Questões de Concurso
Para especialista em educação - supervisão pedagógica
Foram encontradas 119 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Promover a integração de conhecimentos através de oportunidades investigativas.
II. Definir metas e objetivos para os planos de ensino do professor em consonância com as metas e objetivos da SEE e do Projeto Pedagógico da Escola.
III. Planejar intervenções pedagógicas, de acordo com os avanços dos alunos nas series iniciais.
IV. Aplicar os princípios e os métodos da Aprendizagem Significativa ao definir as abordagens metodológicas para o desenvolvimento curricular.
Estão corretas as afirmativas:
De acordo com as ideias da autora sobre interdisciplinaridade, é incorreto afirmar:
I. O professor orienta as decisões e ações referentes ao ensino e currículo, avaliação, organização da sala de aula e relacionamento com os alunos, baseando-se no conhecimento das teorias da aprendizagem.
II. O professor associa os avanços esperados na aprendizagem do aluno ao seu desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo.
III. O professor adequa suas atitudes no relacionamento com os alunos de acordo com os estágios de desenvolvimento da criança.
IV. O professor mantém-se ativo nos fatores contextuais e sociais influenciando o convívio dos alunos nas oportunidades educacionais.
Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna da frase.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação às afirmativas que contenham ações que possam auxiliar na busca de uma educação de qualidade, que priorize o trabalho pedagógico e a formação continuada.
( ) Oportunizar momentos de socialização, de discussão de problemas e leitura de textos pertinentes às dúvidas encontradas.
( ) Instituir um sistema de hierarquia escolar que estabeleça quem planeja, quem executa e quem avalia.
( ) Propor a atuação dos supervisores focada na fiscalização dos professores.
( ) Propiciar momentos de troca, de mediação e investigação da prática pedagógica.
( ) Buscar o diálogo entre supervisores e professores, estabelecer metas e momentos de estudo comuns.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Não tente achar um endereço no Japão. Os endereços por lá são quase tão indecifráveis quanto os ideogramas. Os bairros são subdivididos em pequenas regiões numeradas. Dentro de uma região, cada quarteirão tem um número, mas também dentro de cada quarteirão, cada casa ou edifício tem o seu número. Por exemplo: o endereço Shibuya 10-3-20 significa que o que você procura está na vigésima casa da terceira quadra da décima microrregião do distrito de Shibuya. Detalhe: nenhum desses números está visível nos nossos algarismos.
Pense duas vezes antes de reclamar. Talvez o fato de os japoneses adorarem viajar em grupo se deva a uma total incapacidade de entender o sistema ocidental de endereçamento. Como assim, Faria Lima com Rebouças? Qual é a lógica de essas duas avenidas fazerem esquina?
Na Inglaterra, um mesmo nome pode ser atribuído a uma street¹, a uma road² e a uma lane³, todas pertinho umas das outras – mas, até você descobrir qual é qual, lá se vão 15 minutos debaixo de chuva. O sistema perfeito seria o americano, com ruas e avenidas dispostas em grades numeradas em sequência perfeita e organizadas por ponto cardeal. O problema é que nós, brasileiros, temos problemas com norte, sul, leste e oeste. Nossos pontos cardeais são seis: à esquerda, à direita, na frente, atrás, em cima e embaixo. Quer uma prova? Nossa cidade com o sistema de endereçamento mais perfeito, Brasília, tem o mapa mais errado do planeta: a Asa Sul aparece no oeste, e a Asa Norte, no leste. Ano passado passei uma semana em Palmas, que teoricamente seguiu o sistema de Brasília. Quanto mais eu me deslocava, menos entendia a lógica da coisa. Acredito que se orientar na cidade requer o mesmo tipo de talento necessário para decifrar um manual de TV a cabo.
Mas o troféu de cidade brasileira onde é mais difícil achar um endereço vai para a bela, próspera e animadíssima Goiânia. Suas ruas são numeradas, mas não obedecem a nenhuma grade ou lógica. No fim das contas nem é preciso: basta decorar que a rua 146 do Setor Marista passa a se chamar Dom Emanuel Gomes e tudo o que você precisava saber sobre a noite da cidade está resolvido.
FREIRE, Ricardo. Revista GOL. n.136, Jul.2013, p.140. Disponível em: <http://www.voegol.com.br/pt-br/servicos/entretenimento-a-bordo/paginas/default.aspx> Acesso em: 10 ago. 2013.
De acordo com o texto, infere-se que,
I. nos Estados Unidos, se adotam seis pontos cardeais para o endereçamento.
II. em Brasília, a Asa Sul deveria aparecer no sul e a Asa Norte, no norte.
III. em Palmas, o sistema de endereçamento obedece a mesma lógica que o de Goiânia.
IV. em Goiânia, uma mesma rua pode mudar de nome.
Estão CORRETAS as assertivas
Para Perrenoud (1999, p. 10), “a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo, constantemente na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades”.
Conforme o autor, poderá ocorrer ruptura da avaliação da lógica formativa com a da lógica seletiva caso a avaliação formativa não evolua para
Segundo Dalben (2004), o conselho de classe é uma instância coletiva que apresenta características básicas distintas de outras instâncias presentes na organização escolar.
Analise as seguintes afirmativas sobre o conselho de classe.
I. Ao analisarem e discutirem o processo de trabalho em sala de aula, os docentes, de modo indireto, terão a sua própria prática como objeto de reflexão.
II. Entre as características do conselho de classe está a de ser vinculado à direção da escola, com o papel de auxiliar na administração global.
III. É um espaço interdisciplinar de estudo e tomadas de decisão sobre o trabalho pedagógico realizado na instituição.
Estão corretas as afirmativas
Em relação à influência nas variáveis metodológicas dos critérios para o ensino e aprendizagem das competências apresentada por Zabala e Arnau (2010), analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Independentemente do modo em que se realizem, as sequências didáticas deverão conter entre as suas fases a identificação das questões ou problemas que a situação da realidade apresenta.
( ) Para o ensino de valores como a solidariedade, é suficiente a promoção de atividades de debate e reflexão sobre esse comportamento de cooperação em diferentes contextos e bases sociais.
( ) Das relações interativas necessárias para favorecimento da aprendizagem pressupõem-se várias funções dos professores tal como planejar a sua atuação de modo flexível, possibilitando a adaptação às necessidades dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
( ) A metodologia para a aprendizagem das competências tem que abranger uma organização social da aula com a coexistência, em sua totalidade, de: o grande grupo, as equipes heterogêneas fixas e o trabalho individual.
Assinale a sequência correta.
Tardif (2002) e Vasconcellos (2009) pontuam a importância na formação dos professores de se considerar os saberes que possuem, utilizam e produzem em seu trabalho cotidiano.
Tendo como base as reflexões desses autores e os aspectos relevantes a serem considerados na formação de professores, assinale a alternativa incorreta.
Zabala (1998) assinala que qualquer prática educativa traz uma resposta a “por que ensinamos” e “como se aprende”, seja de modo explícito ou não.
Considerando os princípios dos processos de aprendizagem citados por esse autor, não se pode afirmar que a(s)
Para Candau (2012), a educação intercultural é vista como fundamental para a promoção da inclusão numa lógica emancipadora, buscando a vinculação de políticas de igualdade com políticas de reconhecimento.
Sobre o tema da inclusão social e da educação intercultural, assinale a alternativa que não apresenta uma das reflexões da autora nesse contexto.
No livro Nove olhares sobre a supervisão, Medina (2008) faz um paralelo entre a ação supervisora tradicional e a renovada, baseando-se em sua pesquisa sobre a atuação do supervisor escolar para o ensino e educação de qualidade.
Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a ação supervisora tradicional e a renovada às características correspondentes a cada uma.
COLUNA I
1. Ação supervisora tradicional
2. Ação supervisora renovada
COLUNA II
( ) Busca explicitar as contradições, lidando com o conflito com o intuito de estabelecer relações de trabalho no grupo da escola.
( ) Atua visando um tipo ideal de homem.
( ) Dá ênfase a procedimentos linearizados.
( ) Reconhece na proposta pedagógica uma oportunidade de reconstrução da escola.
( ) Leva em consideração a singularidade da escola ao fazer a leitura dessa.
( ) Tem a concepção do conhecimento como um dado absoluto.
Assinale a sequência correta.
Coll e Monereo (2010) analisam o impacto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na sociedade atual e as modificações das práticas sociais e educacionais resultantes dele.
Acerca dos papéis do professor e do aluno com o uso das TIC na educação, é correto afirmar:
O Sistema Mineiro deAvaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) realiza avaliações externas em larga escala com o intuito de fomentar mudanças em busca da melhoria da qualidade e equidade da educação.
Sobre as avaliações externas que compõem o SIMAVE, é incorreto afirmar:
Castro e Regattieri (2010) pontuam sobre a necessidade de construção de uma relação entre escola e família que possibilite a aprendizagem das crianças e adolescentes e ressaltam princípios para uma proposta de interação escola-família.
Considerando os princípios orientadores dessa proposta, assinale a alternativa incorreta.