Questões de Vestibular
Sobre relações ecológicas em biologia
Foram encontradas 161 questões
Com base nessa teia alimentar, assinale a alternativa que descreve corretamente a sequência de níveis tróficos, do nível mais baixo ao mais alto, e os organismos correspondentes a cada nível trófico.
(Disponível em https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events)
Em relação aos animais invertebrados do solo, é correto afirmar que

Tendo em vista seus conhecimentos sobre biologia e considerando a obra apresentada, é correto afirmar que
Relacione, corretamente, as interações ecológicas com algumas de suas características, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:
1. comensalismo; 2. esclavagismo; 3. inquilinismo; 4. amensalismo.
( ) Um indivíduo secreta substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de outro.
( ) Um organismo se alimenta dos restos de alimentos deixados por outro.
( ) Um organismo se aproveita do trabalho ou de produtos produzidos por outro(s).
( ) Uma espécie se beneficia obtendo abrigo ou suporte no corpo de outra espécie, sem prejudicála.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Em meio à seca na Amazônia, 110 botos são achados mortos no Lago Tefé (AM), aponta Instituto Mamirauá. In: Meio Ambiente, G1. A tragédia dos botos mortos no Amazonas. In: DW, 10/10/2023 (com adaptações).
Tendo como referência as informações do texto precedente, julgue o item que se segue.
Os botos são indicadores da qualidade das águas por estarem no topo da cadeia alimentar, isto é, são herbívoros.
Em meio à seca na Amazônia, 110 botos são achados mortos no Lago Tefé (AM), aponta Instituto Mamirauá. In: Meio Ambiente, G1. A tragédia dos botos mortos no Amazonas. In: DW, 10/10/2023 (com adaptações).
Tendo como referência as informações do texto precedente, julgue o item que se segue.
A partir do texto, infere-se que o patógeno que compromete a qualidade da água pode ser, por exemplo, um micro-organismo como as algas.

Considerando seus conhecimentos e os dados apresentados, é correto afirmar que as espécies
1. Predação 2. Competição interespecífica 3. Inquilinismo 4. Comensalismo 5. Parasitismo
( ) Bromélias, orquídeas e samambaias vivendo sobre arvores que lhes servem de suporte. ( ) Espécies que exploram um mesmo recurso no hábitat tem seus nichos ecológicos sobrepostos quanto a esse recurso. Em decorrência dessa relação, a população de uma das espécies pode diminuir, ou até se extinguir, ou ainda ser obrigada a migrar em busca de uma área disponível em que a relação seja menos acirrada. ( ) O cipó-chumbo, possui raízes especializadas, é uma planta de cor amarela, sem folhas nem clorofila, que cresce sobre outras plantas. ( ) Do ponto de vista ecológico é um importante mecanismo regulador da densidade populacional, embora uma espécie mate e coma indivíduos de outra espécie. ( ) Uma das espécies é beneficiada pela associação, enquanto a outra aparentemente não obtém nenhum benefício, embora não sofra prejuízo.
Considerando os tipos de relações ecológicas interespecíficas descritos, relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna e em seguida assinale a alternativa que corresponde a sequência correta de cima para baixo:

Os dois tipos de interagentes que poderiam causar os efeitos representados nos gráficos para as populações A e B, respectivamente, são

SANTANGELO et al. 2022. “Global urban environmental change drives adaptation in white clover”. Science, 375 (6586): 1275-1281. Adaptado.
Com base nas informações fornecidas, é correto afirmar:
A partir dessas informações, julgue o item subsecutivo.
No parasitismo, o parasita não retira do hospedeiro os nutrientes necessários para a sua sobrevivência, por isso essa relação é caracterizada como ecológico-harmônica.
A partir dessas informações, julgue o item subsecutivo.
O mutualismo é um exemplo de relação ecológica interespecífica, ao passo que a sociedade é uma relação ecológica intraespecífica.
A partir dessas informações, julgue o item subsecutivo.
A predação é uma relação ecológica interespecífica harmônica, ou seja, uma relação ecológica em que as duas espécies são beneficiadas e, nesse tipo de interação, indivíduos de uma espécie (predadores) matam e se alimentam de indivíduos de outra espécie (presa).
Todas as interações descritas abaixo estão corretamente classificadas e justificadas, EXCETO:
Mamíferos de grande porte, como a onçap-intada e o lobo-guará, precisam de grandes quantidades de alimento e demandam áreas extensas para viver, por isso a disputa por recursos entre eles se torna particularmente acirrada, em função da destruição de habitats. O desaparecimento desses animais resulta no aumento na população de suas presas, como ratos e camundongos, que carregam diversos patógenos. Assim, muitas das doenças zoonóticas com as quais se têm lidado nos últimos tempos - como Covid-19, ebola, gripes suína e aviária - possuem uma relação direta com o impacto humano em habitats naturais.
As relações ecológicas que envolvem onças-pintadas/lobos-guará, onças-pintadas/camundongos
e ratos/agentes patogênicos são, respectivamente:
O chupim (Molothrus banariensis) é uma ave que não faz ninho e coloca seus ovos no ninho de outras aves (por exemplo, o tico-tico), para que essas choquem os ovos e alimentem os seus filhotes. Trata-se de um caso de exploração do “trabalho” de outra espécie.
A relação do chupim com o tico-tico é um exemplo de