Questões de Concurso Para professor - pedagogia

Foram encontradas 3.586 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3057690 Pedagogia
Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão implantar planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica, de modo a assegurar, entre outros aspectos, medidas de incentivo para que profissionais mais bem avaliados exerçam suas funções em escolas de locais
Alternativas
Q3057681 Pedagogia
A população brasileira tem contado com algumas medidas voltadas para a ampliação da escolarização básica. Uma delas, no ano de 2009, por força de alteração constitucional, ampliou o tempo de escolarização referente à educação básica obrigatória e gratuita, incluindo-se neste rol o público que não teve acesso à escola na idade própria. Neste prisma, está assegurada educação obrigatória e gratuita para o público dos
Alternativas
Q3052387 Pedagogia
A teoria da complexidade proposta por Edgar Morin (2000) assinala a importância da visão integral da totalidade para o desenvolvimento dos saberes necessários para a educação do século XXI. Nesse sentido, torna-se pertinente a investigação de novos ângulos e concepções teóricas sobre um objeto de conhecimento, conectando saberes, visíveis e invisíveis, à perspectiva do pensador, que mobiliza uma compreensão total, e não fragmentada. Na etapa do ensino médio, é essencial que os estudantes se apropriem dos conhecimentos de maneira integral, colocando em prática o diálogo entre as teorias e os conceitos apresentados. Dessa forma, diferentes áreas e disciplinas passam a fazer sentido aos estudantes, que podem aplicá-los em suas vidas, a partir do que lhes foi apresentado durante a educação básica. Considerando o exposto, é possível inferir que o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná relaciona a promoção de um planejamento curricular pautado por ações pedagógicas na: 
Alternativas
Q3052386 Pedagogia
A gestão dos conflitos sociais, a partir da mediação, constrói bases dialógicas, de reciprocidade e reconhecedoras do outro. Perfaz as ideias trabalhadas no que diz respeito a uma “practice of conflict transformation”, na qual há a “conceituação dos direitos humanos, como parte da agenda de resolução de conflitos”. (Dudouet; Schmelzle, 2010, p. 05.)
A “escola” representa: [...] um espaço de reprodução social, onde valores, princípios e condutas, tidos como importantes pela sociedade, são transmitidos de geração a geração. [...] a escola funciona como instrumento de manutenção da ordem social. [...] espaço paradoxal – de manutenção e de renovação – da ordem social. (Chrispino; 2002.)
Entende-se que a noção de conflito que mais se aproxima da realidade educacional direciona-se ao fato de alguns sujeitos quererem a unidade, com tudo igual, e outros lutarem pela diversidade, com a afirmação das identidades. As mesmas características do processo de individuação que regem as relações sujeito/sujeito na contemporaneidade, também se materializam no distanciamento existente na relação instituições sociais/escola. Tavares dos Santos (2001, p. 115) apresenta uma importante perspectiva de compreensão quanto às conflitualidades com as quais convive o ambiente escolar. Para o autor, os conflitos existentes na escola são realçados por uma dupla perspectiva: como expressão de um “autoritarismo pedagógico” ou como “transferência de uma norma ou valor social violento e não dialógico”. Considerando o exposto e, ainda, os conflitos existentes numa perspectiva de “transferência de uma norma ou valor social violento e não dialógico” na escola, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3052385 Pedagogia
A sociedade contemporânea é caracterizada pela velocidade de mudanças sociais, culturais, econômicas e tecnológicas, e os jovens são atores-chave dessas mudanças (Carrano, 2012, p. 85). A escola precisa estar em consonância com esses processos, envolvendo a participação dos jovens no seu interior e respeitando suas percepções e leituras de mundo. Isso pode ocorrer em múltiplos espaços, a começar pela sala de aula, na qual os profissionais da educação podem repensar suas práticas, levando em consideração “o contexto, os interesses e a cultura dos estudantes”, articulados aos métodos ativos e maneiras diversas de abordagem dos conteúdos. (Pátaro; MoruzzI, 2011, p. 68).
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021. Acesso em: agosto de 2024.)
Nessa perspectiva, a construção do projeto de vida se constitui em um processo de desenvolvimento pessoal/social e enaltece a proposição do protagonismo do estudante, inserida na presente proposta de reestruturação do ensino médio. Sobre o projeto de vida no novo ensino médio, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Deve ser entendido como componente curricular específico, de caráter facultativo, devendo ser ofertado somando-se à carga horária da parte flexível.
( ) Configura-se como uma estratégia de aprendizagem a instrumentalizar os estudantes a refletirem sobre seus objetivos e propósitos a curto, médio e longo prazo, o que significa projetar onde e como irão se desenvolver profissional e economicamente, fomentando seus sonhos e expectativas futuras.
( ) É um componente curricular que contribui para a formação integral dos estudantes por meio de aprendizagens que colaboram com o seu planejamento de vida, haja vista a sua importância no processo de escolha do estudante, do seu percurso formativo.
( ) Proporciona experiências para aprender sobre a realidade, os novos desafios da contemporaneidade e a tomada de decisões éticas e fundamentadas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos, responsáveis e que sejam protagonistas de suas vidas.

A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: B
5: A