Questões de Vestibular
Sobre história do brasil em história
Foram encontradas 2.212 questões
"O coronelismo é um termo exclusivamente brasileiro que define a complexa estrutura de poder na República Velha (1889–1930), que foram os primeiros anos do Brasil como república, quando as oligarquias estaduais eram pequenos grupos que sustentavam seu poderio através das riquezas produzidas em suas propriedades rurais. Os coronéis eram um dos símbolos do poder político."
Fonte: <https://brasilescola.uol.com.br/historiab/coronelismo.html>
Nesse sentido, o coronelismo na primeira República do Brasil representou
“Naquele julho de 1994, os brasileiros viviam uma dupla desconfiança. Enquanto a Seleção Brasileira disputava mais uma Copa do Mundo de futebol, na esperança de conquistar o tão sonhado tetracampeonato, depois de fracassos seguidos em edições anteriores, a nova moeda prometia vencer um adversário tão resistente quanto as grandes equipes que lutavam pela Copa do Mundo: a inflação, que resistia após o fracasso de seguidos planos econômicos”. Referência: CAMPOS, Alexandre. Plano Real completa 30 anos nesta segunda-feira. Agência Senado, publicado em 01/07/2024.
O Real, atual moeda do Brasil, foi implementado por meio de uma medida provisória do governo de Itamar Franco, em 30 de junho de 1994. A equipe econômica do então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, tinha como principal objetivo:
Referência: APOLINÁRIO, Juciene Ricarte; AMORIM, Maria Adelina. Multiplicidades de análises, escritas e aportes teóricos-metodológicos sobre a História Indígena no Brasil entre os séculos XVI e XIX. História (São Paulo), v. 40, 2021 (p. 1).
Sobre a dinâmica das Sociedades Indígenas durante a Colonização Portuguesa, analise as alternativas e assinale a verdadeira.

(Salomé com a cabeça de João Batista. Autor: Guido Reni. Data: aprox.1630-1635. Galeria Nacional Barberini Corsini, Roma, Itália)

(Carta ao velho mundo. Intervenção artística de Jaider Esbell 2018-2019. Disponível em https://www.itaucultural.org.br/conheca-artistas-indigenas-partici pam-bienal. Acesso em 18/11/2024.)
Transcrição do texto na segunda imagem: Carta ao Velho Mundo. Genocídio Indígena Brazil. A violência é um ciclo longo. Ordens antigas continuam ecoando e chegaram agora nas últimas florestas virgens do mundo. A ordem? Exterminar!
É correto afirmar que a segunda obra
(Adaptado de STARLING, Heloisa Maria Murgel. Silêncios da ditadura. Revista Maracanan, [S. l.], n. 12, p. 37–46, 2015. P. 43-44.)
A partir do texto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre as políticas da ditadura militar (1964-85) para as populações indígenas.
(Brasil. Presidente (1956-1961). Discursos selecionados do Presidente Juscelino Kubitschek. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009. 68p.)
A construção da capital Brasília foi uma das realizações do governo de JK (1956-1961). Entre outras características desse período, destacam-se
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item.
Investigações arqueológicas, antropológicas e históricas comprovam a presença dos povos originários há milhares de anos no território que hoje compõe o Brasil e revelam, ainda, uma marcante diversidade em suas formações societárias, culturais e linguísticas.
No Brasil, a Constituição Federal de 1988 foi promulgada em um contexto histórico marcado por movimentos de redemocratização em diversos países sul-americanos e se caracterizou por um processo que visava à preservação da democracia e à promoção da justiça social.
As ditaduras implantadas na América do Sul, a partir dos anos 1960, chegaram ao fim na última década do século XX, tendo sido o Brasil o único país que julgou e condenou os militares golpistas e os envolvidos nos casos de desrespeito aos direitos humanos.
Os golpes que iniciaram as ditaduras militares brasileira (1964) e chilena (1973) ocorreram em uma conjuntura marcada pelo avanço político autoritário e conservador na América Latina e pelas disputas da Guerra Fria, tendo sido influenciados pelos Estados Unidos da América (EUA).
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando a abrangência da temática que ele focaliza, julgue o item seguinte.
O modelo econômico adotado no Brasil durante o regime militar (1964-1985) privilegiava a aplicação de recursos em projetos de proteção ambiental, por isso não houve, durante esse período, investimento em tecnologia para o desenvolvimento de grandes obras na área da construção civil.

Com base em seus conhecimentos sobre o ideário eugênico e seu contexto, e tendo em vista elementos do excerto, assinale a alternativa correta.
(Marquês de Lavradio (Governador do Rio de Janeiro, 1769-1779). Carta de Amizade Escrita a Manuel da Cunha de Menezes em Pernambuco, em 13 de dezembro de 1769. In: Marquês de Lavradio. Cartas do Rio de Janeiro, 1769-1776. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Educação e Cultura, p. 10, 1978.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre o século XVIII e considerando as informações do excerto, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que explicita a crítica de Krenak à monocultura, tal como é enunciada no excerto.
(Adaptado de: LIMA, N. Ditadura no Brasil e Censura nas Canções de Rita Lee. Curitiba: Appris, 2019, p.17.)
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos a respeito desse período da História do Brasil, é correto afirmar, sobre os eventos narrados, que
(Adaptado de: COSTA, J. P. P. “Povos indígenas e a Independência”. Disponível em: https://bicentenario2022.com.br/textos/. Acesso em 21/05/2023.)
Tendo em vista seus conhecimentos sobre a participação dos povos indígenas no processo de Independência, e considerando o texto do blog citado, assinale a alternativa correta.
(VIEIRA, Padre Antônio. Sermão XX. Parte II. Lisboa: Impressão Craesbeeckiana, p. 165, 1688.)
Sobre as comunidades de malungos no período da escravidão, é correto afirmar, de acordo com o texto, que são formadas
Criada durante o governo de Getúlio Vargas (1950-1954), em um contexto de intensos debates e mobilizações associados à campanha “O petróleo é nosso”, a Petrobras se vinculou, naquela época, à valorização da “bandeira nacionalista”, conforme se observa no cartaz.
No que diz respeito à exploração do petróleo, essa valorização esteve manifesta na seguinte
atribuição da empresa: