Questões de Vestibular Sobre colonialismo espanhol: ocupação e exploração do território americano em história

Foram encontradas 64 questões

Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070891 História
Enquanto Tomás Antônio Gonzaga, sob o pseudônimo de Critilo, escrevia as Cartas Chilenas, obra satírica em que criticava a corrupção do governo local, Cláudio Manuel da Costa produzia obras que inauguraram o Arcadismo na Colônia. Esses dois representantes da cultura brasileira foram  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - Libras |
Q1985003 História
As grandes navegações da Era Moderna foram responsáveis pelo início da dizimação dos povos nativos da recém-nomeada América. Acerca desse período, julgue o item.

O sistema de encomienda usado pelos espanhóis permitia a exploração do trabalho forçado indígena em troca da evangelização cristã.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - Libras |
Q1985002 História
As grandes navegações da Era Moderna foram responsáveis pelo início da dizimação dos povos nativos da recém-nomeada América. Acerca desse período, julgue o item.

Os aldeamentos ou missões foram espaços criados pelas ordens missionárias para a manutenção da religiosidade ancestral tupi.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: INEP Órgão: UFMS Prova: INEP - 2018 - UFMS - Processo Seletivo - Vestibular UFMS |
Q1803326 História
Sobre o processo de conquista da independência das antigas colônias portuguesa e espanhola na América, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2015 - UNICENTRO - VESTIBULAR DE 2016 - História |
Q1798935 História
Leia o texto a seguir.
“Ainda que vocês na Espanha achem um pouco forte meu casamento com uma índia, aqui isso não é, de modo algum, uma desonra, pois a nação dos índios goza de alta estima”. É assim que, em 1571, um comerciante espanhol do México explica sua união para um sobrinho instalado perto de Madri, em uma época em que a Europa se dilacera: as guerras de religião devastam a França e os Países Baixos, a noite de São Bartolomeu é iminente. Essa aliança entre um espanhol e uma índia ignora as barreiras étnicas, sociais e culturais. Ela coloca, de uma maneira brutal, uma questão que nos preocupa talvez ainda mais que aos contemporâneos de Montaigne, Shakespeare e Cervantes, a das mestiçagens.
(Adaptado de: BERNAND, C.; GRUZINSKI, S. História do Novo Mundo 2. As Mestiçagens. Trad. de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. p.9.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as mestiçagens no processo de conquista e colonização da América, considere as afirmativas a seguir.
I. Os mestiços, que começaram a nascer na América em maior número a partir de 1570, eram festejados com grande alegria e esperança por suas famílias e comunidades, pois eram vistos como a grande oportunidade de ascensão social familiar, pela possibilidade de aproximação dos espanhóis e de sua cultura. II. A história do Novo Mundo se reduziu a um enfrentamento entre civilizações europeias e civilizações índias, duas unidades culturais desiguais em confronto, resultando na sobreposição da cultura espanhola sobre a cultura indígena, com a eliminação da cultura vencida. III. Ainda que se considere a fala repleta de positividade do comerciante espanhol sobre sua relação com uma índia, aos olhos das autoridades espanholas, os mestiços, oriundos desse tipo de relação, apareciam como uma coletividade ameaçadora, portadora da insubordinação natural, “sugada no leite materno”. IV. As condições demográficas permitem opor várias formas de mestiçagens; frente a importantes concentrações indígenas – no México, nos Andes –, as sociedades europeias são obrigadas a levar em conta a presença dos índios. Em áreas como a costa do Brasil, os índios que sobreviveram às epidemias são por demais dispersos ou raros para modificar a colonização.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: SÃO CAMILO Prova: VUNESP - 2019 - SÃO CAMILO - Processo Seletivo - 2º Semestre de 2019 - Medicina |
Q1798245 História
Leia o texto para responder à questão.

    No concernente à mão de obra, a economia colonial hispano-americana baseou-se em variadas formas de trabalho compulsório.
     A escravidão indígena teve, no conjunto, escassa importância, salvo no “ensaio antilhano”, a inícios do século XVI, e nas regiões de “índios bravos”, reduzidos à escravidão quando aprisionados em guerra. A escravização dos rebeldes (“guerra justa”) era, aliás, a única via de legitimação da escravidão indígena, pois desde cedo a Coroa e a Igreja trataram, com relativo êxito, de combater tais práticas. Mas o sucesso desta política deveu-se, em grande medida, à existência de sistemas tributários pré-coloniais no México, na América Central e nos Andes.

(Ronaldo Vainfas. Economia e sociedade na
América Espanhola, 1984. Adaptado.) 
A afirmação do primeiro parágrafo do texto pode ser exemplificada pela
Alternativas
Q1795969 História
Os escravos africanos cultivavam açúcar em ilhas das Caraíbas, que forneciam aos trabalhadores ingleses calorias e estímulos. Mas como se tornou possível uma complementaridade tão terrível? Só graças a poderosos sistemas de comércio e de navegação com capacidade de ligarem entre si partes diferentes deste sistema atlântico. Só graças a um aparelho institucional capaz de assegurar a aplicação de direitos de propriedade em diferentes partes de um sistema imperial.
(Frederick Cooper. Histórias de África. Capitalismo, Modernidade e Globalização, 2016. Adaptado.)
Esse sistema econômico intercontinental, característico da Idade Moderna, baseava-se
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular - UFRGS - História e Matemática |
Q1786509 História
A respeito da expansão europeia, da conquista e da ocupação da América Espanhola, considere as afirmações abaixo.
I - A encomíenda era um sistema no qual indígenas deveriam fornecer mão de obra e pagar tributos a colonos espanhóis. II - A conquista foi pacífica em relação aos Estados indígenas organizados, elemento que facilitou a rendição dessas populações. III - A escravidão de povos autóctones foi um expediente comum, utilizado pela Coroa, contra indígenas capturados em guerras ou que se rebelassem.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1676005 História
A respeito do processo de colonização da América Latina considere as afirmações.
I. A América Latina foi a primeira colônia da Europa moderna, já que historicamente foi a primeira “periferia” antes da África e da Ásia, considerando os estudos que possibilitam uma reflexão sobre o eurocentrismo. II.O movimento colonizador ultrapassou os propósitos iniciais e alcançou os aspectos culturais, políticos, religiosos e econômicos em relação a vida dos povos nativos, colonizando todos os aspectos da vida desses povos. III. Como resultado desse processo de colonização da vida na América Latina se constitui posteriormente: uma ‘raça’ mestiça, uma cultura sincrética, um Estado colonial e uma economia capitalista dependente e periférica.
Entre estas afirmações estão corretas:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 02 |
Q1404093 História

Os historiadores passaram a analisar o funcionamento da colônia. A realidade se revelava complexa. No lugar da imagem de colonos engessados pela metrópole, vem à tona um grande dinamismo nas relações comerciais dos principais portos do Brasil com o rio da Prata no sul da América, com Angola, Costa da Mina e Moçambique na África e Índia, e com Goa e Macau na Ásia. O que salta à vista é que muitas dessas áreas não eram de domínio português. Colonos do Brasil, portanto, comercializavam diretamente com outras regiões. Os comerciantes residentes no Brasil, no auge do Sistema Colonial, detinham o monopólio do lucrativo tráfico negreiro – e não a metrópole.

(www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/a-colonia-e-mais-embaixo. Acesso: 02/03/2014. Adaptado.)


As comparações entre a colonização inglesa e a colonização ibérica na América contribuíram para a atribuição de sentidos distintos a essas colonizações, povoamento e exploração, respectivamente. No entanto, a análise do texto revela que as recentes revisões historiográficas ampliaram as interpretações sobre as relações coloniais no clássico modelo de exploração, isso porque na prática a

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 2ª Etapa |
Q1403031 História
Sobre a política metropolitana que regia as colônias de exploração na América, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: FGV Prova: FGV - 2015 - FGV - Administração - Vestibular |
Q1401291 História
Em 1497 o rei dom Manuel, não querendo perder uma valiosa parcela da população, [...] impôs o batismo obrigatório a praticamente todos os judeus, restringindo-lhes os meios de sair do país, escravizando os que continuaram judeus e apreendendo os filhos dos não convertidos.
SCHWARTZ, S. B. Cada um na sua lei. Tolerância religiosa e salvação no mundo atlântico ibérico. São Paulo: Edusc/Cia. das Letras, 2009, p. 155.


Entre os desdobramentos da política do reino português com relação aos judeus, podemos citar:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2017 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1401116 História
Na edição de julho de 1818 do Correio Braziliense, o jornalista Hipólito José da Costa, residente em Londres, publicou a seguinte avaliação sobre os dilemas então enfrentados pelo Império português na América:
A presença de S.M. [Sua Majestade Imperial] no Brasil lhe dará ocasião para ter mais ou menos influência naqueles acontecimentos; a independência em que el-rei ali se acha das intrigas europeias o deixa em liberdade para decidir-se nas ocorrências, segundo melhor convier a seus interesses. Se volta para Lisboa, antes daquela crise se decidir, não poderá tomar parte nos arranjamentos que a nova ordem de coisas deve ocasionar na América.
Nesse excerto, o autor referia-se
Alternativas
Q1399763 História

Em 1532, na cidade quéchua de Cajamarca, atual Peru, ocorreram os fatos descritos no fragmento de documento que segue:

"... como sabia o frade que seu Deus dos Cristãos havia criado o mundo?Frei Vicente respondeu que o dizia aquele livro, e deu-lhe seu Breviário. Atahualpa abriu-o, folheou-o e dizendo-lhe que a ele nada lhe dizia daquilo, atirou-o ao chão."

Fonte:GOMORA, F. L. História general de las índias y vida de Hernán Cortés.Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1979. Tradução nossa.

Por causa desse ato, o frade conclamou os soldados espanhóis à guerra. Eles invadiram o recinto, prenderam o Inca Atahualpa e a conquista espanhola dos Andes teve início. A situação descrita no excerto d odocumento mostra

Alternativas
Q1397356 História
Sobre a conquista e a ocupação da América pelos espanhóis, no século XVI, podemos afirmar que este processo
Alternativas
Ano: 2016 Banca: Univap Órgão: Univap Prova: Univap - 2016 - Univap - Vestibular - Processo Seletivo 2 |
Q1388727 História
No século XVI, um debate entre dois religiosos europeus indicava duas maneiras de compreender os indígenas das Américas. Um desses religiosos defendia a “guerra justa” contra os gentios; já, o outro defendia a pacificação e a evangelização dos ameríndios. Foram eles, respectivamente:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: CESGRANRIO Órgão: FMP Prova: CESGRANRIO - 2014 - FMP - Vestibular - PROCESSO SELETIVO 2014/2 |
Q1368448 História
Até o início do século XIX, a monarquia espanhola mantinha domínio colonial sobre vasta área do continente americano. A região estava dividida administrativamente em quatro grandes vice-reinos: Nova Espanha, Peru, Nova Granada e Prata, e quatro capitanias: Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile.

As afirmações sobre o processo de independência das colônias espanholas na América são verdadeiras, com exceção da alternativa:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: UEFS Órgão: UEFS Prova: UEFS - 2011 - UEFS - Vestibular Segundo Semestre - Dia 2 |
Q1365187 História
Sobre a América Latina e suas características populacionais, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. A região pode ser considerada uma das mais desiguais do mundo, reunindo um elevado número de países com grande concentração de renda. II. A expressão América Latina é adequada a um critério geopolítico, pois esses países exibem, em comum, profundas desigualdades sociais e instabilidade econômica. III. Os países da América Latina tiveram uma colonização de povoamento, e, atualmente, caracterizam-se por seu desenvolvimento industrial homogêneo e pela sua diversidade cultural. IV. Os países platinos têm forte influência da civilização quíchua e formam os países da América Latina, cuja maioria da população é descendente de ameríndios.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UCPEL Órgão: UCPEL Prova: UCPEL - 2017 - UCPEL - Vestibular |
Q1363032 História
Com relação ao sistema colonial espanhol nas Américas, considere as afirmativas abaixo. I. A estratificação social da América hispânica apresentou uma rígida hierarquia e embasavase em critérios étnicos e geográficos. II. A mão-de-obra escrava africana foi predominante nas atividades agrária e mineradora. III.Apesar da proibição da escravidão indígena instituiu-se aos nativos trabalho compulsório com a mita e a encomienda. IV.Os Cabildos eram constituídos por indivíduos nascidos na colônia e tinham como atribuição principal o recolhimento de impostos e aplicação da justiça. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UCPEL Órgão: UCPEL Prova: UCPEL - 2013 - UCPEL - Vestibular |
Q1360972 História
“Para Dessalines, o líder da revolução escrava, [...] a liberdade, antes de tudo, queria dizer o fim da escravidão, mas também carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores (...)” In COTRIM, Gilberto. História Global, vol. 2, 1ª ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
O texto se refere à primeira emancipação política latino-americana, em 1804, num país que tem, no século XXI, intervenções de tropas militares coordenadas pelo Brasil. O país em questão é
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: B
5: C
6: E
7: A
8: D
9: E
10: A
11: C
12: D
13: D
14: A
15: D
16: B
17: A
18: A
19: D
20: D