Questões de Concurso Para dae de são caetano do sul - sp

Foram encontradas 229 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2760326 Economia

Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviços que os consumidores desejam adquirir, num dado período (Vasconcelos – 2002). Com relação à análise da Demanda, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2760325 Auditoria

Abaixo estão alguns conceitos de procedimentos e técnicas de Auditoria Governamental, analise as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2760324 Auditoria

A Auditoria Governamental se classifica em:


I- Auditoria de Avaliação da Gestão.

II- Auditoria de Acompanhamento da Gestão.

III- Auditoria Operacional.

IV- Auditoria Contábil.

V- Auditoria de Sistemas.

VI- Auditoria Especial.

VII- Auditoria Física.

VIII- Auditoria de Controle.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2760323 Auditoria

As variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle são fundamentais, sendo que, determinadas variáveis apresentam-se com maior destaque ou contribuição para o processo. Essas variáveis são: Materialidade, Relevância e Criticidade (Alexandre – 2013). Com base nestas variáveis, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I- A Materialidade refere-se ao montante de recursos orçamentários ou financeiros alocados por uma gestão, em um específico ponto de controle (unidade, sistema, área, processo, programa ou ação) objeto dos exames de auditoria ou fiscalização.

II- A Relevância significa a importância relativa ou papel desempenhado por uma determinada questão, situação ou unidade, existentes em um dado contexto.

III- A Criticidade representa o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar ou fiscalizar, identificadas em uma determinada unidade ou programa. Trata-se da composição dos elementos referenciais de vulnerabilidade, das fraquezas, dos pontos de controle com riscos latentes, das trilhas da auditoria ou fiscalização.

Alternativas
Q2760322 Administração Pública

O ciclo de uma política pública é normalmente dividido em cinco etapas:


I- Análise.

II- Formulação.

III- Escolha.

IV- Implementação.

V- Avaliação de Resultados.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2760321 Administração Pública

Para Bartik e Bingham (1995), a avaliação é um processo contínuo que caminha de uma forma mais simples (monitorando as tarefas diárias e avaliando as atividades do programa) para métodos mais complexos (avaliando o impacto sobre o problema). A avaliação deve ser realizada em pontos definidos no cronograma do programa. De acordo com quadro abaixo a avaliação de processos fornece informações sobre como melhorar um programa e a avaliação de resultados investiga se o programa é bem-sucedido.


Tipos de avaliação por níveis de complexidade


Avaliação de processo

Avaliação de resultados

Monitorar as tarefas diárias

Avaliar as atividades do programa

Enumerar os resultados

Medir a eficácia do programa

Analisar a relação custo-benefício

Avaliar o impacto sobre o problema


Fonte: Bartik e Bingham (1995).


Para Resende (2015) esses seis níveis fornecem uma estrutura de avaliação para as políticas regionais e também para as demais políticas públicas. Analise abaixo as funções de cada tipo de avaliação e quais perguntas cada tipo de avaliação busca responder e assinale a alternativa correta.


I- Monitorar as tarefas diárias: As obrigações contratuais estão sendo alcançadas? Os integrantes da equipe de trabalho estão trabalhando onde e quando deveriam? O programa é administrativamente adequado? As tarefas diárias são realizadas de forma eficiente? Funcionários estão treinados adequadamente para o seu trabalho?

II- Avaliar as atividades do programa: Que atividades estão ocorrendo? Quem é o alvo do programa (empresas, cidades etc.)? Quais problemas ou necessidades existem? Como o programa está sendo implementado?

III- Enumerar os resultados: Qual é o resultado das atividades descritas no processo de avaliação? O que aconteceu com a população-alvo? Como a população está diferente de antes? Ocorreram resultados imprevistos e eles são desejáveis? Os objetivos do programa foram alcançados? Como os beneficiários do programa são diferentes do que eram antes?

IV- Analisar a relação custo-benefício: Os benefícios do programa superam os custos do programa?

V- Medir a eficácia do programa: O que teria acontecido na ausência do programa? O programa funciona? Quais são os outros fatores que podem ter contribuído para mudanças nos beneficiários? Para responder a essas perguntas deve ser estabelecida uma relação de causa e efeito entre o programa e os resultados. Será que o subsídio “causou” um aumento do emprego na empresa-alvo?

VI- Avaliar o impacto sobre o problema: Quais alterações que são evidentes no problema? O problema foi reduzido como um resultado da implementação do programa? Qual o conhecimento gerado para a sociedade sobre o problema ou os caminhos para resolvê-lo?

Alternativas
Q2760320 Auditoria

Segundo o COSO (Committee of Sponsoring Organization of the Treadway Commission), o controle interno é definido como um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade. Com base na avaliação de risco, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2760319 Auditoria

O objetivo do auditor é identificar e avaliar os riscos de distorção relevante independentemente se causados por fraude ou erro, nos níveis da demonstração contábil e das afirmações, por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade, proporcionando assim uma base para o planejamento e a implementação das respostas aos riscos identificados de distorção relevante.


Para fins das normas de auditoria, analise os seguintes termos e seus significados:


( ) Afirmações são declarações da administração, explícitas ou não, que estão incorporadas às demonstrações contábeis, utilizadas pelo auditor para considerar os diferentes tipos de distorções potenciais que possam ocorrer.

( ) Risco de negócio é o risco que resulta de condições, eventos, circunstâncias, ações ou falta de ações significativas que possam afetar adversamente a capacidade da entidade de alcançar seus objetivos e executar suas estratégias, ou do estabelecimento de objetivos ou estratégias inadequadas.

( ) Controle interno é o processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis pela governança, administração e outros empregados para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis. O termo “controles” refere-se a quaisquer aspectos de um ou mais dos componentes do controle interno.

( ) Procedimentos de avaliação de riscos são os procedimentos de auditoria aplicados para a obtenção do entendimento da entidade e do seu ambiente, incluindo o controle interno da entidade, para a identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante, independentemente se causados por fraude ou erro, nos níveis das demonstrações contábeis e das afirmações.

( ) Risco significativo é o risco de distorção relevante identificado e avaliado que, no julgamento do auditor, requer consideração especial na auditoria.


Colocando (V) para verdadeiro ou (F) para falso, a sequência correta é:

Alternativas
Q2760318 Auditoria

Com relação ao Código de Ética, o Auditor deverá:


I- abster-se de dar parecer ou emitir opinião sem estar suficientemente informado e munido de documentos.

II- assinalar equívocos ou divergências que encontrar no que concerne à aplicação dos Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo CFC.

III- considerar-se impedido para emitir parecer ou elaborar laudos sobre peças contábeis, observando as restrições contidas nas Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

IV- atender à Fiscalização dos Conselhos Regionais de Contabilidade e Conselho Federal de Contabilidade no sentido de colocar à disposição desses, sempre que solicitado, papéis de trabalho, relatórios e outros documentos que deram origem e orientaram a execução do seu trabalho.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2760317 Conhecimentos Bancários

Com relação aos instrumentos derivativos, assinale a alternativa correta.


I- Este derivativo possibilita aos usuários reduzir o custo dos passivos e elevar a rentabilidade dos ativos, bem como alcançar proteção quanto a flutuações adversas de taxas. Trata-se do Contrato de Swap.

II - É uma operação de compra ou venda de moeda estrangeira, em data futura, por paridade predeterminada. Trata-se do Contrato a Termo de Moeda sem entrega física.

III- Contrato que permite ao titular comprar ou vender determinada quantidade de ativo (commodity) a preço e data de exercício acordados pelas partes e sem entrega física. Trata-se das Opções Flexíveis de Mercadorias.

IV- Permite que os participantes realizem operações de compra e venda de ativo-objeto (commodity), sem previsão de entrega física, referenciadas em preços praticados no mercado futuro em bolsas de mercadorias nacionais e internacionais. Trata-se do Termo de Mercadorias.

V- Permite o registro simultâneo de quantidades idênticas de opções flexíveis de compra (call) e venda (put) sobre taxa de câmbio, respectivamente, com limite de alta e limite de baixa. Trata-se do Termo Opções sobre Taxa de Câmbio.

Alternativas
Q2760315 Contabilidade Pública

O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. O Balanço Orçamentário é composto por: Quadro Principal; Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados.


Com base no Quadro de Restos a Pagar Não Processados assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2760314 Contabilidade Pública

Plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários. A metodologia utilizada para a estruturação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público foi a segregação das contas contábeis em grandes grupos de acordo com as características dos atos e fatos nelas registrados. Essa metodologia permite o registro dos dados contábeis de forma organizada e facilita a análise das informações de acordo com sua natureza e está estruturado de acordo com as seguintes naturezas das informações contábeis:


I- Natureza de Informação Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.

II- Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.

III- Natureza de Informação de Controle: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q2760313 Contabilidade Geral

Com base nos dados abaixo, apure o resultado com a venda de determinado produto de uma sociedade empresária:


FICHA DE CONTROLE DE ESTOQUES LASANHA


ENTRADAS

SAÍDAS

SALDOS

Movto

QTDE

$ UNIT

$ TOTAL

QTDE

$ UNIT

$ TOTAL

QTDE

$ UNIT

$ TOTAL

SI







15.000

R$ 1,67

25.000

1

120.000

R$ 1,39

166.824




120.000

R$ 1,39

166.824





15.000

R$ 1,67

25.000

0

R$ -

0





115.000

R$ 1,39

159.873

5.000

R$ 1,39

6.951

total

120.000

-

166.824

130.000


184.873

5.000

R$ 1,39

6.951


Sabe-se que o preço de venda da Lasanha é de $4,50 a unidade, inclusos os impostos de 18% de ICMS, PIS de 1,65% e COFINS de 7,6%.


O Resultado com a Venda do produto foi de:

Alternativas
Q2760312 Análise de Balanços

Analise as demonstrações de determinada empresa abaixo e responda às duas próximas questões.



BP CIA MELHORAMENTOS DE SÃO PAULO

2010

2009

Ativo Total

1.119.318

760.384

Ativo Circulante

63.351

76.182

Ativo Não Circulante

1.055.967

684.202

Passivo Total

1.119.318

760.384

Passivo Circulante

50.513

43.618

Passivo Não Circulante

530.201

408.442

Patrimônio Líquido Consolidado

538.604

308.324


DRE CIA MELHORAMENTOS

2010

2009

Receita Líquida de Vendas e/ou Serviços

119.909

101.772

Resultado Bruto

49.585

38.184

Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos

-20.289

178.041

Resultado Financeiro

-5.834

-4.442

Resultado Antes dos Tributos sobre o Lucro

-26.123

173.599

Lucro/Prejuízo Consolidado do Período

-25.768

112.423


O Giro do Ativo em 2.010 foi de:

Alternativas
Q2760311 Análise de Balanços

Analise as demonstrações de determinada empresa abaixo e responda às duas próximas questões.



BP CIA MELHORAMENTOS DE SÃO PAULO

2010

2009

Ativo Total

1.119.318

760.384

Ativo Circulante

63.351

76.182

Ativo Não Circulante

1.055.967

684.202

Passivo Total

1.119.318

760.384

Passivo Circulante

50.513

43.618

Passivo Não Circulante

530.201

408.442

Patrimônio Líquido Consolidado

538.604

308.324


DRE CIA MELHORAMENTOS

2010

2009

Receita Líquida de Vendas e/ou Serviços

119.909

101.772

Resultado Bruto

49.585

38.184

Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos

-20.289

178.041

Resultado Financeiro

-5.834

-4.442

Resultado Antes dos Tributos sobre o Lucro

-26.123

173.599

Lucro/Prejuízo Consolidado do Período

-25.768

112.423


A Composição do Endividamento da empresa em 2.010 foi de:

Alternativas
Q2760310 Contabilidade Geral

Fatos Contábeis são eventos que alteram a composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo e classificam-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos). (Neves e Viceconti – 2013)


Com base nos conceitos acima, analise as movimentações de uma sociedade empresaria abaixo e responda a alternativa correta:


I- Compra de um equipamento de informática a vista.

II- Receita de Vendas recebida a vista.

III- Despesa de Salários a pagar no próximo período.

IV- Recebimento de clientes com desconto de 10%.


As movimentações se referem a:

Alternativas
Q2760309 Administração Financeira e Orçamentária

A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar. (Lei 101/00)


Com base no planejamento constante nesta Lei, responda a alternativa correta

Alternativas
Q2760308 Contabilidade Geral

Com base nos Princípios de Contabilidade, preencha a lacuna com a alternativa correta.


“Na aplicação __________________ há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais”. (RES. 750/93)

Alternativas
Q2760307 Administração Financeira e Orçamentária

A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Essa verificação tem por fim apurar:


I- a origem e o objeto do que se deve pagar.

II- a importância exata a pagar.

III- a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

IV- o contrato, ajuste ou acordo respectivo.

V- a nota de empenho.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2760305 Administração Financeira e Orçamentária

A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos aos princípios de unidade, universalidade e anualidade. A despesa, assim como a receita, é classificada em duas categorias econômicas, despesa corrente e de capital.


Com base nas duas categorias econômicas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: B
6: A
7: D
8: A
9: B
10: C
11: D
12: B
13: C
14: A
15: B
16: D
17: C
18: D
19: B
20: C