Questões de Vestibular
Comentadas sobre questões sociais em atualidades
Foram encontradas 39 questões
Trabalhador agropecuário em geral, servente de obras, pedreiro e carvoeiro. O que aproxima essas atividades? Elas são as ocupações mais comuns entre as vítimas de trabalho análogo à escravidão resgatadas no Brasil no período de 2003 a 2020, apontam dados compilados pelo Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Ainda segundo o Observatório, de 1995 a 2020, foram encontrados, no país, 55712 trabalhadores em condições análogas às de escravo. De acordo com a juíza Mirella Cahú, o trabalho análogo ao escravo é crime tipificado no artigo 149 do Código Penal e é “definido como aquele em que seres humanos estão submetidos a trabalhos forçados, jornadas tão intensas que podem causar danos físicos, condições degradantes e restrição de locomoção em razão de dívida contraída com empregador ou preposto. A pena se agrava quando o crime for cometido contra criança ou adolescente ou por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem”, explicou. Para a juíza, na figura do trabalho escravo contemporâneo, o indivíduo permanece com liberdade, mas, por circunstâncias decorrentes do próprio trabalho, essa liberdade é relativizada, ficando o indivíduo impossibilitado de exercer seu direito.
Adaptado de trt13.jus.br, 28/01/2022.
Aspectos estruturais das relações de produção no Brasil explicam a existência de “trabalho escravo contemporâneo” e sua maior incidência em determinadas atividades econômicas, como abordado na reportagem. Um desses aspectos estruturais é:
TEXTO 1
América Lati na, Caribe (21 países): Feminicídio ou femicídio (2021) (em números absolutos e taxas por 100 mil mulheres)
Disponível em: https://olg.cepal.org. Acesso em: 20 abr. 2022.
TEXTO 2
Resultados de pesquisa da Comissão Econômica para a América Lati na e o Caribe (CEPAL), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), apontam que, além do feminicídio íntimo, aquele perpetrado por parceiros ou ex-parceiros da vítima, e do feminicídio sexual sistêmico, em que a vítima é sequestrada e estuprada, há o feminicídio lesbofóbico ou bifóbico, configurado quando a vítima é bissexual ou lésbica e é assassinada porque o agressor entende que deve puni-la por sua orientação sexual.
Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 22 ago. 2022 (adaptado).
A parti r do gráfico e das informações do texto, assinale a opção correta.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/93831/q4.jpg)
Foto: Renato Soares. Disponível em: http://conexaoplaneta.com.br. Acesso em: 22 ago. 2022 (adaptada).
TEXTO 1
Além de tramitar no Judiciário um processo a respeito do Marco Temporal, há também, na Câmara dos Deputados, um projeto em que se tenta transformar a tese do Marco Temporal em lei. Trata-se do Projeto de Lei n. 490/2007, que determina que devem ter direito às terras consideradas ancestrais somente os povos que as estivessem ocupando no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
O assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips expôs ao mundo a importância da demarcação dos territórios indígenas, assegurada pela Constituição Federal de 1988. Os territórios indígenas, além de preservarem identidades, modos de vida, tradições e culturas desses povos, também são fundamentais para a preservação ambiental. Eles contribuem para conter as emissões de gases de efeito estufa, promover a biodiversidade e potencializar sistemas.
Se mantido o critério do Marco Temporal, a guerra fundiária poderá ser intensificada. Os territórios se tornarão zonas de mais conflitos entre fazendeiros, mineradores, garimpeiros, grileiros, produtores rurais, narcotraficantes, comerciantes de peixes, caçadores e madeireiros, o que resultará na morte de indígenas e de defensores da floresta e, por extensão, dos territórios indígenas.
Com base nos textos e na imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Os territórios indígenas, com a regulamentação do Marco Temporal, ficarão formalmente protegidos de invasões, e os povos originários poderão manter suas tradições culturais.
II. As ações de grupos de garimpeiros, de pescadores ilegais, de desmatadores e de alguns setores das atividades agropecuárias vêm confrontando os povos originários em disputas territoriais.
III. O aumento da criminalidade nos territórios indígenas está associado aos interesses econômicos de exploração insustentável do meio ambiente, como os relacionados aos garimpos ilegais e ao desmatamento de florestas.
IV. A existência dos movimentos sociais indígenas é essencial para a luta por direitos sociais, culturais e de acesso à terra pelos povos originários, assim como para a preservação do meio ambiente e do modo de vida dos indígenas.
V. O Estado brasileiro está impedido de intervir nas demarcações de territórios indígenas, em respeito à autonomia, à autogestão e à livre determinação dos povos originários, segundo a Constituição Federal de 1988.
É correto apenas o que se afirma em
INSTITUTO SOU DA PAZ. Violência armada e racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial. Disponível em: https://soudapaz.org. Acesso em: 6 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fator racial é um importante condicionante na análise de dados relativos a homicídios e violência no Brasil na população de adolescentes e jovens.
PORQUE
II. A população negra sofre mais violência do que a população não negra, em razão do racismo estrutural existente no país, além de outras vulnerabilidades sociais associadas a essa forma de preconceito.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
TEXTO 1
Dados do levantamento feito pelo TransgenderEurope (TGEU) mostram que o Brasil permaneceu pelo 13º ano consecutivo como o país que mais mata pessoas transgêneros.
Mortes de Transgêneros - Por Países de 2008 a 2021 (Números Absolutos)
TRANSGENDER EUROPE (TGEU). Disponível em: https://transrespect.org. Acesso em: 5 jul. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, houve um crescimento bruto de 5% nas violências contra homossexuais e 37,1% nas violências contra bissexuais, passando de 4 855 registros em 2018 para 5 330 em 2019. No gráfico a seguir são apresentados os dados percentuais de casos notificados em 2019, de acordo com a orientação sexual das vítimas de violência.
Brasil: Perfil de Pessoas Homossexuais e Bissexuais Vítimas de Violência, por Orientação Sexual, por Faixa Etária (2019)
CERQUEIRA, D. et al. Atlas da Violência 2021 . São Paulo: FBSP/IPEA, 2021.
Considerando as informações apresentadas no mapa e no gráfico, bem como a situação social dos grupos LGBTQIAPN+, avalie as afirmações a seguir.
I. Os discursos e as práticas contra a diversidade sexual e de gênero são incompatíveis com as premissas éticas e dos direitos humanos que regem as sociedades democráticas.
II. A violência contra os grupos LGBTQIAPN+ é histórica, simbólica, psicológica e física, ocorrendo em razão de estereótipos e estigmas vigentes na sociedade e por meio de repressões e abusos.
III. A parti r dos 40 anos de idade, há uma maior incidência de violência sobre pessoas heterossexuais em relação aos outros grupos, o que indica que a vulnerabilidade independe da orientação sexual.
IV. O Brasil é o país onde se identifica o maior número de mortes de pessoas trans entre os países analisados, situação que revela a necessidade de uma política pública mais assertiva de combate aos crimes cometi dos contra os grupos LGBTQIAPN+.
É correto apenas o que se afirma em
Leia o gráfico sobre taxa de pobreza por grupo étnico-racial e gênero.
Agora, analise as assertivas abaixo, considerando os dados apresentados no gráfico.
I) As pessoas negras encontram-se nos grupos com maior percentual de pobres, em todos os contextos pesquisados, expressando as desigualdades econômicas e sociais entre brancos e negros.
II) O grupo com maior percentual de empobrecimento, no contexto pandêmico de 2021, é o das mulheres negras, expressando que esse grupo sofre ainda mais as desigualdades econômicas e sociais, em virtude do gênero.
III) O percentual de homens brancos, entre os pobres, apresenta uma leve redução em 2021, quando comparado aos contextos anteriores, expressando a vantagem econômica dos homens sobre as mulheres.
IV) As mulheres brancas apresentam gradativo aumento no percentual de empobrecimento, a partir de outubro de 2020, expressando os efeitos do crescimento econômico direcionado, apenas, para os homens brancos.
Estão corretas as assertivas
(Adaptado de “Decisão do STF sobre isolamento de estados e municípios repercute no Senado”. Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em 19/12/2022.)
Assinale a alternativa que faz a correta correlação das responsabilidades e competências, no pacto federativo brasileiro, de cada um dos três entes referidos no texto:
Observe a charge.
Fonte: Lute.
Disponível em: http://blogdolute.blogspot.com/. Acesso em 03 jan 2022.
A crítica apresentada na charge se refere
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/83010/f956ccaa1ade172147bf.png)
Sobre os dados apresentados na tabela, é correto afirmar que
Analise o mapa.
Casos confirmados de covid-19 por município no estado
de São Paulo no dia 7 de abril de 2020
De acordo com as informações do mapa, a dispersão da
covid-19 no estado de São Paulo acompanhou
Essa tabela traz dados sobre a pobreza no Brasil na última década. Nesse período, o
Ministério do Desenvolvimento Social realizou diversos projetos de inclusão e assistência,
tais como o Fome Zero e o Bolsa Família. Considerando-se os índices de pobreza
apresentados, pode-se afirmar que as políticas sociais desenvolvidos pelo governo
Em reportagem publicada em 2018, a revista FAPESP apresenta uma pesquisa da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) que usou informações de data e local de mortes de macacos por um determinado vírus. A partir do estudo, construiu‐se um modelo epidemiológico que descreve o sentido de deslocamento e os corredores ecológicos funcionais (corredores prováveis) do vírus.
Com base nas informações e no mapa, o corredor ecológico
funcional desse vírus, que atingiu a maior abrangência territorial
no Estado de São Paulo durante o ano de 2017, avançou
principalmente por quaisregiões e causou qual enfermidade?
Anamorfose geográfica representa superfícies dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade. Observe as seguintes anamorfoses:
Nas alternativas apresentadas, os títulos que identificam de forma correta as
anamorfoses I e II são, respectivamente:
FONTE: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/21055-charges-dezembro#foto-348661. Acesso em: 01 mai 2017.
Há, no Brasil, um clamor crescente por agendas políticas de inclusão de direitos amplos para populações
não heteronormativas. A charge do Angeli (27/12/2013) mostra como pessoas com perfis de gênero fora
dos padrões normatizados causam mudanças políticas e sociais na atualidade. Tais mudanças podem ser
observadas no estado do Rio de Janeiro, desde 2011, pela lei de(do)
A seguir, você encontra dados que retratam a estrutura cicloviária em diferentes cidades do Brasil, incluindo São Paulo. Os dados foram obtidos junto a prefeituras e à União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e organizados pelo site Mobilize Brasil, em abril de 2015:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/76288/87c4d0b6fa306a298a03.png)
Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/especiais-zh/zh-ciclovias/ Adaptado. Publicado em 26-05-2015. Acesso em 11-09-2015.
Considerando a mobilidade nas cidades brasileiras retratadas no gráfico e suas características geográficas, é possível afirmar que as cidades
Entre as escolas de samba do carnaval carioca de 2018, as campeãs se destacaram, também, por apresentar conteúdos de crítica social O samba-enredo Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?, da vice-campeã, Paraíso do Tuiuti, fazia referência ao fato de o Brasil ter sido o último país das Américas a abolir a escravidão e, 130 anos depois, o País estava na iminência de aprovar uma legislação que reduz benefícios e facilita a contratação de empregados terceirizados e temporários. Ao relacionar o lento processo de abolição da escravatura com a reforma da lei trabalhista, é correto afirmar que a Escola criticou a maneira como o País, historicamente, lida com:
A charge da cartunista Laerte remete à nova situação das relações trabalhistas criada
recentemente no Brasil, e alude:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/75361/d370fc22f4248802ea34.png)
(https://comitepopulario.wordpress.com/tag/manifestacao. Acesso: 22/08/2016.)
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/75361/751557cc7646e1a307f1.png)
(https://adaoiturrusgarai.wordpress.com. Acesso: 22/08/2016.)
Esse posicionamento crítico pode ser justificado pelas alternativas abaixo, exceto:
Analise a imagem abaixo para responder à questão:
(Under the Carpet (Debaixo do Tapete). Charge de Dom Nelson. Publicada em 08 de agosto de 2016. Disponível em: http://www.cartoonmovement.com/cartoon/32240. Acesso em: 18 ago. 2016, às 08h00.
I. A maior vantagem, para o Rio de Janeiro, de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, foi que, para sua realização, o governo realizou uma limpeza e uma grande modernização, que será legado para a cidade. II. Apesar dos problemas ainda persistentes no Rio de Janeiro, e no restante do país, a presença de turistas de todo o mundo obrigou o governo a promover uma limpeza na cidade, solucionando vários destes problemas. III.Problemas como a zika, a corrupção, a pobreza, a criminalidade e a poluição foram “varridos para debaixo do tapete”, para que o Rio de Janeiro se tornasse apresentável para sediar os Jogos Olímpicos.
Está (ão) correto (s):
Leia as informações:
Formado em 1966, o Partido dos Panteras Negras pela Auto Defesa foi a maior organização revolucionária negra que já existiu. [...] A formação dos Panteras foi o resultado direto do desenvolvimento do movimento dos direitos civis, que já estava em pleno vapor por mais de uma década antes que eles fossem criados. [...] Tanto da polícia, turbas de brancos locais e da KuKluxKlan, os manifestantes dos direitos civis enfrentaram a constante ameaça de ataques brutais ou mesmo morte.
(WOOD, Adrian e RAJGURU, Nutan. . O Partido dos Panteras Negras Pela Auto Defesa Disponível em: http://www.lsr-cit.org/anti-racismo/37-anti-racismo/440-o-partidodos-panteras-negras-pela-auto-defesa Acesso em: 21 ago. 2014, às 09h30)
Os protestos pedindo justiça pela morte do jovem negro Michael Brown, 18, morto com seis tiros pelo policial branco Darren Wilson, 28, [no dia 15 de agosto de 2014] estão tão “rachados” como a segregada comunidade entre brancos e negros. Durante o dia, famílias inteiras portando cartazes coloridos e levantando os braços aos gritos de “Não atire” circulam pelas calçadas da avenida que corta a pequena Ferguson [...]. Mas, à noite, por nove dias consecutivos, as famílias somem e jovens, quase todos homens e encapuzados, atacam a polícia com coquetéis molotov, fazem saques e destroem o comércio local.
(LORES, Raul Juste. . Protestos realçam divisão racial nos EUA
In____Jornal , 20 de agosto de 2014, p. A10.)
Tomando por base as informações, julgue as afirmativas:
I. Apesar da suposta igualdade civil alcançada pelos Estados Unidos a partir dos anos de 1970, os conflitos ocorridos em 2014 demonstram que a luta de movimentos negros, como Os Panteras Negras, está longe de acabar.
II. Apesar de todas as lutas dos negros por igualdade nos Estados Unidos, iniciadas há décadas, o país ainda está longe de alcançar uma democracia racial, como demonstram os conflitos atuais na cidade de Ferguson.
III. Apesar de violentos, os conflitos atuais não representam a realidade dos Estados Unidos, uma vez que, desde os anos de 1960, movimentos como o do Partido dos Panteras Negras conseguiram eliminar a desigualdade existente entre brancos e negros no país.
Está (ão) correta (s):