Questões de Vestibular
Sobre transformações gasosas em física
Foram encontradas 99 questões

Escolha a alternativa que identifica de forma correta as transformações sofridas por esse gás, representadas, respectivamente, em I e II.

Sabendo que não houve variação da temperatura (298 K) e do volume do frasco, e que a pressão final no frasco foi de 2,0 atm, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a quantidade, em mols, de argônio e de oxigênio contidos na alíquota de 5,0 L da seringa.
Dados: Massa atômica doH=1u R = 0,082 atm.L.K−1.mol−1
Um sistema de massa constante, constituído por um gás ideal, está no estado inicial de volume V0 , pressão P0 e temperatura T0 . Quando o sistema evolui para um novo estado de volume V0/2 e pressão P0/2 , sua temperatura é
O aerossol é um método de tratamento milenar e natural, desenvolvido pela ciência médica moderna e feito com ferramentas tecnológicas eficazes: o nebulizador. A nebulização é um pequeno recipiente de plástico (ampola), que é preenchido com uma solução de medicamento. Um compressor elétrico produz um fluxo de ar (ou oxigênio) de alta velocidade que é empurrado para a periferia de um tubo contendo a solução médica, por Venturi um efeito sol é produzido. Dessa forma, o nebulizador transforma uma solução médica em uma névoa fina que pode ser inalada para os pulmões através de um bocal ou máscara.
Fonte: http://www.norditalia.biz/pt
Durante o processo de nebulização, observa-se que o recipiente de plástico sofre uma redução da temperatura devido ao resfriamento da solução medicamentosa no seu interior. Tal efeito pode ser justificado, por se tratar de uma transformação gasosa classificada como
Sabe-se que a temperatura típica do planeta Terra vale 293 K. Cálculos mostram que, para um planeta reter certo gás por bilhões de anos, a velocidade média de suas moléculas deve ser menor do que 1/6 da velocidade de escape do planeta. Sendo a velocidade de escape no planeta Terra de 11,2 km/s e a constante universal dos gases R = 8,31 J/mol ˑ K, pode-se concluir que a nossa atmosfera contém predominantemente
Dados: Massas Molares (MH = 2 g/mol e MO = 32 g/mol)
A teoria cinética dos gases apresenta um modelo microscópico para o gás ideal.
De acordo com essa teoria, as moléculas de um gás
Considerando um gás ideal sofrendo o processo termodinâmico AB, conforme
representado no gráfico, conclui-se que o trabalho realizado no processo AB, em J, é
igual a
Um gás ideal é submetido a uma transformação adiabática reversível, em que a quantidade de mols do gás se mantém sempre constante durante todo o processo.
Sobre essa situação, afirma-se:

Este processo é lento, e a temperatura do copo e da água pode ser considerada como constante. Considerando o ar um gás ideal, calcule a profundidade H, em m.

Dados: patm =1,0 x 105 Pa ; págua = 1,0 x 103 kg/m3 g = 10 m/s2
I - Se o processo é isotérmico, a pressão final do gás é menor do que a pressão inicial. II - Se a temperatura final do gás é maior do que a inicial, o processo é isobárico. III - Se a pressão final do gás é maior do que a inicial, a temperatura final do gás é necessariamente maior que a temperatura inicial.
É correto o que se afirma em: