Questões de Vestibular
Sobre respiração celular e fermentação em biologia
Foram encontradas 98 questões
I. Os tipos de fermentação alcoólica, lática e acética ocorrem na ausência ou presença de oxigênio e resultam em diferentes produtos finais.
II. A fermentação alcoólica recebe esse nome porque a substância orgânica em que foi desdobrada a glicose é um álcool, como o álcool etílico ou etanol.
III. Um exemplo de ser vivo que realiza a fermentação alcoólica é o fungo Saccharomyces cerevisiae, no entanto, nenhuma bactéria realiza esse tipo de fermentação.
IV. A fermentação láctica pode ser realizada por bactérias e fungos, enquanto as células da musculatura do corpo dos animais realizam fermentação acética.
Está correto o que se afirma somente em
A mitocôndria, responsável por processos de respiração celular e produção de energia, é encontrada em diversos tipos celulares eucarióticos, de fungos, plantas e animais a células somáticas e germinativas.
A produção do vinho ocorre a partir da ação de leveduras que realizam a fermentação dos açúcares da uva, transformando-os em álcool etílico e gás carbônico. Entretanto, ao deixar uma garrafa de vinho aberta, o álcool é oxidado, conferindo à bebida um sabor de vinagre.
Nesse caso, a formação do vinagre é resultado de um processo aeróbio realizado por micro-organismos do gênero
Admita um indivíduo com sintomas de anemia, cuja análise de uma amostra de sangue revelou uma produção excessivamente baixa de lactato pelas hemácias, indicando disfunção no metabolismo energético.
A etapa da respiração celular das hemácias que está alterada, resultando em baixos níveis de lactato é:
Os fungos produzem os lactobacilos, e as bactérias produzem as leveduras.
Texto para a questão.
A temida altitude: Flamengo só venceu um dos cinco jogos acima de 3000 metros na libertadores.
Com apenas 26,6% de aproveitamento nas maiores alturas do continente, o Rubro-Negro já experimentou diferentes tipos de aclimatação à altitude desde 1983. Único triunfo foi em 2008 no Peru. Preocupada, a diretoria do Flamengo preparou uma força-tarefa anti-altitude que envolve: vitaminas e exercícios respiratórios com os jogadore ; escolta de ambulância durante toda a estadia em Oruro; 10 cilindros de oxigênio, que só serão usados em eventuais emergências e não serão exibidos para não assustar os atletas. Além disso, para minimizar os efeitos dos 3.700 metros, o Flamengo ficará em Santa Cruz de la Sierra - 400 metros acima do mar - até horas antes do jogo.
Disponível em: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/
noticia/a-temida-altitude-flamengo-so-venceu-um-dos-cinco-jogosacima-de-3000-metros-na-libertadores.ghtml Acesso em 16/05/2020.
Adaptado
O etanol é produzido em grande escala no Brasil por meio da fermentação do caldo da cana-de-açúcar, o que gera um excedente de bagaço e palha. A fim de aumentar a oferta desse combustível, sem alterar a área de plantio, estão sendo desenvolvidas tecnologias para produção do etanol a partir dessa biomassa, o chamado etanol de segunda geração. Nesse processo, a celulose, polímero natural que constitui o bagaço e a palha, passa por uma reação de hidrólise, resultando no seu monômero que, por fermentação, produz o etanol. A figura apresenta um esquema do processo.
A principal interação química existente entre as diferentes moléculas que constituem a celulose é do tipo ________________ .
A molécula resultante da hidrólise é um ____________ com _______ átomos de carbono.
Assinale a alternativa que preenche, respectivamente, as lacunas do texto.
Esse gás liberado é resultante da
Um dos principais compostos químicos que são oxidados durante a respiração celular é a glicose, que é um monossacarídeo. A respiração aeróbica, por sua vez, ocorre em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.
A sequência correta, dos locais de ocorrência, das etapas da respiração aeróbica, em eucariontes, é, respectivamente,
“Visto que a ____________ é a forma de energia usada pelas células para realizar os processos biológicos, os elétrons ricos em energia capturados na glicólise (NADH) e ____________ (NADH e FADH2) devem ser convertidos para ATP. Este processo é dependente de ____________ e envolve uma série de carreadores de elétrons, conhecida como ____________”.
Em um experimento hipotético, utilizaram-se leveduras (Saccharomyces cerevisiae) para a análise da síntese de ATP gerada no metabolismo energético. As leveduras foram colocadas em solução rica em glicose e mantidas em pH ideal e temperatura de 35 ºC. O gráfico indica o número de moléculas de ATP sintetizadas pelas células de levedura a partir de cada molécula de glicose.
De acordo com o gráfico, a partir do ponto indicado pela seta, conclui-se que as leveduras no interior do tubo estavam em ambiente ____________ e os produtos gerados, para cada molécula de glicose utilizada, foram _____________
As lacunas do texto são preenchidas por
1) a reoxidação do NADH e FADH libera elétrons altamente energéticos que reduzem o gás oxigênio a moléculas de água.
2) na respiração celular anaeróbia, o oxigênio é substituído como último aceptor da cadeia de transporte de elétrons por moléculas, tais como, sulfatos ou nitratos.
3) a ausência de oxigênio nas células musculares estimula a formação de ácido lático a partir do ácido pirúvico, este último derivado da glicólise.
Está(ão) correta(s):
Leia o TEXTO 10 para responder à questão.
TEXTO 10
A maioria dos corredores quer correr cada vez melhor e mais rápido. Sentir-se menos cansado, então, é o sonho de todo praticante de atividade física. Para isso, muitos recorrem ao chamado doping natural, que promete aumentar o desempenho do corpo legalmente. O treino em altitude é um desses métodos, conhecido, principalmente, por atletas e treinadores. O corpo do praticante de corrida tende a se adaptar à baixa pressão de oxigênio, criando mais hemoglobina. Se a pessoa fez a aclimatação e corre uma prova em uma altitude baixa, como ao nível do mar, seu desempenho tende a melhorar. Apesar dos pontos positivos de correr em altitude, há, também, as desvantagens. A diferença de temperatura e possíveis lesões causadas pelo resfriamento do ar não devem ser ignorados. Pode ser prejudicial por conta das condições de treino em altitude serem adversas, e, com isso, pode se perder a qualidade ou o rendimento nos treinos e, consequentemente, na performance geral.
WEBRUN. Doping natural: esse método realmente funciona?
Disponível em: <https://www.webrun.com.br/doping-natural-esse-metodo-realmente-funciona/>. Acesso em: 06 maio 2019 (adaptado).
De acordo com as informações apresentadas no TEXTO 10, é CORRETO afirmar que o doping natural
pode beneficiar o atleta, pois