Questões de Concurso Para tecnologista em saúde - ciências sociais e saúde nas fronteiras

Foram encontradas 59 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q575486 Atualidades
Dentro do discurso governamental a favor da cooperação solidária entre os países vizinhos e de novas formas de relação entre os cidadãos e suas instituições públicas, uma universidade com sede em Foz do Iguaçu (na tríplice fronteira brasileira com o Paraguai e a Argentina), iniciou suas atividades acadêmicas, lançando um “projeto único na história do ensino superior na América Latina".

A universidade em questão e um aspecto desse ineditismo anunciado são: 
Alternativas
Q575485 Geografia
De uma forma geral, os jovens brasileiros, adultos e em idade de trabalhar, que emigram de suas colônias na fronteira com o Paraguai em direção aos estados de Mato Grosso do Sul (especialmente para Campo Grande), Paraná (sobretudo Fóz do Iguaçu) e São Paulo (capital) partem em busca de emprego no setor:
Alternativas
Q575484 Conhecimentos Gerais
Resultado das relações sociais estabelecidas, há quem defenda a organização de “um novo espaço na América do Sul", reestruturado por brasileiros de tal modo que ele já não é totalmente paraguaio e nem tampouco uma mera extensão do oeste do Brasil meridional.

Tal espaço está inserido no: 
Alternativas
Q575483 Conhecimentos Gerais
A singularidade do sistema de migração Brasil-Paraguai manifesta-se em vários aspectos, exceto:
Alternativas
Q575482 Conhecimentos Gerais
Sobre a questão dos brasiguaios, fonte de tensão nas relações transfronteiriças entre Brasil e Paraguai, são dadas as sentenças:

I. Mídia, poder público e população em geral do Brasil e do Paraguai vêem estes migrantes brasileiros de maneira diferenciada, dificultando ações conjuntas em prol de uma resolução ou minimização para os conflitos.

II. Em terras paraguaias, os brasiguaios não têm se dedicado apenas às atividades legais e muitos engrossam, por exemplo, o contingente dos que se dedicam à plantação de drogas e ao contrabando nas fronteiras secas.

III. Os brasiguaios são os imigrantes sulistas que, desde o início do século passado, compraram terras no país vizinho e as exploram plantando soja ou criando gado bovino ou extraindo madeira das florestas paraguaias da fronteira.

Assinale:
Alternativas
Q575481 Conhecimentos Gerais
Dois departamentos paraguaios na fronteira com o Brasil apontados como territórios que contam com inúmeras plantações de maconha e com quadrilhas de narcotraficantes que abastecem os países vizinhos da erva e cocaína são:
Alternativas
Q575480 Atualidades
A instalação de blocos de concreto em um trecho da fronteira que corta as cidades de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Juan Pedro Caballero, no Paraguai, gerou mal-estar entre os dois lados, com troca de acusações que envolvem desrespeito à fronteira e uma suposta concorrência desleal. As autoridades paraguaias investigam denúncias de que comerciantes brasileiros teriam levantado "barreiras" em diversos pontos da fronteira, durante a madrugada desta terça-feira (10/08). O Itamaraty confirma ter sido comunicado do episódio pelo governo paraguaio e que enviou um representante da comissão de fronteiras para avaliar de perto a situação.

            (Disponível em < http://www.estadao.com.br/noticias/593430,0.htm>. Acesso em 25/08/2010.) 

A notícia ilustra um traço marcante da realidade social em importantes pontos da fronteira do Brasil com o Paraguai e diz respeito especificamente ao fato de que: 
Alternativas
Q575479 Geografia
Uma das mais complexas e desafiadoras áreas de fronteira no país é a região do cone sul-mato-grossense e um dos motivos para tal é o fato de que
Alternativas
Q575478 Geografia
Um dos impasses atualmente observados nas áreas conurbadas da fronteira Brasil-Paraguai, notadamente no Mato Grosso do Sul, tem sido um descompasso na capacidade de atendimento das demandas sócio-assistenciais na área de saúde em relação ao quantitativo da população residente no lado brasileiro.

Assinale a alternativa que identifica, segundo os representantes das prefeituras locais, o cerne do problema. 
Alternativas
Q575477 Geografia
Os diferentes tipos e níveis de relações estabelecidas entre os povos em situação de fronteira internacional no Brasil foram avaliados pelo Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira do Ministério da Integração Nacional, que criou uma tipologia das interações fronteiriças.

De uma forma geral, no caso da divisa Brasil-Paraguai, as relações e organizações sociais predominantes permitem uma classificação de suas interações nos seguintes tipos: 
Alternativas
Q575476 Pedagogia
De uma forma geral, em estudos sociológicos contemporâneos, uma aludida “forma cultural de fronteira" considera:
Alternativas
Q575475 Geografia
Dentre os deslocamentos realizados por brasiguaios, houve um episódio em que mais de mil famílias voltaram de forma organizada ao Brasil com apoio político da Comissão Pastoral da Terra e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Assinale a alternativa que apresenta um motivo para este retorno e o ano em que ocorreu. 
Alternativas
Q575474 Serviço Social
Ao se considerar um olhar abrangente sobre as questões sociais observadas em regiões de fronteira como subsídio para ações construtoras de cidadania, ressalta-se a leitura destes espaços fronteiriços a partir da idéia de
Alternativas
Q575473 Geografia
Os adensamentos populacionais cortados pela linha de fronteira – seja esta seca ou fluvial, articulada ou não por uma obra de infra-estrutura – apresentam grande potencial de integração econômica e cultural assim como manifestações “condensadas" dos problemas característicos da fronteira, que aí adquirem maior densidade, com efeitos diretos sobre o desenvolvimento regional e a cidadania.

Por esses motivos é que devem constituir-se em um dos alvos prioritários das políticas públicas para a zona de fronteira.

(BRASIL. Proposta de Reestruturação do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira. Brasília: Ministério da Integração Nacional, 2005.)

Na escala local/regional, o meio geográfico considerado no texto acima, é constituído pelas: 
Alternativas
Q575472 Conhecimentos Gerais
A respeito das atividades que estruturaram a denominada Província Jesuítica do Paraguai, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso da erva mate, de origem nativa, foi inicialmente condenado pelos jesuítas, mas gradativamente assimilado até se tornar um produto de grande interesse nos mercados coloniais, estabelecendo-se como grande indústria.

II. No contexto em que se deram, representaram interesses de setores concorrentes como as Coroas européias, a Igreja Católica e os povos nativos relacionados a territórios com fronteiras ainda maleáveis e a choques civilizatórios.

III. Se houve espaços de exceção no conjunto das ações missionárias dos jesuítas em meio à expansão do capitalismo mercantil europeu, o sistema livre da encomienda verificado na “Paracuária" tem sido visto como um desses exemplos.

Assinale: 
Alternativas
Q575471 Antropologia
A ação missionária jesuítica constitui-se em objeto privilegiado para a compreensão acerca da formação sociocultural-religiosa de importantes parcelas da população que atualmente vivem em regiões da fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Nesta formação, as reduções jesuítico-guaranis podem ser compreendidas como: 
Alternativas
Q575470 Atualidades
Com uma fiscalização insuficiente e desordenada, as fronteiras do Brasil continuam vulneráveis à ação do contrabando. Levantamento do Sindireceita (Sindicato dos Analistas-Tributários da Receita) ao longo de 6.000 km, entre o Rio Grande do Sul e Mato Grosso, constatou que postos do fisco em 16 cidades de cinco Estados estão sem auditores e estrutura para o trabalho da aduana. Ainda que tenha sido feito por um sindicato - o que pressupõe interesse por aumento de vagas e benefícios-, o levantamento parece persuasivo.

                                                                                                   (Folha de São Paulo, 27/08/2010, p. 2)

A cobrança da taxa de 25% sobre o valor do frete para os caminhões com placa paraguaia que entram em território brasileiro foi um dos pontos debatidos durante a audiência pública da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. (...) O delegado do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Estado do Paraná, Jeová Pereira, alertou que, em represália à cobrança, o Paraguai criou um imposto de cerca de 200 reais por caminhão com placa brasileira que entra naquele país. De acordo com ele, o trabalho do caminhoneiro autônomo no Paraná está inviabilizado. 

(Disponível em <http://www.camara.gov.br/interne/radiocamara/default.asp?InK=COMISSAO-DO-MERCOSUL-DISCUTE-CRISE-DO-TRANSPORTE-NA-FRONTEIRAS-BRASIL-PARAGUAI-1317&seleçao=MAT&materia=16015&programa=41>. Acesso em 17/09/2010) 

A partir dos trechos do editorial e da reportagem, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q575469 Conhecimentos Gerais
No contexto do processo histórico de delimitação da fronteira Brasil-Paraguai, é correto afirmar que:
Alternativas
Q575468 Conhecimentos Gerais
Fórum congregador de movimentos sociais diversos, de caráter regional e supranacional envolvendo Paraguai, Argentina e Brasil, que, em suas edições de 2006 e 2008, reafirmou as bandeiras de uma integração solidária dos povos e de uma luta contra a militarização da região:
Alternativas
Q575467 Sociologia
Uma das questões colocadas no cotidiano dos movimentos sociais pela demarcação de terras em áreas de fronteira envolve a construção de identidades (inclusive nacionais como no caso dos brasiguaios) e estas são reelaboradas no processo histórico em função das relações de
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: E
5: D
6: A
7: B
8: A
9: A
10: E
11: A
12: C
13: C
14: B
15: E
16: D
17: A
18: C
19: C
20: A