Questões de Vestibular
Sobre história e geografia do estado do ceará em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 120 questões
O texto acima diz respeito:
(Jornal O Povo. Disponível em https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2021/12/17/desmatamento-para-plantio-de-graos-toma-grande-area-da-chapada-do-araripe.html).
O cultivo de milho e, sobretudo soja, na APA da Chapada do Araripe poderá causar danos ao meio ambiente, EXCETO:
Esse aspecto da ocupação do espaço cearense se deveu
O período marcado pelo governo de Interventores Federais no Ceará, instituído pelo governo de Getúlio Vargas, mas que perdurou por algum tempo após o fim da ditadura varguista do Estado Novo, estendeu-se de 13 de junho de 1931 até 1º de março de 1947. Nesse período, o estado do Ceará teve um governante eleito por voto universal entre 25 de maio de 1935 e 10 de novembro de 1937. Caracterizado como uma época de disputa entre o PSD e a LEC, parte dele é também marcada por autoritarismo, violência e conservadorismo.
Considerando o período acima descrito, assinale a opção que NÃO corresponde ao nome de um interventor federal no governo do estado do Ceará.
O Povo online. Ceará foi o refúgio seguro de Lampião. 27/07/2018.
A atitude de certa forma benevolente de Lampião em relação ao estado do Ceará, tornando-o o local que menos sofreu violência de seu bando deve-se
( ) A intensificação do “povoamento” ocorreu no século XVII e se consolidou no XIX, inicialmente por meio das fazendas de gado e da cultura canavieira, cujos pontos de fixação seguiram os vales dos rios. ( ) Os portos de Aracati, Acaraú e Camocim, inicialmente constituíram os centros de convergência da produção regional e irradiação do comércio para o interior: em uma via de mão dupla, exportavam a carne salgada para outros centros de ocupação da colônia e, do exterior, recebiam produtos dos quais necessitavam. ( ) Na segunda metade do século XIX, a economia do Ceará deixou de ser exclusivamente pastoril e passou por uma maior diversificação da produção: o cultivo do algodão. Diante da conjuntura internacional que favoreceu a economia do algodão no estado do Ceará, destacam-se a Guerra da Secessão nos EUA, entre 1861 e 1865, que prejudicou a produção de algodão naquele país, e a Revolução Industrial inglesa, que resultou em alta demanda pelo produto. ( ) A partir da dinamização da cultura algodoeira, em meados da década de 1860, o estado passou a comercializar sua produção com o exterior, o que tornou necessária uma maior e melhor estrutura portuária para atender a exportação. Foi desse modo que, no final do século XIX, Fortaleza firmou sua posição da capital de exportação do algodão, projetando-se em relação às demais cidades cearenses, justamente por centralizar a convergência da rede ferroviária estadual.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
“[...] buscamos demonstrar os elos existentes entre o ambiente físico e a vegetação do Ceará. A vegetação não surge ao acaso, mas é fruto da ação do clima, dos tipos de solo, do relevo e dos processos histórico-biogeográficos atuando conjuntamente. [...]. De fato, encontramos no Ceará diferentes portes fisionômicos nas caatingas do cristalino, variando de porte arbóreo ao arbustivo e de densidade aberta até fechada, mas todas essas áreas possuem uma flora típica das superfícies cristalinas que as une entre si”.
Moro, M. F. et al. Vegetação, unidades fitoecológicas e diversidade paisagística do estado do Ceará. 2015.
Sobre a compartimentação geoambiental do Ceará, é correto afirmar que os tipos de vegetação associados às unidades de relevo são:
No seu “Livro, ÁGUAS PARA QUE(M): Grandes obras hídricas e conflitos territoriais no Ceará”, o Professor Anderson Camargo Rodrigues Brito, nos presenteia com uma obra que aborda de uma forma crítica a forma de uso e a reprodução das Águas. Discute também, a construção de grandes obras de engenharia hidráulica e os conflitos territoriais. O mesmo fez uma abordagem muito boa sobre os caminhos das águas entre as nascentes e o vale do Cariri. Analisando a Chapada do Araripe e a existência de nascentes, identifique a assertiva que traz informações corretas.
A notícia abaixo, deixou todo o Cariri triste!
Rosiane era compositora, cantora, musicista, pesquisadora, doutora em Arqueologia, tendo concluído o seu doutorado em Arqueologia na Universidade Coimbra. A universidade que é uma das mais antigas do mundo criou uma comenda em homenagem a caririense que pesquisava as raízes do homem sertanejo. Na maior parte da vida ajudou na construção do futuro de centenas de crianças e adolescentes.
Para a região do Cariri, ela está imortalizada na existência de uma obra muito importante para preservação da cultura e da arte do Ceará. Sua vida está materializada na existência do(a):
Considerando o trecho acima da historiadora Sônia Meneses, é correto afirmar sobre o Cariri e sua história e território:
Sobre a Região Metropolitana do Cariri (RMC) está correto afirmar:
I. A configuração espacial da Região Metropolitana do Cariri, segue a tendência de passagem de um período de urbanização da sociedade para o período de urbanização do território.
II. Possui como centro dinâmico a cidade de Juazeiro do Norte, que de modo radioconcêntrico, consolida uma conurbação física com todas as cidades que integram a RMC.
III. Os indicadores socioeconômicos e de ocupação humana evidenciam forte assimetria entre os municípios da RMC.
IV. A elevada concentração da estrutura de serviços no CRAJUBAR diverge da lógica de metropolização do Brasil, que em geral expande a participação do setor agrário.
V. O fluxo cotidiano entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte caracteriza-se por fortes movimentos pendulares.
A seguir, marque o item correto:
( ) As planícies fluviais são formadas por erosão decorrente da ação fluvial. ( ) Os planaltos sedimentares, dentre eles, a Chapada do Araripe corresponde às formações Paleo-mesozóicas. ( ) Nos maciços residuais, as formas de relevo exibem reflexos de eventos tectônico- estruturais remotos. ( ) As depressões sertanejas correspondem às superfícies de aplainamentos, dispostas na periferia dos planaltos sedimentares e/ou embutidos entre os maciços residuais.
A sequência correta é:
Sobre a história do padre Cícero é correto afirmar:
I) Logo após o fenômeno denominado “o milagre da hóstia”, ocorrido em finais do século XIX, a Igreja Católica, juntamente com os fiéis iniciaram uma devoção não oficial, consolidando-o ao longo do século XX. II) Apesar de alguns estudos afirmarem que padre Cícero teve atuação política significativa em Juazeiro do Norte, este nunca se candidatou a nenhum cargo público. III) Sobre o padre Cícero, o Juazeiro, as romarias e tudo mais que o envolve, existe um conjunto de trabalhos acadêmicos, publicações em revistas, jornais, cordéis, entre outros.
Entre estas afirmações estão corretas:
( ) eleição de Tasso Jereissati, pelo PMDB, em 1986, a governador do Ceará, quebrando a hegemonia dos coronéis e seus representantes; ( ) vitória de Maria Luiza Fontenele, pelo PT, nas eleições municipais de 1985, primeira mulher eleita prefeita de uma capital de estado no Brasil; ( ) eleição de Marcos Cals, pela ARENA e depois PDS, como senador da república pelo Ceará com um mandato que durou de 1979 até 1985; ( ) vitória de Gonzaga Mota, pelo PDT, em 1989, como candidato de consenso, após a assinatura do Acordo de Brasília por Virgílio Távora, Ciro Gomes e Adauto bezerra.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Zoneamento ecológico econômico das áreas susceptíveis à desertificação do núcleo II. Fortaleza. Expressão Gráfica. 2015. p.46.
Considerando a degradação da caatinga e o processo de desertificação no estado do Ceará, analise as seguintes afirmações:
I. O Sertão dos Inhamuns, a região do Baixo Jaguaribe e os Sertões da Região de Irauçuba representam alguns dos principais núcleos em processo de desertificação no estado do Ceará. II. Dentre as consequências da desertificação estão a migração das populações afetadas para os centros urbanos, o aumento das secas edáficas e o assoreamento de rios e reservatórios. III. Fatores como o sobrepastoreio, a mineração e o uso intensivo dos solos estão entre as causas do processo de desertificação.
É correto o que se afirma em
I. Nesse governo se deu o ataque de forças militares à comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizada no Cariri cearense e liderada pelo Beato José Lourenço, que resultou em muitos mortos.
II. Seu governo e sua interventoria ocorreram em um momento de grande pacificação social, o que possibilitou uma boa relação política com seus opositores e o respeito à liberdade de expressão.
III. Eleito em nome da fé, das tradições familiares e da Pátria, quando se tornou interventor, instituiu a delação, a perseguição política e as prisões arbitrárias de inimigos políticos e de intelectuais como Rachel de Queiroz e Jáder de Carvalho.
IV. Sob o comando de Pimentel, foi garantido o funcionamento de lojas maçônicas, centros espíritas e locais de prática de religiões afro-brasileiras, pois prevalecia o ideal do Estado laico.
Está correto o que se afirma somente em