Questões de Concurso
Para analista de pesquisa energética - petróleo - exploração
Foram encontradas 169 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A pressão exercida pela coluna de rochas, que combina a pressão exercida pelos fluidos nos poros e a tensão entre os grãos da matriz da rocha, e que em condições normais é de, aproximadamente, 1 psi/ft, é denominada
Sobre os problemas operacionais nos separadores, assinale a opção que indica o nome daquele que se dá quando o nível de líquido está muito alto ou muito baixo.
Sobre as características do sistema de produção FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading Vessel) avalie os itens a seguir e assinale (V) para o verdadeiro e (F) para o falso.
( ) Tem o formato de um navio. ( ) Controla a produção dos poços. ( ) Mostra facilidades de produção e processamento. ( ) Apresenta facilidades de perfuração. ( ) Possui tanques de estocagem de óleo.
Os itens são, na ordem apresentada, respectivamente,
Considerando os conceitos supracitados, analise as afirmativas a seguir.
I. Molhabilidade de um fluido é a relação entre a permeabilidade efetiva e a viscosidade.
II. A molhabilidade deve ser conhecida pois é fator importante que pode afetar a localização e saturação de água irredutível, mecanismo de deslocamento dentro do reservatório, distribuição dos fluidos na jazida, valor e localização do óleo residual.
III. Pressão capilar é a diferença de pressão da fase não molhante e a fase molhante.
IV. A altura em que se encontra um fluido no meio poroso acima do nível de água conata é proporcional a tensão interfacial e inversamente proporcional ao raio do meio e à diferença de densidade entre fluidos.
Está correto o que se afirma em
Sendo assim, assinale a opção que indica a correlação correta entre as letras do diagrama de fases e as opções a seguir é:
Relacione as descrições de reservatório a seguir ao respectivo mecanismo de produção.
I. Reservatório com pressão que decresce devagar e continuamente, com razão gás-óleo inicialmente constante e com posterior aumento contínuo após certa produção de gás e com fator de recuperação entre 20 e 30% do óleo originalmente existente na formação;
II. Pressão do reservatório se mantém elevada por mais tempo com a razão gás-óleo se mantendo próxima à razão de solubilidade original da mistura do reservatório. Fatores de recuperação altos, podendo chegar a 75% do óleo originalmente existente.
III. Reservatório com pressão que decresce rápido, principalmente no início da vida produtiva, e contínuo. Necessária aplicação de método de elevação artificial de início, devido à baixa produção, com fator de recuperação de 5% a 20%. Gás começa a fluir muito cedo na vida produtiva do reservatório.
IV. Reservatório que atua com mais de um mecanismo de produção e que a vazão de produção favorece o tempo de segregação da mistura existente no reservatório devido ao efeito da gravidade.
V. Reservatório que, após algum tempo de vida produtiva, ultrapassou a pressão de saturação e produz através de mais de um mecanismo.
( ) Gás em solução ( ) Capa de gás ( ) Influxo de água ( ) Combinado ( ) Segregação gravitacional
Assinale a opção que indica a correlação correta, na ordem apresentada.
Sobre as definições utilizadas nos diversos métodos de estimativas de reservas, analise as afirmativas a seguir.
I. Reserva é a quantidade de fluido, em uma época qualquer da vida produtiva, que ainda pode ser obtida de um reservatório de petróleo.
II. Fator de recuperação é o quociente entre o volume que já foi produzido e o volume original.
III. Fração recuperada é o quociente entre volume recuperável e o volume original
Está correto o que se afirma em
A esse respeito, observe a tabela a seguir.
Assinale a opção que indica os fluidos a serem escolhidos para os casos de completação a poço aberto e a poço revestido com planejamento de canhoneio de 0,4m de profundidade, respectivamente.
Considerando estes dois métodos, os melhores parâmetros para aplicação de um deles, seria
Sendo assim, um dos objetivos do teste de formação é a determinação do dano à formação na zona do entorno do poço, que traz o denominado skin desta vizinhança.
Sobre o efeito skin, analise as afirmativas a seguir.
I. Sua identificação e quantificação é importante para decidir sobre a necessidade e viabilidade de estimulação do poço.
II. A alteração de pressão causada na vizinhança do poço é a diferença entre a pressão atual de fluxo do poço e a pressão que seria observada, caso o poço não tivesse danos.
III. O fator skin é a variável adimensional utilizada para quantificar a magnitude deste efeito.
IV. O fator skin pode ser positivo ou negativo, como também pode ser descrito como o raio efetivo do poço.
Está correto o que se afirma em
( ) Falha no abastecimento do poço durante manobras. ( ) Pistoneio. ( ) Peso de lama insuficiente. ( ) Pressão de formação anormal. ( ) Perda de circulação. ( ) Gás raso.
Os itens são, respectivamente,
I. Deve-se permitir que o fluido invasor da formação seja ventilado de forma controlada na superfície.
II. Deve-se fechar o poço provendo uma pressão de superfície para restaurar o balanço entre pressões internas e externas ao poço.
III. Deve-se abandonar o poço descontrolado.
Está correto o que se afirma em
A figura mostra três ímãs idênticos, em forma de barra dispostos com uma de suas extremidades equidistantes do centro O de uma semicircunferência.
Sendo a intensidade do vetor indução magnética de cada imã, a intensidade do vetor indução magnética no ponto O é
Sobre o anteparo A incide um feixe de raios luminosos horizontais, de luz monocromática. Nesse anteparo há duas pequenas fendas, F1 e F2, separadas por uma distância d, muito menor que D, através das quais a luz se difrata e forma sobre o anteparo B uma figura de interferência.
O ponto P é um ponto próximo do ponto central C equidistante das fontes F1 e F2 onde se localiza uma franja escura. A diferença de percurso no ponto P entre as luzes provenientes das fendas F1 e F2 é 2,7.10-7 m.
É dada a tabela com o comprimento de onda de diferentes cores.
A cor utilizada no experimento foi
x = 0,6. cos(2π.t + π), medida no sistema internacional de unidades.
A velocidade da esfera quando t = 1 segundo é
Verifica-se que no instante em que ela se encontra a uma altura h abaixo da posição em que foi abandonada, o módulo da força que o hemisfério exerce sobre ela é igual ao módulo de seu próprio peso.
Essa altura h é igual a
No instante em que atinge esse ponto mais alto, o raio de curvatura de sua trajetória é igual a
Nesse caso, a pessoa exerce sobre o bloco uma força por intermédio da corda e o bloco gasta um tempo t1 para subir h. Numa segunda tentativa, ela faz o bloco subir uma rampa inclinada em relação à horizontal, ao longo da reta de maior declive, como ilustra a figura 2 a seguir.
Nesse caso, a pessoa exerce sobre o bloco uma força por intermédio da corda e o bloco gasta um tempo t2 para subir h. Suponha que em ambas as tentativas o bloco suba com velocidades de módulos iguais e considere os atritos desprezíveis.
São feitas três afirmações:
I. O fato de confirma o aforisma. II. A pessoa teve que despender a mesma energia em ambas as tentativas. III. A potência desenvolvida pela pessoa na segunda tentativa foi menor do que na primeira tentativa.
Está correto o que se afirma em