Questões de Concurso
Foram encontradas 1.969.794 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
As desordens alimentares originam-se a partir de uma alteração no padrão, consumo e comportamento alimentar, apresentando causas subjacentes psicológicas e biológicas. Ao perder o controle da quantidade usual dos alimentos ingeridos, instala-se o transtorno alimentar, sendo a anorexia nervosa (AN) e a bulimia nervosa (BN) os principais tipos destes desvios. O cirurgião dentista deve estar atento aos sinais orais destes distúrbios sendo o mais frequentemente encontrado o(a)
Para o atendimento seguro do paciente com necessidades especiais, o cirurgião dentista deve ter acesso às suas medicações de uso contínuo. Um medicamento de uso frequente entre esses pacientes que podem causar sangramento gengival espontâneo, cicatrização demorada, interferir na agregação plaquetária, levar a ocorrer leucopenia e que a Rifamicina pode diminuir a sua concentração sérica, é o(a):
Preencha as lacunas do texto a seguir:
“As leucemias são doenças neoplásicas que alteram as células hematopoiéticas resultando na proliferação invasiva de células malignas, sem competência funcional, na medula óssea e tecidos linfoides. Procedimentos dentários eletivos podem ser realizados com análise prévia de exames laboratoriais para contagem de plaquetas e neutrófilos. O procedimento estará indicado quando a contagem de neutrófilos for acima de ___________ e a de plaquetas for acima de ___________”.
Indique a opção que preenche corretamente as lacunas:
As características clínicas que levam ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem estar presentes em sua totalidade ou somente alguns dos sinais, conforme descrito no DSM-V (American Psychiatric Association, 2014). O tratamento para o TEA normalmente é pautado nos sintomas encontrados, com uso de antipsicóticos (risperidona), antidepressivos (fluoxetina), anticonvulsivantes (fenitoína) e psicoestimulantes (metilfenidato) para o controle da agressividade, da ansiedade, da irritabilidade, da depressão, das convulsões e da hiperatividade (MENEZES; ZINK; MIRANDA, 2014).
Devido ao uso continuado destes fármacos, alguns efeitos adversos podem se manifestar na cavidade bucal.
Analise a relação a seguir de eventuais efeitos colaterais que podem existir com uso dos medicamentos supracitados.
I Hipossalivação
II Hiperplasia gengival
III Rânula
IV Ulcerações
V Falhas na cicatrização no pós-operatório.
Podem estar presentes em portadores de TEA, apenas
Os barbitúricos de primeira escolha para o cirurgião dentista geralmente são os de ação curta, visto que o início da sedação é rápido (30 minutos a 1 hora) e a duração do efeito (3 a 4 horas) é suficiente para a conclusão da maioria dos procedimentos odontológicos. São usados para a indução da anestesia geral em centros cirúrgicos hospitalares.
Os sedativos hipnóticos mais usados em odontologia são:
Segundo a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (2010), a deficiência intelectual (DI) é caracterizada por “limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, como expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos 18 anos”. A DI resulta quase sempre de alterações na estrutura cerebral, que podem ser provocadas por diversos fatores, como metabólicos, genéticos, infecciosos ou traumáticos, e ainda podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento.
Constituem causas etiológicas da DI no período pós-natal:
O portador de doença renal crônica (DRC) pode desenvolver uma condição oral dolorosa e debilitante, causada pelo acúmulo de substâncias nitrogenadas no sangue e que pode ocorrer nos estágios avançados da DRC, onde infecções e supressão imunológica podem ser fatores coadjuvantes no desenvolvimento dessa condição e apresentar-se como lesão ulcerada, hemorrágica, recoberta por pseudomembrana ou até mesmo hiperqueratótica.
Aponte a condição a que o texto se refere.
O diabetes mellitus (DM) é um conjunto de desordens metabólicas caracterizado, principalmente, por um quadro de hiperglicemia, resultante de uma alteração na secreção e/ou ação da insulina. Os sintomas clássicos da doença são poliúria, polidipsia, polifagia, glicosúria e perda de peso.
Recomenda-se realizar o atendimento odontológico desses pacientes no período matutino, momento em que os níveis de glicose se encontram, geralmente, mais elevados e adiar o tratamento odontológico eletivo de pacientes com níveis de glicose inferiores a 70 mg/dl e superiores a 200 mg/dl por conferirem risco ao sucesso do procedimento.
Analise as afirmações a seguir sobre as medidas profiláticas de intercorrências durante o atendimento desses pacientes.
I É necessário, ao prescrever medicação, observar a presença de glicose na formulação da droga.
II A epinefrina possui efeito contrário à insulina, por isso a necessidade de evitar a sua injeção diretamente na corrente sanguínea.
III Estar vigilante quanto às interações que podem ocorrer entre analgésicos/ anti-inflamatórios e os hipoglicemiantes orais dos pacientes.
IV Instruir o paciente com DM quanto à necessidade de realizar jejum de 8 horas antes dos procedimentos ambulatoriais.
V Atentar-se aos sinais vitais do paciente durante todo o procedimento, pois o paciente diabético apresenta risco de crises hipoglicêmicas.
Estão corretas, apenas
As doenças crônicas representam um grande desafio para a Atenção Básica no SUS e seu enfrentamento envolve abordagem multiprofissional, empoderamento dos indivíduos, das famílias e da sociedade. A partir desse contexto, instituiu-se a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas a partir da Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014.
A odontologia está inserida neste contexto e é responsável por melhorar a saúde bucal e qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas.
Indique uma característica bucal da Doença de Parkinson:
A realização de uma minuciosa anamnese é primordial para o atendimento odontológico de pessoas idosas com demência. É necessário identificar todos os problemas de saúde que cursam junto com a demência (hipertensão arterial, diabetes mellitus, problemas renais), a lista de medicamentos em uso e o conhecimento do diagnóstico, estadiamento e prognóstico da demência apresentada.
Indique a condição que corresponde a fase grave de um paciente com demência avançada: