente aberto.
( ) Tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água ou à rede de distribuição predial.
( ) Tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais.
( ) Conjunto de componentes destinado a bombear a água de um reservatório inferior para um reservatório superior.
Assinale a sequência correta.
A esse respeito, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Para rampas em curva, a inclinação máxima admissível é de 8,33 % (1:12) e o raio mínimo de 3,00 m, medido no perímetro interno à curva.
( ) A inclinação transversal não pode exceder 8% em rampas internas e 5 % em rampas externas.
( ) A largura das rampas deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de 1,50 m, sendo o mínimo admissível de 1,20 m.
( ) Toda rampa deve possuir corrimão de duas alturas em cada lado.
Assinale a sequência correta.
A respeito dessas transformações, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O desmantelamento das estruturas de assentamento tradicionais, produzidas pelas sociedades antigas com as técnicas pré-industriais e as formalidades precedentes ao “novo regime” vigente no mundo industrial, é uma transformação da paisagem citada por Benevolo.
( ) Um primeiro modelo de urbanização “moderno”, concebido por volta da metade do século XIX, mas ainda amplamente operante nos séculos XX e XXI, seja na Europa, seja no resto do mundo, é uma transformação apresentada pelo autor.
( ) Um segundo modelo de urbanização, baseado na experiência dos reparos ao primeiro modelo já ocorrida entre os dois séculos e colhida pelo movimento moderno no primeiro pós-guerra como método alternativo de gestão de território, é uma transformação de que trata Benevolo.
( ) Um último procedimento de urbanização, que não é certo chamar de “modelo” porque seu caráter principal é a desvinculação em relação às formalidades legais, é uma transformação descrita no livro.
Assinale a sequência correta.
Assinale a alternativa que não corresponde à maneira como objetos BIM paramétricos são definidos.
Soluções de modelagem que utilizam a tecnologia BIM podem ser caracterizadas por
Assinale a alternativa que apresenta esses sete princípios.
A respeito da sustentabilidade social, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A sustentabilidade social pode ser alcançada pela concepção de produtos e serviços com aplicações imediatamente utilizáveis pela maioria dos usuários potenciais sem quaisquer modificações.
( ) A sustentabilidade social pode ser alcançada pela criação de legislação que imponha sobretaxas fiscais a produtos e serviços que não sejam utilizáveis por todos os usuários potenciais, sem quaisquer modificações.
( ) A sustentabilidade social pode ser alcançada pela concepção de produtos facilmente adaptáveis aos diferentes usuários (por exemplo, por meio da adaptação de interfaces).
( ) A sustentabilidade social pode ser alcançada pela normalização das interfaces dos produtos, de forma a torná-los compatíveis com equipamentos especializados (por exemplo, auxílios tecnológicos destinados a pessoas com deficiência).
Assinale a sequência correta.
Relacione esses sistemas estruturais, constantes na COLUNA I, com seus exemplos ou possibilidades de aplicação, descritos na COLUNA II.
COLUNA I 1. Forma ativa 2. Superfície ativa 3. Massa ativa 4. Vetor ativo
COLUNA II ( ) Abóboda de alvenaria ( ) Cascas de concreto armado ( ) Lajes planas de concreto armado ( ) Estruturas espaciais ou treliçadas
Assinale a sequência correta.
Segundo Hertzberger, são fatores que contribuem para essa perda de valor, exceto:
Tendo em vista as definições apresentadas pela autora, relacione os termos da COLUNA I com suas definições, presentes na COLUNA II.
COLUNA I 1. Funcionalidade 2. Qualidade do edifício 3. Impactos do edifício
COLUNA II ( ) Determina as características construtivas e de execução do edifício (estrutura, acabamentos, sistemas de engenharia, coordenação), para o bom funcionamento.
( ) Determina a possibilidade de o edifício agradar, intrigar e criar um senso de localização e pertencimento, inspirar a comunidade local e seu ambiente.
( ) Abrange o arranjo, a quantidade e a inter-relação de espaços e como o edifício é projetado para o uso.
Assinale a sequência correta.
No CASO 1, a trinca é uniforme em toda a altura da seção e não muito profunda. Esse tipo de trinca indica ocorrência de retração no concreto.
No CASO 2, as trincas apresentam aberturas variáveis ao longo do vão, crescendo para o meio do vão. A abertura é maior na face mais tracionada da viga, diminuindo no sentido do eixo da viga. Esse tipo de trinca indica insuficiência de armação de tração para momento fletor.
No CASO 3, a trinca indica insuficiência da armação de tração para força cortante. Nesse caso, as aberturas das fissuras são muito pequenas, passando muitas vezes despercebidas.
Relacione as recomendaçõoes de ações que devem ser tomadas para prevenir o colapso da estrutura, constantes na COLUNA II, com os casos da COLUNA I.
COLUNA I 1. CASO 1 2. CASO 2 3. CASO 3
COLUNA II ( ) A trinca não sinaliza possibilidade de colapso da viga, mas deve ser tratada para que se evite a deterioração da armação. ( ) A viga deve ser imediatamente escorada e reforçada, pois há perigo de colapso. ( ) Impõe-se o imediato escoramento e o posterior reforço da viga.
Assinale a sequência correta.