Questões de Vestibular
Sobre construção do estado liberal: revolução francesa em história
Foram encontradas 123 questões
A partir das ideias do texto precedente e de assuntos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
A verdade trazida pelo esclarecimento, conforme formulado
na França do século XVIII, é a forma de pensamento
superior, e ela é que garantiu a independência do Brasil.
“Avante, filhos da pátria O dia da glória chegou Contra nós, da tirania O estandarte ensanguentado é levantado O estandarte ensanguentado é levantado!
Ouvis nos campos Rugirem estes ferozes soldados? Vêm eles até aos vossos braços Degolar vossos filhos, vossas mulheres!
Às armas, cidadãos! Formai vossos batalhões! Marchem, marchem! Que um sangue impuro Ague o nosso arado!”
LISLE, Claude. A Marselhesa (Hino Nacional Francês) – 1792. Disponível em: https://www.letras.mus.br/hinos-de-paises/1186858/traducao.html
A Marselhesa foi um canto de guerra composto em 1792, durante as Guerras das Coligações, no contexto da Revolução Francesa. A canção acabou sendo convertida em Hino Nacional pelos franceses. Nela, estão presentes valores que inspiraram os revolucionários franceses no final do Séc. XVIII, que se expressam no desejo de
Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, assinale a alternativa correta.
Bloco do centrão deve oficializar racha e perder 63 deputados de DEM e MDB
Com formas distintas de atuação e de olho nas eleições para presidência da Câmara, em 2021, o centrão vai se dividir formalmente nos próximos dias. O grupo de nove partidos liderado por Arthur Lira (PP-AL) deve perder a participação de DEM (28 cadeiras) e MDB (35 cadeiras). Com isso, será reduzido de 221 para 158 membros. Com a mudança, o bloco que atua como base informal de Jair Bolsonaro (sem partido) ficará com PL, PP, PSD, Solidariedade, PTB, Pros, Avante. Ainda assim, o centrão continuará a ser o maior grupo da Casa.
Guilherme Mazieiro Do UOL, em Brasília. 27/07/2020 18h01 Atualizada em 27/07/2020 18h46
As democracias parlamentares possuem partidos chamados de partidos de centro, isso se deve ao fato de esses não se alinharem ao governo nem à oposição, mas oscilarem entre uma posição e outra. Há, contudo, uma outra razão para essa nomeação. Os partidos de centro não possuem um claro posicionamento no campo das ideias, isto é, oscilam de um campo a outro do espectro político democrático.
Esses dois campos, que se originaram na Revolução Francesa, na disputa entre girondinos e jacobinos, são
São vinculados ao movimento revolucionário francês:
Observe a gravura de Isidore-Stanislas Helman (1743-1806).
O evento representado na imagem mostra
A respeito dos processos de formação e transformação das sociedades americanas e europeias entre os séculos XIV e XVIII, julgue o item que se segue.
Tanto a Revolução Industrial como a Revolução Francesa causaram grande impacto social, cultural e econômico, com consequências duradouras no continente europeu e fora dele.
A respeito dos processos de formação e transformação das sociedades americanas e europeias entre os séculos XIV e XVIII, julgue o item que se segue.
A organização social não mudou de forma significativa desde o período da Idade Média, permanecendo basicamente a mesma até os dias atuais.
Antes da chegada dos portugueses ao continente que seria chamado de Brasil, aquelas terras eram inteiramente inabitadas, o que tornou a conquista do território simples e sem conflitos.
Estendendo-se entre 1789 e 1799, a Revolução Francesa foi um período de intensa experimentação política e social que transformou de maneira irreversível as ideias e práticas anteriores estabelecendo, assim, um marco de ruptura na história do mundo ocidental. Sobre esse período, considere as afirmativas abaixo:
I. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão proclamou a liberdade e igualdade naturais dos homens.
II. A Assembleia Nacional Constituinte aboliu o sistema feudal, eliminando antigos privilégios da nobreza.
III. A sanção da Constituição Civil do Clero subordinou a igreja e seus sacerdotes ao Estado.
IV. Durante a Convenção, a escravidão foi abolida nas colônias francesas.
ASSINALE:
Observe a imagem a seguir.
O famoso quadro A morte de Marat, de Jacques-Louis David, produzido no contexto da Revolução Francesa, é
um documento da

Legenda: Você deve esperar que este jogo acabe em breve. (Charge de 1789. Imagem disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/remadih/wpcontent/uploads/sites/11/2017/05/ChargeRevolu%C3%A7%C3%A3oFrancesa.jpg. Acesso em: 01 mar. 2019, às 08h00.)

Legenda: O despertar do Terceiro Estado.
(Charge de 1789. Imagem disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/remadih/wpcontent/uploads/sites/11/2017/05/Charge02Revolu%C3%A7%C3%A3oFrancesa.jpg. Acesso em: 01 mar. 2019, às 08h20.)
As duas charges foram publicadas em 1789, ano de eclosão da Revolução Francesa. A análise das imagens e do contexto revolucionário francês nos permite aferir que:
A história da Revolução francesa, como a própria Revolução, apaixonou multidões. Por um século essas paixões tornaram difícil qualquer estudo objetivo, e ainda hoje têm influência sobre a historiografia revolucionária. A história da Revolução foi por muito tempo uma arma nas lutas políticas do século XIX — em tais condições foram valorizados certos problemas e deixados de lado outros igualmente importantes.
Fonte: GODECHOT, Jacques. As grandes correntes da historiografia da Revolução Francesa, de 1789 aos nossos dias. In: Revista de História. v. 39 n. 80, 1969.
De acordo com esse trecho, é correto afirmar que:
Sobre a Revolução Francesa é correto afirmar.
1) Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento.
2) Que, do mesmo modo, é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para dispensar as leis ou o seu cumprimento, como anteriormente se tem verificado, por meio de uma usurpação notória.
[...]
8) Que devem ser livres as eleições dos membros do Parlamento.
9) Que os discursos pronunciados nos debates do Parlamento não devem ser examinados senão por ele mesmo, e não em outro Tribunal ou sítio algum. [...]
(Trecho da Declaração de Direitos (Bill of Rights), Inglaterra, 1689. Disponível em: https://www.law.gmu.edu/assets/files/academics/founders/ English_BillofRights.pdf. Acesso em: 18 ago. 2018, às 10h00 (adaptado).
A Inglaterra do século XVII foi palco de uma violenta guerra civil, que culminou com a Revolução Gloriosa e a assinatura do Bill of Rights, em 1689.
Tomando por base os efeitos do processo inglês, assinale a alternativa correta: