Questões de Concurso Para orientador de ensino

Foram encontradas 158 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3210532 Ética na Administração Pública

A Postura Ética é de suma importância no ambiente de trabalho.


Assinale a alternativa correta, em relação ao tema acima:

Alternativas
Q3210531 Pedagogia

Uma das tarefas do Orientador Disciplinar de Alunos é cuidar da segurança dos alunos. Para executá-la satisfatoriamente, ele deve:



( ) Comunicar a direção ao perceber pessoas suspeitas nas imediações da escola.


( ) Controlar o fluxo de pessoas estranhas no ambiente escolar.


( ) Auxiliar os alunos com deficiência física nas suas dificuldades com o prédio.


( ) Orientar e conduzir os alunos na travessia de rua, quando necessário.



Identificando como V (verdadeiras) e F (falsas) as atividades acima, temos na sequência:

Alternativas
Q3210530 Pedagogia
Tendo como referência o artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente: “O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a:
Alternativas
Q3210529 Pedagogia
Além do relacionamento profissional com os colegas, o Orientador Disciplinar de Alunos também interage com membros da comunidade, especialmente com os pais e/ou responsáveis por alunos. Esses visitantes devem receber do funcionário um tratamento: 
Alternativas
Q3210528 Pedagogia
O procedimento correto do Orientador Disciplinar em caso de indisciplina do aluno é:
Alternativas
Q3210527 Pedagogia

Ao Orientador Disciplinar de Alunos compete zelar pela disciplina geral dos alunos dentro da unidade escolar ou em suas imediações. Analise as afirmativas abaixo e, após, assinale a alternativa correta:



I - Orientar os alunos quanto às normas da unidade escolar.


II - Organizar a entrada e a saída dos alunos.


III - Exercer perfeita vigilância sobre o condimento e cocção dos alimentos.


IV - Manter a ordem e a disciplina da biblioteca.


V - Monitorar o deslocamento e permanência dos alunos nos corredores e banheiros da unidade escolar.


Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Q3210526 Segurança e Transporte
Um incêndio se alastra rapidamente pela escola e o Orientador Disciplinar de Alunos auxilia na evacuação do prédio. A respeito das pessoas com deficiência, considerando a situação de emergência, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3210525 Pedagogia

Para o Orientador Disciplinar de Alunos é atribuída a responsabilidade de zelar pelo bem-estar dos alunos, bem como pela sua disciplina. Algumas de suas principais funções, são as seguintes:



( ) Zelar pela boa conduta dos alunos.


( ) Controlar a entrada e a saída dos alunos


( ) Zelar pela aprendizagem e frequência dos alunos.


( ) Garantir o cumprimento do horário escolar.


( ) Auxiliar os alunos que apresentem mal-estar físico. Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas acima e em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Q3210524 Pedagogia
A participação dos pais e responsáveis junto à equipe pedagógica dentro de uma gestão democrática é adequadamente descrita pela alternativa:
Alternativas
Q3210523 Pedagogia
A Lei nº 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e incumbe ao Poder Público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, avaliar e acompanhar:
Alternativas
Q3209879 Matemática
Samuel vai cobrir com ladrilhos uma cozinha retangular com 8 metros de comprimento e 5 metros de A ( ) 40m² largura. Qual é a área total dessa cozinha?
Alternativas
Q3209866 Português
Assinale a alternativa com o emprego de um substantivo no aumentativo:
Alternativas
Q3189789 Pedagogia

De acordo com Currículo Básico Comum do Ensino Fundamental – CBC/EF, anos iniciais, Ciclo da Alfabetização e Ciclo Complementar, a avaliação da aprendizagem é concebida como uma ação pedagógica a serviço do ensino. É redimensionadora da ação pedagógica e tem dimensão fundamental. A dimensão interativa da avaliação conduz necessariamente à relação entre avaliar não só o que for ensinado, mas o modo como foi ensinado. Uma concepção desse tipo pressupõe considerar tanto o processo que o aluno desenvolve ao aprender quanto o produto alcançado. Pressupõe também que a avaliação se aplique não apenas ao aluno, considerando as expectativas de aprendizagem, mas às condições oferecidas para que isso ocorra. Avaliar a aprendizagem, portanto, implica avaliar o ensino oferecido – se, por exemplo, não há a aprendizagem esperada, significa que o ensino não cumpriu com sua finalidade: a de fazer aprender.


(Brasil, 1997, p. 58.)


Considerando que a avaliação da aprendizagem dos alunos, realizada pelos professores, em conjunto com toda a equipe pedagógica da escola, é parte integrante do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e da implementação do currículo, ela deverá, EXCETO: 

Alternativas
Q3189788 Pedagogia
Ferreira (2006) traz a definição de fracasso como 1) Estrondo de coisa que se parte ou cai; 2) Mau êxito, malogro e ruína. Mas o fracasso, numa perspectiva pedagógica, onde tem o aluno como principal sujeito do processo de ensino aprendizagem, deve ser analisado sistematicamente, para que não ocorra o que atualmente acontece, onde ora culpa-se a criança, ora a família, ora a escola, sem analisar de fato cada caso e o agente causador do referido fracasso. No Brasil, a escola torna-se cada vez mais o palco de fracassos e de formação precária, impedindo os jovens de se apossarem da herança cultural, dos conhecimentos acumulados pela humanidade e, consequentemente, de compreenderem melhor o mundo que os rodeia. A escola, que deve formar jovens capazes de analisar criticamente a realidade, a fim de perceber como agir no sentido de transformá-la e, ao mesmo tempo, preservar as conquistas sociais, contribui para perpetuar injustiças sociais que sempre fizeram parte da história do povo brasileiro (Bossa, 2002 p. 19). Durante muitos anos, as pesquisas sobre o fracasso escolar se preocuparam em descobrir suas causas ou verificar o que faltava nas crianças que fracassavam, mas os estudos continuam e as preocupações dos estudiosos ainda procuram alternativas para resolvê-las. Sobre o fracasso escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3189787 Pedagogia

Uma das maiores conquistas da sociedade brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é considerado uma das mais avançadas e completas legislações do mundo. O documento, que colocou na pauta da agenda pública a proteção integral e os direitos da infância e da adolescência como prioridade absoluta – e inspirou países latino-americanos a transformar suas leis –, completou 34 anos neste 13 de julho. O ECA constitui-se importante ferramenta de trabalho para os profissionais da educação em suas ações pedagógicas e também orienta todo o sistema educacional. É um instrumento que, inclusive, garante as políticas públicas tão necessárias à infância e à juventude em situações de risco e de vulnerabilidade social.


(Disponível em: https://porvir.org/eca-uma-lei-que-protege-a-infancia-protege-a-sociedade-como-um-todo/. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)


Nestas quase três décadas e meia, o ECA representa uma carta de direitos voltada para a criança e o adolescente, seguindo o que foi tornado princípio a partir da Constituição Federal de 1988 no que se refere a direitos fundamentais, e sempre há novas e importantes alterações. Em janeiro de 2024, a Lei nº 14.811 estabeleceu novas medidas contra a possibilidade de ocorrências de violências. Sobre o exposto, NÃO se refere a uma das importantes alterações de 2024: 

Alternativas
Q3189786 Pedagogia
As Teorias da Aprendizagem são modelos teóricos desenvolvidos cientificamente para explicar como ocorrem os processos de ensino-aprendizagem no transcorrer da história da Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Psicologia da Educação, buscando dar respostas às perguntas e indagações surgidas nas instituições de ensino. Jean Piaget (1896-1980), Wallon (1879-1962) e Vygotsky (1896-1934) têm sido considerados os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuram explicar a aprendizagem e o conhecimento humano dentro de uma linha histórica na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e reconstrução das estruturas cognitivas. Sendo assim, esses teóricos foram denominados de teóricos interacionistas. Considerando que as práticas pedagógicas se baseiam em modelos ou concepções teóricas que auxiliam o professor a melhor ensinar e preparar suas aulas, nesse sentido, a aprendizagem, de acordo com Piaget: 
Alternativas
Q3189785 Pedagogia

[...] o termo supervisão integra dois étimos com raiz latina: “super” (com o significado de “sobre”) e “vídeo” (com o significado de “ver”) [...] que resulta de interpretação linear “olhar de ou por cima”. Ou seja, a função do supervisor enquadra-se basicamente em fiscalizar, controlar, avaliar e impor algo aos alunos, mas também orientar e liderar, acompanhando o andamento das atividades na escola. Nesse sentido, “a supervisão pode ser entendida como uma visão aprofundada, reflexiva e com sentido autocrítico do contexto circundante, mas também voltada para o interior com vista a compreender o significado da realidade [...]”.

(Gaspar Seabra; Neves, 2012, p. 30.)


Sobre o contexto histórico da supervisão no Brasil, pode-se afirmar que ela foi reconhecida legalmente pela primeira vez: 

Alternativas
Q3189784 Pedagogia

A formação de adultos precisa ser feita diferente do atual sistema escolar e universitário tradicional, devido ao fator de resistência desses a “voltar para a escola”, por perfazerem uma analogia de que os métodos escolares tradicionais não servem para quase nada na vida profissional.

(Mucchielli, 1980. Adaptado.)


Considerando que o modelo andragógico é um modelo processual, em oposição aos modelos baseados em conteúdo; portanto, o professor andragógico prepara antecipadamente um conjunto de procedimentos para envolver os seguintes elementos:


I. Preparar o estudante e estabelecer um clima que leva à aprendizagem.


II. Criar um mecanismo para o planejamento mútuo diagnosticando as necessidades para a aprendizagem.


III. Manter o ambiente de aprendizagem formal e caracterizado pela competitividade e por julgamento de valor.


IV. Conduzir e planejar as avaliações da aprendizagem por meio de métodos externos, tais como notas de testes e provas.


V. Formular os objetivos do programa (o conteúdo) que atenderão às necessidades dos estudantes e desenhar um padrão para as experiências de aprendizagem necessárias.


Está correto o que afirma apenas em 

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: C
5: C
6: C
7: B
8: A
9: A
10: D
11: A
12: D
13: C
14: D
15: C
16: C
17: C
18: C
19: A
20: B