Questões de Concurso

Foram encontradas 1.979.358 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3092356 Psicologia
Jean Piaget (1896-1980) foi um pesquisador interessado pelo ensino. Contribuiu com pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças, criando uma teoria que marcou o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade.

Para este teórico, sobre a aprendizagem das crianças :

I- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é aquele no qual as crianças assumem um papel pouco experimental, sem a necessidade de manter contato com outras pessoas.
II- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado não colaborativo.
III- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado por descoberta.
IV- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é a interação consigo própria.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3092355 Psicologia

No artigo 2º do Código de Ética do Psicólogo, apresenta-se o que é vedado a este profissional.


Nesse sentido, é CORRETO afirmar que é ilegal:

Alternativas
Q3092354 Psicologia
A Nota Técnica CFP nº 8/2023, intitulada A Psicologia na Prevenção e Enfrentamento à Violência nas Escola, tem como objetivo apresentar às psicólogas e dos psicólogos recomendações para o exercício profissional no ambiente escolar em situações de violência.

É CORRETO afirmar que a atuação do psicólogo e da psicóloga é:
Alternativas
Q3092353 Psicologia
Mediação é um processo cultural pela aprendizagem que se dá por meio de um elo intermediário entre o ser humano e o ambiente. Para Vygotsky, existem dois tipos de elementos mediadores.

É CORRETO afirmar que são:
Alternativas
Q3092352 Psicologia
Para Veronezi, Damasceno e Fernandes (2005), na segunda metade do século XX, houve grande repercussão das teorias de três autores - Jean Piaget, Henry Wallon e Lev Vygotsky - sobre a origem das Funções Psicológicas Superiores, baseada no estudo aprofundado de Psicologia Infantil.
Fonte: VERONEZI, R. J. B.; DAMASCENO, B.P.; FERNANDES, Y.B. Funções Psicológicas Superiores: origem social e Natureza Mediada. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 14(6):537-541, nov./dez., 2005.

É CORRETO afirmar que esses autores assumiam uma posição materialista e defendiam qual perspectiva?
Alternativas
Q3092351 Psicologia
Sigmund Freud (1856-1939) é considerado o pai da Psicanálise, cujos fundamentos teóricos e aplicação prática tornaram-se fonte para a compreensão do psiquismo humano e influenciaram a arte, a literatura e outros campos do conhecimento, dentre estes a Psicogia Educacional. Uma das discussões freudianas partiu do pressuposto de que a função sexual apareceria, no homem, logo após o nascimento e não somente na puberdade. Seria a teoria psicossexual do desenvolvimento humano.

Nesse panorama, é CORRETO afirmar que as fases da teoria psicossexual são:
Alternativas
Q3092350 Psicologia
A história da Psicologia da Educação, no que diz respeito à sua origem, confunde-se com a história da Psicologia científica e com a evolução do pensamento educativo. A partir de quais ciências é CORRETO afirmar que a Psicologia da Educação teve seu lastro principal de ancoragem?
Alternativas
Q3092349 Psicologia
Segundo Peranzoni e Camargo (2011, p. 1), Jean Piaget “[...] reformulou em bases funcionais as questões sobre pensamento e linguagem” e formulou os estágios do desenvolvimento cognitivo.
Fonte: PERANZONI, V. C.; CAMARGO, M.A. S. Proposta construtivista: um desafio sempre atual. Disponível em: E.F. Deportes.com. Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 161, Octubre de 2024.

Assim, é CORRETO afirmar que os estágios são:
Alternativas
Q3092348 Psicologia
Ateoria de H.Wallon é bastante distinta, pois considera o desenvolvimento como um processo dialético, no qual a criança e o ambiente estão em constante interação e transformação. Além disso, ele propõe que o desenvolvimento ocorre em estágios. 

É CORRETO afirmar que os estágios são:
Alternativas
Q3092347 Psicologia
Destaca-se que a Psicologia, como ciência de fundamentos da Educação, tem papel relevante na inclusão justamente pela compreensão do desenvolvimento humano de forma geral, e, de forma específica do indivíduo.
Assim, é CORRETO afirmar que, dentre algumas intervenções que o Psicólogo Escolar pode fazer, inclui-se (incluem-se):
Alternativas
Q3092346 Psicologia
Para Bock (2004, p. 153), et al. “A abordagem cognitivista diferencia a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa”.
Fonte: BOCK,A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2004. 368 p. ISBN: 8502029002.

Diante disso, analise as assertivas a seguir.

I- a aprendizagem mecânica refere-se à aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva.
II- a aprendizagem mecânica é aquela com significado de visão de mundo, que serve para descrever e enfrentar situações novas.
III- a aprendizagem significativa processa-se quando um novo conteúdo relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva, sendo assim assimilado por ela.
IV- a aprendizagem mecânica é aquela que nos fornece os signos e instrumentos que permitem pensar o mundo à nossa volta.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3092345 Psicologia
O Código de Ética Profissional do Psicólogo é um documento que orienta a prática da Psicologia no Brasil. Foi atualizado pela última vez em 2019 e continua vigente em 2024.

Em relação às responsabilidades e deveres fundamentais do Psicólogo, é CORRETO afirmar que o psicólogo:
Alternativas
Q3092344 Psicologia
A Psicologia da Educação, por ter natureza e origem híbridas, gera divergências entre seus estudos quanto às considerações sobre sua autonomia epistemológica. Segundo Coll (2000), existem duas correntes ou posicionamentos, nitidamente contrastantes a esse respeito:
Fonte: COLL, C; PALACIOS, J. & MARCHESI, A. (ORG.). Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Da Educação, Volume 2. Artes Médicas, Porto Alegre: 1996.

A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir:

I- A Psicologia da Educação é empregada para designar o corpo de princípios e explicações alcançados pela Psicologia, como a Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento.
II-  A Psicologia da Educação é entendida como uma disciplina sem autonomia científica e didática.
III- A Psicologia da Educação é uma “disciplina-ponte” entre várias ciências, caracterizando-se como uma disciplina de natureza aplicada.
IV-  A Psicologia da Educação é uma especialização dentro da Pedagogia e/ou Psicologia, que trata dos distúrbios de aprendizagem.

É CORRETO o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Q3092343 Psicologia
Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e epistemólogo genético que acreditava que a forma como as crianças pensam é fundamentalmente diferente da forma como os adultos pensam. A teoria de Piaget foi muito influente no domínio da aquisição da linguagem.

No contexto do pensamento piagetiano, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3092342 Psicologia
Bock (2022, p.162) afirma que: “Para Vigotski, o desenvolvimento é um processo que se dá de fora para dentro. É no processo de ensino-aprendizagem que ocorre a apropriação da cultura e o consequente desenvolvimento do indivíduo”.A partir destas concepções, Vigotski formulou o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal-zdp.
Fonte: BOCK,A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2004. 368 p. ISBN: 8502029002

É CORRETO afirmar sobre o conceito de ZDP é a:
Alternativas
Q3092341 Pedagogia
Um estudo que procurou caracterizar as concepções de aprendizagem de estudantes universitários brasileiros em processo de formação inicial docente mostrou que, quando interrogados sobre como se aprende, os estudantes deram respostas como as  exemplificadas no quadro abaixo.

Estudante 1:
“É uma coisa que acontece naturalmente, não precisa de muito esforço, de forma inata, instintiva...”.

Estudante 2:
“Você pode tá estudando, mas não tá entendendo nada... decorar é bem diferente de você realmente aprender”.

Estudante 3:
“Principalmente com a troca de conhecimentos, tipo uma pessoa mais experiente ajuda outra que ainda não sabe tanto, para que nas interações entre as pessoas e com o meio possamos aprender...”.

Estudante 4:
“Quando a gente vê que aquilo deu errado; a gente não vai fazer aquilo de novo do mesmo jeito, a gente já procura outra maneira de fazer. É como se o erro fosse o estímulo... Isso... Estímulo e resposta mesmo...”.

Estudante 5:
“Através da memorização eu vou armazenando conhecimentos e os repassando. Eu entendo que aprendi, quando eu consigo repassar esses conhecimentos da forma como eles foram transmitidos pra mim...”.

Fonte: Freire, Gustavo Lima; Duarte, António Manuel. Concepções de aprendizagem em estudantes universitários brasileiros. Psicologia USP, v. 21, p. 875-898, 2010. Disponível em: Psicologia USP, acesso em 2024.Adaptado.

Analisando as concepções dos estudantes à luz das Teorias da Aprendizagem é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3092340 Pedagogia
Levando em conta o valor que as atividades adquirem quando as colocamos numa série ou sequência significativa, é preciso identificar as sequências didáticas como unidade preferencial para análise da prática educativa (Zabala, 2014).
Fonte: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]; traduação: Ernani F. da F. Rosa; revisão técnica: Nalú Farenzana. - Porto alegre: Penso, 2014.

Nesse sentido, analise as afirmativas de acordo com o que diz Zabala (2014) sobre as sequências didáticas.

I- São um conjunto de atividades, ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos pelos professores, mas não pelos alunos.
II- São consideradas unidade preferencial para análise da prática, pois elas mantêm o caráter unitário e reúnem toda a complexidade da prática, ao mesmo tempo que são instrumentos que permitem incluir as três fases de toda intervenção reflexiva: planejamento, aplicação e avaliação.
III- A maneira de configurar as sequências didáticas, ou seja, as atividades que as compõem e o modo como essas atividades são organizadas e articuladas em sequências ordenadas, é um dos traços mais claros que determinam as características diferenciais da prática educativa.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3092339 Pedagogia

Leia o Texto I.


TEXTO I


A escola, por oferecer conteúdos e desenvolver modalidades de pensamento bastante específicos, tem um papel diferente e insubstituível, na apropriação pelo sujeito da experiência culturalmente acumulada. Assim, ela desempenhará bem seu papel, na medida em que, partindo daquilo que a criança já sabe (o conhecimento que ela traz de seu cotidiano, suas ideias a respeito dos objetos, fatos e fenômenos, suas “teorias” acerca do que observa no mundo), a escola for capaz de ampliar e desafiar a construção de novos conhecimentos, isto é, de incidir na zona de desenvolvimento proximal dos educandos. Em outras palavras, a escola deve ser capaz de desenvolver nos alunos capacidades intelectuais que lhes permitam assimilar plenamente os conhecimentos acumulados. Isto quer dizer que ela não deve se restringir à transmissão de conteúdos, mas, principalmente, ensinar o aluno a pensar, ensinar formas de acesso e apropriação do conhecimento elaborado, de modo que ele possa praticá-las autonomamente ao longo de sua vida, além de sua permanência na escola. Essa é a tarefa principal da escola contemporânea frente às exigências das sociedades modernas (Rego, 2014, p. 108).


Fonte: REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Editora Vozes, 2014.



O TEXTO I trata do papel da escola na construção do conhecimento. Diante desse contexto, é CORRETO afirmar que as colocações de Rego (2014) são baseadas nos pressupostos da/das:


Alternativas
Q3092338 Pedagogia
O Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), na sua redação atual, cuja alteração foi feita em 2017, dispõe que “a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal” (Brasil, 1996, art. 62). Fonte: BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Neste contexto, com base no que dispõem os parágrafos do Art. 62, é CORRETO afirmar sobre a formação docente que:
Alternativas
Q3092337 Pedagogia
De acordo com Luckesi (2013), a prática educacional brasileira de aferição dos resultados da aprendizagem escolar opera, na quase totalidade das vezes, com a verificação, e não com a avaliação da aprendizagem.

Sendo assim, nos termos do autor citado, é CORRETO afirmar que a prática escolar da verificação trata de uma prática:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: D
6: B
7: C
8: E
9: E
10: B
11: E
12: A
13: C
14: B
15: D
16: D
17: E
18: B
19: B
20: C