Questões de Vestibular Comentadas sobre expansão comercial a marítima: a busca de novos mundos em história

Foram encontradas 18 questões

Q1676012 História
“Embarcados, até que as costas da África se perdessem de vista, os cativos eram presos nos ferros. A promiscuidade e os horrores desse aprisionamento também foram temas de descrição que causam mal-estar em todos os leitores sensíveis que tomam conhecimento das horríveis condições de encarceramento dos cativos”. (MATTOSO, Katia M. de Queirós. Ser escravo no Brasil: séculos XVI-XIX. p. 68. Petrópolis, Vozes, 2016). O sistema escravista adotado no período moderno é denominado de escravismo criminoso, por basilar suas relações a partir do uso exagerado da violência sejam a física, psicológica, religiosa-cultural e sexual.
É incoerente sobre esse período:
Alternativas
Q1675417 História

    Atualmente, muitos estudiosos acreditam que é possível identificar processos de globalização em sociedades pré-modernas, em vista de fenômenos como o encurtamento relativo das distâncias (através de meios de transporte e comunicação mais eficazes), maior conectividade entre regiões previamente isoladas [...].


(Rafael Scopacasa. Revista de História, no 177, 2018.)

A expansão romana pelo mar Mediterrâneo pode ser considerada um exemplo de “globalização em sociedades pré-modernas”, pois envolveu
Alternativas
Q1403432 História

Observe a charge e leia o texto.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <https://www.google.com.br/>.

Acesso em: 4 ago. 2018.


      O Sebastianismo foi um movimento místico-secular que ocorreu em Portugal, durante a segunda metade do século XVI. Foi causado pela morte do rei D. Sebastião, durante a batalha de Alcácer-Quibir, no ano de 1578.

      Como D. Sebastião não possuía herdeiros, o trono de Portugal ficou sob o poderio do rei Filipe II, da Espanha. O Sebastianismo foi, portanto, uma esperança na vinda de um salvador, adaptado às condições lusas. Seria traduzido como uma inconformidade, um sentimento de insatisfação com a situação política da época e uma expectativa de mudança (salvação), mesmo que, para isso acontecer, fosse necessário um verdadeiro milagre, como a ressurreição do rei morto, D. Sebastião.

Disponível em:

<https://www.infoescola.com/historia/sebastianismo/>.

Acesso em: 4 ago. 2018.


As duas fontes históricas apresentadas abordam o contexto de crise político-institucional na história de Portugal à época 

Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2019 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1398006 História

A imagem a seguir refere‐se às principais rotas de comércio da África do Norte e Ocidental, no século XV.


Imagem associada para resolução da questão


Em relação às rotas comerciais representadas no mapa, é correto afirmar que elas

Alternativas
Ano: 2017 Banca: Univap Órgão: Univap Prova: Univap - 2017 - Univap - Vestibular - Processo Seletivo 2 |
Q1390046 História

Sobre o mapa abaixo é possível afirmar:


Imagem associada para resolução da questão

Fonte:http://historiaeumbarato.blogspot.com. br/2012/04/o-brasil-antes-de-1500-o-tratado-de. html.Acessado em: 14/12/2016.

Alternativas
Ano: 2010 Banca: ULBRA Órgão: ULBRA Prova: ULBRA - 2010 - ULBRA - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1379473 História
“A expansão ultramarina europeia iniciada no século XV transformou profundamente a História mundial, ao colocar povos de continentes distantes em um processo de interação econômica, política e cultural.” (www.passeiweb.com) Alguns pesquisadores entenderam ser esta realidade o gérmen de um processo de globalização, que alcançaria seu ápice em finais do século XX. Entretanto, o contato com tantos tempos e espaços distintos permite, também, um questionamento sobre:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2017 Banca: INEP Órgão: IF Sul Rio-Grandense Prova: INEP - 2017 - IF Sul Rio-Grandense - Vestibular - Integrado |
Q1378079 História

Observe a imagem.


Imagem associada para resolução da questão


A imagem acima apresenta o Tratado de Tordesilhas, que foi assinado em 1494 e estabeleceu

Alternativas
Ano: 2016 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2016 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1369227 História
A letra da canção abaixo retrata a chegada dos europeus à América, durante a Expansão Marítima Europeia. Analise-a para responder a questão.

Imagem associada para resolução da questão
(Conquistadores. Música da banda alemã de heavy metal Running Wild, lançada em 1988 no álbum Port Royal. Disponível em: https://www.letras.mus.br/ running-wild/140554/traducao.html. Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h00.)
Assinale a alternativa na qual podem ser identificadas, no excerto, motivações para a exploração e conquista do Continente Americano pelos europeus.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UCPEL Órgão: UCPEL Prova: UCPEL - 2010 - UCPEL - Vestibular |
Q1359445 História

Imagem associada para resolução da questão


Para facilitar a administração da América Espanhola, o território foi dividido em:

Alternativas
Ano: 2015 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2015 - Esamc - Vestibular |
Q1353116 História

Leia as informações:

Imagem associada para resolução da questão

(Mapa possivelmente do século XII, no qual aparece, à esquerda, a Ilha Brazil. Disponível em: http://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--BgiNf2AB--/17rthoiknm56zjpg.jpg. Acesso em: 28 jan. 2015, às 11h00.)


    Quando se pensa em viagens de exploração, quase sempre a ideia de conquista de terras e de riquezas vem à mente. Por isso, é curioso pensar que o que levou o primeiro europeu que teria chegado à América a tentar o feito não foi ambição, mas a fé. Conforme o manuscrito do século 10, Navegatio Sancti Brendani, que narra a expedição, São Brendan, ou Brendan, o Viajante, zarpou da península de Dingle, na Irlanda, em aproximadamente 535 d. C. para levar o Evangelho “ao desconhecido continente do oeste”. [...] [São Brendan partiu] inspirado pelas narrativas dos antigos navegadores celtas sobre Hy Brazil, uma ilha movediça a oeste da Irlanda. [...] Os celtas acreditavam ser um lugar onde a verdade era dúbia e onde não havia nem juventude nem velhice, pena ou tristeza, bem ou mal. [...] A palavra Hy quer dizer terra e Brazil vem do celta Bress, que originou o verbo inglês to bless (abençoar). Há quem diga que o Brasil tem esse nome por causa do mito da tão procurada Hy Brazil, e não devido à abundância de pau-brasil [...].

(BLANC, Cláudio. Guia da mitologia celta. SP: OnLine, 2014, p. 32-33.)


Tomando por base o conteúdo das informações e o período histórico por elas retratado, julgue os itens:


I. A viagem de São Brendan demonstra, antes mesmo do período conhecido como Grandes Navegações, uma preocupação com a expansão do catolicismo para terras e povos distantes.

II. Além da busca por riquezas, relatos sobre a existência de um paraíso a oeste da Europa teriam estimulado o início da expansão marítima europeia.

III. A colonização da América teria se iniciado aproximadamente mil anos antes da chegada dos ibéricos, e já apresentava como base a catequização e a exploração do pau-brasil.


Estão corretos:

Alternativas
Ano: 2015 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2015 - Esamc - Vestibular |
Q1353109 História

Leia as informações, para responder à questão.


Imagem associada para resolução da questão

(O Infante Dom Henrique na conquista de Ceuta. Painel de azulejos de Jorge Colaço (1864-1942)  na Estação de São Bento, cidade do Porto, Portugal.)


    Costuma-se considerar a conquista da cidade de Ceuta, no Norte da África, em 1415, como o ponto de partida da expansão ultramarina portuguesa. [...] Para alguns [historiadores portugueses] a conquista tinha por objetivo [...] abrir caminho na busca do ouro do Sudão [...]. Sem penetrar profundamente no território africano. Os portugueses foram estabelecendo na costa uma série de feitorias, que eram postos fortificados de comércio [...]. [...] A opção pela feitoria praticamente tornava desnecessária a colonização do território ocupado pelas populações africanas [...].

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. SP: Edusp, 2012, p. 26-27.)


Há exatos 600 anos, Portugal iniciava sua aventura no processo conheci- do como Grandes Navegações por meio da conquista da cidade de Ceuta, realizada pelo Infante Dom Henrique. Essa conquista foi o ponto de partida para o início da formação do Império Ultramarino Português. De acordo com o fragmento acima:


Alternativas
Q1340213 História
Njinga dizia que não queria a paz com os portugueses porque os portugueses haviam aprisionado sua irmã e não queriam libertá-la. O padre Serafim de Cortona escreveu, então, para o governador português de Angola, pedindo- -lhe que libertasse a irmã de Njinga, com o que faria grande serviço a Deus e ao rei, com a introdução “da nossa santa fé naquelas partes”. A favor da devolução, disse ainda que assim acabaria a já longa guerra e se abriria o “comércio ao resgate dos negros”.
(Marina de Mello e Souza. Além do visível: Poder, Catolicismo e Comércio no Congo e em Angola (Séculos XVI e XVII), 2018. Adaptado.)
O episódio é relatado pelo padre Serafim de Cortona em um documento escrito em 1658 sobre Njinga, rainha de territórios do interior da África. Para o sacerdote,
Alternativas
Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2016 - FAMERP - Conhecimentos Gerais |
Q1335774 História

Imagem associada para resolução da questão

(Serge Gruzinski. 1480-1520: a passagem do século, 2008. Adaptado.)


Considerando o mapa e o contexto histórico, é correto constatar que essas viagens

Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2019 - USP - Vestibular |
Q1169923 História
A imagem a seguir refere‐se às principais rotas de comércio da África do Norte e Ocidental, no século XV.
Imagem associada para resolução da questão Eric Wolf, A Europa e os Povos sem História (trad.). São Paulo: Edusp, 2005.
Em relação às rotas comerciais representadas no mapa, é correto afirmar que elas
Alternativas
Q924334 História
“No momento de sua descoberta, a América apresentava uma grande heterogeneidade etnográfica. A escala civilizatória era muito variada desde as sociedades organizadas política e economicamente com um forte e bem estruturado aparelho estatal até as tribos de pescadores.”
BRUIT, H. H. Bartolomé de Las Casas e a Simulação dos Vencidos: Ensaio sobre a conquista hispânica da América. Campinas-SP: Editora Unicamp, 1995, p.42.
Há um consenso de que dentre as sociedades pré-colombianas de maior avanço estavam maias, astecas e incas.
Sobre as características socioculturais dos incas, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2016 - UNESP - Vestibular - Segundo Semestre |
Q642827 História
Entre os motivos do pioneirismo português nas navegações oceânicas dos séculos XV e XVI, podem-se citar
Alternativas
Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2014 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q491458 História
Que significa o advento do século XVI? [...] Se essa passagem de século tem hoje um sentido para nós, um sentido que talvez não tinha nos séculos anteriores, é porque vemos que aí é que surgem as primícias da globalização. E essa globalização é mais que um processo de expansão de origem ibérica, mesmo se o papel da península foi dominante. [...] Em 1500, ainda estamos bem longe de uma economia mundial. No limiar do século XVI, a globalização corresponde ao fato de setores do mundo que se ignoravam ou não se frequentavam diretamente serem postos em contato uns com os outros.

                                                                                          (Serge Gruzinski. A passagem do século: 1480-1520, 1999.)

O texto
Alternativas
Ano: 2010 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2010 - UNICAMP - Vestibular - Prova 1 |
Q282797 História
Referindo-se à expansão marítima dos séculos XV e XVI, o poeta português Fernando Pessoa escreveu, em 1922, no poema “Padrão”:

Imagem 059.jpg

Nestes versos identificamos uma comparação entre dois processos históricos. É válido afirmar que o poema compara
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: D
5: B
6: B
7: B
8: E
9: C
10: C
11: A
12: E
13: B
14: D
15: B
16: B
17: E
18: B