Questões de Concurso
Para analista de defesa civil - serviço social
Foram encontradas 20 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A concretização do Serviço Social brasileiro, nas últimas décadas, redimensionado num forte embate contra o tradicionalismo profissional e seu lastro conservador, exige do profissional:
1. Conhecer as reais condições e relações sociais em que se efetiva a profissão.
2. Aprofundar a apropriação das vertentes teóricas que fundamentam a prática profissional.
3. Atribuir atenção específica ao processamento do trabalho profissional cotidiano, na efetivação das competências profissionais.
4. Integrar os fundamentos teórico-metodológicos com a pesquisa de situações concretas que se tornam objeto de sua ação profissional, aproximando-se da vida cotidiana das classes subalternas.
5. Desenvolver a dimensão educativa da profissão, incidindo sobre valores, comportamentos e atitudes da população, contribuindo para a construção de uma perspectiva crítica sobre os processos sociais.
Estão corretas as afirmativas:
O crescimento da população urbana vem gerando novas expressões da questão social. Para seu enfrentamento mostra-se necessário:
1. Mobilizar os órgãos urbanos públicos e privados para o desenvolvimento de ações de valorização da cidade.
2. Descentralizar política e administrativamente a gestão, implementando políticas sociais de caráter universalizante.
3. Garantir recursos financeiros para permitir a concretização de políticas e programas sociais.
4. Consolidar processos democráticos de participação da sociedade civil organizada.
5. Implementar processos comunicacionais favorecendo a disseminação de informações.
Estão corretas as afirmativas:
A realização de ações de desenvolvimento ambiental, desenvolvimento urbano ou de defesa civil, pode ser potencializada:
1. pelo desenvolvimento de ações educativas referentes ao trato ambiental.
2. através da responsabilização da comunidade pelo desenvolvimento de ações de infra estrutura básica.
3. pela aproximação do assistente social às unidades de prestação de serviços sociais existentes em cada comunidade: Centro de Referência de Assistência Social, Programa de Saúde da Família, postos do INSS.
4. através do uso de procedimentos punitivos para pessoas que desrespeitem normas e regras impostas pelos órgãos de gestão ambiental.
5. pela adoção de procedimentos participativos de discussão coletiva sobre os problemas ambientais locais.
Estão corretas as alternativas:
No enfrentamento à pobreza de segmentos populacionais, que vivenciam situações de risco ambiental e social, o assistente social que compreende a pobreza como uma resultante necessária da exploração
1. privilegia uma ação humanizadora e marcada pela atenção individualizada aos sujeitos marcados por processos restritivos de direitos.
2. considera a impossibilidade de sua intervenção reverter a situação de pobreza e, por isso, focaliza seu trabalho em atividades solidárias.
3. articula suas ações com as forças sociais que atuam na sociedade e também no interior do Estado para reverter políticas e estratégias que limitem garantias e direitos sociais.
4. assume a responsabilidade pela reversão da pobreza e pela garantia de direitos de cidadania, circunscrevendo à profissão esse movimento.
5. nega-se a desenvolver ações paliativas de combate à pobreza.
Estão corretas as afirmativas:
Atualmente, a seguridade social se caracteriza por
A ofensiva do capital, a partir dos anos 70, para ampliar suas taxas de lucro
O mercado de trabalho para o assistente social sofre impactos com as transformações operadas nas esferas produtiva e estatal:
Na realidade brasileira, o Assistente Social:
Com a precarização do trabalho, uma demanda tradicional se apresenta na requisição do trabalho do assistente social junto às grandes organizações:
Os conselhos de planejamento e defesa ambiental são organizados na perspectiva de um sistema de descentralizado e direcionam suas ações para o controle social:
A Norma Operacional Básica – NOB-SUAS reconhece como princípios organizativos do SUAS:
De acordo com o entendimento de “sustentabilidade ampliada” constante da Agenda 21, o desenvolvimento sustentável:
O planejamento da ação profissional no Serviço Social, tendo como base o projeto ético-político da profissão, impõe aos assistentes sociais, no cotidiano da prática:
São espaços privilegiados de controle social na conformação do Sistema Único de Saúde – SUS:
Ao tratar dos direitos humanos, a ECO-92 realizada no Rio de Janeiro defendeu uma nova proposta de desenvolvimento e preservação ambiental. Nesse sentido, proclamou:
1. Todos os seres humanos têm direito a uma vida saudável e produtiva, em harmonia com a natureza.
2. O direito ao desenvolvimento é uma prioridade que se estende à questão ambiental e interessa exclusivamente à presente geração.
3. Nas sociedades desiguais, a proteção ambiental é responsabilidade do Estado que, por economicidade, deve solucionar todas as suas controvérsias ambientais.
4. O tratamento de problemas ambientais só constitui problema para os países desenvolvidos.
5. A participação e contribuição de todos os atores da sociedade civil, em cooperação com o governo são fundamentais para efetiva implementação e monitoramento da proteção ambiental.
Estão corretas as afirmativas:
Na perspectiva do projeto ético-político da profissão, ao implementar a política pública de assistência social, o assistente social:
Ao inspecionar um talude muito íngreme, densamente povoado, e com indícios de rupturas de solo, o agente de defesa civil deverá de imediato propor à autoridade competente a seguinte ação de defesa civil:
A intensidade dos desastres pode ser definida em termos absolutos ou a partir da proporção entre as necessidades de recursos e as possibilidades dos meios disponíveis na área afetada, para dar resposta cabal ao problema. Assim, uma elevação de 3,50(três e meio) metros na cota do nível do rio Capibaribe, para a população ribeirinha de baixa renda, quanto à intensidade, teria a classificação:
Como forma de assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, nos termos do art. 225 da Constituição Federal, o Poder Público não está obrigado a:
A Constituição Federal nos arts. 182 e 183 dispõe sobre a política urbana determinando que: