Questões de Vestibular Sobre renascimento científico, artístico e cultural em história

Foram encontradas 116 questões

Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107497 História
Em larga medida, o evoluir da história das sociedades vincula-se aos avanços possibilitados pelo conhecimento gerador de novas tecnologias. A IA contemporânea traduz o estágio científico que parte do mundo atingiu. Considerando a trajetória histórica do Brasil e do mundo no transcurso dos séculos, julgue o item subsequente. 

No início da Idade Moderna, movimentos como o Renascimento e a Reforma Protestante tiveram reduzido impacto social, em razão da inexistência da imprensa, fato que impediu que ideias, valores e objetos artísticos pudessem ser divulgados. 
Alternativas
Q2093119 História
(URCA/2022.2) Observe a reprodução da obra Mona Lisa (A Gioconda), 1503-5, do pintor italiano renascentista, Leonardo da Vinci:
7_.png (196×353)

A partir do século XV, um clima de inquietação intelectual e existencial pairava sobre diversas regiões da Europa. Nesse período, ocorreram dois movimentos expressivos: o Renascimento Cultural e a Reforma Protestante. Um renovou as artes e a ciência. O outro abalou a hegemonia da Igreja Católica:

I. Intelectuais humanistas desprezaram o estudo da natureza e se voltaram de forma exclusivista para as representações aperfeiçoadas do corpo humano, voltando-se para os escritos da Antiguidade greco-romana. II. A expressão humanista ganhou sentido amplo, aplicada aos escritores, pintores, arquitetos, professores, estudantes e cientistas que discutiam e questionavam as concepções de sociedade e da natureza desenvolvidas, em grande parte, por antigos filósofos e teólogos medievais. III. O humanismo, desenvolvido entre os séculos XV e XVI, caracterizava-se pela concepção de que o ser humano é criatura e criador do mundo em que vive. E, assim, pode ser arquiteto de si mesmo.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2092762 História
O Renascimento foi um período de inovações que ocorreu nas artes, na literatura e na ciência na Europa Ocidental no início da Era Moderna. Trata-se de um rico movimento intelectual, afetando essa parte do continente de diferentes formas. 
60_.png (341×211)

Estudo do feto no útero – desenho de Leonardo da Vinci – Coleção Real Britânica https://www.publico.pt/2012/05/08/culturaipsilon/noticia/ leonardo-da-vinci-o-anatomista-dedicado-e-moderno-1545195 Acesso em 2 maio 2022.
Sobre as principais características do Renascimento, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações.
( ) As inovações tecnológicas permitiram uma nova relação entre os impressos e os leitores, favorecendo a ampliação do número de publicações e a maior circulação de ideias e textos, em especial, de filósofos da Antiguidade traduzidos para as línguas vernáculas. ( ) A ideia do homem como indivíduo surgiu como forte componente no pensamento renascentista, pautando diversas atividades da cultura moderna. ( ) A manutenção do monopólio eclesiástico no controle da cultura escrita favoreceu o poder político da Igreja. ( ) O processo de secularização do conhecimento baseado na observação e na experimentação tornou-se a base da ciência tal qual a conhecemos.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2021 - USP - Vestibular - Edital 2022 |
Q1858932 História

Imagem associada para resolução da questão

Leonardo da Vinci: Leben und Werk. Stuttgart, Zürich: Belser Verlag, 1989, p. 171.


O “Homem Vitruviano” foi desenhado por Leonardo da Vinci (1452-1519) com base em um tratado sobre Arquitetura escrito e ilustrado por Marcus Vitruvius no século I a.C., na Roma Antiga. A obra ganhou versões impressas e traduções nos séculos XV e XVI.


O desenho de Da Vinci expressa propostas do movimento Renascentista ao 

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2021 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q1853912 História
Na transição do Feudalismo para o Capitalismo, a Europa foi palco de uma série de movimentos que assinalaram o surgimento da nova sociedade, dentre os quais destacava-se o Renascimento. No que diz respeito ao movimento renascentista, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2016 - UFRGS - 4º DIA - História e Matemática |
Q1796528 História
Em relação à história da Europa moderna, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2017 - UEG - Processo Seletivo UEG 2017/2 |
Q1793757 História
Observe a charge a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Chiquinha. Disponível em:<http://www.historialivre.com/moderna/renascimento.htm>. Acesso em: 3 mar. 2017.
A charge apresentada ironiza as mudanças estéticas advindas durante o chamado Renascimento Cultural. Do ponto de vista histórico, a leitura promovida pela charge é
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CEV-URCA Órgão: URCA Prova: CEV-URCA - 2016 - URCA - Prova 1: Física, Matemática, Química e História |
Q1790893 História
Pouco depois de 1300 havia começado a decair a maioria das instituições e ideais característicos da época feudal. A cavalaria, o próprio feudalismo, o Santo Império Romano, a autoridade universal do papado e o sistema corporativo iam aos poucos enfraquecendo. O nome tradicionalmente aplicado a essa civilização, que se estende de 1300 a cerca de 1600, é o de Renascença. Sobre este período, podemos apontar corretamente como fatores formadores:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2017 - UNIVESP - Vestibular |
Q1685456 História
Leia o texto para responder à questão.
“No presente, o homem se faz através da posse da razão. Se as árvores e bestas selvagens crescem, os homens, creia-me, moldam-se. [...] A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se este ser moldado se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser semelhante a Deus”. Erasmo de Rotterdam (1469-1536). In: ACKER, T.V. Renascimento e Humanismo. São Paulo: Atual, 1992. p.32-33.
O texto de Erasmo de Rotterdam expressa uma das principais características do movimento artístico e filosófico conhecido como Renascimento. Essa característica é o
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2017 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1404204 História
A Ciência Moderna, ou seja, aquela que conseguiu articular e sistematizar o método da observação e experimentação, foi resultado de séculos de evolução e descobertas tanto no campo da filosofia, quanto da ciência, propriamente dita. Portanto, a esfera de conhecimento a qual denominamos “ciência”, é relativamente nova, tendo surgido no século XVI, com a chamada “Revolução Científica de Galileu”. A ciência moderna é um compêndio de valores e novos ideais que surgiram à luz do Renascimento. São considerados valores dessa nova concepção de ciência, exceto:
Alternativas
Q1403430 História
Ao longo dos séculos, o período medieval foi sendo rotulado por terminações que acabaram deixando esse tempo conhecido como os “Anos Escuros” ou “A Idade das Trevas”. Essa perspectiva negativista foi iniciada no discurso de vários intelectuais que viam o mundo feudal como um grande sinônimo do atraso, do primitivismo, do abandono do pensamento racional e das ciências.
Google notícias.
A crítica ao mundo medieval presente no texto foi desenvolvida no contexto
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2016 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 2ª Etapa |
Q1402581 História
O movimento renascentista do início do Período Moderno esteve vinculado
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - História |
Q1402188 História

Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.


Os conhecimentos sobre o desenvolvimento do saber, ao longo do tempo histórico, e a análise do trecho do Juramento de Hipócrates, acima descrito, permitem afirmar:


Alternativas
Ano: 2017 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2017 - UNICENTRO - Vestibular - História |
Q1400305 História
Constituem transformações históricas da passagem da Idade Média à Modernidade, exceto:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - História |
Q1400175 História
O Renascimento, sob influência da cultura greco-romana, supunha que o ser humano era capaz de um entendimento racional do mundo. Assinale a alternativa correta para as características que marcaram essa influência.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2017 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Dia |
Q1398461 História

A cidade, na época do Renascimento, é um ser de razão. Não é só vivida como também é pensada. (...) A cidade não deve ser apenas prática. É conveniente que seja também bela.

(DELUMEAU, Jean. A Civilização do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994, p. 258-261).


Com base na citação acima, que aponta para o novo contexto político, social, econômico e cultural da Europa nos séculos XVI e XVII, analise as afirmativas a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Os arquitetos projetaram tanto a forma urbana, a partir de formas geométricas belas ideais, quanto construíram, para a comodidade dos habitantes, os palácios, as praças, as fontes e os monumentos.

( ) A centralização do Estado e a ampliação da máquina burocrática para a administração dos negócios públicos, o comércio, a aplicação da justiça e a cobrança dos impostos exigiram que a nobreza se abrisse para o exercício de novas profissões.

( ) Foram criadas editoras, academias e bibliotecas, que permitiram a expansão da cultura letrada e a circulação de novas ideias nas principais cidades europeias.

( ) A laicização da cultura urbana provocou o abandono de práticas religiosas na vida cotidiana e a perda de importância da Igreja Católica na política.

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Ano: 2017 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2017 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Dia |
Q1398460 História

A respeito do Renascimento Comercial e Urbano na Europa dos séculos XII e XIII, considere as afirmações a seguir.


I. As cidades situavam-se no cruzamento de rotas comerciais ou à beira de rios, eram cercadas por muralhas, e o crescimento populacional provocava a ocupação de terrenos extramuros.

II. O processo de expansão urbana estava ligado ao crescimento da produção agrícola e ao fortalecimento de rotas comerciais terrestres entre as cidades portuárias italianas, as feiras francesas e as cidades da região de Flandres.

III. “O ar das cidades torna os homens livres” era um ditado do período, referindo-se ao costume de considerar livre o servo que trabalhasse por determinado período de tempo no burgo.

IV. A autonomia administrativa e jurídica das cidades era conquistada através do pagamento de franquias aos senhores feudais ou da compra de cartas de privilégios.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Ano: 2011 Banca: ULBRA Órgão: ULBRA Prova: ULBRA - 2011 - ULBRA - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1376766 História
Assinale a alternativa correta.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UEFS Órgão: UEFS Prova: UEFS - 2009 - UEFS - Vestibular - História, Geografia e Matemática |
Q1372242 História
A ilustração mostra D. Quixote e Sancho Pancha, personagens da obra de Miguel de Cervantes, que
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UEAP Órgão: UEAP Prova: UEAP - 2009 - UEAP - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1371482 História
Conforme um dos significados de cultura pelo Dicionário Aurélio, destaca-se “O complexo de padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade e civilização”. Dessa maneira, a arte é uma forma de expressão cultural de todas as sociedades. Assim, é correto afirmar que:

I. A arte romana era dotada de grande independência e originalidade em relação aos modelos artísticos de outras civilizações, caracterizada pelo naturalismo.
II. Muitas manifestações artísticas gregas expressavam valores religiosos. Os templos eram as principais construções e muitas esculturas representavam deuses. Os escultores procuravam reproduzir com fidelidade a anatomia do corpo humano.
III. Os historiadores dividiram o Renascimento na península itálica, em três períodos: trecento, quattrocento e cinquecento. A característica marcante do quattrocento encontra-se na necessidade de expressar, através da pintura, a realidade social dos pobres.
IV. Ainda no final do Segundo Reinado, começou a tomar corpo na literatura brasileira um tema que depois seria importantíssimo para a afirmação da arte nacional: o Regionalismo.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: C
5: A
6: E
7: B
8: D
9: E
10: D
11: C
12: D
13: D
14: E
15: C
16: A
17: D
18: D
19: B
20: D