Questões de Concurso
Para analista judiciário - psicologia
Foram encontradas 5.717 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considerando as disposições do Código Eleitoral, assinale a opção correta.
Um diretor de órgão público sempre premia, de alguma forma, os subordinados que se comportam de acordo com suas expectativas e, ao mesmo tempo, deixa muito claro ser ele o diretor e não aceitar opiniões nem atitudes contrárias às suas determinações.
Nessa situação hipotética de liderança, o referido diretor exerce os tipos de poder
O chefe de um serviço notou mudança negativa no relacionamento entre os membros de sua equipe e, temendo que as dificuldades pudessem interferir na produtividade de seu setor, solicitou imediatamente a intervenção do psicólogo da empresa. Após avaliação, o psicólogo concluiu que havia conflito na equipe e que os funcionários reconheciam que esse conflito se deva a diferenças de objetivos entre eles com possibilidade de haver interferência ativa para provocar obstáculos.
Considerando essa situação hipotética, verifica-se corretamente que o tipo de conflito existente nessa equipe de trabalho é
Os estressores individuais, decorrentes de características comportamentais, são estressores potenciais que podem afetar substancialmente a saúde das pessoas, especialmente provocando o adoecimento cardiovascular. Esses estressores foram descritos por Friedman e Rosenman (1974) como um padrão de personalidade denominado Tipo A. Com relação a esse tema, considere as seguintes características de personalidade de uma pessoa:
I joga por prazer e não se preocupa em ganhar;
II é obcecada por números;
III anda rapidamente e come rapidamente;
IV fica sempre no meio termo quanto tem que tomar decisões;
V nunca se aborrece muito;
VI é agressiva e competitiva.
Compõem a personalidade Tipo A as características apontadas apenas nos itens
Lúcio trabalha na seção burocrática de uma organização cujo volume de trabalho é reconhecidamente excessivo e onde há alto nível de exigência com relação à produtividade, ao mesmo tempo em que não há a cultura do diálogo entre funcionários e administração. Lúcio executa tarefas que envolvem unicamente digitação, cálculo e conferência. Há algum tempo, ele apresentou dores nos membros superiores que foram diagnosticados como tendinite e, a seguir, foram diagnosticadas bursite e tenossinovite. Atualmente, queixa-se de dormência nos dedos e dores constantes nas articulações, que chegam a impedir seu trabalho, o que tem resultado em licenças médicas. O médico do trabalho concluiu que está alterado o sistema modulador da dor de Lúcio e que o paciente apresenta apatia, tristeza e desinteresse generalizado.
Considerando essa situação hipotética, verifica-se que Lúcio apresenta