Questões de Vestibular
Comentadas sobre trabalho, transporte, previdência e outras questões sociais em conhecimentos gerais
Foram encontradas 27 questões
No final dos anos 1970, ainda durante o governo ditatorial, uma onda de greves de operários das indústrias da região do ABC paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) agitou a cena política brasileira. Iniciado pelos operários da fábrica de caminhões Saab-Scania, em 1978, o movimento alastrou-se para as fábricas da Ford, Mercedes-Benz e Volkswagen. Os trabalhadores reivindicavam 20% de aumento salarial para diminuir as perdas da inflação que corroía sua condição de vida. Um ano depois, outras categorias se uniram aos metalúrgicos: eram bancários, médicos, professores, funcionários públicos, trabalhadores da construção civil, entre outras categorias.
A respeito desse novo movimento sindical, surgido no final da década de 1970, que contribuiu para a derrocada da Ditadura cívico-militar implantada após o golpe de 1964, é correto afirmar que resultou na criação
Tempo diário dedicado ao trabalho de cuidado
Quanto mulheres e homens gastam diariamente com serviços de cuidado remunerado ou não remunerado
Fonte: El trabajo de cuidados y los trabajadores del cuidado para um futuro com trabajo decente / OIT (2019). Adaptado.
Conforme definição da Organização Internacional do Trabalho
(OIT), o trabalho de cuidado envolve dois tipos de atividades: as
diretas, como alimentar um bebê ou cuidar de um doente, e as
indiretas, como cozinhar ou limpar. O gráfico apresenta a desigualdade de gênero no trabalho de cuidado no mundo,
expressa pela diferença entre homens e mulheres quanto ao
tempo e à remuneração. A partir dos dados apresentados, é
correto afirmar que as regiões com maior e menor desigualdade
são, respectivamente:
Considerando a ironia da tirinha, é possível inferir que

Fonte: http://paduacampos.com.br/blog/?p=14589
De acordo com a charge, é correto afirmar que:
(https://6minutos.uol.com.br, 19.09.2020. Adaptado.)
Nesse cenário, o problema a ser administrado pelas autoridades municipais é

Considerando as características das variáveis e a dispersão dos dados analisados, o gráfico indica
CAO. Jornal de Santa Catarina, 24 ago. 2009 (adaptado).
A tabela e a charge a seguir identificam um problema ainda encontrado no território brasileiro: o trabalho infantil.
http://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/wp-content/uploads/2017/ 03/Cenario-2017-PDF.pdf (adaptada).
http://chargesdodenny.blogspot.com.br/2013/02/trabalho-infantil.html
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada em 2015 (IBGE), houve uma redução de 659 mil crianças e adolescentes ocupados em relação ao ano de 2014, no grupo etário de 10 a 17 anos. No entanto, houve um aumento de 8,5 mil crianças de 5 a 9 anos ocupadas.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. As regiões Norte e Centro Oeste do Brasil apresentam percentuais menores, pois, como essas regiões se constituem em fronteiras agrícolas do País, apresentam baixa densidade demográfica.
II. Os indicadores demonstram que, independentemente da região do País, o uso da mão de obra infantil está regulamentado, pois é essencial para compor a renda familiar.
III. A charge retrata a naturalização do trabalho infantil, especialmente nas camadas sociais de baixa renda, que precisam complementar a renda familiar.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A charge remete a uma importante característica do setor de transportes no Brasil: a predominância do modal rodoviário, seja no transporte de cargas ou nos deslocamentos urbanos.
Baseado nos seus conhecimentos sobre transportes no Brasil é correto afirmar que
I. a opção pelo modal rodoviário é pouco econômica devido aos elevados custos de construção e manutenção das estradas e da utilização de caminhões.
II. nas cidades, apesar dos elevados investimentos em transporte público, o uso do automóvel ainda é um grave problema em termos ambientais e de tráfego.
III. o transporte ferroviário vem recebendo investimentos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), depois de intenso processo de privatização na década de 1990.
A alternativa que indica a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é

A análise das figuras e seus conhecimentos sobre o setor de transporte brasileiro permitem afirmar que
(Charles Seignobos. Histoire sincère de la nation française, 1982. Adaptado.)
Esse movimento social resultou

(Cássio A. N. Teixeira et al. BNDES Setorial, no 47, março de 2018. Adaptado.)
Considerando os indicadores de eficiência apresentados, o modal

No contexto da demarcação de terras indígenas no Brasil, o mapa permite concluir que
O século 19 ainda move o Brasil
O Brasil parou alguns dias em 2018 por causa de uma greve de caminhoneiros, demonstrando que o país do futuro é movido a passado. Enquanto os veículos elétricos começam a tomar as ruas do mundo, o governo brasileiro oferece subsídios para a indústria dos combustíveis fósseis. Mesmo em se tratando de eletricidade, estamos atrelados ao século 19: a primeira hidrelétrica brasileira foi inaugurada em 1889. Temos sol e vento de sobra, mas preferimos barrar nossos rios.
(www.umagotanooceano.org. Adaptado.)
Caracteriza uma estratégia para contornar o problema logístico mencionado no excerto
(www.mobilize.org.br, 06.05.2019.)
De acordo com o último censo demográfico, publicado pelo IBGE em 2010, mais de 45 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência. Desde então, melhorias aconteceram, mas as pessoas com deficiência física ainda não vivem em uma sociedade adaptada. Para jogar luz nessa questão, a ONG Movimento SuperAção deu início ao projeto “Sem rampa, calçada é muro”, idealizado pela agência Z+.“A ideia nasce da premissa de que para o cadeirante uma calçada é um muro. E, se é um muro, cabe um graffiti”, explica Alexandre Vilela, da agência Z+.
(Daniel. “Grafites mostram que calçadas sem rampas se tornam muros para
quem é cadeirante”. www.jornaldiadia.com.br, 06.05.2019. Adaptado.)
O projeto apresentado ironiza
A atividade mineradora no Brasil contemporâneo está associada
O advento de chefes de Estado-empresa marca uma transição sistêmica entre o enfraquecimento do Estado- -nação e o fortalecimento da corporação apoiada em sua racionalidade técnico-econômica e gerencial. Essa transferência leva, por um lado, ao esvaziamento do Estado, reduzido à administração e à gestão, e, de outro, à politização da empresa, que expande sua esfera de poder muito além de sua atividade tradicional de produção. A corporação tende a se tornar o novo poder político-cultural.
(Pierre Musso. “Na era do Estado-empresa”. http://diplomatique.org.br, 30.04.2019. Adaptado.)
Coerentes com o neoliberalismo, as propostas do Estado- -empresa convergem para
As figuras confirmam cada vez mais a presença do trabalho infantil no mercado de trabalho. Seus conhecimentos sobre o tema levam à reflexão de que:
I - O trabalho infantil é uma das maiores agressões à sociedade brasileira. De acordo com o IBGE, dos 2,7 milhões de crianças na idade de 06 a 14 anos, cerca de 50% trabalham até 40 horas semanais. Essa forma de trabalho está atrelada à pobreza da família, pois crianças que deveriam estar na escola estão na luta para completar a renda familiar.
II - O trabalho infantil, marca já registrada na cultura econômica brasileira, gera lucro para quem explora e pobreza para quem é explorado. Na zona rural de muitas regiões brasileiras são muitas crianças trabalhando no sisal, nas carvoarias, nas pedreiras, nos canaviais e na agricultura. A miséria amedronta, ao ponto de uma criança perguntar numa carvoaria em Goiás: “Pra existir um rico quantos pobres têm que existir?”
III - Na maioria das cidades brasileiras as ruas são tomadas de crianças que ficam nos semáforos, muitas vendendo balas para sobreviver, pedindo esmola, expostas ao tráfico de drogas, à prostituição infantil, aos pedófilos e a agenciadores da prostituição.
IV - A falta de oportunidades de trabalho, a renda baixíssima, a não alfabetização, também são fatores que contribuem para a pobreza e para a degradação dos fatores em pauta.
Estão corretas

Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir: 1. As três dimensões do IDG são compostas por saúde reprodutiva, empoderamento (autonomia) e atividade econômica. 2. A desigualdade na atividade econômica é medida pela participação de homens e mulheres no mercado de trabalho. 3. Sobre saúde reprodutiva, são mensuradas a mortalidade materna e a proporção de mulheres adolescentes que tiveram filhos/as. 4. O empoderamento ou autonomia corresponde ao percentual de homens e mulheres, que ocupam cargos políticos e de homens e mulheres com 25 anos ou mais com, pelo menos, o ensino médio completo.
Está CORRETO o que se afirma em