Questões de Concurso
Para médico hemoterapeuta
Foram encontradas 279 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Paciente portador de cirrose hepática chega ao hospital com hemorragia digestiva alta de grande vulto, com intensa palidez cutâneo-mucosa. Uma transfusão de três bolsas de concentrados de hemácias é solicitada à agência transfusional. Os testes prétransfusionais feitos na amostra de sangue deste paciente mostram os seguintes resultados:
Escolha, dentre as opções baixo, aquela que representa a conduta imediata a ser tomada pela agência transfusional:
A respeito das aféreses, analise as afirmativas a seguir.
I. A plasmaférese terapêutica é um dos tratamentos indicados para síndrome de Guillain Barré.
II. Um concentrado de plaquetas colhido por aférese deve conter pelo menos 3 X 1011 plaquetas, segundo a portaria 158/2016, do Ministério da Saúde.
III. Para que seja permitida a coleta de hemácias duplas por aférese, o doador deve pesar no mínimo, 70 kg e ter uma dosagem de hemoglobina superior a 14g/dL.
Assinale:
A respeito da transfusão na doença falciforme, analise as afirmativas a seguir.
I. A transfusão de troca parcial está indicada nas síndromes torácicas agudas.
II. A transfusão crônica está indicada na prevenção da dor recorrente.
III. Nos falcêmicos politransfundidos, a transfusão deve ser feita com concentrados de hemácias lavadas.
Assinale:
O regulamento técnico da hemoterapia brasileira, publicado sob a forma de portaria (portaria 158/2016, do Ministério da Saúde), estabelece quem pode fazer uma doação de sangue no Brasil. Leia as afirmativas abaixo, e, com base no que determina a portaria 158/2016, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
A doação de sangue pode ser feita por pessoas cuja idade varia entre 16 e 69 anos, desde que haja autorização dos pais ou responsáveis legais para pessoas entre 16 e 18 anos, e desde que já tenham feito doações de sangue prévias, para pessoas com mais de 55 anos.
Candidatos à doação de sangue com pressão sistólica maior que 180 mmHg e/ou pressão diastólica maior que 100 mmHg podem ser considerados aptos para doação após avaliação médica qualificada.
Os valores mínimos aceitáveis do nível de hemoglobina são de 12,5g/dL para mulheres e de 13g/dL para homens.
As afirmativas são respectivamente:
Com relação à transfusão no trauma com hemorragia grave, analise as afirmativas a seguir.
I. O tratamento atual consiste na reposição de concentrado de Fator VII recombinante e/ou de complexo protrombínico nãoativado.
II. A transfusão precoce de plasma fresco, na proporção de uma bolsa de plasma para cada bolsa de concentrado de hemácias transfundida, está recomendada nesta situação clínica.
III. A transfusão de crioprecipitado está indicada quando há persistência da hemorragia e acentuada hipofibrinogenemia ( < 100 mg/dL).
Assinale:
Correlacione o tipo de anemia hemolítica auto-imune com a sua respectiva etiologia.
1. Hemolisina bifásica de Donath Landsteiner.
2. Anemia hemolítica com auto anti-I.
3. Anemia hemolítica auto-imune com auto-anticorpo quente de especificidade pública.
4. Anemia hemolítica a frio por auto anti-i.
Mononucleose infecciosa.
Lupus eritematoso sistêmico.
Infecção por Mycoplasma pneumoniae.
Hemoglobinúria paroxística a frio.
Essas etiologias relacionam-se respectivamente com as anemias:
Paciente hemofílico B grave, 10 anos de idade, 30 kg de peso, com dosagem de fator IX inferior a 1%, procura o hemocentro com queixa de dor e aumento de volume no joelho direito. Ao exame físico, é constatada uma hemartrose.
Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que representa a conduta imediata a ser tomada para o tratamento deste paciente.
Múltiplas transfusões de diferentes doadores podem promover a produção de anticorpos anti-HLA em pacientes hemotransfundidos. Quanto à sensibilização de receptores de sangue nesta condição é correto prever que:
Quanto à obtenção de células-tronco hematopoiéticas do sangue periférico para transplante, pode-se afirmar que:
O fracionamento dos componentes celulares do sangue baseia-se em princípios físicos que facilitam a obtenção de produtos concentrados ao término do processamento. Quanto à seleção destes componentes, assinale a afirmativa correta.
Quanto aos sistemas de antígenos nos leucócitos, assinale a alternativa correta.
A imunomodulação pós-transfusão de sangue é reconhecida em modelos experimentais em animais, mas, atualmente, também é aceito que a estocagem de sangue humano sob refrigeração contém células apoptóticas e promove a liberação de citocinas. Estes fatores são conhecidos por modular a resposta imune. No que diz respeito à imunomodulação, assinale a alternativa correta.
Quanto à incompatibilidade no sistema ABO entre o doador e o receptor de células-tronco hematopoiéticas, assinale a alternativa correta.
Produtos de aférese contendo células-tronco hematopoiéticas e seus progenitores devem ser criteriosamente analisados quanto à quantidade de células nucleadas, ao fenótipo das células-tronco/ progenitoras, à viabilidade celular e à esterilidade. Quanto aos parâmetros de qualidade apresentados, é correto afirmar que:
Quanto à Gestão de Qualidade no serviço de hemoterapia, marque a alternativa correta.
A Gestão da Qualidade cobre, de maneira ampla, todos os processos de uma organização e sua relação com clientes e fornecedores. A Portaria MS ANVISA nº 158/2016 ressalta a Garantia da Qualidade em diversas Seções e reforça a importância desta prática para a qualidade do sangue e das transfusões. Baseado nisso, assinale a alternativa correta.
Com relação à hemovigilância do receptor de transfusão, assinale a alternativa correta.