Questões de Concurso
Para professor - arquitetura
Foram encontradas 251 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I – Os blocos ou tijolos devem ser assentados com juntas de amarração.
II – A alvenaria deve ser executada a partir dos cantos principais ou das ligações com quaisquer outros componentes ou elementos da edificação.
III – Sobre os vãos de portas e janelas, devem-se colocar vergas (pré-moldadas ou moldadas in loco), que precisam, no mínimo, exceder a largura 20 cm de cada lado e ter altura de 10 cm.
Marque a opção que apresenta todas as sentenças corretas:
Qual das alternativas a seguir expressa o propósito do formato de arquivo IFC:
Fonte: BRASIL, M. do Trabalho. e Emprego. Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego no.18 - Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/ trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacaosocial/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartitepartitaria-permanente/normas-regulamentadora/normasregulamentadoras-vigentes/nr-18-atualizada-2020.pdf. Acesso em: 19 ago. 2024.
Em relação ao tema, leia atentamente os itens a seguir:
1 – as linhas de fornecimento de energia elétrica, água, inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água e outros;
2 – as construções vizinhas à obra;
3 – a classificação de resíduos sólidos;
4 – a propagação e o controle de poeira.
A partir dos itens citados, assinale a alternativa em que todos os itens apresentados devam ser considerados em um plano de demolição.
Qual alternativa representa as metas do controle de qualidade da etapa de projeto?
Fonte: Disponível em: https://vigaengenharia.com/residencial. Acesso em: 15 ago. 24.
• O objeto;
• As atividades técnicas envolvidas;
• As etapas e os prazos previstos.
Quais documentos expressam as etapas e os prazos previstos?
A respeito da linguagem eclética proposta aos novos edifícios parisienses, podemos afirmar que
Conforme a crítica apresentada por Argan (1993), assinale a alternativa que esteja coerente com o contexto de sua escrita:
I – Parcelamento, edificação ou utilização compulsórios – independente de lei municipal este instrumento deverá ser aplicado em solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, ou seja, que não esteja cumprindo sua função social, obrigando o proprietário notificado ao cumprimento da obrigação.
II – Transferência do direito de construir – a lei municipal, baseada no plano diretor, poderá autorizar o proprietário de imóvel urbano, privado ou público, a exercer em outro local, ou alienar o direito de construir quando o imóvel for considerado necessário para implantação de equipamentos urbanos e comunitários, preservação de interesse histórico, ambiental, paisagístico, social ou cultural ou servir programas de regularização fundiária.
III – As Operações Urbanas Consorciadas – a lei municipal, baseada no plano diretor, poderá delimitar áreas para operações consorciadas, onde será realizado um conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo Poder Público municipal, com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcançar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental.
IV – Planos de Intervenção Urbana – a lei municipal, baseada no plano diretor, poderá delimitar áreas subutilizadas e com potencial de transformação, onde serão realizados estudos técnicos para promover o ordenamento e a reestruturação urbano elaborados pelo poder público, com finalidade de sistematizar e criar mecanismos urbanísticos que melhorem o aproveitamento da infraestrutura urbana, aumentando as densidades demográficas e construtivas.
São corretas apenas: