Questões de Vestibular de Biologia - Câncer
Foram encontradas 25 questões
CHIARELLI-NETO, O.; BAPTISTA, M. S. Fotobioquímica da pele. Ciência Hoje, n. 324, abr. 2015 (adaptado).
Essa exposição excessiva pode induzir na pele o surgimento de
Alcaloides como a vimblastina e a vincristina apresentam atividade contra diversos tipos de câncer e são extraídos da planta Catharanthus roseus, popularmente conhecida como vinca. Essas substâncias exercem seus efeitos sobre as células cancerígenas, ligando-se às proteínas dos microtúbulos e impedindo sua associação com outras moléculas iguais.
A interação dos alcaloides da vinca com as proteínas dos microtúbulos leva à morte das células pela interrupção do seguinte processo metabólico:
A mutação mostrada na figura é do tipo:
Técnica impede multiplicação de células e pode ajudar a controlar o câncer
Uma das características do câncer que mais dificulta o seu combate é o crescimento anormal e incontrolável das células doentes. Pesquisadores norte-americanos identificaram uma proteína presente no ciclo de proliferação dos tumores cancerígenos que, ao ser silenciada, pode retardar a evolução rápida e altamente prejudicial da doença. Testes em laboratório feitos com tumores humanos surtiram resultado positivo, o que leva a equipe a acreditar que poderá desenvolver um tratamento mais eficaz contra os carcinomas.
Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2017 Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br
Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados, é correto afirmar:
Figura A - O gráfico mostra a incidência de vários tipos de cânceres humanos em função da idade (modificado de Amabis e Martho. Biologia das células, 2ª edição, vol 1, p187, 2004).
Figura B – Representação gráfica que mostra o aparecimento de uma célula tumoral em tecido epitelial e desenvolvimento a malignidade (modificado de Amabis e Martho, Biologia das células, 2ª edição,vol 1, p187, 2004).
I – Os agentes oncogênicos envolvidos na fisiopatogenia das neoplasias podem ser físicos, químicos ou biológicos. Como exemplos temos, respectivamente: radiação ionizante, o alcatrão e os vírus. Esses fatores podem agir individualmente ou associados. Quando associados produzem um efeito sinérgico. II – Analisando a figura A, podemos constatar que a idade é um fator que predispõe para o surgimento de alguns tipos de neoplasias como é o caso do câncer de próstata. Possuir hábitos saudáveis e procurar se informar sobre os agentes carcinogênicos não ajudam a diminuir essa estatística. III – No processo de carcinogênese, a invasão da circulação sanguínea por células cancerosas, como mostrado na figura B, significa interpretar que, essas células romperam à camada basal da musculatura e podem se instalar em qualquer órgão do corpo humano. IV – Quando as células neoplásicas atingem a circulação sanguínea, o organismo não consegue diferenciar a célula normal da anormal. Por esse motivo, o sistema flogístico não reage e as células anormais podem se difundir rapidamente por todos os tecidos orgânicos. Nesse estágio da carcinogênese a apoptose é a principal arma. V –Todos os tipos de neoplasias registrados na figura A, podem ter uma resolução clínica favorável. A adoção de medidas profiláticas e a realização do diagnóstico precoce são fundamentais para se evitar o agravamento da patologia. Contudo, a informação é a melhor forma de controle.
Estão corretas as assertivas:
A partir das informações acima, é INCORRETO afirmar:
Disponível em: http://epoca.globo.com/saude/check-up/noticia/2017/ 08/o-que-deu-errado-com-vacina-contra-hpv.html. Acesso em 09/10/2017.
Com base no gráfico e em seus conhecimentos podemos concluir que:
II - O câncer de mama pode acometer homens, porém é raro.
III - É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA.
Terapia Genética, Imunoterápicos e Nanotecnologia
são novos instrumentos no combate ao câncer
Existem várias terapias sendo estudadas para o combate ao câncer e uma das apostas é a terapia genética. Em uma de suas modalidades, chamada Terapia Car-T, as células do sistema imunológico do paciente, no caso o linfócito T, são modificadas para combater o tumor. Sabe-se que algumas doenças não vão responder a determinados tratamentos, por isso, é preciso cada vez mais personalizá-los, apontam médicos oncologistas.
(Raphael Kapa. https://oglobo.globo.com. 30.08.2019. Adaptado.)
A terapia genética tem se mostrado promissora no tratamento e cura de inúmeras doenças que não apenas o câncer. De modo geral, essa terapia consiste em
Essa é uma importante informação científica. No entanto, estudos anteriores foram muito necessários, como o mecanismo da síntese do colágeno, por exemplo. Sendo assim, assinale a opção que descreve corretamente esse mecanismo.
Com base no texto acima, pode-se afirmar que:
Quem tem medo da radioatividade?
Como herança da destruição causada pela explosão das bombas atômicas ao fim da Segunda Guerra, a energia nuclear ganhou uma reputação difícil de mudar. Um novo livro desmistifica a radioatividade e aponta as vantagens e desvantagens de seu uso. Foram mais de cem mil mortos imediatamente após a explosão das bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945. Ironicamente, as mesmas propriedades do átomo capazes de causar tamanha destruição também podiam salvar vidas se empregadas no tratamento de câncer. A radioterapia, o exame de raios-X e o marca-passo artificial são exemplos de aplicações pacíficas da radioatividade. Para muitos, no entanto, a função da energia nuclear se resume a dizimar vidas. O temor suscitado pelos cogumelos atômicos se espalhou pelo mundo e ecoa até hoje devido à falta de informações precisas sobre o tema.
O risco de acidentes e a destinação do lixo nuclear
são tratados de forma esclarecedora, ao se
destacarem as aplicações da tecnologia nuclear
na medicina molecular, na agricultura, na
indústria e na datação de artefatos na
arqueologia, e tudo que envolve a geração de
energia nas usinas nucleares, como alternativa à
queima de combustíveis fósseis das usinas
termelétricas de gás e carvão e ao impacto
socioambiental das hidrelétricas. Os fantasmas
associados às usinas nucleares – o risco de
acidentes e a destinação do lixo nuclear – são
tratados de forma esclarecedora pelos
pesquisadores sobre a radioatividade. (VENTURA,
2017);
A partir da análise das informações contidas no texto e com base nos conhecimentos acerca do tema abordado, é correto afirmar:
Os processos conhecidos de divisão celular são os de meiose e mitose. Diferentemente do que ocorre na mitose, na meiose há a formação de gametas, incapazes de se duplicarem.
A doença descrita ocorre porque a radiação afeta
Leia o texto:
MICROSOFT QUER ‘RESOLVER’ O CÂNCER DENTRO DE DEZ ANOS
A Microsoft pretende “resolver” o câncer dentro de dez anos. A companhia, conhecida por sua atuação na indústria de softwares, está trabalhando para tratar a doença como um vírus de computador, que invade e corrompe as células do corpo. Dessa forma, a expectativa é que no futuro próximo seja possível monitorar essas células e, potencialmente, reprogramá-las para que elas se tornem saudáveis novamente.
Para isso, a empresa construiu uma unidade de Computação Biológica, com o objetivo final de transformar células em computadores vivos (...) No curto prazo, a companhia pretende utilizar a inteligência artificial para encontrar uma cura para o câncer.
Disponível em: <https://www.cancer.org.br/microsoft-quer-resolver-o-cancer-dentro-de-dez-anos/>.
Acesso em: 26 set 2016. Adaptado.
O câncer resulta do crescimento e divisão desordenada de células atípicas que invadem tecidos e órgãos. Ocorre devido a alterações em genes especiais, os protooncogenes, que normalmente estão inativos em células normais. As divisões ilimitadas escapam do controle que limita o crescimento da célula normal, através da sinalização entre células vizinhas e da ativação de genes de apoptose.
Considere as afirmações a seguir:
I) O câncer resulta de mitoses sucessivas, divisões que mantêm o número de cromossomos das células-filhas igual ao da original.
II) Durante a mitose, o DNA celular se duplica e a célula se divide; assim, essa doença pode ser herdada pelos filhos, dos pais.
III) A ativação de genes de apoptose impede a morte da célula anormal.
Assinale a alternativa válida:
A terapia celular a que o texto se refere
Durante muito tempo, a morte celular foi considerada um processo passivo de caráter degenerativo. Entretanto, estudos demonstraram que organismos multicelulares são capazes de induzi-la de maneira programada e em resposta a estímulos intracelulares ou extracelulares, como, por exemplo, ativando a apoptose. Esse fenômeno biológico, além de desempenhar um papel importante no controle de diversos processos vitais, está associado a inúmeras doenças, como o câncer.
(Adaptado de: GRIVICICH, I.; REGNER, A.; ROCHA, A. B. Morte Celular por Apoptose. Revista Brasileira de Cancerologia. 2007, 53(3), p. 335.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apoptose, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às afirmativas a seguir. ( ) A apoptose ocorre quando a célula, por sofrer um dano externo, rompe suas membranas e derrama o seu conteúdo enzimático nas células vizinhas. ( ) Durante a apoptose, ocorre a destruição das células por ação enzimática nas suas estruturas internas. ( ) A apoptose é ativa nos tecidos embrionários, enquanto que, nos tecidos adultos, tal processo é geneticamente desativado. ( ) A proteína p53 desencadeia a apoptose de células que apresentam danos, no seu DNA, os quais não podem ser reparados. ( ) Destruição do citoesqueleto, da membrana celular e da cromatina são características da apoptose.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.