Questões de Concurso
Para sedese-mg
Foram encontradas 80 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Analise as assertivas abaixo sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social e os procedimentos de isenção de contribuições para a seguridade social.
I. As entidades beneficentes de assistência social deverão obedecer ao princípio da universalidade do atendimento, entretanto podem dirigir suas atividades exclusivamente a seus associados ou categoria profissional.
II. Para ser considerada beneficente e fazer jus à certificação, a entidade de saúde deverá ofertar a prestação de seus serviços ao SUS no percentual mínimo de 60% (sessenta por cento), bem como informar, obrigatoriamente, ao Ministério da Saúde a totalidade das internações e atendimentos ambulatoriais realizados para os pacientes usuários do SUS.
III. Constitui requisitos para a certificação de uma entidade de assistência social estar inscrita no respectivo Conselho Municipal de Assistência Social ou no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal ou integrar o cadastro nacional de entidades e organizações de assistência social.
Estão CORRETAS as assertivas
São competências da Secretaria Nacional de Assistência Social, EXCETO
As questões 56 e 57 referem-se ao Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social – IGDSUAS
Analise as assertivas abaixo concernentes ao IGDSUAS e assinale com V às verdadeiras e com F às falsas.
( ) O IGDSUAS é uma forma de medir os resultados da gestão descentralizada do SUAS, considerando a atuação da gestão na implementação, execução e monitoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social.
( ) O IGDSUAS é repassado semestralmente do Fundo Nacional da Assistência Social (FNAS) aos Fundos de Assistência Social dos Municípios.
( ) De acordo com IGDSUAS, é permitido aos Municípios, Distrito Federal e Estados utilizar os recursos que não foram utilizados no ano subsequente ao que foram repassados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
As questões 56 e 57 referem-se ao Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social – IGDSUAS
Os recursos do Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGDSUAS) podem ser utilizados para
As questões 53 a 55 foram baseadas na Norma Operacional Básica NOB SUAS 2012.
A nova Norma Operacional Básica - NOB SUAS 2012, foi elaborada em decorrência da necessidade de se
Considerando a organização da Assistência Social, com base na Constituição Federal de 1988 e na LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, NÃO constitui uma diretriz da PNAS:
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social PNAS – 2004, constituem serviços de proteção básica de assistência social, EXCETO:
As questões 49 e 50 foram baseadas na Lei Estadual nº12.262, de 23/07/1996
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as formas de materialização da política de assistência social ao seu conceito.
COLUNA I
1. Benefícios eventuais.
2. Serviços.
3. Programas de assistência social.
4. Projetos de enfrentamento da pobreza.
COLUNA II
( ) Ações integradas e complementares, com objetivos, prazos e área de abrangência definidos.
( ) Investimento econômico-social nos grupos populares, com subsídios técnicos e financeiros.
( ) Atividades continuadas que fazem a melhoria de vida da população, com ações voltadas para as necessidades básicas.
( ) Pagamento dos auxílios natalidade e funeral às famílias com renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo.
A alternativa que apresenta a ordem CORRETA.
As questões 49 e 50 foram baseadas na Lei Estadual nº12.262, de 23/07/1996
A política estadual de assistência social tem por objetivos, EXCETO:
Conforme regulamentado no Artigo 203 da Constituição Federal Brasileira, de 1988, os objetivos da assistência social são os seguintes, EXCETO:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA.
Maria Lúcia Barroco (2006) traz uma importante contribuição para o debate e reflexão sobre os desafios éticos que se colocam ao exercício profissional do assistente social.
Assinale a alternativa que NÃO expressa uma das perspectivas de análise sobre a relação ética e Serviço Social.
As questões 42 a 44 foram baseadas no artigo "Os fundamentos históricos e teóricometodológicos do serviço social brasileiro na contemporaneidade", de Maria Carmelita Yazbek.
Analise as assertivas abaixo, considerando o processo de constituição das principais matrizes do conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro.
I. É na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro fundamenta a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais orientando-se por posicionamentos de cunho humanista, favoráveis aos ideários liberal e marxista, na busca da extinção da hegemonia do pensamento social da igreja face à “questão social”.
II. É na matriz positivista e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social, que o Serviço Social busca o seu primeiro suporte teóricometodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização. Tal horizonte analítico aborda as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas.
III. É no âmbito da adoção do marxismo como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social, no Brasil, a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais, participando do processo de reprodução dessas relações.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS.
As questões 42 a 44 foram baseadas no artigo "Os fundamentos históricos e teóricometodológicos do serviço social brasileiro na contemporaneidade", de Maria Carmelita Yazbek.
Analise as assertivas abaixo, concernentes às tendências históricas e teóricometodológicas do Serviço Social no Brasil e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas
( ) O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do serviço social brasileiro, a partir dos anos 1940, começa a ser tecnicizado, ao entrar em contato com o serviço social norte-americano e suas propostas de trabalho permeadas pelo caráter conservador da teoria social positivista.
( ) A partir dos anos 1980, o serviço social vai apropriar-se do pensamento de Gramsci, particularmente de suas abordagens acerca do Estado, sociedade civil, do mundo dos valores, da ideologia, da hegemonia, da subjetividade e da cultura das classes subalternas.
( ) Os anos 1980 e 1990 foram anos adversos para as políticas sociais e se constituíram em terreno particularmente árido para o avanço da regressão neoliberal, que desgastou as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A gestão e o controle social democrático constituem um dos aspectos para análise e avaliação das políticas sociais.
A partir dessa premissa, é CORRETO afirmar que tais aspectos da análise objetivam
Considerando as reflexões propostas por Ivanete Boschetti no artigo “Avaliação de políticas, programas e projetos sociais”, é CORRETO afirmar que
Considerando que as competências específicas dos assistentes sociais, no âmbito da política de Assistência Social, abrangem diversas dimensões interventivas, complementares e indissociáveis, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.
COLUNA I
1. Dimensão de intervenção coletiva.
2. Dimensão pedagógico-interpretativa.
3. Dimensão de abordagens individuais, familiares ou grupais.
4. Dimensão voltada para a inserção nos espaços democráticos de controle social.
COLUNA II
( ) Construção de estratégias para fomentar a participação, reivindicação e defesa dos direitos dos usuários e trabalhadores nos Conselhos, Conferências e Fóruns da Assistência Social e de outras políticas públicas.
( ) Atendimento às necessidades básicas e acesso aos direitos, bens e equipamentos públicos, pautado pela potencialização da orientação social, com vistas à ampliação do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais.
( ) Socialização de informações e saberes no campo dos direitos, da legislação social e das políticas públicas, dirigida aos diversos sujeitos da política: gestores públicos, dirigentes de entidades prestadoras de serviços, trabalhadores, conselheiros e usuários.
( ) Atuação conjunta a movimentos sociais, na perspectiva da socialização da informação, da mobilização e da organização popular, que tem como fundamento o reconhecimento e fortalecimento da classe trabalhadora como sujeito coletivo na luta pela ampliação dos direitos e responsabilização estatal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
Analise as assertivas abaixo relacionadas ao documento “Parâmetros de atuação do assistente social na Política de Assistência Social” do Conselho Federal de Serviço Social.
I. A Assistência Social deve contemplar todos os direitos sociais previstos na Constituição Federal (educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança e alimentação), de modo a promover um amplo sistema de proteção social, que possa responder e propiciar mudanças nas adversas condições econômicas e sociais dos cidadãos brasileiros.
II. A interdisciplinaridade, que surge no processo coletivo de trabalho, demanda uma atitude diante da formação e do conhecimento, a qual se evidencia no reconhecimento das competências, atribuições, habilidades, possibilidades e limites das disciplinas, dos sujeitos, do reconhecimento da necessidade de diálogo profissional e cooperação.
III. A atuação profissional do assistente social ocorre em espaços institucionais e de mediação social junto aos movimentos sociais e populares. Valores, ideologias, relações sociais e políticas são constitutivos das práticas realizadas nesses espaços. Como seres históricos e sociais, os profissionais são sujeitos e investigadores dos fenômenos e processos com os quais trabalham.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS.
As transformações no perfil das famílias brasileiras, a partir do ano 2000, explicitadas no texto “Família e Proteção Social”, de Inaiá de Carvalho e Paulo Henrique de Almeida, expressam as seguintes tendências, EXCETO:
De acordo com a obra “Estratégias em Serviço Social”, de Vicente de Paula Faleiros, a chamada crise dos paradigmas traz questionamentos acerca da forma de se problematizar a produção de conhecimentos em Serviço Social. O autor critica algumas tendências explícita ou implicitamente presentes no cotidiano profissional.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às tendências criticadas pelo autor.