Questões de Vestibular de Atualidades - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade

Foram encontradas 28 questões

Ano: 2021 Banca: CECIERJ Órgão: CEDERJ Prova: CECIERJ - 2021 - CEDERJ - Vestibular - Língua Inglesa - 2022.1 |
Q1859678 Atualidades

Considere o texto sobre as condições climáticas globais:


Em 01 de novembro de 2021, na abertura da COP 26, a ativista indígena Txai Suruí defendeu a urgência de se garantir um futuro com menos desmatamento. “Não é em 2030 ou 2050, é agora! Os povos indígenas estão na linha de frente da emergência climática e nós devemos estar no centro das decisões que acontecem aqui. Temos ideias para adiar o fim do mundo”, afirmou Txai. E ela arremata: “Não existe justiça climática sem justiça social para os povos indígenas”.

Disponível em:https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/11/01/cop26-vai-anunciar-pacto-para-combater-desmatamento-nesta-terca-2.htm. Acesso em: 01 nov. 2021. Adaptado.


A urgência expressa no discurso da ativista está diretamente relacionada à luta pela

Alternativas
Ano: 2017 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2017 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1401102 Atualidades
 Às vésperas da Cúpula do G20, que teve início em 07 de julho de 2017, em Hamburgo, na Alemanha, a chanceler alemã, Angela Merkel, discursou no Parlamento e referiu-se a atores políticos importantes no cenário mundial, conforme os trechos transcritos a seguir.

Quem pensa que os problemas deste mundo podem ser resolvidos com o isolacionismo e o protecionismo está cometendo um enorme erro. Somente juntos podemos encontrar as respostas certas às questões centrais dos nossos tempos (...) Não podemos esperar até que a última pessoa na Terra esteja convencida da evidência científica das mudanças climáticas. Em outras palavras: o acordo climático (de Paris) é irreversível e não negociável.

 www.jb.com.br/pais/notícias
Analise as três afirmações seguintes, quanto aos objetivos e ao teor desses trechos do discurso.
I. Podem ser entendidos como uma crítica à saída dos EUA do acordo sobre as mudanças climáticas construído na COP21 de 2015, em Paris, à época assinado pelo ex-presidente Barack Obama. A saída foi justificada pelo atual presidente Donald Trump, afirmando que o acordo seria prejudicial à economia americana. II. Trata-se de um elogio à recente postura de algumas autoridades do Reino Unido, o qual, em seu processo denominado Brexit, pretende proteger a economia britânica, mas sem afetar seus compromissos financeiros com o acordo de Paris de 2015 e os relacionados com as questões estratégicas coletivas da Comunidade Europeia. III. Faz-se uma crítica direta à França, que, mesmo tendo sido a sede da COP21 de 2015, vem continuamente desobedecendo a esse acordo, pois contraria as metas firmadas de emissão de CO2 em suas atividades industriais.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1397544 Atualidades

A partir da segunda metade do século passado, a mobilização em torno do ambiente foi divulgada e se consolidou por meio de estudos e das cúpulas, ou das conferências internacionais.


Sobre essas conferências, pode-se afirmar:


I A primeira grande conferência internacional convocada especificamente para a discussão da problemática ambiental ocorreu em Estocolmo, em 1972.

II Na Rio-92, foram divulgadas as convenções sobre Mudanças Climáticas e sobre Diversidade Biológica, que figuram na agenda ambiental internacional.

III Na Rio+20, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2012, todos os países participantes ratificaram o novo Protocolo de Quioto, aderindo à nova ordem ambiental internacional.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2016 Banca: Univap Órgão: Univap Prova: Univap - 2016 - Univap - Vestibular - Processo Seletivo 2 |
Q1388734 Atualidades
Países negociaram durante 2015 um difícil acordo sobre as medidas para conter a emissão de gases que podem reforçar o efeito estufa. Há duas décadas, as nações do mundo vêm negociando incessantemente a construção de um acordo global para adotar medidas que reduzam as consequências negativas das ações humanas sobre a vida em nosso planeta. O foco dessa vez são as mudanças climáticas. A maioria dos cientistas que estudam o clima está convicta de que o planeta enfrenta uma ameaça séria: o contínuo aquecimento da atmosfera, e acreditam que esse aquecimento resulta da ação humana. Um momento importante na busca por soluções e acordos efetivos aconteceu na grande conferência internacional chamada COP 21, realizada em Paris 2015. O objetivo do encontro foi obter um acordo global sobre as mudanças climáticas para vigorar a partir de 2020. Revista Atualidade Vestibulares. Aquecimento Global quem paga a conta?. 2015, p. 64. Adaptado

Entre os obstáculos à efetivação desse Acordo destacou-se

Alternativas
Ano: 2019 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2019 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1380981 Atualidades
Em 25 de janeiro de 2019, em Brumadinho (MG), ocorreu o rompimento de uma barragem de rejeitos considerada de “baixo risco” e com “alto potencial de danos” da mineradora Vale. Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/25/politica/1551065907_650249.html

Sobre esse assunto, considerando também suas consequências, assinale a opção incorreta:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: C
5: E